Jump to content

Câmaras Smartphones


Stone
 Share

Recommended Posts

cameras-gs6-g6-pixel-iphone7.jpg

Um tópico dedicado apenas às câmeras de smartphones. Podem partilhar as vossas fotos tiradas com os telemóveis, definições utilizadas, notícias, pontuações, etc.

Isto vem na sequência de um desafio interessante promovido pelo MKBHD. Basicamente fez um concurso cego onde os users votavam na que consideravam a melhor foto até se chegar a um vencedor. Já há um mas ainda não se sabe qual que vai ser revelado num vídeo.

 

Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, GODfromage said:

Isso foi point and shoot?

Sim, os Pixel também não têm opções avançadas, pelo menos na app da Google que é a única que uso.

A primeira foto e a dos gastos foi no modo Retrato e a última é um panorama recortado. 

O panorama foi automaticamente criado pelo Google Fotos com base em algumas fotos na vertical da esquerda para a direita. Também alterei a cor/luminosidade usando o modo automático do Google Fotos. 

Nenhuma das fotos foi alterada fora do Google Fotos (usando Lightroom por exemplo) é, se não estou em erro, a única em que alterei algo foi mesmo a última porque o white balance (não sei o nome em português) estava um pouco off.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Spoiler

Não fiquei chocado com os resultados.

Público em geral, melhor foto = foto mais saturada e com mais brilho, para não falar que se perde sharpness no instagram/twitter porque há compressão. 

Basta ver quando ele mostrou a foto do iPhone com o BlackBerry, para perceber que fatores levaram a maioria das pessoas a escolher determinada foto. BlackBerry, muito menos sharp e um noise reduction enorme, e mesmo assim ganhou.

 

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, por se ter partilhado as fotos através do instagram, como a compressão acaba por afectar as fotos duma maneira parva, a maioria do pessoal foi induzido em erro.

Por um lado, o testo é grande fail. No entanto, se tivermos em conta que a maioria dos utilizadores acabam por só partilhar as fotos através de redes sociais, o teste até acaba por chegar a uma conclusão interessante.

Gostava era de poder comparar os ficheiros originais para ver a diferença por mim mesmo.

Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, iNSPiRE said:

Ou seja, por se ter partilhado as fotos através do instagram, como a compressão acaba por afectar as fotos duma maneira parva, a maioria do pessoal foi induzido em erro.

Por um lado, o testo é grande fail. No entanto, se tivermos em conta que a maioria dos utilizadores acabam por só partilhar as fotos através de redes sociais, o teste até acaba por chegar a uma conclusão interessante.

Gostava era de poder comparar os ficheiros originais para ver a diferença por mim mesmo.

Não concordo nada com isso.

Se calhar 90% da malta que dá mais 400€ por um telemóvel que tem uma câmara toda pipichu, depois vai tirar fotos para o Instagram. E este teste (que não sei como pode ser fail) só vem provar que um Pocophone (por exemplo), para esse objectivo de tirar fotos para as redes sociais, chega, sobra e ainda fica melhor que os iPhones desta vida.

Achei este teste muito interessante e bastante útil, até. :y:

Link to comment
Share on other sites

Ele diz que foi fail e induziu em erro. O "no entanto" foi para "apesar de fail" ser minimamente interessante.

Eu não concordo que tenha sido fail nem tenha induzido em erro. Foi um teste que surpreendeu e que foi feito para +90% dos use-cases.

Link to comment
Share on other sites

On 12/4/2018 at 9:46 PM, Mini0n said:

Ele diz que foi fail e induziu em erro. O "no entanto" foi para "apesar de fail" ser minimamente interessante.

Eu não concordo que tenha sido fail nem tenha induzido em erro. Foi um teste que surpreendeu e que foi feito para +90% dos use-cases.

Achei que o teste foi "fail" no sentido em que, à partida, malta como nós que curte de tecnologia e está minimamente dentro do assunto, todos esperavamos um Pixel 3 XL, um iPhone XS Max, ou um Huawei Mate 20 Pro no topo.

Tendo em conta que - à excepção do Mate 20 Pro - praticamente todos os flagships foram eliminados logo de início, e todos nós sabemos que todos eles têm melhores cameras que os telemóveis com quem foram comparados. Nesse sentido, é bruto fail logo aí.

O mais interessante do teste acaba por ser:

 

1) A maioria de utilizadores acabou por preferir as fotos com mais luminosidade, em vez de terem em conta todas as outras metrics que fazem uma boa câmera: dynamic range, sharpness, lack of noise, white balance, etc. (não sei a maioria dos termos em português, perdão)

e/ou

2) Independentemente de terem sido "induzidos em erro" ou não, a compressão feita pelas plataformas acabou por assassinar por completo aquelas características que saltam logo à vista da maioria das pessoas que dão logo a vantagem às melhores câmeras/telemóveis

 

Outra cena que alguém mencionou acima se não estou em erro (se calhar li no reddit ou youtube, não sei) é o facto do sujeito ser preto em vez de branco, e a percepção a nível de qualidade de cada foto em princípio há-de variar, tendo em conta que muitos destes telemóveis (os Pixel sendo provavelmente os melhores exemplos) fazem grandes magias a nível de software que "embelezam" as fotos, e os resultados possivelmente serem bastante diferentes caso o sujeito tivesse pele mais clara.

Mas sim, continuo a achar que foi fail nesse sentido, apesar de extremamente interessante e até útil de certa forma. 

 

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que não houvesse compressão acredito que os resultados seriam os mesmos. A maioria não é tech savvy e iriam para a foto que mais lhes agradaria sem fazerem zoom e prestarem atenção a detalhes. 

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
On 9/11/2019 at 12:58 PM, dastinger said:

Eu falo das câmaras quando vir a comparação entre este Pro e a gama Galaxy e/ou Pixel. Creio que nem nisso vão ganhar por assim tão larga margem (se é que ganham de todo). 

Já tiveste oportunidade de ver alguns vídeos? As reviews mostram que está muito boa e o Night Mode está tão bom ou melhor que o do Pixel 3, principalmente a nível de manter as cores reais.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 2 years later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.