Jump to content

O que fazes com a tua conta poupança?


Stone
 Share

Recommended Posts

Alguns se calhar já se aperceberam mas andava aqui numa quest à procura de uma app para controlar as finanças mas nenhuma me enchia as medidas.

Acabei por aderir (novamente) a um trial de 4 meses do YNAB (You Need A Budget). Para quem não conhece, é uma app (também disponível em browser) que vos ajuda a orçamentar todo o vosso dinheiro em categorias e, segundo vários relatos, ajudou imenso pessoal a poupar dinheiro.

Para quem quiser ver um vídeo rápido sobre o que é o YNAB:

Spoiler

 

Ora nas configurações que estava a fazer, apercebi-me que eles também tentam mudar a mentalidade de ter uma conta poupança como mealheiro. Segundo eles (e vários users) é mais produtivo basicamente ter o dinheiro todo numa só conta e fazer orçamentos para a poupança para objectivos (seja para fundo de emergência, seja para uma compra de um gadget novo, etc) do que ter numa conta poupança à parte, sem acesso rápido ao dinheiro (em alguns casos) para ter juros relativamente baixos.
Por exemplo: têm 1000€ na poupança: fazem um orçamento de 700€ para emergências, 200€ para o futuro das crianças e 100€ para um telemóvel novo. E todos os meses, no vosso ordenado, fazem um orçamento para cada um destes fundos.
É como eles dizem: dar um trabalho a todos os euros que tiverem.

Para quem quiser ler o que eles dizem acerca disso, têm estes dois artigos:

Trust your Budget and close some accounts: https://www.youneedabudget.com/trust-your-budget-and-close-some-accounts/
The Relationship Between Your Budget & Your Accounts: https://www.youneedabudget.com/the-relationship-between-your-budget-your-accounts-its-complicated/

Se ficaram curiosos e quiserem experimentar a trial de 4 meses, sigam este link: https://www.youneedabudget.com/landing/stack-social/   

Como lidam vocês com a poupança? Está tudo numa só conta, estão a usar como mealheiro ou simplesmente usam-no para outro tipo de investimentos?

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Excel? :-..

 

eu uso a app HomeBudget, mas só pra ter uma ideia das despesas, e controlar aonde gasto e quanto gasto. Nada de restritivo mas pra dar uma visão geral das categorias aonde “desaparece” o dinheiro.

para obejectivos, Excel, e no início do mês, passo logo o total pra uma conta à parte, mas corrente. Igual pras despesas anuais, tipo seguros, divido o valor anual em mensal, todos os meses meto de lado, quando chega a fatura sai dessa conta. (Isto permite muitas vezes pagar menos, porque pagar anualmente tem sempre um desconto) só “custa” a primeira vez que tens que pagar inteiro.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu sou o gajo mais desligado do mundo

não controlo nada.

Quando recebo o ordenado a patroa mete de lado numa conta poupança, eu só vou gastando.

Tenho um descoberto aprovado no banco que não uso, mas quando a conta entra no descoberto a patroa recebe um alerta no telefone dela e então ela transfere da poupança e cobre a conta para não pagar juros

 

 

 

 

 

Basicamente, não sei onde gasto, quanto gasto e passo meses sem ir ver o saldo 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O meu objectivo com este tópico não é saber como controlam as vossas despesas, isso é outra matéria (relacionada).
O que eu estava a perguntar era no sentido de saber o que fazem com o dinheiro poupado: se o deixam de parte numa conta poupança, se o deixam na vossa conta normal e metem objectivos/orçamentos, etc.

Link to comment
Share on other sites

Tenho tudo partido. 

Um ppr Sem garantia de futuro para o longo prazo mas vou subscrever também o certificados de reforma ou lá como se chamam os do estado.

Para imprevistos a médio prazo tenho uns certificados ou aforro. Não me recordo, é num banco mal gerido por isso tem tudo para correr bem, mas também qualquer dia ainda me vão tirar mais do que dão.

E como sou esmifra poupo sempre qb na conta ordenado e transfiro para a conta poupança no mesmo banco.

Link to comment
Share on other sites

No meu caso, e atendendo que sou um "pouco" mais velho que a grande maioria do pessoal que anda por aqui, as minhas poupanças são geridas assim:

3 contas PPR (uma garantida/taxa fixa - uma garantida/taxa variável - outra não garantida/taxa variável). E de todas a que da mais rendimento é a não garantida/taxa variável :-...

Depois tenho algum $$$ em depósitos a prazo - taxa miserável eu sei....o melhor que tenho agora é de 0,60% :(.

E claro algum na conta a ordem para os gastos habituais. Neste momento se for investir algum $$$ será em Certificados do Tesouro Poupança Mais. Ainda estou a estudar o assunto.

Ahh....e uso um excel feito por mim para gerir tudo. B)

 

Link to comment
Share on other sites

53 minutes ago, Stone said:

O meu objectivo com este tópico não é saber como controlam as vossas despesas, isso é outra matéria (relacionada).
O que eu estava a perguntar era no sentido de saber o que fazem com o dinheiro poupado: se o deixam de parte numa conta poupança, se o deixam na vossa conta normal e metem objectivos/orçamentos, etc.

Como organizam ou como investem?

Eu sou bem organizado com o guito e vai quase tudo de cabeça. Não é preciso grandes contas à parte portante.

Em ideias de investimento até tinha aberto um tópico por aí, mas teve pouca participação. Também com as taxas de juro baixas, está tudo um pouco na "hora da morte".

Link to comment
Share on other sites

55 minutes ago, Stone said:

O meu objectivo com este tópico não é saber como controlam as vossas despesas, isso é outra matéria (relacionada).
O que eu estava a perguntar era no sentido de saber o que fazem com o dinheiro poupado: se o deixam de parte numa conta poupança, se o deixam na vossa conta normal e metem objectivos/orçamentos, etc.

Depende...no meu caso há 2 coisas que estão fora, um PPRzinho e um seguro de Capitalização. Depois tenho uma conta para saldo corrente / DP's e uma conta para investimento.

2 minutes ago, Kopien said:

Como organizam ou como investem?

Eu sou bem organizado com o guito e vai quase tudo de cabeça. Não é preciso grandes contas à parte portante.

Em ideias de investimento até tinha aberto um tópico por aí, mas teve pouca participação. Também com as taxas de juro baixas, está tudo um pouco na "hora da morte".

No meu caso, fora os DP's, comecei a diversificar há um ano com ETF's dentro de um plano de poupança que pensei para os próximos 30 anos...ou seja, longo prazo. Se calhar o teu tópico passou-me ao lado :P

 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Prince said:

No meu caso, e atendendo que sou um "pouco" mais velho que a grande maioria do pessoal que anda por aqui, as minhas poupanças são geridas assim:

3 contas PPR (uma garantida/taxa fixa - uma garantida/taxa variável - outra não garantida/taxa variável). E de todas a que da mais rendimento é a não garantida/taxa variável :-...

Depois tenho algum $$$ em depósitos a prazo - taxa miserável eu sei....o melhor que tenho agora é de 0,60% :(.

E claro algum na conta a ordem para os gastos habituais. Neste momento se for investir algum $$$ será em Certificados do Tesouro Poupança Mais. Ainda estou a estudar o assunto.

Ahh....e uso um excel feito por mim para gerir tudo. B)

 

Esses certificados já não estão suspensos?

 

Link to comment
Share on other sites

17 minutes ago, gleal said:

E qual é o risco de não pagarem um empréstimo? Já te aconteceu? 

Até ao momento não.

Supostamente a plataforma tem a maior parte das loans com a sua "buy back guarantee" mas não vou mentir e dizer que não tem riscos nenhuns, que o tem.

Caso se queiram registar usem referalls meus que ambos ganhamos algum bónus.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

36 minutes ago, Vidolz said:

Até ao momento não.

Supostamente a plataforma tem a maior parte das loans com a sua "buy back guarantee" mas não vou mentir e dizer que não tem riscos nenhuns, que o tem.

Caso se queiram registar usem referalls meus que ambos ganhamos algum bónus.

Em que plataformas estás inscrito?

Link to comment
Share on other sites

9 hours ago, DerEngel said:

Esses certificados já não estão suspensos?

 

Pois estão :(tenho ido la de tempos em tempos e nunca reparei na "Descrição" :(Meus olhos iam logo para a taxa de remuneração.

Sendo assim, o único que esta valido é o "Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC)" ...mais tempo e menos remuneração :unsure:

Link to comment
Share on other sites

57 minutes ago, Prince said:

Pois estão :(tenho ido la de tempos em tempos e nunca reparei na "Descrição" :(Meus olhos iam logo para a taxa de remuneração.

Sendo assim, o único que esta valido é o "Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC)" ...mais tempo e menos remuneração :unsure:

Pois... eu também andava a ver certificados mas todos os certificados com as melhores taxas já foram suspensos, os atuais em comparação são muito menos vantajosos. <_<

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.