Jump to content
Sign in to follow this  
ServeR

Pinto Da Costa

Recommended Posts

Pinto da Costa completa hoje 67 anos de idade e pode orgulhar-se de ser não só de o presidente que mais anos leva à frente de um clube como também o mais ganhador. Já vai em 22 anos e meio como o homem forte dos dragões, período em que conquistou 184 títulos. Impressionante! Mais ainda se dissermos que isso significa mais de oito por ano e mais de um por cada dois meses na presidência. Convém referir que nestas contas foram somados os títulos do futebol em todas as camadas e das várias modalidades amadoras do clube - podem faltar algumas - apenas em seniores.

Os primeiros contactos com o futebol aconteceram como guarda-redes, no Colégio das Caldinhas. Pela mão de familiares, começou a assistir aos jogos do FC Porto no Campo da Constituição e há precisamente 51 anos recebia das mãos da avó o cartão de sócio do FC Porto, como prenda de aniversário. Estava oficializada uma ligação que nem o próprio imaginava fosse durar tanto tempo. Em 1962, assume as funções de seccionista no clube e vinte anos depois é eleito presidente da direcção.

Lennart Johansson, presidente da UEFA, chamou-lhe "criador de impérios", no prefácio do livro "Largos dias têm 100 anos". De facto, em duas décadas, o "imperador" Pinto da Costa criou uma verdadeira soberania azul e branca que não só conquistou o país - passar a Ponte da Arrábida era antes um pesadelo - como alargou o prestígio além fronteiras, conquistando o Mundo por duas vezes, a última das quais apenas a 12 de Dezembro em Yokohama, no Japão. É a mais recente conquista sob a sua liderança, se bem que, pela primeira vez, não tenha estado presente.

As vitórias no futebol são apenas a face mais mediática da sua presidência. Porém, também as modalidades amadoras e a formação devem o que são hoje a Pinto da Costa. Senão vejamos: antes de assumir a presidência do clube, o FC Porto nunca tinha ganho nada, por exemplo, no hóquei em patins. Tal como o futebol, leva 13 títulos nacionais em vinte anos, a que se juntam sete além fronteiras, quase todos na década de 80. No andebol, quebrou um jejum de 31 anos sem ganhar o campeonato. Era o título que lhe faltava, conforme relata no seu livro.

Se 1987 foi o ano de ouro pela conquista do primeiro título europeu - a que se juntaram a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental -, o que está a terminar é, sem sombra de dúvidas, o melhor de todos em termos desportivos. O FC Porto fez o pleno vencendo os campeonatos de futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins (o que já tinha acontecido em 1998/99), mas também ganhou a Liga dos Campeões e mais uma Taça Intercontinental.

Parabéns Mr. President :clap:

:fcp:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já agora, seus acólitos, porque não postam o livro todo do vosso lider espiritual??

Só espero que não passe os 68 anos no xadrez...perceberam a piada? xadrez...tabuleiro de...camisolas pretas e brancas...boavista...cadeia...valentim...joão loureiro...enfim o sistema!...

Parabéns Exmº Sr. Dr. Engº Presidente :harp: :harp:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabens a voçe nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vida

hoje é dia de festa cantam as nossas almas para o presidente Pinto da Costa um

salva de palmas.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:flowers: :flowers: :flowers:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Porra, nc vi nada assim. o culto do imperador arre. já agora PARAMALES Sr. presidente de um clube regional :P

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fdx ja devia ter morrido era a 67 anos para nao morrer na xildra com o apito dourado no pescoço :- " :- "

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ele vem cá ver quem lhe dá os parabens? Se vier tambem dou e deixo a sugestão de moverem para os "aniversario".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em 1o lugar devemx tds desejar feliz aniversario ao senhor PC.. :flowers:

Mx tb felicita lo por mais 1 ano k aguenta "ca fora".. :-..

De kker forma ate k seja provada alg1a coisa tem o meu respeito pelo trabalho k fex no porto... apartir daí... k sofra as consequencias!! :bye:

Boas ou más klaro! :P

Share this post


Link to post
Share on other sites

é tão bom saber que a mouraria não gosta do PC :) melhor ainda é saber que sonham que ele morra e que vá preso .. enquanto pensam nisso esquecem a desgraça em que caíu o vosso clube, até que nem é má táctica :P

parabéns presidente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.