Jump to content

Google Stadia


Stone
 Share

Recommended Posts

Ok. Agora, depois de ver o vídeo, só tenho uma dúvida.

Isto é o quê, mesmo? Uma consola? Gaming na cloud?

 

Quote

The future of gaming has arrived. A new playground for every imagination. Introducing Stadia, an all-new gaming platform powered by the best of Google. Gather around.

Gaming platform parece-me uma consola... Mas tem ali imagens de jogos, que presumo que já corram na mesma...


Vou ficar atento.

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

Stadia is not a piece of hardware — it's a streaming platform meant to bridge across devices and provide players instant access to their games, while also further integrating YouTube capture, streaming, and sharing. Google is aiming to stream games at launch in 4K at 60 fps for both playing games and sharing game streams, with goals of eventually supporting 8K and 120+ fps. Among its boasts about the power of Stadia.

The controller connects through Wi-fi directly to the game running in the Google data center. 

mais detalhes: 

stadia-1553015776208_1280w.png
WWW.IGN.COM

Google has officially unveiled its gaming plans

 

 

Link to comment
Share on other sites

Pois, mesmo a própria conferência foi um snooze fest e eu próprio passei pelas brasas lol.

Pareceu mais proof of concept honestamente. Sei que mostraram o Assassin's Creed Odyssey mas pareceu-me ter havido algum input lag ainda e disseram que iam lançar o Doom Eternal.

Acho que podiam ter esperado mais algum tempo e mostrar coisas mais concretas como mais jogos, como vai funcionar (comprar jogo + pagar por uma subscrição?) e multiplayer online.

 

 

Link to comment
Share on other sites

@Mini0n

Mesmo dentro da propria rede por cabo e 720p ha latencia suficiente para deixar fighting games injogaveis qt mais pela internet. Tenho muitas duvidas.

Focaram grande parte da keynote toda no desempenho grafico que é irrelevante pk é scalable. O que interessa realmente num serviço de streaming é a fiabilidade, latencia e largura de banda usada.

A nvidia e a valve andam nisto há anos.

Anyone remembers Shadow?

Depois há os problemas do costume: ISPs, throtling ,datacaps (mais relevante nos US), peak times e largura de banda disponível a presumir que tudo o resto funciona bem.

 

Tbh isto só se torna relevante quando mostrarem realmente a funcionar real world scenario.

Claro que conseguem mitigar a questao de bandwidth alterando a bitrate \ compressao mas aí a qualidade de imagem vai sofrer e a questão dos gráficos vai pelo cano abaixo.

 

Eu acho o conceito de streaming muito bom, alias esta ideia deles de ver 1 video de youtube d clicar play para jogar é genial.

E acho k tinha um ENORME potencial... PARA DEMOS, não para jogar como main platform porque a performance seja de jogabilidade seja de qualidade de imagem não vai ser ideal.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Vai ser a same old story... 

Quem tiver PINGS tramados, vai ter LAGS que o impedem de jogar em condições.

Eu já experimentei os jogos GeforceNow da NVIDIA através da Shield. Apesar dos gráficos serem brutais, é o LAG que consegue deixar qualquer um louco, pois acontece quando menos se espera. Pode estar tudo a correr bem e de um momento para o outro, decide dar o ar de sua graça.

 

Lembram-se da OnLive?

 

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Eu gosto da ideia para certos jogos e certos usos.

Agora como silver bullet para tudo que vai substituir pc\consolas como querem dar a entender pelo marketing não.

 

Acho que a ideia sendo Google, seria genial estares num video de youtube de por ex: tomb raider, e ao lado 1 botao "Try Demo ou Play" e arrancar imediatamente sem instalações com ads de 5-10secs pelo meio ou kker coisa tipo os videos.

Conseguiam ter revenue de demos. Era win para o lado da google win para o nosso lado.

 

Por outro lado gostei da ideia que apresentaram sobre potenciais MMOs deixarem de estar limitados pelos terminais como estão neste momento. (claro que passas a estar limitado pela instance que te disponibilizam do outro lado, mas TEORICAMENTE há scaling). Provavelmente ia permitir simulações com menos limitações do que temos neste momento.

 

Mas o problema cai sempre no mesmo, lag e input lag. Supondo que temos internet fiavel 24/7 e bandwidth suficiente.

Volto a dizer, same-network streaming a 1080p, tt por nvidia cm por steam, dentro do mesmo network não consigo jogar Rocketleague nem Tekken 7 porque a latencia não permite jogos deste tipo. Já para CIV e XCOM por exemplo não há problema.

Sim foi por wifi os testes que fiz, não foi por cabo, mas obviamente para jogar Strada o mais certo é usarmos wifi tb.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Viste o vídeo do Stadia? É que um dos objectivos passa por usar o YouTube como platafoma de lançamento de jogos. Estás a ver gameplay, clicas e estás a jogar.

Quanto ao que disseste no fim, a resposta a isso é o que disseste no início. Isto é ideal para certos jogos e certos usos.

 

Queres jogar XCOM, ou Civ, ou Frostpunk, ou Warhammer 40k, ou qualquer jogo que não necessite de input instantâneo e é o sistema ideal. A malta está toda a "matar" isto porque não dá para jogar "Fortnite" competitivo, mas isto para cenas SP é muito bem esgalhado.

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Mini0n said:

Viste o vídeo do Stadia? É que um dos objectivos passa por usar o YouTube como platafoma de lançamento de jogos. Estás a ver gameplay, clicas e estás a jogar.

Quanto ao que disseste no fim, a resposta a isso é o que disseste no início. Isto é ideal para certos jogos e certos usos.

 

Queres jogar XCOM, ou Civ, ou Frostpunk, ou Warhammer 40k, ou qualquer jogo que não necessite de input instantâneo e é o sistema ideal. A malta está toda a "matar" isto porque não dá para jogar "Fortnite" competitivo, mas isto para cenas SP é muito bem esgalhado.

Sim, concordo. Mais, isto vai ser muito fixe para retro gaming!

Link to comment
Share on other sites

14 minutes ago, Mini0n said:

Viste o vídeo do Stadia? É que um dos objectivos passa por usar o YouTube como platafoma de lançamento de jogos. Estás a ver gameplay, clicas e estás a jogar.

Quanto ao que disseste no fim, a resposta a isso é o que disseste no início. Isto é ideal para certos jogos e certos usos.

 

Queres jogar XCOM, ou Civ, ou Frostpunk, ou Warhammer 40k, ou qualquer jogo que não necessite de input instantâneo e é o sistema ideal. A malta está toda a "matar" isto porque não dá para jogar "Fortnite" competitivo, mas isto para cenas SP é muito bem esgalhado.

Sim sim vi isso. A cena é mais a questao das demos que seria interessante. N sei se vao ter demos a industria fugiu um pouco a isso :x

A razao pk deixei de testar demos foi pk é chato andar a instalar. Se puserem tipo um ad-zito de 5-10secs e n precisar de instalar para testar a demo por ex começo a pegar mais nisso. Neste formato n seria só demo mas seria marketing tb. Um pouco como akeles jogos na appstore free k depois pagas para jogar o prox capitulo ou o full game.

12 minutes ago, camurso_ said:

Sim, concordo. Mais, isto vai ser muito fixe para retro gaming!

acho que para retro gaming é mais eficiente correres localmente do que andar a transferir 300MB a cada minuto :-..

Link to comment
Share on other sites

Não conseguem ter acesso ao Geforce Now? Dá para testar a tecnologia.

Jogos SP, consigo notar algum lag extra mas é perfeitamente jogável. Em jogos mesmo que sejam SP em que requer que se clique nos botões em momentos muito específicos, tipo fazer um block a um ataque, poderá ser problematico devido ao lag extra.

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Revenge said:

Não conseguem ter acesso ao Geforce Now? Dá para testar a tecnologia.

Jogos SP, consigo notar algum lag extra mas é perfeitamente jogável. Em jogos mesmo que sejam SP em que requer que se clique nos botões em momentos muito específicos, tipo fazer um block a um ataque, poderá ser problematico devido ao lag extra.

testa um jogo de luta como tekken e o rocket league, vês logo o problema

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Lancer said:

testa um jogo de luta como tekken e o rocket league, vês logo o problema

Foi o que referi. Jogos que é preciso clicar nos botões em momentos muito específicos, como jogos de luta, é complicado.

Por exemplo, no Sekiro, o Digital Foundry disse que o simples facto de se jogar com mais framerate no PC, torna o block mais facil de fazer pois o lag é inferior. Agora imagina isto com a latência do streaming em cima.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Em Portugal não vai estar disponível por enquanto. Talvez para o ano.

Quote

What's the minimum Internet speed/bandwidth that's needed to use Stadia?
We recommend an internet speed of at least 10 mbps for a 720p experience on Stadia. Faster connections can experience up to 4k streaming, dependent on connection speed.

Quote

Will Stadia work on any Android phone?
At launch, if you’re a Stadia user, you can play Stadia  exclusively on Pixel 3 and 3a devices. However, you’ll be able to create your account and make subscription and game purchases from any Android M+ or iOS 11+ device that has access to the Stadia app.

Quote

Which mobile devices (tablets and phones) will support Stadia at launch?
At launch we will be supporting Pixel 3 and 3a devices (3a, 3a XL, 3, 3XL) phones for mobile gameplay, more devices will be made available in the future.  However purchasing games and managing your content can be done from any iOS 11+ or Android M+ device that can run the Stadia app.

Quote

What is the quality Stadia will stream content at?
Stadia will be able to stream games up to 4K HDR and 60 FPS quality for Stadia Pro subscribers. Non-subscribers can stream games up to 1080p and 60 FPS. Like any other Internet streaming experience, higher quality connections will result in the best experience.

 

Link to comment
Share on other sites

Mixed feelings.

É necessário comprar os jogos mais recentes, não está tudo incluído na subscrição Netflix sryle.

Não se sabe se com desconto ou não. Se for a full price, muito pior... Meh

1 exclusivo, so far. Meh 

Completamente dependente da cloud e do online. Latência. Ping. Traffic shapping. Data cap.

Não sei cm vão ver cá os nossos ISPs isto com os seus PUAs mas gaming em 4k vão gastar 1Tera em 65 horas...

Isto para não falar dos genres onde será mais desvantajoso jogar no Stadia. BG3 vs Destiny 2 Multiplayer, por exemplo.

 

Não vejo grandes vantagens para o average/hardcore gamer. Creio que a esmagadora maioria vai continuar a preferir consola/PC.

Para o casual casual casual gamer ou para quem gosta de ter mais opções...talvez.

Para mim, a 10 euros (ou mais) mais a compra de jogos recentes. No thanks. :bye:

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.