Jump to content

Política portuguesa: Eleições, partidos e candidatos


Vasco G
 Share

Recommended Posts

1 hour ago, Revenge said:

Ainda existe muito o pensamento que toda a gente tem de votar no partido que alguém considera que é o "bom", ou são atrasadinhos. Democracia é as pessoas votarem no partido que bem entenderem.

Eu fiquei fddo do Chega ter conseguido colocar um deputado no parlamento, mas foi a decisão de cidadãos que são tão Portugueses como nós e temos de respeitar essa decisão.

Tens extrema esquerda, esquerda, centro esquerda, centro direita, direita e externa direita.

As pessoas votam em quem querem votar.

Não és tu que achas que se deve respeitar a decisão das pessoas?

Não disse que respeitava. Disse que não me cabe a mim dizer se votam bem ou mal mas obviamente não me isentando de ter opinião sobre esse voto.
Eu não sou o detentor da razão ou do juízo que vale e acho que até por isso mesmo, posso ter a minha opinião que é de interpretação livre, e que como qualquer outra opinião as pessoas devem aceitar, podendo concordar ou discordar... Assim como alguém é livre de votar no PNR ou no Chega, eu sou livre de achar que essa pessoa é uma besta. O mesmo vale para o MRPP, para ir buscar um exemplo do outro lado. Se eu acho que essa pessoa votou mal? Claro que sim. Se a minha opinião deve valer mais que a dessa pessoa? Claro que não.

Ptt não confundir o aceitar opiniões diferentes, com o respeitar opiniões diferentes. Este tipo de confusões da linguagem corrente são inúmeras...
Eu aceito que haja pessoas que pensem diferente de mim (q remédio, o mundo é cheio de opiniões diferentes), mas isso não quer dizer automaticamente que respeite as suas opiniões. Neste caso, bem pelo contrário.

Edited by HERiTAGE
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, HERiTAGE said:

Assim como alguém é livre de votar no PNR ou no Chega, eu sou livre de achar que essa pessoa é uma besta.

Por isso mesmo é que o voto é secreto e assim deve continuar. As pessoas têm tendência a julgar as opções das outras pessoas. Podes não concordar com a opção da mesma, mas isso não dá o direito de a julgar e chamar de besta, só porque a opinião dela não vai ao encontro da tua.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tua a gente comentou o início do discurso do Carlos Guimarães Pinto do IL

 

Ele explicou que estava nervoso e estava à espera dos directos das TVs e portanto não podia começar

 

Mas aproveitou a onda

Este é o Twitter dele

lol

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Acho que neste momento, um dos problemas da Política no nosso país está aqui:


PS    36,65%    1.866.407 votos   106 Deputados    17.607*      
                
PSD    27,90%    1.420.553 votos   77 Deputados   18.448*              
                
BE    9,67%    492.487 votos   19 Deputados   25.920*
                             
CDU    6,46%    329.117 votos   12 Deputados   27.426*          
                
CDS-PP    4,25%    216.448 votos   5 Deputados   43.289*           
                
PAN    3,28%    166.854 votos   4 Deputados   41.713*             
                
CHEGA    1,30%    66.442 votos   1 Deputado   66.442*               
                
IL    1,29%    65.545 votos   1 Deputado   65.545*           
                
LIVRE    1,09%    55.656 votos   1 Deputado   55.656*
 

*número de votos por cada deputado eleito
 

 

Esta desproporcionalidade, é intencional, porque assim, na maioria dos círculos eleitorais, está garantida a manutenção dos Partidos "que mandam nesta merda toda".

É por isso que no Baixo Alentejo, mesmo com um troço de 12 km de Autoestrada concluída por inaugurar, mesmo com um aeroporto que não descola, com um hospital que já encerrou a maternidade 6 vezes por falta de obstetras e outras especialidades que vão fugindo para Évora, com um comboio dos anos 60 que semana sim, semana não avaria... passou de 1 deputado do PS, para 2. Perdeu um do PSD e manteve 1 da CDU. Tudo isto com um aumento da abstenção e diminuição de votos.

 

 

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Estou a ver o prós e contras

E começo a pensar que o André Ventura já devia mandar o Santos Silva para o caralho

Eu não gosto do chega nem do ventura nem um pouco mas a tática do PS é não debater. Cada vez que o ventura tenta debater alguma coisa a tática do outro é fazer como os putos tapar os ouvidos e começar fazer barulhos para ninguém ouvir nada

Puta que os pariu

Link to comment
Share on other sites

O Ventura até pode ser alto cromo, vejo muito gente a reclamar dele ter chegado ao parlamento, no entanto eu vejo isto um bocado diferente acho que um gajo destes até pode la fazer alguma falta, agora depende do trabalho que for fazer. Também muita gente dizia mal do gajo do Pan e na realidade foi dos deputados que mais trabalhou. Têm propostas ridículas mas por isso é que estão lá os outros partidos para as recusarem mas depois têm outras boas. 
Eu sou da opinião que num parlamento devemos ter uma maioria relativamente consciente e depois alguns malucos destes, acho que no final saímos todos a ganhar. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A gaja do livre tem de mudar a embraiagem

É impossível acompanhar alguma troca de ideias assim

 

A gaja pode ser muito inteligente mas não dá para debater. Eu também queria ser um jogador da bola e ganhar 1.000.000 mês, mas não sou porque gaguejo a dar chutos

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Estou a ver o debate no prós e contra.. e fiquei sem qualquer dúvida que um iniciativa liberal e um chega já faziam falta há muito no espectro político do nosso país.

Até que enfim que temos alguém que acorde este país para a podridão que é este sistema político.

Edited by And0
Link to comment
Share on other sites

Vi algumas partes mas do que vi, gostei bastante.

A Fátima Campos Ferreira, para variar, tirou-me do sério com as interrupções e as parcialidades.

De resto gostei do gajo da IL se bem que achei que foi um bocado a puxar para o bajulanço do tuga com a conversa do "nós somos muito melhores que isto".
O André Ventura deu para rir, principalmente pelas reacções que os outros tinham ao que ele dizia. As expressões do Augusto Santos Silva então eram de chorar a rir.
Augusto Santos Silva esse que quando fala é daqueles que tem sempre razão. O que os outros dizem é sempre encarado com aquele olhar de profunda estranheza e de quem escuta a maior alarvidade de todos os tempos.
A Joacine do que conseguiu dizer, acabou toda e qualquer frase com as palavras "justiça social". A gaguez não lhe mascara alguma falta de assunto e até de inteligência... Só tem mesmo aquela tecla. Um autêntico e completo vazio. Pode levar a Fátima Campos Ferreira para o parlamento para a ajudar a acabar as frases pq já se viu que tem jeito.
A Mortagua parece apostada em acentuar os níveis de Xanax na sua personalidade fabricada. Toda aquela postura de quem se estuda muito ao espelho e ensaia uma maneira de se apresentar, afinal já fez parte do governo, algo que nela parece ter o efeito tipo pita que até já fuma e até vai ao café...
O gajo do PSD usou o seu tempo para nos relembrar que o PSD afinal parece que até ganhou nestas eleições e que aquilo que foi feito (de bom) nestes últimos quatro anos, já eles tb tinham pensado em fazer. Para além de proporcionar excelentes momentos de humor, como este, ainda foi lá fazer campanha pelo partido ao qual supostamente se deveria opor.

Enfim... Era menino para ver isto todos os dias da semana.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

image.aspx?brand=JN&type=generate&guid=5
WWW.JN.PT

Se os votos brancos e nulos fossem um partido, teriam sido o quinto mais votado nas eleições de domingo, à frente do CDS. Seriam, aliás, um dos poucos partidos com tendência para crescer. Os seus eleitores teriam garantido uma bancada de 10 deputados.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

16 hours ago, Tourniquet said:

Será que se os supermercados tivessem fechados ontem a abstenção tinha sido menor?

 

:popcorn:

Creio que o caminho para isso é mais por ter as urnas abertas 24/7 durante duas semanas não vá o pessoal ter de trabalhar tanto mas tanto que não tem tempo, nem prioridade, para mais nada durante o dia.

:curtain:

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Vasco G said:
o-que-vai-mudar_2019.jpg?mark64=aHR0cHM6
ECO.SAPO.PT

O PS venceu as legislativas deste domingo. O programa eleitoral que foi a votos deixa pistas sobre o que pode vir a mudar na vida de cada um.

 

Vale a pena ler, não votei PS mas concordo com quase todas as medidas. Vou guardar e no fim vamos ver quantas foram cumpridas. 70% era fantástico !

Link to comment
Share on other sites

Esse programa eleitoral é todo um mar de rosas, é só gastar dinheiro, só despesa, não dizem é onde é que o vão arranjar... eu diria que nem 30% disso vai ser cumprido.

Link to comment
Share on other sites

O problema mesmo é que nos próximos 4 anos vamos ter problemas ambientais graves (nos 4 anos provavelmente nos 8 certamente), começando com a falta de água, com o aumento da taxa de descabornização, os já banalizados incêndios, o avanço das águas do mar, provavelmente tempestades violentas,   que vão virar qualquer orçamento do avesso.... já para não falar das questões económicas ( brexit, falta de investimento das economias fortes, preço do petróleo, etc..) que podem ainda condicionar mais o dinheirinho desponível para estas medidas.

Hoje estava a ver a TV e vi uma central de biomassa e fiquei parvo, conseguiram transformar uma boa ideia num atentado ambiental dos piores... o que estavam a queimar eram árvores, ora isso é o pior que podem fazer para a retenção do dioxido de carbono. Muito pior que as centrais termoelectricas normais (que já são muito más). Acho que continua tudo a dormir em relação à libertação de dioxido de carbono.. o facto é que hoje está um dia de verão e o pessoal fica contentinho, quando não tiver água nas torneiras e metade do país completamente seco aí vai votar no pan eheheh.... 

Link to comment
Share on other sites

Joacine_katar_moreira.jpg
JORNALECONOMICO.SAPO.PT

A nova deputada do Parlamento colocou-se de fora de uma coligação governativa, dado prioridade ao PCP e ao Bloco de Esquerda.

 

andre-silva-pan.jpg
JORNALECONOMICO.SAPO.PT

Apesar de não querer coligar-se com o PS ou assinar acordos, o líder do PAN diz que está disposto a ter uma "postura pró-ativa e muito construtiva de diálogo e de pontes com o PS, assim o PS o pretenda".

 

Link to comment
Share on other sites

Falando em votos e afins, lembrei-me que o CGP Grey tinha uns vídeos sobre isto:

 

 

 

 

Acho que vale a pena ver.

Acho que estava na altura de procurarmos alternativas. Claro que não vai haver um método que resolva tudo a 100% e que não tenha falhas... mas o método actual acho que tem vindo a provar que não funciona...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já agora para quem anda preocupado com a abstenção.

Porque é que os cadernos eleitorais não são limpos?  Não faço ideia (nem ninguém faz)  de quantos eleitores já morreram, mas a resposta de um vereador no outro dia foi esclarecedora....

Se limpassem os cadernos eleitorais do meu distrito provavelmente perdiamos pelo menos um deputado! (e dinheirinho)

O último censos foi em 2011 o próximo em 2021 , até lá vai ser esta bagunça...depois vai dar demasiado nas vistas e vai ter de se resolver.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.