Jump to content

Mercado de trabalho com 19 anos


Pepper456
 Share

Recommended Posts

Boas,

Sou estudante de Eng. Civil do ISEP com média de 19 na candidatura (já devem saber da minha história, pois já falei por aqui em Setembro).

É assim, não percebo porque falam tanto das grandes empresas e do sonho que é trabalhar lá.

Penso que nunca foi um sonho trabalhar em empresas grandes (a não ser IP, mas esta é pública) nem em consultoras de topo, não percebo porquê, mas deve ser porque não quero ser mais um marreco em 1000 pessoas a ter um chefe manda chuva com o poder de deus.

Sinto que sou uma pessoa um pouco reservada e não gosto de assim de ambientes tão amplos e não percebo porque falam de salários de 1500 euros para Eng. Civis, como já vi por aí (isso existe em Portugal sem ser empresário?).

Sinceramente quero fazer os 3 anos no ISEP e ficar por aí, tenho a empresa do meu pai para crescer e torná-la uma gigante nacional...

Não estou para dar milk a essas empresas...

Por isso, tenho algumas perguntas:

1) Como funciona o mercado de trabalho propriamente? Entrevistas, concorrer para empresas e isso...

2) Salários, pelo que vejo se não fores de TI não te safas em PT, és corrido a SMN, é isso?

3) Qual a diferença entre trabalhar em PME ou Multinacionais?

4) É possível chegar a administrador de uma grande empresa sem seres o dono da mesma? Pergunto isto porque a empresa do meu pai durante 30 anos sempre foram os mesmos manda chuvas...

5) Progressão na carreira, o que é isso?

6) Empreendedorismo, é possível?

Eu sei que sou um leigo, mas penso que é normal na minha idade ahahah...

Agora posso ser um bocado arrogante, mas o meu pai já me prometeu que ia oferecer uma casa, por isso uma das piores contas já vai ao ar.

 

Link to comment
Share on other sites

Se uma casa te vai cair do céu, não terás noção de grande realidade. Lol

Agora a sério, não sei como está a coisa actualmente. Apenas conheço a realidade do mercado há 10 anos. Pelo meio houve uma crise. 

Começaram corridos a 700 brutos, ganharam experiência e por opção saltaram entre várias empresas neste período para irem buscar melhores ordenados. Receberam grande parte do ordenado em "ajudas de custo" mas os 3 têm uma vida tranquila. 

O que recebe pior tem algo que os outros dois não têm. Horário fixo. Das 9 às 18.

Link to comment
Share on other sites

Abrir empresa na Estónia e vender aqui?
Isso do empreendedorismo é muito bonito, mas se não tiveres nada de concreto, que possas efectivamente vender às pessoas, vais ser mais um da seita do bater punho e da igreja universal da websummit.

O que é que queres vender concretamente?
Link to comment
Share on other sites

14 hours ago, Pepper456 said:

Agora posso ser um bocado arrogante, mas o meu pai já me prometeu que ia oferecer uma casa, por isso uma das piores contas já vai ao ar.

 

Porra, porque é que eu não nasci com o cú virado para a lua também =(

Link to comment
Share on other sites

9 hours ago, Figos said:

Isso do empreendedorismo é muito bonito, mas se não tiveres nada de concreto, que possas efectivamente vender às pessoas, vais ser mais um da seita do bater punho e da igreja universal da websummit.

O que é que queres vender concretamente?

Ainda não tenho assim grandes ideias, apenas sou um estudante universitário... Simplesmente quero acabar isto o mais rápido possível só para satisfazer os papás e seguir empreendedorismo. Sinto que quando acabar a faculdade ou tento candidatar a IP ou Mota Engil (eles recrutam muita gente do ISEP) ou literalmente cagar para o mercado de trabalho e seguir empreendedorismo, não estou cá para aturar chefes e essas merdas todas...

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, HERiTAGE said:

Quer-me cá parecer q tu nem passavas numa entrevista de emprego c um recrutador de jeito, mas pronto. 

Opá eu n te queria desanimar mas tens q perceber q só tens 19 anos. N sabes nada de nada... Nem de eng civil nem da vida! Tomara q tudo te corresse tão bem nas coisas q tu n queres para ti!

Já no empreendedorismo, hj em dia já n há empresários. Há empreendedores... Pqp.

Mas olha q os empreendedores (empresários) q vingam são pessoas q trabalham muito, q já passaram pelo mercado de trabalho e aprenderam, q sabem muito de uma coisa em específico, q são adultos mentalmente, q têm uma excelente ideia q conseguem vender. Tudo coisas q tu n pareces ter... O q tu tens é certezas de q n queres aturar patrões e de q ao fim de 3 anos sais do ISEP direto para uma Mota-Engil e quase como se fosse um favor q lhes estás a fazer! Eu sei q isto é um fórum e escrever n é o mesmo q dizer, mas acho q n preciso sublinhar a carga sarcástica q está subjacente... 

Lembra-te q há pessoas neste mundo há muito tempo mas muito mais tempo que tu. Aprende c elas, faz o teu caminho, ocupa o teu lugar, torna-te alguém sem ser dentro da tua cabeça. Só na tua cabeça é que esse teu mundo existe e todos já conseguimos prever q a vida te vá dar umas valentes cacetadas no lombo. A vida tem essa habilidade fantástica.

Também se ninguém me recrutar e ficar sempre no desemprego toca a arranjar tachos...

Pois, as escolas não nos preparam para esta porcaria da vida, uma pessoa quer tentar começar a perceber isto da vida e como funciona o mercado de trabalho e nada...

Mas eu gostava era de criar uma muito nacional (aproveito o trabalho do meu pai), não trabalhar para uma e ser mais um macaco em 1000... Just my 2 cents...

Edited by Pepper456
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, Pepper456 said:

Mas eu gostava era de criar uma muito nacional (aproveito o trabalho do meu pai), não trabalhar para uma e ser mais um macaco em 1000... Just my 2 cents...

Diz-me só uma coisa, achas que o resto da malta do país inteiro gosta de ser um número? Achas que a malta gosta de trabalhar para patrões que não respeitam?

Se achares que não, porque será que nem toda a gente tem a sua multi nacional?

Começa por aí, em vez de entrares na vida a pés juntos... Pensa um bocadinho...

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão com o bocado de hate por causa do @Pepper456, ter sorte uns pais com dinheiro que facilita sempre a vida a qualquer um.
Eu quando fui para a universidade, o meu objetivo também era tirar o curso e trabalhar por conta própria, nunca quis ir trabalhar para outros, mas nem sempre a vida é como queremos, felizmente trabalho por conta própria e mal sai da universidade comecei a trabalhar por conta própria.
Possivelmente até tinha ganho mais dinheiro se tivesse ido trabalhar para uma grande empresa mas são escolhas.

Se ele aspira a criar algo próprio acho que faz muito bem nem todos têm esse espirito, nem todos dão bons empregados e nem todos dão bons patrões. 
 

Link to comment
Share on other sites

Não sei. Tu é que disseste que não querias ser um número. Se toda a gente pensar como tu...

Começar um negócio é muito fixe. No papel. E na PlayStation. Na vida real, tende a ser complicado. Senão, pergunto outra vez, porque achas que nem todas as pessoas que não querem ser um número tem a sua empresa de sucesso?

E tu achas que o freelancing é fácil?

 

@invaderhd se tem pais que lhe dão casa, e se calhar até um carro, esta conversa tem menos sentido...

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Mini0n said:

Não sei. Tu é que disseste que não querias ser um número. Se toda a gente pensar como tu...

Começar um negócio é muito fixe. No papel. E na PlayStation. Na vida real, tende a ser complicado. Senão, pergunto outra vez, porque achas que nem todas as pessoas que não querem ser um número tem a sua empresa de sucesso?

E tu achas que o freelancing é fácil?

 

@invaderhd se tem pais que lhe dão casa, e se calhar até um carro, esta conversa tem menos sentido...

Muita gente não têm os próprios negócios porque é sempre um risco e muitos não se podem dar ao risco de arriscar, e têm que começar a trabalhar logo na primeira oferta. 
É por isso que muitas empresas pagam muito mal o pessoal sai da universidade e aceitam logo qualquer oferta e muitas vezes vão ser explorados para consultoras. 
O @Pepper456 ao ter a sorte dos pais lhe poderem dar uma casa, e certamente um carro, também devem estar disponíveis para o ajudarem a lançar o seu próprio negócio, por isso acho muito bem que se é isso que quer que arrisque nem todos têm a sorte dele, só têm que aproveitar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.