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Xbox Series X e Series S


Stone
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20 minutes ago, Revenge said:

Feature interessante.

 

Por causa dos jogos agora serem copiados para o disco e o dvd servir somente para validar a instalação e correr o jogo, ou melhor ainda por causa dos jogos em dvd que vao necessitar um update para jogar e ja o sabem quando mandam fazer os discos.

Como exemplo temos o CoD WW2, o dvd sem uma ligação à net é totalmente inutil, o jogo já vem do dvd a pedir update e não corre sem o update.

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11 hours ago, PunK_BoY said:

Vai ser bom para a pirataria isso :-.. 

Só se tiveres sempre a consola offline, provavelmente.

Por acaso já me apeteceu imenso ter essa feature... Especialmente com o problema do disc drive da PS4 <_< 

A ver se é desta que dão unique IDs aos jogos físicos e deixamos de os ter que ter sempre dentro da consola, após o initial install. (Se quisermos vender o jogo, temos que o desinstalar da nossa consola primeiro, online, para fazer "release" do unique ID que está vinculado àquela consola).

XSX_XSS_Design_HERO.jpg?fit=1920%2C1080
NEWS.XBOX.COM

Back in March, we brought you a closer look at the technology powering Xbox Series X, breaking down everything from the technical specs to what next-gen technologies like Xbox Velocity Architecture and Optimized for Xbox Series X mean for players. Two weeks ago, we revealed Xbox Series S and took a look at the technology […]

 

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53 minutes ago, EsCk said:

A ver se é desta que dão unique IDs aos jogos físicos e deixamos de os ter que ter sempre dentro da consola, após o initial install. (Se quisermos vender o jogo, temos que o desinstalar da nossa consola primeiro, online, para fazer "release" do unique ID que está vinculado àquela consola).

Isso é fixe. Mas... isso é uma ferramenta muito tentadora para acabar com o mercado de segunda mão.

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E se não der para fazer o "release" do unique ID? compras o disco e tens de comprar a consola do gajo também. a não ser que esteja a pensar mal a coisa... o que pode acontecer :-..

 

 

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tipo comprar um jogo fisico para ele se comportar exatamente como um jogo digital e ficar agregado a conta? Nesse caso entao compra-se logo digital, nao estou a ver qual a piada de comprar um jogo em dvd para nunca ser usado e a caixa ficar so a enfeitar.

 

Quanto a pirataria, nao vai mudar absolutamente nada, a PS4 ja copia o conteudo do DVD todo para o disco e so usa o DVD para fazer run, vai dar exatamente ao mesmo, so que em vez de esperar 40minutos que a consola copie o jogo quando um gajo mete o disco na consola o conteudo ja la esta copiado, e nao arranca enquanto o dvd original do jogo nao for inserido, isto so vai permitir de poupar 20 a 40 minutos antes de jogar pela primeira vez, mais nada.

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supostamente. a Sony ainda nao se pronunciou sobre a validade desse SSD para a PS5 creio.

mas ha duas coisas a ter em atenção. 

Esse Samsung é o primeiro SSD, e os preços vão descer. A samsung no que toca a memória é das marcas mais caras, mas com os requerimentos da PS5 não dá para perceber se os outros fabricantes vão ter esta tecnologia a preços decentes tão cedo.

e a MS já disse que é possivel ter 3rd Parties a fabricar o seu SSD, o problema é que o interface é proprietário, e só serve para a Xbox. portanto poderemos ter uma descida de preço também, mas nunca tão grande como para os SSDs normais. A não ser que a MS subsidie, para igualar preços. Mas a velocidade nunca vai igualar com os da Sony. Nem sei se precisa.

Edited by cursed
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Oh, Rev. A Xbox one também nao precisava de ser tão poderosa como a PS4 porque tinha Cloud Computing, e depois foi o que se viu.

Velocity Architecture por enquanto significa 0. É mais marketing jargon que outra coisa.

O meu ponto é, as velocidade são tão altas que é quase imperceptivel a diferença para o utilizador, tipo 4k vs 8k, e nenhum 3rd Party vai fazer jogos que tenham como requerimento os SSD's Xpto da Sony quando é uma fracção minúscula do mercado. 

Agora não os vejo a fazer Streaming das texturas sem passar pela Gráfica\RAM como dizem que é possivel na PS5, e que mais uma vez, ainda significa 0. E a haver no futuro, só será para os exclusivos da consola provavelmente.

Edited by cursed
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18 minutes ago, cursed said:

Oh, Rev. A Xbox one também nao precisava de ser tão poderosa como a PS4 porque tinha Cloud Computing, e depois foi o que se viu.

Velocity Architecture por enquanto significa 0. É mais marketing jargon que outra coisa.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra e estás claramente a falar sem estar por dentro do assunto ;)

Já li bastante sobre o Sampler Feedback Streaming, e é uma funcionalidade que está no Gpu da Series X e S e é suportada pelo DirectX 12 Ultimate. Inclusive, essa funcionalidade vem igualmente para o PC.

Basicamente o que faz é que apenas precisa de enviar para a Vram as texturas que são visíveis ao utilizador no ecrã. Tens uma textura grande, mas só uma parte dessa textura é visivel, ele divide a texturas em Tiles e depois envia só o que é visivel.

Basicamente, em media, tem de enviar apenas 1/3 dos dados para a Vram do que teria de enviar caso a tecnologia não fosse suportada.

Se o Gpu tem de enviar 1GB de dados para a Vram na Series X, em media, o mesmo jogo na PS5 vai enviar 3GB para ter o mesmo efeito. Logo, o SSD da PS5 teria de ser 3x mais rápido para enviar os dados no mesmo espaço de tempo.
Com isso ainda existe outra vantagem, é que esses dados ocupam 3 vezes menos espaço nos 16GB de Vram que a Series X tem.

Isto não é teorias ou demagogia, é uma feature que a Microsoft desenvolveu e vai funcionar em todos os jogos. O suporte está no Gpu e na API DirectX. 

18 minutes ago, cursed said:

Agora não os vejo a fazer Streaming das texturas sem passar pela Gráfica\RAM como dizem que é possivel na PS5, e que mais uma vez, ainda significa 0. E a haver no futuro, só será para os exclusivos da consola provavelmente.

Não percebi o que queres dizer com isso. Os dados vão do SSD para a Vram do Gpu. Não existe outra forma de ser diferente.

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Obrigado pela explicação :y: Bastante sucinta e esclarecedora.

Agora faz o mesmo para a Sony sff:-.. porque não se limitaram só a espetar um ssd ultra rapido na consola.

WWW.TWEAKTOWN.COM

The PlayStation 5's new SSD is revolutionary, delivering massive efficiency through speed and enabling true next-gen performance on the console.

Nomeadamente a parte da integração com a RAM, a tecnica de compressão, e os Custom Flash Controllers.

 

Quanto aos dados irem para a Vram do Gpu, é mesmo isso. Com velocidade suficiente, não precisas de passar pela VRAM do Gpu para o jogo ir buscar as textures em tempo real. Se isso é possivel com os motores de jogo actuais, não faço a menor ideia. Ou se calhar estou a confundir RAM e VRAM. (é provavel) Estas coisas ficam um pouco acima do meu paygrade.

Edited by cursed
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48 minutes ago, cursed said:

Nomeadamente a parte da integração com a RAM, a tecnica de compressão, e os Custom Flash Controllers.

Não falei na Sony, porque também não falei disso da Xbox. Ambas têm exatamente essas funcionalidades, da compressão de dados, DirectStorage, etc etc.

48 minutes ago, cursed said:

Quanto aos dados irem para a Vram do Gpu, é mesmo isso. Com velocidade suficiente, não precisas de passar pela VRAM do Gpu para o jogo ir buscar as textures em tempo real. Se isso é possivel com os motores de jogo actuais, não faço a menor ideia. Ou se calhar estou a confundir RAM e VRAM. (é provavel) Estas coisas ficam um pouco acima do meu paygrade.

Estás a confundir. Os dados vão sempre directos do SSD para a Vram, e depois o Gpu lê da Vram. O SSD funciona a 5.5GB/s e a Vram a 448GB/s, não podia ser de outra forma. 

Já nas consolas actuais funciona dessa maneira. 

No PC é que funciona diferente. Vai para a Ram e só depois para a Vram, o que significa duplicação de dados entre ambas as pool's. 

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Estás a simplificar demasiado...

O SSD da Sony não tem 855gb em vez de 1TB porque lhes apetece. Houve claramente um sacrifício de storage em prol de velocidade.

Mas pronto, logo veremos o que realmente interessa.

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22 minutes ago, cursed said:

Estás a simplificar demasiado...

O SSD da Sony não tem 855gb em vez de 1TB porque lhes apetece. Houve claramente um sacrifício de storage em prol de velocidade.

Mas pronto, logo veremos o que realmente interessa.

O SSD da Sony tem esse tamanho porque tem um controlador de 12 canais. Ou tinha 825GB ou tinha o dobro disso, 1.65 TB, que já era muito caro. 

Mas por essa razão é que o SSD da PS5 tem o dobro da velocidade do da Series X, que foi pela abordagem similar aos ssds do mercado e como tal dá 1TB. 

Ninguém estava era a contar que a Series X vinha com a tecnologia Sampler Feedback Streaming.

Tens de perder umas horas a ler sobre estas tecnologias. Se gostares do tema, verificas que é bem interessante :-..

 

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Não tenho o dicionário certo para perceber metade das merdas:-.. portanto eram literalmente horas perdidas.

Mas gosto de ouvir as pessoas que sabem do que falam. :y:

E o consenso que vejo/oiço, é que a Sony tem vantagem no que toca a storage que vem na consola, por mais tecnologias XPTO que haja de cada lado.

Mas o tempo o dirá. E como já disse, mais GB/s menos GB/s, é peaners no fim porque os 3rd party não podem estar dependentes de uma tecnologia específica.

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Se acreditarem no que se diz, o tamanho dos jogos vai descer. E para todo o jogo de gerações passadas, o SSD do chinês funciona perfeitamente.

Portanto pode ser que quando for realmente preciso ter outro XPTO, os preços vão estar mais aceitáveis.

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Mas nas consolas desta geração é mau sinal andar com benchmarks ou cenas de gerações passadas.
Quero saber é se um jogo desta geração num SSD todo pipixu da marca (MS ou Sony) corre assim tããããão mais rápido que num SSD de metade do preço.

Ou se é como teres um SATA vs NVME num PC (que não há diferenças na prática).

 

 

Also

:lol: 

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1 hour ago, cursed said:

Se acreditarem no que se diz, o tamanho dos jogos vai descer.

Vamos ver. Os jogos da Series S segundo a Microsoft vão ser 30% mais pequenos, pois não precisam dos Assets 4K.

Já os jogos da Ps5 e Series X, não sei se serão assim tão pequenos.

A Sony informou que o Miles Morales vai necessitar de uma instalação mínima de 105 GB.
Para comparação, o Spiderman na PS4 requer 47 GB. O Miles Morales é ambos os jogos, mas não acredito que tenha o dobro do conteúdo e mesmo que tivesse, não era necessário o dobro do espaço.

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9 minutes ago, Revenge said:

Vamos ver. Os jogos da Series S segundo a Microsoft vão ser 30% mais pequenos, pois não precisam dos Assets 4K.

Já os jogos da Ps5 e Series X, não sei se serão assim tão pequenos.

A Sony informou que o Miles Morales vai necessitar de uma instalação mínima de 105 GB.
Para comparação, o Spiderman na PS4 requer 47 GB. O Miles Morales é ambos os jogos, mas não acredito que tenha o dobro do conteúdo e mesmo que tivesse, não era necessário o dobro do espaço.

105 na ps4 ou na Ps5? É diferente se não tiveres que ter os HDD em conta. That was the point, I Believe.

Edited by cursed
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