Jump to content

Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
 Share

Recommended Posts

@Joca Não conhecia! Parece bem porreiro o site, obrigado! Tem é muitas labels da treta infelizmente. Anda muita merda por aí graças a estas labels de grey market que não pagam direitos nenhuns para lançar os discos e vão buscar a primeira fonte que lhes aparece à frente para prensar vinyl. A qualidade das pressings até é decente a nível técnico (silenciosas), só que estás a comprar CDs (e CDs da treta) prensados em vinyl. Tenho uma cópia dum álbum da Dinah Washington da Waxtime e tudo o que é dito é verdade. Soa muito mal 😕 O preço é apetecível, mas não justifica minimamente.

Ler o top comment.

PS: Das labels que aí estão no site, Speakers Corner é brutal. Qualidade consistente em todos os lançamentos :y: E, dependendo da pressing, Blue Note obviamente. Quanto à Speakers Corner, arranja-se mais barato e, possivelmente, com portes também mais baratos visto vir de cá de dentro na Vinyl Gourmet e na Audio Team. Aliás, a Audio Team é parceira exclusiva da Speakers Corner em Portugal.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Conheci-os porque foi o único sítio onde consegui arranjar isto abaixo dos 30€ com portes:

WWW.DISCOGS.COM

Shop the 2017 Italy Vinyl release of Handful Of Soul by Mario Biondi And The High Five Quintet at Discogs.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não conhecia esse álbum! Do que estou a ouvir, muito bom. Jazz italiano com influências brasileiras. E a voz do gajo é brutal! Obrigado pela dica :y: 

Já deves conhecer, mas se não, dá uma vista de olhos na Vinyl Gourmet.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Btw, @Joca, parece-me que grande parte dos Blue Note novos que eles estão a vender são reissues da Elemental. Tendo em conta que eles são espanhóis e a Elemental também, tenho quase a certeza que é o caso. E confirmo que têm um som bastante bom para o preço. Como são edições de 2013/2014, já anda difícil de encontrar isso nas lojas físicas cá em Portugal e esses gajos ainda têm bastantes. Caso queiras algum dos álbuns em questão, confirma se são releases da Elemental, mas podes avançar porque têm qualidade.

Link to comment
Share on other sites

:lol: Parti-me a rir sozinho no escritório.

Não me digas nada. Ainda ontem paguei €100 por uma Goldring E3 e hoje estou a fazer contas à vida para perceber como é que vou arranjar dinheiro para ir ver o que o Sr. Vítor trouxe da feira na Holanda para vender na Discolecção. Até tenho medo do que vou gastar :shut: O mais sensato seria não ir que ainda consigo definir como uma possibilidade, bem lá no fundo :-.. 

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

@dastinger Acho que já percebi porque é que procuras masterizações feitas por determinadas pessoas... Comprei um álbum de hip-hop comercial e a qualidade é absolutamente lixo. Nem estou a brincar, aquilo deve ser equivalente a 64Kbps. Não existe profundidade na música, falta "punch" nos instrumentos e nos vocals, fiquei mesmo desapontado.

Fiquei com tão boa impressão do álbum dos Metallica que, estupidamente, pensei que todos os Vinis iam ser bons ou perto. Não sei se é uma combinação do meu (cheap) gira discos com este álbum, mas o álbum dos Metallica soa incrivelmente melhor.

Resumindo, para música moderna (eu sou um gajo que ouve literalmente tudo) se calhar isto não é a melhor experiência possível?

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Se todos os discos soassem bem, apenas o fator coleção é que influenciava os preços, o que não é, de todo, verdade. Não é por acaso que discos de editoras como a Analogue Productions, Music Matters, Impex, ORG, Speakers Corner custam de €30 para cima. Não existiria um mercado para estas editoras se comprar qualquer edição de qualquer álbum fosse igual a nível sonoro.

1 hour ago, Ilusi0n said:

Resumindo, para música moderna (eu sou um gajo que ouve literalmente tudo) se calhar isto não é a melhor experiência possível?

Não é bem assim. Há vários fatores em jogo.

Primeiro, um gira-discos como o teu vai-se ver grego para tocar coisas como Hip-Hop por causa das características do bass e dos beats. A edição que compraste desse álbum pode ser, efetivamente, uma merda, mas tenho quase a certeza que o teu gira-discos está a contribuir para a má experiência.

Hoje em dia, o que interessa é masterizar música para ser potente, alta e cagar no resto. Estou, obviamente, a exagerar, mas não anda muito longe disso. Posto isto, há muitos artistas e engenheiros hoje em dia a fazer as coisas em condições. Não vou dizer com toda a certeza que há mais más gravações/masterizações hoje em dia do que havia antigamente. Possivelmente o número será aproximado (ou pelo menos o rácio quantidade de música -> más gravações/masterizações). 

Outra questão é até que ponto vale a pena comprar discos em vinyl de álbuns que foram gravados digitalmente e foram masterizados digitalmente. Não me vou colocar de nenhum dos lados da barricada porque nem eu sei a minha posição em relação a isso, mas não podemos esperar enormes diferenças dum disco de vinyl para um CD/SACD/lossless rip dum álbum digital (apesar da masterização para vinyl e CD dever ser diferente). No entanto, sigo +/- esta ordem de ideias:

É possível comprar uma primeira pressing?

Se não for:
Reissue duma label que eu saiba que faz consistentemente um bom trabalho e não tem um preço proibitivo;

OU

Pressing sempre do país de origem da gravação. A probabilidade de serem usadas as fitas originais é mais alta e, caso não sejam, são muitas vezes transferências feitas a partir das mesmas.

OU

Pressing dum país/label que eu sei que na altura fizeram um excelente trabalho. Por exemplo, edições japonesas de álbuns da Blue Note e Pacific Jazz da King Records que são muito idênticas aos originais.

Tento SEMPRE comprar pressings que são 100% analógicas caso seja possível. Por isso, a não ser que seja uma label que publicite ou seja sabido que usa sempre fitas e processo analógico, evito reissues do meio dos 80s para a frente.

@Joca :lol: 

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

@Joca .!. :-.. Eu sei que é complicado perceber, mas eu gosto de ouvir literalmente todos os estilos de música.

@dastinger, como sempre, excelente resposta. Acho que é mesmo isso, músicas que não precisem tanto do bass e de instrumentais tão fortes soam ligeiramente melhor. O mais provável é ser uma limitação deste gira discos. Gostava de perceber como este álbum se ouve num setup melhorzinho (como o Rega P1 + Ruark Audio MR1 mk2), comparando lado a lado com este gira discos que tenho actualmente.

Outra coisa, como lidas com o pó? Pergunto isto porque mesmo tendo cuidado, ao fim de 2 ou 3 Vinis a agulha parece um Swifer, tal é a quantidade de pó que trouxe de arrasto. Tentas limpar com cuidado ou tens algum material próprio para isso?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Ilusi0n, cof cof... 

14 hours ago, Ilusi0n said:

"...para música moderna"...

Quote

"Chama-se genericamente modernismo (ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX."

Resumindo: o correcto será dizer, música atual ou contemporânea... 

:hitler:

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, Ilusi0n said:

@Joca .!. :-.. Eu sei que é complicado perceber, mas eu gosto de ouvir literalmente todos os estilos de música.

@dastinger, como sempre, excelente resposta. Acho que é mesmo isso, músicas que não precisem tanto do bass e de instrumentais tão fortes soam ligeiramente melhor. O mais provável é ser uma limitação deste gira discos. Gostava de perceber como este álbum se ouve num setup melhorzinho (como o Rega P1 + Ruark Audio MR1 mk2), comparando lado a lado com este gira discos que tenho actualmente.

Outra coisa, como lidas com o pó? Pergunto isto porque mesmo tendo cuidado, ao fim de 2 ou 3 Vinis a agulha parece um Swifer, tal é a quantidade de pó que trouxe de arrasto. Tentas limpar com cuidado ou tens algum material próprio para isso?

Fico com a ideia de que não ficaste convencido de que há discos que soam a cagalhão. É que há mesmo. O que eu disse é que, provavelmente, no teu caso, é uma coisa aliada à outra. É que ainda por cima, a tua experiência baseia-se em começar por ouvir um disco cortado por um excelente engenheiro para um disco que provavelmente tem uma masterização da treta. Isto tudo com um gira-discos que não ajuda minimamente.

Quanto ao pó, já expliquei isso. Sinto que estou a ser tão chato que o pessoal já não lê metade do que escrevo :-.. 

 

De novo, faço o exposto no vídeo que meti nesse post sempre, seja com discos novos ou usados. Meto-os numa inner sleeve das mencionadas também nesse post e depois, sempre que toco uso uma escova anti-estática como, por exemplo, a da Audioquest em cada lado do disco. Também é importante limpar a agulha com uma escova específica tipo ESTA. Eu gosto de limpar a agulha entre discos. SEMPRE de trás para a frente de forma a não danificar.

Quando tenho discos mais valiosos ou que eu acho que ainda poderão ter uma melhoria no som visto o meu método de limpeza não ser suficiente, levo-os à AudioTeam e pago €2.5 para me limparem os discos com uma máquina que aspira os discos.

É um dos processos mais importantes. De nada te serve teres um disco que soa muito bem para depois o som ser influenciado por sujidade. Para não falar do mal que isso faz à agulha e ao próprio disco.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pessoal que procura um Giradiscos mais clean e minimalista... 

Acho que está aqui uma boa opção:

WWW.OLX.PT

Coś się nie zgadza

Um Pro-ject Debut III por 150€

@dastinger, é uma boa compra para quem se quer iniciar no vinil? 

 

 

Post Scriptum: temos que criar o selo "dast approved!" :-..

Edited by cyberurbis
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@cyberurbis

Sem dúvida, uma excelente opção por €150. O preço dele novo não compensa face a um Planar 1 que tem um preço idêntico, mas por €150 é agarrar. Duvido muito que se arranje algo moderno com esta qualidade por este valor facilmente. Para dar o primeiro passo, acho bastante bom. 

Volto a sublinhar, por muito que o vendedor diga que foi muito pouco usado, nunca sabemos a verdade toda nem como o gira-discos foi tratado, por isso o mínimo que há a fazer é sempre pensar em gastar mais €50~ numa célula/agulha nova. 

Já agora, o porquê de dizer que não compensa face a um Planar 1. Neste vídeo o testado é um Debut Carbon, mas estamos a falar de produtos relativamente idênticos que acredito que terão uma performance aproximada:

Ouvir com phones/colunas decentes.

Edited by dastinger
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Phones da tanga é relativo. Eu ando sempre com uns Piston quando estou em viagem e são muito bons para o preço. Não consigo justificar gastar muito dinheiro em earphones que vão andar no bolso e dum lado para o outro comigo quase sempre. Os Piston são brutais para €15 e quando se estragam é só comprar outros :-.. 

No entanto, se realmente os teus phones são da tanga, melhor ainda. Ainda mais óbvio é que o Planar 1 rebenta com os outros da mesma gama :D 

Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, dastinger said:

Phones da tanga é relativo. Eu ando sempre com uns Piston quando estou em viagem e são muito bons para o preço. Não consigo justificar gastar muito dinheiro em earphones que vão andar no bolso e dum lado para o outro comigo quase sempre. Os Piston são brutais para €15 e quando se estragam é só comprar outros :-.. 

No entanto, se realmente os teus phones são da tanga, melhor ainda. Ainda mais óbvio é que o Planar 1 rebenta com os outros da mesma gama :D 

São uns Asus Orion ROG, chegam perfeitamente para jogar no PC :)

Para usar na rua, uso uns da Rock que meti aqui uma vez, super baratos mas com muito bom feedback, o único medo era o cabo mas ate ao momento estão a bombar bem.

Estes :)

https://www.amazon.com/Rock-Earphones-Headphones-Isolating-Microphone/dp/B01CZTUB84

@dastinger Para a próxima compra para veres se gostas, uma review :)

 

 

Edited by curcundil
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.