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Política portuguesa: Eleições, partidos e candidatos


Vasco G
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7 minutes ago, GODfromage said:

As matérias obrigatórias da cadeira não são susceptíveis de questão sobre veracidade. Apenas são temas que mexem com os hábitos e gostos de muita gente.

Tens conhecimento de causa sobre isso? Por acaso tenho curiosidade mas não tenho ninguém que eu conheça que esteja nessa fase da escola 

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2 minutes ago, riks said:

Tens conhecimento de causa sobre isso? Por acaso tenho curiosidade mas não tenho ninguém que eu conheça que esteja nessa fase da escola 

Quote

ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO | CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
PÁG. 4
• Identificação de domínios essenciais (ex. Interculturalidade, direitos humanos, igualdade de género, 
sustentabilidade, media, saúde) – em toda a escolaridade.
Os domínios a desenvolver na componente de CD organizam-se em três grupos com implicações diferenciadas, do seguinte 
modo:
1.º Grupo - Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais)
• Direitos Humanos 
• Igualdade de Género 
• Interculturalidade 
• Desenvolvimento Sustentável 
• Educação Ambiental 
• Saúde 
2.º Grupo - Trabalhado pelo menos em dois ciclos do ensino básico
• Sexualidade
• Media
• Instituições e participação democrática
• Literacia financeira e educação para o consumo
• Segurança rodoviária
3.º Grupo - Com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade
• Empreendedorismo
• Mundo do Trabalho
• Risco

Segurança, Defesa e Paz
• Bem-estar animal
• Voluntariado
• Outras, de acordo com as necessidades de educação para a cidadania diagnosticadas pela escola

 

 

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12 hours ago, GODfromage said:

 

Ora bolas isso também eu já vi. Mas ha milhares de maneiras de ensinar esses topicos, e nem todas elas são aceitáveis, por isso é que perguntei. 

 

Alguém tem informação de como é que estes tópicos são abordados? 

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Vamos focar nestes obrigatórios. 

Direitos Humanos 
• Igualdade de Género 
• Interculturalidade 
• Desenvolvimento Sustentável 
• Educação Ambienta

Qual o receio de quem é contra a obrigatoriedade? Que o professor diga que as pessoas têm os mesmos direitos? Que brancos, pretos, amarelos, etc não são superiores a ninguém? Que o mundo caminha para a impulsão se não travar o consumo de recursos? Etc. 

E não têm receio que nas aulas de história um professor fale do tempo da ditadura como a melhor fase de Portugal e foi pena ter acabado? Ou que nas aulas de ciência andem a dizer que a Terra não é redonda e Darwin estava errado? 

Aqueles senhores assinaram a petição porque não lhes interessa ter filhos capazes de pensar e ter opinião discordante. 

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Então este ano temos 3 candidatos "isto é tudo curruptos e o sistema coiso e tal?!" 

Vou votar Marcelo. 

Apesar dos defeitos, é sem sombra de dúvida o mais "universal" de todos. 

Serve aos Católicos, aos ateus, ao pobre, ao rico, ao emigrante... 

Que tenha mais um mandato com saúde! 

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1 hour ago, GODfromage said:

Vamos focar nestes obrigatórios. 

Direitos Humanos 
• Igualdade de Género 
• Interculturalidade 
• Desenvolvimento Sustentável 
• Educação Ambienta

Qual o receio de quem é contra a obrigatoriedade? Que o professor diga que as pessoas têm os mesmos direitos? Que brancos, pretos, amarelos, etc não são superiores a ninguém? Que o mundo caminha para a impulsão se não travar o consumo de recursos? Etc. 

E não têm receio que nas aulas de história um professor fale do tempo da ditadura como a melhor fase de Portugal e foi pena ter acabado? Ou que nas aulas de ciência andem a dizer que a Terra não é redonda e Darwin estava errado? 

Aqueles senhores assinaram a petição porque não lhes interessa ter filhos capazes de pensar e ter opinião discordante. 

O problema dos mais conservadores é que a grande parte dos professores são de Esquerda e ao ensinar, é impossível manter uma isenção. 

Só isso. 

Mas na verdade os alunos devem ter contacto com vários pensamentos e correntes e depois ser capazes de decidir por si. 

Eu tive Religião e Moral (porque só quem tinha é que podia ir aos melhores passeios), passava o tempo todo nas aulas a fazer perguntas "proibidas" ao padre do tipo "Sr Professor, mas como é que temos a certeza de que Jesus não teve uma namorada? E como teve sempre tantos amigos homens... será que não teve um que era mais do que amigo?!":police: 

Passava o tempo a arranjar perguntas difíceis. LOL 

Sempre tive curiosidade sobre a Natureza e evolução da espécie humana e decidi não acreditar em Deus, mas na Natureza. 

Segui artes e considero-me um humanista. 

Edited by cyberurbis
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1 hour ago, GODfromage said:

Vamos focar nestes obrigatórios. 

Direitos Humanos 
• Igualdade de Género 
• Interculturalidade 
• Desenvolvimento Sustentável 
• Educação Ambienta

Qual o receio de quem é contra a obrigatoriedade? 

Um exemplo básico de que importa o conteúdo e não só o tópico é a educação ambiental. Há uns zunzuns que dizem que andam a ensinar aos miúdos que agricultura biológica é que é boa. Não há nenhuma evidência científica que a comprove. A evidência científica até demonstra que a agricultura biológica é pior para o ambiente e até provoca maior utilização de solos etc. 

 

Portanto essa postura é muito simplistica e redutora. Há muito mais a dizer sobre o assunto que os chavões que colocaste. 

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Sem contar que isso depende a 100% de quem dá a aula. Porque se tiveres um racista a dizer-te que os pretos e os brancos são iguais, se calhar a mensagem passada não vai ser de forma correcta.

Also, em que anos são dadas essas aulas? Primária? 5º?

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Volto a dizer, levantar problemas sobre a forma como estes temas são dados pelos professores é abrir precedente para o fazer sobre outras cadeiras com outras matérias. Haverá sempre forma de tornear o assunto se o professor tiver motivação para não ser factual e directo. Em todas as cadeiras haverá bons e maus docentes. 

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Eu já ouvi pais queixarem-se que andam a perguntar a crianças na primária se namoram, já namoraram ou sentem atração por pessoas do mesmo sexo.

Até pessoal a queixar-se que ensinam os miudos a tocarem-se já ouvi dizer.

E que devem questionar o seu género.

Vale o que vale. Estes relatos são macabros demais.

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5 minutes ago, Vasco G said:

Eu já ouvi pais queixarem-se que andam a perguntar a crianças na primária se namoram, já namoraram ou sentem atração por pessoas do mesmo sexo.

Até pessoal a queixar-se que ensinam os miudos a tocarem-se já ouvi dizer.

E que devem questionar o seu género.

Vale o que vale. Estes relatos são macabros demais.

Isso foi alguém do facebook que tem uma prima que é amiga do tio dum conhecido.....

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17 minutes ago, GODfromage said:

Volto a dizer, levantar problemas sobre a forma como estes temas são dados pelos professores é abrir precedente para o fazer sobre outras cadeiras com outras matérias. Haverá sempre forma de tornear o assunto se o professor tiver motivação para não ser factual e directo. Em todas as cadeiras haverá bons e maus docentes. 

Sendo que nem todas as escolas podem ser o João de Deus, ya, isso acontece.

Mas tu fizeste uma pergunta. "Qual o receio de quem é contra a obrigatoriedade?"

Eu apenas te respondi. E atenção que uma coisa é um professor explicar-te matemática, em que 1+1 é sempre 2, seja de que forma for. Outra é explicar conceitos subjectivos, polémicos e se calhar não adequados às idades.

 

Again, estas aulas são a partir de que ano de escolaridade, alguém me sabe dizer?

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21 minutes ago, Mini0n said:

matemática, em que 1+1 é sempre 2, seja de que forma for.

Se tu que tiveste matemática obrigatória estás errado nessa afirmação, imagina o quão ignorantes serão crianças se chegarem a adultas a aprender como se tratam as outras pessoas a ouvir apenas o que lhes dizem em casa. 

Sabes porque somos um país laico, mas onde a maioria tem formação católica? Porque em casa obrigam a andar na catequese. 

Depois os miúdos crescem, não se vão rever naquilo e muitos desses pais ficam chocados, enquanto os filhos se tornam agnósticos radicais que criticam quem opta por crer. Isto é um exemplo. 

Podes estender isto a familias conservadoras onde nem pensar o filho aceitar a homossexualidade, os direitos das outras raças, etc. 

Acho aquele relato que chegou aos ouvidos do Vasco demasiado típico de quem quer alarmar. Mas também acho que falar sobre masturbação devia fazer parte das aulas de educação sexual, a partir das faixas etárias em que o corpo dos putos começa a descobrir que o sexo oposto não tem piolhos. 

Porque a realidade é que olham todos agora para as palmas das mãos e nenhum tem pêlo lá (já sobre ir para o inferno, veremos se nos encontramos lá). 

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Atenção eu não sou contra educação sexual, mas adequada à idade das crianças.

Antigamente havia isto

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Eu até tive esses livros.

Assim sim.

Agora certos relatos que por aí se ouvem...

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@Queijinho

Acho que não percebeste o que quis dizer. Ou não quiseste perceber.

E não te estou a atacar, por isso não tens de te defender com essa força toda. Também acho que devem ensinar aos putos que não há raças superiores e afins. E educação sexual também acho que devia ser dada.

Mas volto a bater na mesma tecla: a partir de que idade? Com que idade se deve dizer a uma criança que pode escolher ser do outro sexo se assim quiser?
Com que idade se devem começar a forçar ideais numa criança? É que se não deve ser feito em casa, se calhar também não deve ser feito na escola. Sem se saber quem vai leccionar isso (aqui dá-te jeito não ter percebido o que quis dizer, né?) ou de que forma.

Ainda sobre a educação sexual, tens nos states um bom exemplo. Eles lá têm disso. Vai ler um bocado de como e dada, que conteúdos são abordados e que politiquices/religiões são metidas ao barulho. E depois diz-me que é tudo objectivo e que não se deve levantar problemas sobre como estas coisa são feitas... :rolleyes:

Edited by Mini0n
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Supostamente está disponível a partir do 2° ciclo. 

Para a nossa geração era a cadeira que tinha quem não tinha religião e moral e como não era leccionada era a forma de se ganhar um feriado de uma hora por semana. 

Só no 9 ano consegui convencer os meus pais a não me mandar para moral. Lol

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Eu já perguntei várias vezes se alguém tem conhecimento de causa. O exemplo que eu dei até é da disciplina de ciências não é disto mas era só para ilustrar. 

Eu nem meto em causa diferenças entre professores. Estou mais a tentar perceber se o exemplo do Vasco (que eu também já vi na net) é real. Entre outros. 

 

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