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‘Carros a diesel não terão valor daqui a 4 anos'


Miguel1979
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Se avançarem com essas restrições nas cidades para os carros a diesel acredito que haja manifestações. 

Lembrem-se que a maioria dos portugueses não tem disponibilidade financeira para andar a trocar de carro, por capricho do governo. 

No horizonte de 4 anos acho improvável o país aumentar a rede de carregamentos elétricos, em como todos os condomínios procederem a alterações e reforço dos quadros elétricos para todos poderem ligar os carros. 

Se me falarem que num horizonte a 10 anos, as coisas comecem a mudar, eu acredito. A 4 anos, não mudará de certeza, porque daqui a 4 anos será novamente período eleitoral e um governo nunca irá aprovar medidas que penalizem a maioria dos portugueses ou as pequenas empresas. 

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10 minutes ago, cyberurbis said:

Se avançarem com essas restrições nas cidades para os carros a diesel acredito que haja manifestações. 

Lembrem-se que a maioria dos portugueses não tem disponibilidade financeira para andar a trocar de carro, por capricho do governo. 

Portugueses a fazer manifestações? Pois sim...

Isto vai ser aos poucos, mas o futuro é proibir os carros a diesel totalmente. Por exemplo a partir de Julho deste ano, carros a diesel com matricula antes de 2001 não podem entrar em Paris e em 2021 os carros com matricula antes de 2006. Daqui a uns tempos sobem a data da matricula até proibirem completamente. Não podem é proibir tudo de uma vez ou causam um crash.

Já para não falar da Alemanha que está a tomar a dianteira neste assunto.

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Alemanha tem licença para banir carros Diesel imediatamente

Depois de terem sido os preferidos da indústria automóvel e do público, os motores Diesel são agora indesejados pelos legisladores e políticos, depois do escândalo Dieselgate, onde os construtores automáticos reportaram valores falsos de emissões poluentes às autoridades. Agora, começam a surgir as primeiras medidas para retirar automóveis movidos a gasóleo das cidades, com a Alemanha a tomar a dianteira.

Um tribunal de Leipzig decidiu esta semana que as cidades alemãs podem começar a criar legislação para banir os carros Diesel com efeito imediato, apesar dos construtores automóveis baseados na Alemanha terem feito lóbi contra esta medida. O juiz recomendou que fossem proibidos de entrar em cidades alemãs os automóveis que não cumprissem os critérios anti-poluição Euro 5, que entrou em vigor em 2009. No entanto, estes terão pouca vida útil e deverão ser alvo de uma proibição no próximo ano.

Deverão ser feitas exceções para residentes e para veículos comerciais ou transportes públicos. Com esta proibição, as cidades alemãs esperam poder reduzir os níveis de certos poluentes na atmosfera de modo a cumprir a legislação da União Europeia. Os motores a gasóleo emitem menos dióxido de carbono que os motores a gasolina, mas produzem quantidades superiores de nitróxidos e partículas prejudiciais à saúde. Nada menos que 28 cidades alemãs, incluindo Munique (casa da BMW) e Frankfurt, querem eliminar este perigo potencial para os cidadãos.

diesel_00.jpg
PPLWARE.SAPO.PT

Um tribunal alemão deu luz verde às cidades de Gelsenkirchen e Essen para estas proibirem a circulação de veículos poluentes em auto-estradas.

 

Se ainda acham que não existe razão para se afirmar que os carros a diesel vão começar a perder valor...


Já agora, outras cidades:

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Países proíbem a circulação de carros a gasóleo

Para a desejada promoção da qualidade do ar, a proibição de circulação dos carros a gasóleo volta a estar na ordem do dia. Conheça o novo cerco ao Diesel.

Na Alemanha, o quarto maior produtor de automóveis do mundo, os tribunais acabam de declarar que Düsseldorf e Estugarda são agora cidades que possuem legitimidade para aprovarem medidas que travem os níveis de emissões de óxidos de nitrogénio (NOx), validando, por exemplo, a possibilidade daqueles municípios limitarem ou impedirem a circulação de carros com motores a gasóleo.

Copenhaga, capital da Dinamarca, prepara-se para a introdução de uma medida semelhante, já no próximo ano. Mas, o cerco aperta: a circulação de carros a gasóleo será limitada em Londres a partir de 2019 com a introdução das chamadas zonas de “emissões ultrabaixas”, que prevê até a aplicação de taxas específicas. Ao mesmo tempo que se confirma que os automóveis a gasóleo serão também proibidos em ruas de Atenas, Madrid, Paris e Cidade do México até 2025.

Medidas também a Oriente, nomeadamente na China, o maior mercado automóvel do mundo, onde existem planos concretos para banir a circulação, mas também proibir a produção e a comercialização de automóveis movidos por combustíveis fósseis, com o Diesel, naturalmente, entre os alvos a abater. A Índia, um dos países mais poluídos do globo, acompanhando a tendência, anunciou que em 2030 só comercializará automóveis equipados com motores elétricos.

Hamburgo trava carros a gasóleo já!

Enquanto muitas cidades ainda fazem contas ao real impacto de uma medida deste tipo, Hamburgo avança para a proibição do Diesel, tornando-se a primeira cidade da Alemanha a impedir a circulação de carros a gasóleo nalgumas das suas artérias. A proibição é ainda parcial, pois a limitação só afeta automóveis (ligeiros e pesados) que não cumpram a mais recente norma de emissões Euro 6. Para trás ficam todos os modelos produzidos antes de 2014; segundo fontes do município são cerca de dois terços dos veículos Diesel matriculados naquela cidade alemã. A medida prevê um regime de exceção apenas válido para os transportes públicos, veículos camarários e residentes nas artérias afetadas pela limitação.

Será o princípio do fim dos carros a gasóleo?
A verdade é que o combustível que foi durante muito tempo o preferido em quase todos os mercados com peso no Velho Continente, Portugal incluído, está na mó de baixo. Desde setembro de 2015, coincidência ou não, depois do escândalo da manipulação dos gases de escape que afetou milhões de motores do Grupo Volskwagen, os níveis de popularidade do gasóleo caíram a pique, coincidindo com o início de novas estratégias ambientalistas com vista à limitação ou a completa erradicação daquela tecnologia. Olhando apenas para a Europa, no ano passado as vendas de viaturas com motores a gasóleo desaceleraram mais de 7%, para uma quota de mercado de 43,7%, (representa 6,76 milhões de vendas), a mais baixa da última década…

E se as emissões não desaceleram?
Seja por uma questão meramente de imagem, resultado do muito bom avanço das mecânicas a gasolina ou até consequência das limitações que se anunciam, a verdade é que as vendas de automóveis a gasóleo estão a descer em mercados onde há muitos anos apenas aumentavam. O novo problema é que, de forma algo irónica, a consequência mais direta e imediata desta redução das vendas dos Diesel é o aumento de gases de escape nas cidades. Isso mesmo: descem as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx), sobem outros índices de poluição. Neste último ano, a média de emissões de dióxido de carbono (CO2) dos dez maiores fabricantes europeus subiu 113,8 g/km. Ou seja, mais 1 grama do que os valores médios apresentados em 2016. Na Europa, o objetivo para 2021 é de 95 g/km e, pelos vistos, cortando o Diesel, não fica mais perto…

 

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Opel corsa, ficou-me 1586 euros já com a documentação toda tratada. Sim é já com as novas com o selo verde que permite estacionar nos parques. Até agora nenhum desgaste anormal e da-me impressao até que oleo dura mais mas não tenho a certeza

Edited by MotorBreath
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Não consigo é entender esta "caça às bruxas" em relação ao gasóleo.

Há uns anos, recordo-me de ter lido algures que o gasóleo poluía menos que a gasolina.

Não tenho nada contra carros a gasolina. Tanto circulo com uns como com outros. Mas se em Portugal se passar de gasóleo para gasolina (quem fica a ganhar é o Estado, por causa dos impostos sobre os combustíveis.

Depois temos as empresas, que vão sempre continuar com o gasóleo.

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É fácil de entender.

Imagina as obras todas que terão de ser feitas, imagina o dinheiro todo em equipamentos, upgrades na rede elétrica, a propria transição de um mercado enorme que é o diesel para o elétrico. As novas oportunidades que há, quer seja ao nível monetario, lobbies, político e social (do nada começm a aparecer os papagáios da retórica da defesa do ambiente pq é isso que os vende), etc etc, etc e por aí fora. Um mundo de oportunidade.

E aposto que daqui a uns aninhos vamos descobrir que a EDP andou a pagar a muito boa gente para isso. Não é nada difícil de antever...

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25 minutes ago, cyberurbis said:

Depois temos as empresas, que vão sempre continuar com o gasóleo.

E porque não o gás natural?

As empresas de transportes de passageiros estão a ir por esse caminho. Por exemplo, a atual frota da STCP é, maioritariamente, a gás natural. Mas a Carris, SMTUC, TUG, TUB e outras que tal também já vão investindo em frotas deste tipo.

Curiosamente, o transporte de mercadorias não aposta no gás natural e não faço ideia porquê... poucos postos de abastecimento? :unsure:

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57 minutes ago, cyberurbis said:

Não consigo é entender esta "caça às bruxas" em relação ao gasóleo.

Há uns anos, recordo-me de ter lido algures que o gasóleo poluía menos que a gasolina.

Isto tudo começou quando o grupo volkswagen foi apanhado a mentir nos valores das emissões nos seus carros. Depois entretanto descobriu-se que não eram apenas eles a mentir. 

Aliás, tendo isso em conta, duvido muito que os carros a gasóleo poluam menos que os a gasolina.

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Com os triple filter de partículas e filtros para tudo e mais alguma coisa nos carros a diesel, não creio que seja muito irrealista.

Mais, tendo em conta que consome menos combustível, liberta menos gases com efeito de estufa cm o CO2

Pode não poluir muito menos que gasolina mas tb não deve poluir mais.

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39 minutes ago, HERiTAGE said:

N dá guito... Já viste a miséria que custa o gás natural?

Ai não dá. Quando há uns 10 anos houve a loucura das conversões, só à conta do falatório, os preços dispararam uns 15 cêntimos. Depois perceberam que afinal não havia assim tanta procura e a coisa estabilizou. 

Amanhã as marcas banalizavam motores bi-fuel e o mercado combustível tratava de ir buscar o lucro ao gpl. De repente os custos "de produção" aumentavam porque um gajo limpou o cú a papel na China e deitou o mesmo ao chão.

Gás natural ainda não é opção porque a rede consegue ser ainda pior do que a de abastecimento de carros elétricos.

Edited by GODfromage
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5 hours ago, GODfromage said:

Nunca vivi num prédio por isso uma questão. A electricidade da garagem entra na factura do condomínio? 

Existe um cartão que pode ser carregado pela Administração do prédio e que desbloqueia o carregador. Ele paga a electricidade ao condomínio.

 

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Foi exatamente a nova lei da Alemanha que me fez arranjar grande negocio com um carro a gasoleo (Lancer 2.0 DiD 2008 com chip 170hp, jantes 16" com pneus inverno e 18" com verao, sistema de som Rockford Fosgate, bancos de cabedal, bodywork estilo Evo por +- 4500euros) ponderei se seria uma boa ideia e decidi arriscar, pensei investir no eletrico ou hibrido mas os carros sao todos ou feios para xuxu ou caros para crl, pensei no LPG mas nao posso estacionar em nenhum subterraneo aqui com isso e no inverno estou constantemente a caça de lugares cobertos (carro arranca muito mais rapido e nao tenho 5cm de gelo a raspar, o que me poupa os braços e poupa a chapa e esqueleto, a corrosao aqui é um grande mal devido a neve derretida misturada com o sal das estradas, foi o que acabou por dar cabo do Astrazito que tinha antes, motor impec mas o esqueleto estava para partir ao meio).

Enfim, no dia de hoje e com mente num futuro proximo, o carro a gasoleo mesmo assim nao me pareceu um investimento tao mau.

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Volto a dizer, não acredito nisto a menos de 10 anos.

E acredito que isto só vá ter impacto a sério nas 2 grandes Áreas Metropolitanas e no resto do país, a maioria vai continuar a usar os bólides velhos até gradualmente desaparecerem. 

Edited by cyberurbis
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56 minutes ago, cyberurbis said:

Volto a dizer, não acredito nisto a menos de 10 anos.

E acredito que isto só vá ter impacto a sério nas 2 grandes Áreas Metropolitanas e no resto do país, a maioria vai continuar a usar os bólides velhos até gradualmente desaparecerem. 

Estamos a falar de baixar o valor comercial. Ora se começam a existir restrições ao uso dos diesel, como é obvio, o valor dos mesmos desce.

Logo, é bom negócio comprares um Diesel hoje, a pensar que o vendes em 2ª mão daqui a 6 ou 7 anos? Até aqui os diesel desvalorizavam menos que os a gasolina, mas isso vai inverter que é um instante.

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@Revenge, se tudo acontecer num horizonte de 10 anos, o mercado automóvel vai adaptar-se sem grandes problemas.

10 anos é imenso tempo. O problema foi o Ministro afirmar 4 anos. Isso é que assustou o pessoal.

Quem tem dinheiro compra carro novo, quem nunca teve dinheiro para novo e sempre comprou usado, vai continuar a comprar usado e todos os veículos mais velhos vão sendo encostados para as sucatas.

Toda a questão que se colocou foi mesmo pelo "alarme" do Ministro que apontou para 4 anos.

Nem o Aeroporto do Montijo, vai estar construído daqui a 4 anos, quando mais...

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1 hour ago, cyberurbis said:

10 anos é imenso tempo. O problema foi o Ministro afirmar 4 anos. Isso é que assustou o pessoal.

Eu só vi o titulo sem ler a noticia, mas o que ele disse é que os Diesel vão acabar em 4 anos ou que o valor dos carros a Diesel vão valer muito pouco daqui a 4 anos?

É que a primeira é impossível de acontecer mas a segunda é muito provavel. Aliás, já se começou a sentir isso em 2018.

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Wishful thinking misturado com tentativa de influenciar os mercados e ir fazendo as coisas à medida que o resto vá mudando.

Metam na cabaça que pouco ou nada vai mudar no panorama automóvel em 10 anos. Há 10 anos saiu o primeiro Tesla... Pouco tempo depois já se faziam previsões para cenários completamente ridículos nas próximas décadas, tudo a cavalo de uma hipotética batalha contra a poluição e aquecimentos globais e o crlh a 7 à mistura.

Hoje em dia continuamos no "eish, os elétricos estão mesmo para rebentar!", mas as coisas, quer queiram, quer não, continuam na fase de "novelty". Fazem-se comparações com cenários incompatíveis, realidades diferentes e projeções extremamente optimistas, tudo pq há dinheiro para ser ganho e propaganda política para cavalgar.

Os mercados emergentes (India, por exemplo) vão continuar a precisar de carros. Se um gajo que mora na Buraca, arredores de Lisboa, já se vê grego para ter um spot para carregar as pilhas do brinquedo, imaginem um gajo em Deli... Quem fala em Deli fala nos outros países todos. O mundo não é só Europa... Vai haver procura para carros que não sejam as gadgets do momento mas sim para veículos com autonomia de jeito, tecnologia provada e fiável, com manutenção que não seja preciso fazer um estágio na NASA, etc. E se a Mercedes ou a BMW ou n sei quem, não os quiser fabricar, então alguém o vai fazer.

Portugal esta tudo menos preparado para banir o diesel. Em vez de pensarem na adaptação do mercado à transição, como argumento de não verem o pq de tal cenário não vir a acontecer, pensem antes na adaptação que Portugal vai ter que fazer para fazer a transição e percebam pq é que tal não vai acontecer em 10 anos... Muito menos em 4 anos para justificar a previsão de mercado feita por este Ministro. Devia estar drogado, o homem. Só pode...

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Esse cenário a acontecer em 4 anos (totalmente improvável), do ponto de vista das Finanças, seria ouro sobre azul para o Governo. 

Imaginem o aumento das contas de electricidade (mais IVA cobrado) + impostos sobre veículos (gasolina) + impostos sobre a venda de combustíveis (gasolina). 

Ia ser um aumento brutal de receitas! 

Tudo a esfregar as mãos! A EDP (Chineses) e a EFACEC também agradecem! 

Edited by cyberurbis
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