Jump to content

Novos passes a 40€


Grilo
 Share

Recommended Posts

2 minutes ago, Vasco G said:

Eu de muito bom grado ia acreditem, se arranjasse emprego para mim e para a maria. Mas isso infelizmente é igual no pais todo: não há.

sabes porque é que não há emprego fora, não sabes?

estas medidas eleitoralistas é que fazem com que isso aconteça

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Perks said:

sabes porque é que não há emprego fora, não sabes?

estas medidas eleitoralistas é que fazem com que isso aconteça

Ele sabe, não quer é saber...

2 minutes ago, systemoff said:

Não pagues, mete na conta.

Ui, so fôssemos por aí...

Link to comment
Share on other sites

Just now, camurso_ said:

E é isso que está mal!

E é isso que tem que mudar!

Compete ao Estado mudar isso, não?

Achas que a cena dos passes é que vai fazer mudar isso, ou é mais ao contrário?

Aqui estamos completamente de acordo. Não, a cena dos passes não vai mudar nada nesse aspecto. Mas vai beneficiar muita gente que é tão prejudicada em tanta coisa.

Mas o que tem de se criticar é a cada vez maior desertificação do resto do país face a Lisboa, Porto e pouco mais. Mas isso é outra discussão, para mim a mais importante de todas. Mas isso já implicaria muito mais do que uns míseros milhões no orçamento de estado.

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Vasco G said:

Aqui estamos completamente de acordo. Não, a cena dos passes não vai mudar nada nesse aspecto. Mas vai beneficiar muita gente que é tão prejudicada em tanta coisa.

Mas o que tem de se criticar é a cada vez maior desertificação do resto do país face a Lisboa, Porto e pouco mais. Mas isso é outra discussão, para mim a mais importante de todas. Mas isso já implicaria muito mais do que uns míseros milhões no orçamento de estado.

Mas em quê????

EM QUÊ??????????

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Perks said:

sabes porque é que não há emprego fora, não sabes?

estas medidas eleitoralistas é que fazem com que isso aconteça

Não são medidas eleitoralistas. É todo um sistema político, económico, cultural e social que está montado à volta das grandes metrópoles. Não é só cá que é assim. Nos outros países é igual.

Just now, camurso_ said:

Mas em quê????

EM QUÊ??????????

Dei-te uma lista lá atrás, não chega? Queres mais ainda?

Link to comment
Share on other sites

Just now, Vasco G said:

Não são medidas eleitoralistas. É todo um sistema político, económico, cultural e social que está montado à volta das grandes metrópoles. Não é só cá que é assim. Nos outros países é igual.

Não, não é!

Pelo menos, não é tão gritante como é aqui!

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Vasco G said:

Não são medidas eleitoralistas. É todo um sistema político, económico, cultural e social que está montado à volta das grandes metrópoles. Não é só cá que é assim. Nos outros países é igual.

Dei-te uma lista lá atrás, não chega? Queres mais ainda?

Fdx, mas para o que deste tens alternativa.

Achas que a malta do Resto do País tem a alternativa que tu tens?

O que será mais fácil, sair de Lisboa ou entrar em Lisboa?

Link to comment
Share on other sites

Just now, camurso_ said:

Não, não é!

Pelo menos, não é tão gritante como é aqui!

Será que não? Conheçes a realidade de países pobres como o nosso?

Não me venhas falar de países como a Alemanha ou a França, muito mais ricos economicamente do que nós.

Como é por exemplo na Roménia, na Bulgária ou na Polónia?

Just now, camurso_ said:

Fdx, mas para o que deste tens alternativa.

Achas que a malta do Resto do País tem a alternativa que tu tens?

O que será mais fácil, sair de Lisboa ou entrar em Lisboa?

Mais fácil é entrar claro. 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Vasco G said:

Como é por exemplo na Roménia, na Bulgária ou na Polónia?

ou seja a tua base de comparação são os países mais pobres da Europa no entanto Lisboa é a única região do país com rendimentos per capita acima da média europeia e que chega a ser o dobro dos rendimentos de alguns dos outros distritos

queres mesmo comparar?

eu já o disse e volto a dizer, não sou contra os passes o que sou contra é saia do estado ao invês do orçamento camarário

se as camaras recebem por munícipe, então de de gastar para os seus munícipes 

Link to comment
Share on other sites

Quero comprar países sim, somos um país pobre, temos de nos comparar com outros países pobres.

Mas é como digo, de bom grado troco a baixa de 20€ no preço do passe se isso significar que posso arrendar um T2 por 200€. Ou pagar 50€ na creche da minha filha. Ou se as compras da semana me custarem 60€ em vez de 120€.

Edited by Vasco G
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, Vasco G said:

Será que não? Conheçes a realidade de países pobres como o nosso?

Não me venhas falar de países como a Alemanha ou a França, muito mais ricos economicamente do que nós.

Como é por exemplo na Roménia, na Bulgária ou na Polónia?

Mais fácil é entrar claro. 

Hã? O QUÊ?????

Então vocês queixam-se do valor das poucas casas que há para arrendar, comparando com o valor salarial de Lisboa com o Interior e tens a lata de dizer isso???

Vocês vivem mesmo alheados do resto do país, nem vou continuar a conversa...

:bye:

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Vasco G said:

Ou se as compras da semana me custarem 60€ em vez de 120€.

Dava jeito perceberes que essa frase na realidade acontece ao contrário nas vilas que não têm a oferta das cadeiras de retalho que há nas grandes cidades. 

A concorrência obriga a preços inferiores.

 

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Perks said:

Se eu pudesse pagar isso por essas coisas aqui na província, pagava-te o passe de bom grado e pagava-te o passe por inteiro

Percebes agora?

Tu não vives na província, vives nos arredores do Porto, que é a mesma coisa que aqui viver em Cascais ou em Sintra.

1 minute ago, GODfromage said:

Dava jeito perceberes que essa frase na realidade acontece ao contrário nas vilas que não têm a oferta das cadeiras de retalho que há nas grandes cidades. 

A concorrência obriga a preços inferiores.

 

Teoricamente isso seria assim, na prática não é. Porque a concorrência faz cartel.

Link to comment
Share on other sites

Just now, Vasco G said:

Tu não vives na província, vives nos arredores do Porto, que é a mesma coisa que aqui viver em Cascais ou em Sintra.

Não, não é!

É parolândia, mesmo.

Mais uma prova que não conheces o país onde vives...

E, mesmo assim, isso impede-o de falar contra o centralismo de Lisboa (o que é completamente diferente de dizer que não há centralismo no Norte, relativamente ao Porto, conforme já disseram, e bem) relativamente ao resto do país?

Link to comment
Share on other sites

Curiosamente quando a deco analisa preços nas cadeias de supermercados, os mais caros não estão no litoral.

Em matéria de produtos não perecíveis os pequenos comerciantes vai muitas vezes comprar aos cash and carry, ou seja, ainda precisam vender ao público com margem que pague este intermediário. Etc.

 

Link to comment
Share on other sites

58 minutes ago, Vasco G said:

Tu não vives na província, vives nos arredores do Porto, que é a mesma coisa que aqui viver em Cascais ou em Sintra.

Não é a mesma coisa, era bom 

Não tenho transportes públicos como Cascais ou Sintra para chegar ao Porto, tenho uma estrada nacional em que demoro mais de 1h00 para chegar apenas à fronteira do Porto, sem transito como a esta hora. Em hora de ponta ia para a 1h30 ou 2H
 

76Vgsei.png

 

A estrada nacional que havia por estas bandas foi metida uma portagem em cima como "medida aproximadora da desigualdade entre regiões" portanto tenho uma Auto estrada que me custa mais do dobro do que a A5 para fazer +- os mesmos Km

 

 

 

achas igual?

Link to comment
Share on other sites

Pensa assim, um gajo em Palmela está considerado como área metropolitana de Lisboa e tem direito a passe com desconto.

Em de Braga, se precisar ir de comboio para o porto todos os dias faço mais 3 ou 4 km mas não tenho desconto no passe da cp.

Link to comment
Share on other sites

On 3/18/2019 at 1:30 PM, Vasco G said:

Ah, para quem acaba em Abril há um transitório, mas quem acabe no fim de Março não, descriminação :rezingao:

Sim, liguei para lá e disseram isso mesmo

"Tem de pensar que depois a partir de Abril é um desconto fantástico!" Foi mesmo assim que o homem me disse ao telefone :facepalm: 

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

Passes-Transportes-Publicos-Bruno-Doming
SHIFTER.SAPO.PT

Os transportes públicos descem de preço a partir de 1 de Abril por todo o país – não só em Lisboa e
Quote

NO RESTO DO PAÍS

Além das Áreas Metropolitanas (AMs) de Lisboa e do Porto, cujas reduções nos preços dos transportes públicos têm sido mais mediatizadas, há duas dezenas de Comunidades Intermunicipais (CIMs) que também receberão financiamento do Estado para baixarem os preços dos transportes públicos e melhorarem a oferta e a rede dos mesmos.

Em algumas regiões, as descidas serão mais significativas que noutras, e existirão mais operadores de transporte aderentes. As novidades não vão chegar a todo o país em simultâneo, mas de acordo com o Dinheiro Vivo haverá tarifários mais baixos em pelo menos cinco CIMs a partir de 1 de Maio. O Dinheiro Vivo compilou também o que irá mudar em cada zona, de acordo com o que já se sabe e já está definido até ao momento:

CIM Alto Minho: (sem informação)

CIM Cávado: menos 10 a 15% nos passes dos autocarros a partir de 1 de Abril. Comboios não incluídos, ligação à AM do Porto fica de fora;

CIM Ave: (sem informação)

CIM Alto Tâmega: existirá uma “forte redução” para estudantes até ao 12º, apenas em período escolar e a partir de 1 de Maio;

CIM Tâmega e Sousa: passe municipal a 30 euros e intermunicipal a 40 euros, com ligação à AM do Porto. Comboios incluídos;

CIM Douro: menos 10 e 15% nos passes, lançamento de forma faseada a partir de 1 de Abril;

CIM Terras de Trás-os-Montes: descidas a partir de 1 de Maio em carreiras de autocarro municipais e intermunicipais, em percentagem ou percentagens a definir;

CIM Oeste: a partir de 1 de Abril, vai existir um passe municipal a 30 euros, um intermunicipal a 40 euros e desconto de 30% nos passes acima de 40 que liguem à AM de Lisboa, à Lezíria do Tejo ou Região de Leiria. Agregados familiares poderão beneficiar de um desconto calculado em função do rendimento do agregado/indivíduo e que poderá arrancar no segundo semestre deste ano. Quanto aos comboios, está a ser negociada com a CP a sua inclusão na redução tarifária;

CIM Região de Aveiro: menos 50% nos passes de autocarros a partir de 1 de Abril. Vão ainda existir descontos nas viagens de autocarro para Coimbra mas não para o Porto;

CIM Região de Coimbra: passe municipal em Coimbra a 30 euros e intermunicipal com redução de 30%, a partir de 1 de Abril;

CIM Região de Leiria: passes municipais e intermunicipais de autocarro descem 50% a partir de 1 de Maio;

CIM Viseu Dão Lafões: (sem informação)

CIM Beira Baixa: passe social com 40% de desconto, idosos e desempregados com 75%. A partir do terceiro passe adquirido com desconto, este passa a ser gratuito;

CIM Médio Tejo: a partir de 1 de Abril, há um passe municipal a 30 euros e um intermunicipal a 40 euros. Para ligações acima dos 40 euros para outras regiões passa a existir um desconto de 30%;

CIM Beiras e Serra da Estrela: (sem informação)

CIM Alentejo Litoral: (sem informação)

CIM Baixo Alentejo: (sem informação)

CIM Lezíria do Tejo: desconto de 35% no passe de autocarro intermunicipal a partir de Abril ou de Maio;

CIM Alto Alentejo: em Abril deverá arrancar uma redução do preço dos passes de autocarros, criando uma harmonização desses preços com a região do Alentejo Central e com o Médio Tejo;

CIM Alentejo Central: (sem informação)

CIM Algarve: os passes de autocarros e comboio reduzem para metade a partir de 1 de Maio.

 

Link to comment
Share on other sites

Vou apenas dar um exemplo de quem se queixa que vem tudo para Lisboa e Porto.

Há uns anos precisava de fazer qualquer coisa na loja do cidadão. Por acaso estava em Viseu, era sábado e fui lá. Um deserto. Qualquer balcão que fosse, eu era o primeiro da fila.

Há uns meses precisei de fazer o passaporte. Como trabalho, o sabado é o dia perfeito. Um dia cheguei às 9h a Odivelas. Fila de km. Quando a LC abriu já não haviam senhas para serviço nenhum. No sábado seguinte, fui ao aeroporto à mesma hora, mesmo resultado.

Consegui fazer o passaporte depois de tirar um dia de férias durante a semana.

O mesmo para hospitais, centros de saude, serviços publicos. Se é para ter igualdade, quero uma loja do cidadão só para mim :) 

E quem diz, se queres o mesmo vem para o interior, eu respondo: Se queres o mesmo que em Lisboa e Porto vem para Lisboa ou para o Porto

Disclaimer.: Normalmente não uso os transportes publicos, por isso não serei directamente beneficiado pela medida.

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

Fiz um apanhado pelas descrições dos descontos. Um padrão se nota, está fodido quem trabalha no porto e vive fora da AM.

Região do Cávado não tem direito a descontos nos comboios (para quem não sabe, vão desaguar no porto). Região de Aveiro, tem descontos nas ligações para Coimbra, mas não para Porto.

Tâmega e Sousa não inclui ligação à AM do Porto.

Ridículo. A 47km de Lisboa as pessoas terão redução nos transportes de ligação à AM de Lisboa.

@Ovelha

Quantas lojas de cidadão tens na zona de Lisboa? Pensaste em ir fazer o que precisavas onde antigamente se fazia (antes de existirem LC)?

Sabes que a loja do cidadão tem balcões (serviços) que permitem tirar a senha da vez pela NET e até marcar hora aproximada a que se quer ser atendido? 

Sabes quantas estradas semelhantes a AE tens para entrar em Lisboa? Provavelmente uma a partir de cada direcção. Sabes quantas chegam a Viseu?

Sabes qual a frequência dos transportes públicos rodoviários de Viseu? Sabes quantos comboios chegam à única cidade do interior de Portugal com uma taxa de crescimento populacional positiva entre os últimos 2 censos nacionais?

Quantas novas estação de metro a malta de Lisboa vai pagar em Viseu?

Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, GODfromage said:

 

Quantas lojas de cidadão tens na zona de Lisboa? Pensaste em ir fazer o que precisavas onde antigamente se fazia (antes de existirem LC)?

 

Bem mais que em Viseu. E mesmo assim em Viseu demorei bem menos tempo. E tinha mais de 20 funcionários só para mim. Incrivel.

 

Quote

Sabes que a loja do cidadão tem balcões (serviços) que permitem tirar a senha da vez pela NET e até marcar hora aproximada a que se quer ser atendido?

Já experimentaste isso em Lisboa ou Porto? Sabes quantos dias depois é que tens senha? Já viste que em Viseu foi só lá aparecer?

 

Quote

Sabes quantas estradas semelhantes a AE tens para entrar em Lisboa? Provavelmente uma a partir de cada direcção. Sabes quantas chegam a Viseu?

E no entanto continuas a demorar mais tempo para chegar a algum lado quando comparado com Viseu.

 

Quote

Sabes qual a frequência dos transportes públicos rodoviários de Viseu? Sabes quantos comboios chegam à única cidade do interior de Portugal com uma taxa de crescimento populacional positiva entre os últimos 2 censos nacionais?

Aqui dou o braço a torcer, mas havendo mais em Lisboa não quer dizer que sejam suficientes.

 

Quote

Quantas novas estação de metro a malta de Lisboa vai pagar em Viseu?

Não percebi. Querias metro em Viseu? Para quê? Qual a vantagem que tiravas disso? Também gostava de ter metro à porta de casa directamente para o trabalho.

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.