Jump to content

Política portuguesa: Eleições, partidos e candidatos


Vasco G
 Share

Recommended Posts

2 hours ago, invaderhd said:

Eu suporto um suplemento pelo que trabalharam, agora nada para a vida, aliás sou completamente contra isso.
Então so bombeiros nos fogos também não deviam receber, ou qualquer outra classe que tenha alturas onde trabalham muitas horas seguidas.

É por causa de subsidios desses para a vida que muitos políticos e banqueiros recebem que estamos como estamos.
Se algum profissional de saúde apanhar covid e ficar com mazelas, deve receber uma indemnização como aconteceria com qualquer doença ou acidente de trabalho. Médicos e enfermeiros até são das classes que têm menos com que se queixar, ou pelo menos deviam ter, bem pior estão polícias que andam na rua a meter a vida em risco muitos por menos de 800€.
Cada um escolheu a profissão que escolheu, se foram para médicos e enfermeiros foi para lidar com doenças por isso, se trabalham muito devem ser recompensados, agora não podem esperar receber aumentos só porque o covid apareceu, e sobretudo numa época em que o país está todo a sofrer, onde as empresas estão a fechar e as pessoas a perder os empregos.

Mas tu sabes o que estás a dizer? Eu não sou nada gajo de me chatear com a malta aqui no fórum, mas foda-se, nossa senhora.

A minha namorada é interna de pneumologia, trabalha que nem um cão e recebe uma merda para o que faz. Em dias de urgência é habitual não conseguir vir a casa e o turno que faz durante o dia acaba por pegar directamente com a urgência que faz à noite. E não, não é escolha dela, nem horas extra. São escalas obrigatórias. Justifica-se entrar às 9h e nesse mesmo dia ter uma urgência das 20h às 8h do dia seguinte sem conseguir vir a casa descansar? E para depois, durante a noite, quando há hipótese de descansar, é obrigada a dormir em colchões no chão! Andou a estudar 18 anos para isto? Fuck that.

E antes que digam: pois, mas de certeza que é bem recompensada, recebe um ordenado justo e é aumentada. O crl é que é. É uma vergonha o que ela ganha para aquilo que faz e para a responsabilidade que tem.

E sim, há maus médicos, há maus profissionais e também há outras classes com problemas gravíssimos, super precárias e com problemas tão ou ainda mais gritantes. Mas nada disso invalida o que eu disse e posso afirmar que é uma vergonha as condições que dão aos médicos internos em Portugal.

E tudo isto que eu disse é pré-Covid. Se eu detalhasse como têm sido as coisas durante o Covid... 

No caso dos enfermeiros, apesar de não estar tão por dentro da realidade, tenho a certeza que as queixas são igualmente válidas.

1 hour ago, invaderhd said:

Exatamente, mas ai quem está mal é os políticos, e esses complementos e subsídios é que lhes devem ser retirados e não criar mais complementos e subsidios para as outras classes. 
Portugal anda sempre com a corda ao pescoço se criam mais subsídios nunca mais saímos daqui.

Quando noutro tópico disse que apoio medidas do Chega, esta é uma delas, e por isso é que muitas vezes digo aqui que não concordo quando dizem que partidos como o Chega nem deviam existir, todos os partidos têm boas medidas é preciso é saber aproveitá-las. 
Infelizmente acho que nunca vamos ver esses subsídios para politicos desaparecer, porque simplesmente quem podia fazer desaparecer são os próprios políticos, quando tu controlas o que tu próprio ganhas nunca vais-te meter a ganhar menos.

Sobre essa parte final: já foi falado aqui ou noutro tópico, mas o próprio porta-voz do Chega demitiu-se porque não queria renunciar à subvenção vitalícia! O André Ventura disse várias vezes que se demitia de comentador desportivo e consultor externo assim que fosse eleito deputado. Não o fez! Ou seja, para além das políticas duvidosas e racistas que defende, ainda mostra que na vertente política e social é pior que outros aldrabões que lá estão. É isto a solução?

Já agora, não leves a mal, porque isto não é nada contra ti, mas fizeste dois posts seguidos aos quais tinha de responder. :-.. 

Edited by fluke87
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, fluke87 said:

Mas tu sabes o que estás a dizer? Eu não sou nada gajo de me chatear com a malta aqui no fórum, mas foda-se, nossa senhora.

A minha namorada é interna de pneumologia, trabalha que nem um cão e recebe uma merda para o que faz. Em dias de urgência é habitual não conseguir vir a casa e o turno que faz durante o dia acaba por pegar directamente com a urgência que faz à noite. E não, não é escolha dela, nem horas extra. São escalas obrigatórias. Justifica-se entrar às 9h e nesse mesmo dia ter uma urgência das 20h às 8h do dia seguinte sem conseguir vir a casa descansar? E para depois, durante a noite, quando há hipótese de descansar, é obrigada a dormir em colchões no chão! Andou a estudar 18 anos para isto? Fuck that.

E antes que digam: pois, mas de certeza que é bem recompensada, recebe um ordenado justo e é aumentada. O crl é que é. É uma vergonha o que ela ganha para aquilo que faz e para a responsabilidade que tem.

E sim, há maus médicos, há maus profissionais e também há outras classes com problemas gravíssimos, super precárias e com problemas tão ou ainda mais gritantes. Mas nada disso invalida o que eu disse e posso afirmar que é uma vergonha as condições que dão aos médicos internos em Portugal.

E tudo isto que eu disse é pré-Covid. Se eu detalhasse como têm sido as coisas durante o Covid... 

No caso dos enfermeiros, apesar de não estar tão por dentro da realidade, tenho a certeza que as queixas são igualmente válidas.

Sobre essa parte final: já foi falado aqui ou noutro tópico, mas o próprio porta-voz do Chega demitiu-se porque não queria renunciar à subvenção vitalícia! O André Ventura disse várias vezes que se demitia de comentador desportivo e consultor externo assim que fosse eleito deputado. Não o fez! Ou seja, para além das políticas duvidosas e racistas que defende, ainda mostra que na vertente política e social é pior que outros aldrabões que lá estão. É isto a solução?

Já agora, não leves a mal, porque isto não é nada contra ti, mas fizeste dois posts seguidos aos quais tinha de responder. :-.. 

A parte do André Ventura já disse acho que esteve mal em defender uma coisa e fazer outra, só mostra que não é tão diferente dos outros todos.

Quanto aos médicos e enfermeiros, eu não disse que recebiam o que deviam disse que nem são das classes mais prejudicadas. Têm certamente um ordenado superior à média, eu apoio que cada hora que fizerem a mais devem ser recompensados, eu apoio que devem receber um bonus graças ao trabalho dos últimos meses. 
Agora sou completamente contra um aumento aplicado só a esta classe em especifico, se me disserem vamos aumentar todos, ok por mim é na boa, agora vamos só aumentar os médicos porque trabalharam muito graças ao covid, ai sou contra.

Disse e volto a dizer existem classes em Portugal que em termos de ordenado se podem queixar mais. 
Queixas sobre escalas mal feitas, isso não sei, nem estava a comentar nada disso, aliás isso já é outro problema que não tem nada a ver com ordenado, aumentar o ordenado não resolve o problema das escalas. 

Edited by invaderhd
Link to comment
Share on other sites

Se os médicos trabalham demasiadas horas em turnos absurdos, podem agradecer à ordem dos médicos que impede a Universidade Católica de leccionar o curso.

O mais engraçado é que dizem que a Católica não tem condições para formar médicos. Mas se vier um médico da Venezuela ou da Nigéria e fizer o exame da ordem já pode exercer em Portugal.

Querem controlar a oferta, são obrigados a lidar com o excesso da procura.  E ao contrário do que dizes, ninguém é obrigado a trabalhar para o Estado,  pode sempre trabalhar para o Privado. Mas no privado perdem-se algumas regalias...

Voltando ao tema, é lamentável que se queime TANTO dinheiro na TAP em vez do SNS ou na Educação.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

A ordem não quer esse curso nem qualquer outro em outra escola que possa começar a saturar o mercado. O dia em que houver oferta suficiente acabaram os rios de dinheiro pagos aos tarefeiros, acabou ser uma classe com muito peso, etc, porque haverá sempre quem trabalhe por menos. 

Link to comment
Share on other sites

O grande problema na medicina está precisamente no facto de se formar poucos médicos. Formem mais médicos e muitos problemas resolvem-se, muitos médicos podem dizer que são mal pagos mas outros cobram 80€ ou mais por consultas de 10m.
Uma maior oferta ia para além de tornar a saúde privada mais acessível, melhorar as condições no SNS pois teria mais médicos, estão sempre a queixar-se do número de médicos e depois os médicos queixam-se do número de horas que trabalham.

Faz-me confusão na saúde que é tudo gente supostamente inteligente não se conseguir fazer turnos onde o pessoal descansa entre turnos, até os homem que recolhem o lixo têm os turnos bem feitos, o que se passa não sei, mas algo se passa...

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, The_Investor said:

Se os médicos trabalham demasiadas horas em turnos absurdos, podem agradecer à ordem dos médicos que impede a Universidade Católica de leccionar o curso.

 

Católica? Não é necessário trazer isso ao barulho.

Este ano o Estado permitiu aumentar o número de vagas nas universidades de Medicina atuais, se assim o entendessem. 

Ordem dos Médicos não achou necessário.

E pronto.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Se ao menos o assunto fosse assim tão simples... :rolleyes:

 

1367932?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG
WWW.PUBLICO.PT

Mapa de capacidades de formação em especialidades para 2020 ainda não foi publicado. A estimativa é da Associação de Médicos pela Formação Especializada.

 

Aumentam-se as vagas nas Faculdades que, para quem não saiba, já são turmas, em média, acima de 200 alunos/ano por Faculdade, para depois não existir capacidade formativa de especialização, que é obrigatória para se poder exercer medicina. Brilliant!

E haveria muito mais para discutir, mas ainda me vão acusar de defender a classe.... (à qual não pertenço ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@invaderhd estás a dar muita atenção à escala mal feita, como se o problema fosse esse. Isto não é problema da pessoa que faz as escalas, é um problema de não haver médicos.

 A minha namorada já foi escalada várias vezes para urgências em dias de férias. Depois tem de ser ela a ligar para a secretaria do hospital a explicar que vai estar de férias, que foram marcadas antecipadamente e nos timings correctos. É sempre a ver se a enganam a fazer mais umas horinhas. E, mais uma vez, mal remuneradas.

Exatamente @gosma25, faz-se parecer simples um assunto que é bem complicado. 

Vejam esse artigo e a problemática de quem não vai ter acesso à especialidade.

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, fluke87 said:

@invaderhd estás a dar muita atenção à escala mal feita, como se o problema fosse esse. Isto não é problema da pessoa que faz as escalas, é um problema de não haver médicos.

 A minha namorada já foi escalada várias vezes para urgências em dias de férias. Depois tem de ser ela a ligar para a secretaria do hospital a explicar que vai estar de férias, que foram marcadas antecipadamente e nos timings correctos. É sempre a ver se a enganam a fazer mais umas horinhas. E, mais uma vez, mal remuneradas.

Exatamente @gosma25, faz-se parecer simples um assunto que é bem complicado. 

Vejam esse artigo e a problemática de quem não vai ter acesso à especialidade.

Como dizes aí metem-na a trabalhar quando está de férias, o problema pode não ser só a escala mas claramente não sabem fazer a escala. Existe uns programas jeitosos que fazem isso tudo automático.

 
Depois a falta de médicos é outro problema, já andamos à anos e anos nisso claramente se houver interesse conseguem aumentar o número de médicos a ser formados por ano. 
Andamos a importar médicos alguns nem falam português, tudo isto porque se formam poucos, e muitos no fim de se formar não querem trabalhar no público, que é ainda outra questão que também da para resolver. 

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, invaderhd said:

Como dizes aí metem-na a trabalhar quando está de férias, o problema pode não ser só a escala mas claramente não sabem fazer a escala. Existe uns programas jeitosos que fazem isso tudo automático.

 
Depois a falta de médicos é outro problema, já andamos à anos e anos nisso claramente se houver interesse conseguem aumentar o número de médicos a ser formados por ano. 
Andamos a importar médicos alguns nem falam português, tudo isto porque se formam poucos, e muitos no fim de se formar não querem trabalhar no público, que é ainda outra questão que também da para resolver. 

Como disse, eles escalam-na para trabalhar quando está de férias, porque não há mais pessoas. As equipas são limitadas.

Mas já percebi que não vamos a lado nenhum com esta conversa. Tu achas que há um tipo com um bloco de notas a fazer escalas e o problema é bem mais global.

Edited by fluke87
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, fluke87 said:

Como disse, eles escalam-na para trabalhar quando está de férias, porque não há mais pessoas. As equipas são limitadas.

Mas já percebi que não vamos a lado nenhum com esta conversa. Tu achas que há um tipo com um bloco de notas a fazer escalas e o problema é bem mais global.

Sim eu percebi que não há pessoal, mas a falta de profissionais que se arrasta à anos e anos, dá para combater mas alguém possivelmente na política não tem interesse nisso. 

Falta uma boa gestão da saúde em Portugal, se a falta de médicos é problema temos que o resolver, existe muitas maneiras de o fazer claro que é um processo demorado mas alguém tem que que dar o primeiro passo. 

Mas a questão começou pelo facto de deverem ser aumentados por causa do covid, com a qual não concordo, concordo sim com receberem um bónus. Tu é que puxaste outros problemas da classe para justificar que devem receber mais. Mas a questão era aumentos para a vida porque durante uns meses trabalharam noite e dia, e nunca me convences a ser a favor disso. Por essa óptica todos os anos os bombeiros eram aumentados. 

Link to comment
Share on other sites

Oh pá, bora lá formar médicos (ou outros profissionais de saúde) ali na chafarica da esquina! Afinal falta apenas vontade política, não percebo! 

Depois queixem-se da falta de qualidade... ;)

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, gosma25 said:

Oh pá, bora lá formar médicos (ou outros profissionais de saúde) ali na chafarica da esquina! Afinal falta apenas vontade política, não percebo! 

Depois queixem-se da falta de qualidade... ;)

Mas alguém falou disso, aliás até disse que isto é um processo que demora muito tempo a ver-se resultados, mas claro que é possível, não o fazem por falta de vontade ou por não acharem que seja necessário.
Um dos "problemas" da medicina é que para formar médicos é preciso muitas horas práticas, mas cada vez existem mais hospitais privados em Portugal, bem organizado acredito que é possível aumentar gradualmente o número de médicos formados por ano. Agora isto é demorado porque os médicos demoram muitos anos a formarem-se uma medida agora só daqui a 7, 8, 10 anos é que se vai refletir, mas é preciso atuar hoje termos algum dia resultados.
Existe certas áreas da medicina que podem no futuro vir a ser imensamente melhoradas graças à tecnologia, um exemplo é as urgências para doenças ligeiras, gripes, constipações, etc, grande parte dos casos podias quase lá meter qualquer um porque a medicação é sempre igual, os históricos dos doentes começam a estar todos informatizados, tudo isto pode contribuir para para esse tipo de intervenções aumentar drasticamente o desempenho, com os doentes a responderem a questionários, os sistemas com base na informação a sugerir medicação e um médico só a confirmar, aliás isto já é um pouco feito se ligarem para o SNS24.

Existe muita coisa que pode ajudar no futuro, mas é uma área que a curto/medio prazo a componente humana é e será o principal e se queremos que funcione bem temos que ter mais médicos nos hospitais, e para além de mais médicos nos hospitais um controlo maior dos seus desempenhos, porque existe alguns muitos bons e outros muitos maus. Um médico nas urgências não pode demorar 40m por doente se está a atender gajos com uma constipação.

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, invaderhd said:

um exemplo é as urgências para doenças ligeiras, gripes, constipações, etc, grande parte dos casos podias quase lá meter qualquer um porque a medicação é sempre igual, os históricos dos doentes começam a estar todos informatizados, tudo isto pode contribuir para para esse tipo de intervenções aumentar drasticamente o desempenho, com os doentes a responderem a questionários, os sistemas com base na informação a sugerir medicação e um médico só a confirmar,

:realfun:Tens razão! :facepalm:

 

Daqui a 50 anos, ou 30, ou 100, dependendo da evolução tecnológica da redes de inteligência artificial, talvez, mas talvez seja possível algo deste género. Atualmente? Yeah, right... 

@JoGo, que achas? Deixas de fazer urgência presencial. Apenas ficas atrás do ecrã a ver se o macaco treinado ou o HAL, prescrevem a medicação certa! 

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

"(...) urgências para doenças ligeiras, gripes, constipações (...)"

Isto não são razões para ir à urgência. Este também é outro problema grave, mas que só se consegue resolver com sensibilização e educação da população. 

A quantidade de pessoas que entope a urgência sem razões para tal é assustador.

Edited by fluke87
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, gosma25 said:

:realfun:Tens razão! :facepalm:

 

Daqui a 50 anos, ou 30, ou 100, dependendo da evolução tecnológica da redes de inteligência artificial, talvez, mas talvez seja possível algo deste género. Atualmente? Yeah, right... 

@JoGo, que achas? Deixas de fazer urgência presencial. Apenas ficas atrás do ecrã a ver se o macaco treinado ou o HAL, prescrevem a medicação certa! 

Não disse isso, acho que a componente humana é importante, o que disse foi numa triagem inicial respondes a um conjunto de perguntas, dado o teu histórico, dado a altura do ano, pode ser um conjunto de coisas facilmente diagnosticáveis isso é logo tudo mostrado ao médico, e sugere logo uma medicação, ele chama a pessoa confirma e avança. 
Se as pessoas telefonassem para a Saúde24 uma grande parte não metia os pés no hospital, isto porque são doenças básicas, e o que eles fazem na linha é precisamente isto só que manualmente, tu respondes a várias perguntas e eles dizem, olha toma isto ou toma aquilo, ou então se for mais grave manda para um hospital.

A tecnologia está muito mais avançada do que muita gente pensa, e pode ser usada de muitas maneiras, doenças raras por exemplo, muitas vezes usam algoritmos para cruzar sintomas e listar possiveis doenças, um humano nunca vai conseguir fazer isso de cabeça. Existe tanta coisa onde é possível melhorar cá em Portugal. Aliás já temos visto melhorias, mas ainda há muito a fazer.

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, fluke87 said:

Isto não são razões para ir à urgência. Este também é outro problema grave, mas só se consegue resolver com sensibilização e educação da população. 

Basta ver a dificuldade que foi a implementação das urgências nos cuidados de saúde primários! 

Ir à urgência ao centro de saúde? Nah vai-se é logo ao hospital! 

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Stone said:

Lembro-me que a minha namorada durante o Ano Comum estava a fazer urgência no Santo António em Medicina Interna e que uma doente foi lá, esperou imensas horas para ser atendida porque tinha a pulseira verde. Motivo que a levou à urgência? Tinha sido picada por um mosquito e tinha formado uma borbulha.

Pois muita gente abusa do sistema, por isso é que sou a favor de taxas moderadoras sempre evita que algum pessoal lá vá por tudo e por nada. O SNS24 também faz um excelente serviço, porque se te recomendar ir ao hospital não pagas nada. 
O problema da saúde tem que ser atacado de vários lados, um é aumentar os profissionais de saúde, outro é optimizar a sua atuação e introduzir tecnologias que permitam uma melhor triagem dos casos. Atualmente como é uma área extremamente lucrativa começam cada vez a aparecer mais tecnologias ligadas à saúde.

Link to comment
Share on other sites

38 minutes ago, fluke87 said:

"(...) urgências para doenças ligeiras, gripes, constipações (...)"

Isto não são razões para ir à urgência. Este também é outro problema grave, mas que só se consegue resolver com sensibilização e educação da população. 

A quantidade de pessoas que entope a urgência sem razões para tal é assustador.

Basta ir às urgências ao fim-de-semana, mesmo pré-COVID. Ninguém fica doente ao Sábado ou ao Domingo. É um fenómeno espetacular dos tugas!

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, gosma25 said:

Oh pá, bora lá formar médicos (ou outros profissionais de saúde) ali na chafarica da esquina! Afinal falta apenas vontade política, não percebo! 

Depois queixem-se da falta de qualidade... ;)

Dá-me um motivo para a Universidade Católica não poder formar médicos.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.