Jump to content

Mercado de trabalho com 19 anos


Pepper456
 Share

Recommended Posts

19 minutes ago, dastinger said:

O problema não é querer seguir o seu caminho como freelancer, muito menos ter a sorte de ter pais com posses para tal. O problema é a atitude, o achar que ser patrão é mais fácil do que ser mais um em 1000 numa grande empresa. E se não vês mal nenhum com a atitude, então não vale a pena tentares ver. 

Sim concordo, ser patrão vai dar-lhe muito mais dores de cabeça do que ser empregado. Sais do trabalho e não queres mais saber daquilo até ao outro dia.
Mas reparei que por ele dizer que os pais lhe iam dar logo uma casa que o pessoal entrou logo um bocado mais ao ataque. Claramente é uma pessoa que teve sorte dos pais terem dinheiro, mas isso não significa que não possa dar um bom patrão, ou não seja um bom empresário. Lá por se ter a vida facilitada não significa que não se possa ter muito mérito, tudo depois depende do trabalho que fizer.

Link to comment
Share on other sites

Sem contar que ele entra a pés juntos aos patrões-deus dos 1000 macacos ao seu comando mas tem por objectivo tornar a empresa do pai numa gigante nacional...
Onde o patrão é deus e tem 1000 macacos ao seu comando... :rolleyes:

 

Que ele se tiver condições (e cabecinha) para isso deva focar-se em algo novo, inovador, concordo contigo. Mas um gajo quando começa é por baixo...

Link to comment
Share on other sites

43 minutes ago, Mini0n said:

Sem contar que ele entra a pés juntos aos patrões-deus dos 1000 macacos ao seu comando mas tem por objectivo tornar a empresa do pai numa gigante nacional...
Onde o patrão é deus e tem 1000 macacos ao seu comando... :rolleyes:

 

Que ele se tiver condições (e cabecinha) para isso deva focar-se em algo novo, inovador, concordo contigo. Mas um gajo quando começa é por baixo...

Não é bem assim nem sempre se começa por baixo, se os teus pais já tiverem uma empresa e começares lá a trabalhar possivelmente não começas por baixo.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, dastinger said:

O problema não é querer seguir o seu caminho como freelancer, muito menos ter a sorte de ter pais com posses para tal. O problema é a atitude, o achar que ser patrão é mais fácil do que ser mais um em 1000 numa grande empresa. E se não vês mal nenhum com a atitude, então não vale a pena tentares ver. 

Isto.. Ia comentar isso mesmo.

Há patrões e patrões.

Posso dizer que já trabalhei numa empresa 100% flat e também não é a melhor coisa do mundo. Foi aliás uma das razões para ter saído (demasiada anarquia, falta de consenso, difícil de levar decisões para a frente).

Acho que ser patrão requer um perfil muito especifico. Eu recusei sempre essas ideias só à conta da responsabilidade que me seria incutida, sinceramente. Só de pensar que teria de ser responsável por pagar salários ao fim do mês e potencialmente o bem-estar das pessoas, é pressão que não quero ter, honestamente.

E empreendedorismo é um bocado isso. E como em tudo na vida, há o bom e o mau. Regra geral cá em Portugal, quando é mau, mete muitos tachos, nepotismo e corrupção ao barulho. Mas também há bom empreendedorismo. A empresa onde estou agora é prova disso. Mas o meu sector atual é IT. E aí sim, reconheço que estamos a ter condições bastante melhores que a maior parte das outras áreas profissionais em Portugal.

Acho que engenharia civil está saturada, por exemplo. Desde a crise de 2008, não voltou a recuperar o nível e condições de mercado que até aí tinha. Mas não sou dessa área, portanto não sei dizer mais.

PS: E só uma nota final. Mesmo um "patrão" tem "patrões" acima: os clientes, stakeholders. De certa forma são a quem tens que responder. Isto na minha visão de produto, pelo menos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

17 minutes ago, invaderhd said:

Não é bem assim nem sempre se começa por baixo, se os teus pais já tiverem uma empresa e começares lá a trabalhar possivelmente não começas por baixo.

Então IMO, começa logo com mau exemplo.
E depois se é esse o caso, de onde vem a conversa da Mota Engil e dos 1000 macacos? :unsure:

 

 

E depois é como o @dastinger disse. Ser patrão não é fácil. E claro, há quem saiba liderar. Há quem saiba ser liderado. Há quem saiba dos 2 (raríssimo, IMO) e há ainda uma grande parte dos que nem um nem outro.
Em Portugal há muita gente que pensa que sabe liderar. E primeiro que se apercebam que não sabem... ui...

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

Não vale a pena bater mais no "ceguinho", já deu para perceber que não tem noção do que o espera pela frente, ele próprio o admite.

IMHO, entrar no mercado de trabalho é uma questão de 90% sorte / 10% de talento.

Ninguém vai saber se é bom, sem lhe dar uma oportunidade para provar o que vale. Se tiver mesmo alguma coisa que o destaque, e tiver a sorte de apanhar um bom recrutador que consiga ver mais além, vai ter a oportunidade de demonstrar o seu talento.

Caso contrário, ainda tem a SORTE de ter um pai que lhe consiga deitar a mão e amparar (embalar?), sem ter que cair no mercado de trabalho como a grande maioria dos licenciados cai, com o cu no chão, a começar por baixo (que não faz mal a ninguém, diga-se... os bons, acabam por se destacar, mais cedo ou mais tarde).

Quanto ao empreendedorismo, que eu não acredito que funcione em Portugal, desde que tenha a capacidade de colocar no mercado algo inovador, e que as pessoas tenham noção de que precisam, ou que as consiga fazer crer que sim, então pode ser que tenha sucesso. Eu pessoalmente, acho que só está ao alcance de predestinados, com uma visão madura do que quer fazer e como lá chegar, que não me parece o caso.

Link to comment
Share on other sites

22 minutes ago, Nostra Damus said:

Quanto ao empreendedorismo, que eu não acredito que funcione em Portugal, desde que tenha a capacidade de colocar no mercado algo inovador, e que as pessoas tenham noção de que precisam, ou que as consiga fazer crer que sim, então pode ser que tenha sucesso. Eu pessoalmente, acho que só está ao alcance de predestinados, com uma visão madura do que quer fazer e como lá chegar, que não me parece o caso.

Isso do empreendedorismo ter que lançar algo inovador é uma treta, é ideia do websummit, para mim ser empreendedor é lançar um negócio seja ela qual for. Se começarem um restaurante do nada estão a ser empreendedores, não é preciso ideias que mudem o mundo, é lançar algo e ter sucesso.
Existe todos os dias centenas de pessoas a criar novas empresas e a aventurarem-se, não precisas ser predestinado é basicamente trabalhar e arriscar, nem todas as pessoas têm perfil para criar o próprio negócio.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Quote

em·pre·en·de·do·ris·mo
1. Qualidade ou carácter do que é empreendedor.

2. Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza acções ou idealiza novos métodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer actividades de organização e administração.

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs são consideradas empreendedoras por terem inovado no ramo da tecnologia, como no desenvolvimento de sistemas operacionais, no caso de Bill Gates.

O empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo. Diversas startups, por exemplo, inovam-se dentro de um setor existente.

 

Link to comment
Share on other sites

Por acaso não, só penso e que a escola não prepara bem os alunos para estas decisões, falam me dê IRS, condomínio e essas coisas e isso para mim e chinês...

8 hours ago, EsCk said:

Isto.. Ia comentar isso mesmo.

Há patrões e patrões.

Posso dizer que já trabalhei numa empresa 100% flat e também não é a melhor coisa do mundo. Foi aliás uma das razões para ter saído (demasiada anarquia, falta de consenso, difícil de levar decisões para a frente).

Acho que ser patrão requer um perfil muito especifico. Eu recusei sempre essas ideias só à conta da responsabilidade que me seria incutida, sinceramente. Só de pensar que teria de ser responsável por pagar salários ao fim do mês e potencialmente o bem-estar das pessoas, é pressão que não quero ter, honestamente.

E empreendedorismo é um bocado isso. E como em tudo na vida, há o bom e o mau. Regra geral cá em Portugal, quando é mau, mete muitos tachos, nepotismo e corrupção ao barulho. Mas também há bom empreendedorismo. A empresa onde estou agora é prova disso. Mas o meu sector atual é IT. E aí sim, reconheço que estamos a ter condições bastante melhores que a maior parte das outras áreas profissionais em Portugal.

Acho que engenharia civil está saturada, por exemplo. Desde a crise de 2008, não voltou a recuperar o nível e condições de mercado que até aí tinha. Mas não sou dessa área, portanto não sei dizer mais.

PS: E só uma nota final. Mesmo um "patrão" tem "patrões" acima: os clientes, stakeholders. De certa forma são a quem tens que responder. Isto na minha visão de produto, pelo menos.

 

 

Mas deve saber mesmo bem teres algo que TU criaste e que viste crescer. Passado 10 ou 15 anos vês a tua empresa a crescer e ficas wow que bom...

Link to comment
Share on other sites

Just now, Pepper456 said:

Por acaso não, só penso e que a escola não prepara bem os alunos para estas decisões, falam me dê IRS, condomínio e essas coisas e isso para mim e chinês...

Nisso tens razão devia haver aulas sobre finanças, e a explicar como funciona as coisas básicas. Explicar que a recibos verdes duma fatura de 100€ ficas com cerca de 50€

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, invaderhd said:

Nisso tens razão devia haver aulas sobre finanças, e a explicar como funciona as coisas básicas. Explicar que a recibos verdes duma fatura de 100€ ficas com cerca de 50€

Ainda há um bocado tava a dar algo sobre IRS na TV e a minha irmã a dizer que ganhou dinheiro com um imposto!!! What?

Mas isso era mesmo importante, bem como simulações da vida na escola, depois ficam como eu que não tenho noção dessas coisas...

Pelo menos era algo para as pessoas verem a 'importancia' de estudar...

Link to comment
Share on other sites

11 hours ago, invaderhd said:

Nisso tens razão devia haver aulas sobre finanças, e a explicar como funciona as coisas básicas. Explicar que a recibos verdes duma fatura de 100€ ficas com cerca de 50€

Mas Finanças 101 e política 101 deviam ser disciplinas no básico. 6 meses de cada iria criar adultos mais capazes.

Link to comment
Share on other sites

16 minutes ago, GODfromage said:

Mas Finanças 101 e política 101 deviam ser disciplinas no básico. 6 meses de cada iria criar adultos mais capazes.

Isso já existe, chama-se Educação para a Cidadania.

Resultados prácticos =0, vejo pelo meu filho mais novo, os professores por norma acabam por usar esse tempo lectivo para resolver outros assuntos, normalmente associados à direcção de turma.

Link to comment
Share on other sites

6 hours ago, Nostra Damus said:

Isso já existe, chama-se Educação para a Cidadania.

Resultados prácticos =0, vejo pelo meu filho mais novo, os professores por norma acabam por usar esse tempo lectivo para resolver outros assuntos, normalmente associados à direcção de turma.

Essa cadeira era a antiga formação cívica que não servia para nada, era só encher chouriços e depois era tudo corrido a SB (Satisfaz Bastante)...

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, Pepper456 said:

Essa cadeira era a antiga formação cívica que não servia para nada, era só encher chouriços e depois era tudo corrido a SB (Satisfaz Bastante)...

Até se legislam coisas úteis e interessantes, mas que na prática não passam de propaganda e promessas eleitorais, pois não é acompanhada e garantida a sua implementação.

Infelizmente.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Mais, tive a falar com uma tia minha que trabalha na SONAE como administrativa (empresa grande) e depois do que ela me disse foge das empresas grandes crlh (incluindo MOTA ENGIL)...

Por ser uma empresa grande, há muita hierarquia e os inferiores são tratados como crianças/gado pelos chefes (o lucro é o mais importante)...

Eu sabia bem que era isso que acontecia nesse tipo de empresas gigantes...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.