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XXII Governo Constitucional


Vasco G
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ECO.SAPO.PT

O Ministério da Administração Pública está à espera da regulamentação do teletrabalho para decidir que despesas serão pagas aos funcionários públicos que estão a trabalhar a partir de casa.

 

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Eu acho que os patrões só deveriam ser obrigados a pagar internet quando o funcionário já não tivesse antes internet ou tendo um tarifário não ilimitado. Acho que caso contrário não faz sentido porque o teletrabalho em nada aumenta a despesa do funcionário.

Já em relação à luz acho que aí sim deveria haver uma comparticipação. 

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Não é só a luz, a da agua também aumentou. Sou a favor também que deviam ajudar no equipamento. Em casa tive de criar um pequeno escritório de modo a conseguir ter a mesa da sala utilizavel...

As empresas no final acabam por poupar muito dinheiro e dá-lhes uma possibilidade de crescimento sem necessidade de crescer em escritórios

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44 minutes ago, PunK_BoY said:

Eu acho que os patrões só deveriam ser obrigados a pagar internet quando o funcionário já não tivesse antes internet ou tendo um tarifário não ilimitado. Acho que caso contrário não faz sentido porque o teletrabalho em nada aumenta a despesa do funcionário.

Já em relação à luz acho que aí sim deveria haver uma comparticipação. 

Se é para comparticipar, deve ser tudo tudo em conta. 

A empresa poupa no consumo de água das descargas do WC, papel higiénico, papel dos toalhetes das mãos, sabonete creme, electricidade e até mesmo em combustível e telecomunicações. 

Parece-me óbvio que qualquer trabalhador receba uma compensação por ver a sua despesa subir, devido ao teletrabalho. 

"Ah e tal, mas já tem internet da boa...". Pois tem... mas a é dele. 

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On 2/9/2021 at 10:27 AM, PunK_BoY said:

Eu acho que os patrões só deveriam ser obrigados a pagar internet quando o funcionário já não tivesse antes internet ou tendo um tarifário não ilimitado. Acho que caso contrário não faz sentido porque o teletrabalho em nada aumenta a despesa do funcionário.

Já em relação à luz acho que aí sim deveria haver uma comparticipação. 

Mas o funcionário também deixa de ter despesas com o transporte. Uma coisa acaba por dar para a outra. 

Um portátil que consuma em media 45w vai consumir 8Kw por mês, ao preço de 16 cêntimos o kilowatt, dá cerca de 1,28€ + Iva. 

Se for para teletrabalho, poupo 60€ por mês em transporte. Isto no meu caso, claro.

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3 hours ago, Revenge said:

Mas o funcionário também deixa de ter despesas com o transporte. Uma coisa acaba por dar para a outra. 

Um portátil que consuma em media 45w vai consumir 8Kw por mês, ao preço de 16 cêntimos o kilowatt, dá cerca de 1,28€ + Iva. 

Se for para teletrabalho, poupo 60€ por mês em transporte. Isto no meu caso, claro.

Não gastas só mais a eletricidade do portátil em teletrabalho pá 

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1 hour ago, PunK_BoY said:

A luz, a televisão, o aquecimento, a agua que gastas a mais. É lógico que tem mais despesas do que isso 

A televisão? A empresa não tem de pagar televisão para trabalhares.

Quanto a higiene pessoal, oh pah, também não acho que devemos entrar por ai. É como digo, só o dinheiro que a maioria do pessoal vai poupar em transportes, compensa para isso tudo e ainda se fica a poupar.

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Tem vantagens ficar em casa sem dúvida, no entanto:

-Nem toda a gente paga balurdios para ir para o trabalho.

-A vida das pessoas estava planeada com o facto de teres de ir para o trabalho. Por exemplo, há pessoas que acabam por não poupar combustivel pois têm os miudos na creche perto do trabalho

-A empresa poupa balurdios pois não precisa de espaço fisico (não precisa de tanto), com todas as poupanças em seguro de trabalho (sim, porque o risco baixa, pois já não há as viagens para o trabalho por ex), poupança em manutenção do edificio, segurança do edificio...

-Gastos do trabalhador em eletricidade pois passa o dia em casa

-Gastos do trabalhador em manutenção (a casa tem muito mais uso)

-Responsabilidade do trabalhador em ter condições para executar o trabalho (o que acontece em caso de falhas na internet?, falhas de eletricidade?)

-Investimento da parte do trabalhador para ter condições de trabalho em casa (quantos de nós tem realmente equipamento de escritório e quantos ainda trabalham na mesa da sala/cozinha). Investimentos por ex. em melhor iluminação, melhor qualidade de rede no local, etc..

 

Falando em custos de um funcionário com lugar para trabalhar no edificio da empresa:

Conheço uma empresa em Lisboa que cobra 2k/ano às empresas de outsorcing para os funcionários terem lugar nos escritórios. 

 

Claro que há também uma area em que os gastos da empresa vão aumentar: Na infrastutura de rede.

 

Posto isto, concordo que a empresa devia fornecer equipamento de escritório (cadeira ergonómica e secretária, por exemplo). Devia também ajudar a que o trabalhador tenha as condições necessárias no novo local de trabalho. Concordo com uma ajuda na eletricidade. No final continuava a ser um win win para os dois.

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Já o disse, tenho na TAP investidos mais de 1000 euros numa viagem que não fiz, que a TAP não efetuou, onde me deu um voucher que caduca agora em Julho e ao qual a TAP não vai aumentar a validade nem me vai devolver o dinheiro.

E esta hein?

:ranting:

@PunK_BoY isto só se os meter em tribunal, certo?... ou se for para um daqueles centros de arbitragem de conflito pode ser que tenha sorte?...

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