Jump to content
  • 0

Rede doméstica Windows 10

Question

Aqui no escritório, temos 4/5 computadores ligados em rede a um outro computador que funciona como servidor e que contém os discos com trabalhos todos.

Acontece que se abrir um ficheiro, ele ao ir buscar ao servidor, dá-me leitura de download de 12Mb/s. O mesmo acontece ao gravar esse ficheiro, ficando com velocidade de upload de 12Mb/s.

Isto parece-me que algo não está bem aqui na rede. É rede Meo e além de router, tem um switch gigabit.

O que posso fazer para melhorar isto?

ps - se estiver a gravar ou a abrir algum ficheiro que se encontre no servidor, o meu próprio pc parece que bloqueia.

12 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Numa maquina qualquer que nao seja o "servidor", mete um ficheiro qualquer de pelo menos 100MB nesta pasta : C:\Users\Public\Documents

Nesse mesmo PC abre um CMD e escreve hostname > Enter

No teu PC abre um explorador de ficheiros e na barra de endereço escreve \\*hostname* (*hostname* sendo o resultado do comando CMD que entraste no outro PC)

Navega ate a pasta Public\Documents e copia o ficheiro para o teu desktop, expande as infos para veres a velocidade.

Se a velocidade for boa, o problema vem do "servidor", se tambem for rasca vem da rede/switch.

• Like 1
  • 0

Estão ligados ao router da MEO via cabo ou WiFi?

Confirmas que o servidor está com a porta de rede a 1Gbps?

12mb/s ronda o limite do que um switch a 100Mbps consegue fazer, dai a questão.

• 0

Era isso mesmo que ia dizer. E o servidor/pc clientes têm porta de rede gigabit? Qual o tipo de cabo utilizado (Cat5/5e/6)? A ligação está detectada como 1000Mbps ou 100Mbps nas placas de rede? Há problemas de escrita no disco do servidor? Qual o tipo de disco?

Há muitas variáveis.

Edited by Ilusi0n
  • 0

Os PCs estao ligados ao switch ou ao router?

Nas propriedades da placa de rede nos PCs da rede tens isto?

lnaGlQ3.png

Edited by skaazi
  • 0

Acho que deste a resposta, o servidor esta numa ligacao 1Gbps, mas mesmo que os PCs estejam todos a 1Gbps no switch, o proprio switch liga ao servidor a partir de uma porta 100mbps no router.

Muda o servidor para o switch e muda a ligaçao do switch para a porta giga do router (se tiveres net a mais de 100mbps, senao podes deixar estar o switch na porta a 100mbps).

Edited by skaazi
  • Like 1