Jump to content

Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
 Share

Recommended Posts

A ideia do vídeo era precisamente provar que este tipo de limpezas são ineficaz, apesar de ajudar em alguns casos. Interessante alguém ter experimentado :-..

Tenho algum interesse em arranjar uma máquina de aspiração em breve e ver se isso realmente faz diferença. Tenho alguns bons candidatos para isso. 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Ando a pensar seriamente naquele DIY que mostrei atrás, o Squeaky Clean Vinyl MK-III:

black_with_rular_grande.png?v=1503975880
SQUEAKYCLEANVINYL.COM

I have sold many of these all over the world and it is absolutely the working mans RCM. Google is my friend, as well as yours, so please search away and find out how popular this is for a fraction of

Fica por 110€ + o preço de arranjar um aspirador que suporte líquidos (que não tenho).

Também ando a ver o OKKI NOKKI RCM:

WWW.AMAZON.CO.UK

Free delivery and returns on eligible orders. Buy Okki Nokki RCM Record Cleaning Machine White at Amazon UK.

Falam muito bem desta, mas já vai para valores superiores ao que queria pagar (~500€).

Também falam bem da Moth MK2:

Img136__62814.1352033960.220.220.gif?c=2
WWW.BRITISHAUDIOSTORE.COM

Moth Record Cleaning Machine MK2 Kit

Mas fica igualmente nos 450€.

Resumindo, só para mim é um investimento que não queria fazer, portanto a melhor opção em cima da mesa é mesmo o Squeaky Clean + um aspirador de líquidos.

Edited by Ilusi0n
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, o problema é mesmo a alfândega. Nunca te vai ficar por esse valor. Quanto a aspirador de líquidos, pegas num recipiente de vidro ou plástico duro com tampa de rosca grande. Fazes dois furos do diâmetro dos tubos dum aspirador. Metes um tubo que vai ao aspirador e outro que vai ao disco. Qualquer aspirador passa a aspirar líquidos. 

Eu gosto muito desta por causa do preço e vir da UE. O único problema que lhe apontam é a máquina aquecer depois de limpar 10 discos e teres de parar de a usar durante uma horita praí. 

WWW.QVK-SHOP.DE

Kompakte und leistungsstarke manuelle Plattenwaschmaschine. Befreien Sie Ihre Vinylschätze von Schmutz und Staub. Die Klangqualität der Schallplatt...

 

Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, dastinger said:

 

Esse último do Charlie Parker não conheço, mas basta ser Charlie Parker para ser bom, pelo menos a nível musical. É um álbum ao vivo? 

Quanto à limpeza, sem dúvida que é essencial. E, ainda assim, uma esponja daquelas não vai tirar a sujidade a fundo. Compra um paint pad e adiciona-o ao método e acredito que ouças diferenças. A passagem final por água destilada e álcool é essencial para evitar que possíveis minerais sequem na superfície do disco :y:

O Charlie Parker é ao vivo em 1950 (o disco é de 1955) o que é uma limitação em termos de qualidade de som... mas vale a pena pela qualidade da música. O disco já veio limpo profissionalmente, mas tinha um nivel enorme de ruidos, depois da minha lava melhorou 20%, já não incomoda a ouvir a música mas está presente....vou usar o ultimo método (para quem não tem máquina e não quer pôr colas) e ver o que dá .... o pega monstros da pro-ject ! Depois digo se melhorou ou se já não há nada a fazer!

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O problema dos pega monstros (bom nome lol) é o mesmo que dos outros métodos. Não chega, na totalidade, aos grooves. Para além de não diluir a sujidade que pode estar agarrada. Mas pode ajudar mais um pouco, depois diz :y:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On 3/8/2019 at 1:47 PM, dastinger said:

O problema dos pega monstros (bom nome lol) é o mesmo que dos outros métodos. Não chega, na totalidade, aos grooves. Para além de não diluir a sujidade que pode estar agarrada. Mas pode ajudar mais um pouco, depois diz :y:

Ajudou um bocadinho, passei a completar o processo de lavagem com uma passagem do secador de cabelo ..a frio claro, após 24 h de secagem. O secador é bastante forte pelo que sempre saltam mais algumas impurezas. Tenho comprado algumas maravilhas por 1 € , algumas com as capas meias desfeitas mas os discos VG, VG+ , discos da década de 50 e 60 a maioria de música classica ou orquestras ligeiras. Comecei a juntar discos Phase4 DECCA que são gravações fantásticas, a música em si é meio secundária mas o gozo que dá ouvir aquele palco sonoro, como por exemplo neste disco.spacer.png... e pensar que comprei isto por 1 € !

 

Já agora encomendei isto

s-l1000.jpg
WWW.EBAY.COM

Magnification: 1600x/ 1000x(You can choose). Microscope: 11x3cm. ● 1 x Microscope. ● USB, more convenient to connect the computer. ● Professional, more versatile, can be applied to laboratory research, electronic components, jewelry identification, etc. | eBay!

Vai me servir para muitas coisas, mas em relação aos discos e à aparelhagem serve para ir controlando a agulha e tirar dúvidas sobre a limpeza dos discos ...por 11€ acho que vale a pena.

Edited by ruit
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ainda voltando à lavagem dos discos, andei à procura de paint pads e nada ! Acabei por comprar uma recarga de rolo de pintura de verniz (esponja suave) e hoje resolvi experimentar. O resultado foi bastante superior às escovas da louça normais. E têm a vantagem de limpar toda a largura do disco simultaneamente. Alguém já experimentou isto?

Link to comment
Share on other sites

Eu já tinha avisado na thread que não valia a pena andarem a correr as lojas físicas à procura disso. Eu corri as capelinhas todas, não há à venda em Portugal simplesmente. Se querem paint pads, têm de comprar online.

Quanto ao que falaste @ruit, parece interessante mas nem sequer estou a ver do que estás a falar. Podes tirar uma foto, por favor?

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, dastinger said:

Eu já tinha avisado na thread que não valia a pena andarem a correr as lojas físicas à procura disso. Eu corri as capelinhas todas, não há à venda em Portugal simplesmente. Se querem paint pads, têm de comprar online.

Quanto ao que falaste @ruit, parece interessante mas nem sequer estou a ver do que estás a falar. Podes tirar uma foto, por favor?

yjVV5bY.jpg
IMGUR.COM

Post with 0 votes and 0 views.

Arrisquei e lavei uns 25 estou satisfeito com o resultado e com o preço, foi comprado no chinês e acho que foi menos de 2 €. Mas tem de ser rolo de verniz  porque é macio . Se alguém quiser arriscar é por vossa conta eheheh ! Estou à espera do microscópio para tirar conclusões sobre a lavagem.

Já agora quanto tempo está um disco a lavar na máquina @dastinger ?

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Epá, a questão é que continua a não ter fibras que entrem nos grooves para levantar a sujidade. O paint pad tem uns pelos muito fininhos, mas em grande quantidade que penetram os grooves e tiram grande parte do que lá está e não devia estar. Até acredito que essa esponja possa dar melhores resultados que a da louça, mas continua a não ser o ideal imo.

48 minutes ago, ruit said:

Já agora quanto tempo está um disco a lavar na máquina @dastinger ?

Qual máquina? A resposta a essa pergunta varia bastante de acordo com que máquina/tipo de máquina estás a falar.

Link to comment
Share on other sites

Andei a ver os paint pad como tu dizes (genuínos) acabam por ficar no minimo perto de 40€ (com transporte) a maioria são do material igual ao rolo que te mostrei na foto! Já chegou o microscópio. Pra semana nas lavagens semanais filmo o antes e depois !

Link to comment
Share on other sites

@ruit

Estás enganado. Pela tua foto, o rolo que tens não aparenta ter fibras tipo pelos, certo? É simplesmente uma esponja porosa. O paint pad não tem nada a ver. E encontras muito mais barato do que €40.

WWW.AMAZON.ES

Shur-line - Utensilio para pintar esquinas con 2 guías, 2000863: Amazon.es: Amazon.es

Aqui por exemplo. Com portes fica a €17. Esse é igual ao meu.

Link to comment
Share on other sites

Encontrei pad de polir na norauto que são semelhantes e têm uma face com pelo de microfibra, vou comparar resultados. Já agora o microscópio até assusta. V~e-se que o disco precisa de ser limpo mas nunca pensei que fosse assim! (isto é uma frame do filme)

kaNRhUq.jpg
IMGUR.COM

Post with 0 votes and 0 views.
l6TNX03.jpg
IMGUR.COM

Post with 0 votes and 0 views.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

O tópico tem andado muito parado. A minha coleção tem aumentado, e tem-se centrado em discos de orquestras dos anos 50,60,70. Fiz cerca de 50 aquisições o mês passado, algumas pechinchas fantásticas... Como por exemplo o primeiro lp da Maria João Pires todo sujo por 1€. Depois de lavado ficou muito bom e vale cerca de 60€!

A maioria das gravações de 1960-70 que comprei dão um baile às gravações atuais. Principalmente as phase4 spectacular da decca. 

Ja agora encontrei na fnac o back to Black da Amy Winehouse, edição americana! Não sabia que também importavam discos das américas. 

Link to comment
Share on other sites

Eu ando muito parado nas compras. Infelizmente o dinheiro tem ido para coisas mais importantes do que discos e nem sequer ando com muita vontade de pegar neles daí andar sem acrescentar muito ao tópico ultimamente.

Quanto à Fnac, até pode não ser importado dos US, basta esse disco ter tido distribuição internacional através da Universal. Acontece muito :)

É uma sensação incrível encontrar essas pechinchas como a que falaste da Maria João. Por acaso não tenho nada dessa época da Decca porque raramente compro música clássica, mas um dia hei de virar-me para aí. 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Bem, de volta ao ativo! 

Recebi estes dois da Amazon e comprei o "When My Heart Sings" do Bill Evans. OJC de 2009. 

Estas reissues da Blue Note são para celebrar o 80° aniversário da label e, depois do falhanço dos discos de 75° aniversário, parece que aprenderam a lição. Masterização 100% analógica, das fitas originais feita pelo Kevin Gray. Por €20 cada álbum, não arranjam jazz desta qualidade em mais lado nenhum. E estão disponíveis na Fnac caso não queiram comprar online. Vão ser lançados cerca de 3 álbuns de cada vez até 2020 e há a possibilidade de continuar para lá disso. 

Btw, uma das fotos de cima mereceu um like no Instagram do senhor Herbie Hancock :-..

E8PkOFU.jpg

Também estou à espera do álbum Diane do Chet Baker com o Paul Blaine. Reissue de 2017 da SteepleChase (dinamarquesa) muito consagrada a nível de som e daquela que eu considero ser a melhor fase do Chet tanto a nível do trompete como vocal. 

@Ilusi0n Já voltaste ao ativo?

@ruit Onde andas a torrar dinheiro? 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nice! Vou ver essas edições que falas.

Ainda não voltei totalmente... Tive o meu sistema desmontado umas semanas, porque o meu puto fez anos e levei o amplificador e as colunas para o espaço das festas para aproveitar o facto dele ter Bluetooth e passar alguma música para os putos. Quando voltou ficou desmontado até ao fim de semana passado, que foi quando tive vontade de montar tudo novamente :-.. 

Eu sou um gajo de fases, (ainda) não me vou começar a desfazer da colecção, mas já me passou pela cabeça. Agora estou numa fase de completar outras colecções. Mas quase todas as semanas meto uns discos a tocar e vou fazendo outras coisas.

Link to comment
Share on other sites

Eu comprei isto (BIRD - banda sonora do filme - reedição) . edição americana limitada a 500 discos ... por 17€ na fnac (ainda por cima tinha 10€ de desconto!). Mas tenho gasto pouco porque me deram 500 singles e 170 LPS, com algumas preciosidades incluídas. incluindo este single dos Queen.spacer.png

spacer.png

Edited by ruit
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, dastinger said:

Wow, 500 singles e 170 LPs oferecidos. Quem me dera 😮 Ainda por cima alguns singles portugueses valem uma pipa de massa! Sortudo <_< 

Este dos Queen em mau estado está à venda por 300 e mint-  por 1900, o que foi engraçado foi vê-los e ficar deslumbrado com edições dos stones e outros ingleses e no fim os de maior valor são todos daqui de portugal, como tu disseste! se queres dá uma vista de olhos no meu discogs

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.