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Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
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@Prince

O Scenery é um álbum dum trio de jazz a tocar standards, por isso é que é tão fácil gostar do álbum. É um álbum de jazz popular, no fundo. É difícil encontrar algo igual porque, apesar de haver sempre um ou dois standards em muitos álbuns, grande parte dos temas são originais. Dentro de trios, o jazzadelic no Reddit está a escrever uma série de posts muito bons a dar a conhecer trios de jazz excelentes. Aconselho a começares pelo Red Garland que, imo, é o pianista mais pop dentro do estilo. Tem um som facilmente identificável e é fácil gostar do que faz.

Está aqui o primeiro e entretanto já escreveu mais 3 ou 4. Procura no perfil dele e lê sempre o comentário grande dele em cada post. 

Para além disso, o que aconselho é ouvires cada um dos artistas pianistas mencionados neste post no Spotify e escolher o que gostas:

Podes adicionar Wynton Kelly à lista. Falámos dele um pouco à frente na discussão.

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@dastingerObrigado pela ampla informação :y:. É sempre bom falar com alguém que conhece o assunto ;). entretanto e perante a informação disponibilizada ja tenho com que me entreter :-..

Red Garland ja ca canta há algum tempo ;)

 

Edited by Prince
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Não tens de agradecer, depois diz do que gostaste mais :)

Entretanto chegou o terceiro álbum de que falei:

 

WWW.DISCOGS.COM

Label: Riverside Records - SMJ-6118,Milestone (4) - SMJ-6118 • Series: Riverside Original Recording Series - 60 • Format: Vinyl LP, Album, Reissue, Stereo • Country: Japan • Genre: Jazz • Style: Post Bop, Modal

Pressing brutalíssima. Os Japoneses tiveram acesso às master tapes e isso adicionado ao trabalho de qualidade que é costume fazerem resultou numa edição espetacular a nível sonoro. Parece que estamos na plateia a ouvir o trio tocar à nossa frente. Ainda por cima, o seller aceitou uma oferta de €25 (estava a pedir €30 se não me engano) que é abaixo do valor mais baixo pelo qual foi vendido no Discogs :D 

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@dastinger não tenho tido grande tempo para responder, portanto aqui vai longo post.

A pressing do Michael Jackson é precisamente essa que falas, de um lado é o concerto, do outro é uma entrevista com a Oprah Winfrey, só não é Picture Disk. Para referência:

WWW.DISCOGS.COM

Label: Coda Publishing Ltd. - CPLVNY086 • Format: Vinyl LP, Limited Edition, Unofficial Release Blue Sparkle • Genre: Electronic, Hip Hop, Rock • Style: RnB/Swing, New Jack Swing

O meu Knosti está mesmo muito mau:

xrkHwwW.jpg

Vou fazer isso que disseste, tentar tirar as escovas e mete-las numa solução alcalina e ver como ficam. De qualquer forma vou tentar entrar em contacto com eles, porque isto é inadmissível.

Também já tinha reparado nisso das labels saírem molhadas nas bordas, vou pensar em investir nessa clamp.

Continuando, Chick Corea parece a minha onda, por acaso não conhecia. Este mês queria mandar vir umas pressings da Vinyl Gourmet (já tenho andado a trocar alguns emails com o gajo), vou ver se têm alguma coisa dele.

Hoje foi Mail Day, e o resultado foi este:

dU13EOR.jpg

A "fila" de cima veio toda na mesma encomenda. Comprei o Van Halen - 5150, Dragonforce e Lynyrd Skynyrd a um seller e ele ofereceu-me o ZZ Top - Eliminator! E veio em boas condições, provavelmente é VG+. Fiquei bastante surpreendido, até porque era um album que eventualmente iria comprar.
A pressing dos Lynyrd Skynyrd é absolutamente fabulosa, valeu todos os cêntimos. Agora só existem à venda para cima de 50€, o meu ficou por 29€:

WWW.DISCOGS.COM

Label: MCA Records - 5355016 • Format: Vinyl LP, Album, Limited Edition, Reissue Blue [Sea], 180g • Genre: Rock • Style: Southern Rock, Blues Rock, Hard Rock

Os de baixo, são 2 albuns de synth-pop Japonês dos anos 80, do tal seller. Excelentes condições e super baratos. Muito bons para meter a tocar e ir fazendo outras tarefas, tipo música de fundo.

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O que eu tinha visto do Michael Jackson era este:

WWW.DISCOGS.COM

Label: Pigs On The Groove Records - POTG 23 • Format: Vinyl LP, Limited Edition, Numbered, Picture Disc, Unofficial Release • Country: Italy • Genre: Pop • Style: Vocal

A tua Knosti está um bocado pior que a minha estava. Mas quase que aposto que vais conseguir limpar a grande maioria disso. Mas é como dizes, não deixa de ser inadmissível. Also, tira muitas fotos antes de limpar e já sabes que podes espetar a tanga que não consegues tirar as escovas para ficares com duas banheiras. 

A Vinyl Gourmet vai ter os Tone Poet, mas eu tenho seguido a thread das series no SH e o Joe Harley (criador) disse que a Universal não contava com uma procura tão grande e estão com problemas de stock (o álbum deste mês para além do Chick Corea é o Etcetera do Wayne Shorter e a minha pre-order foi adiada para meados de Abril). Não verifiquei, mas é provável que o Sérgio (VG) ainda não os tenha disponível.

Tu ao menos compras às carradas de cada vez :-.. Esses álbuns de baixo japoneses suscitaram-me o interesse. Estou a fazer uns needle drops para discutirmos aquela questão do surface noise em usados e era engraçado fazermos algo tipo discos pedidos das coleções uns dos outros. Falta saber é se todos têm possibilidade de gravar o sinal para algum lado.

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Sobrou algum $ em Fevereiro e comprei mais uns discos :-.. Foi só por isso que foi às carradas.

Este mês vou fazer o mesmo, só vou comprar discos no final do mês. E muito provavelmente vão ser 3 ou 4 do seller Japonês e/ou 1 da Vinyl Gourmet.

I'm in no Needle Drop! Só tenho um problema, para conseguir gravar tenho que ter um pre-amp, porque tenho que utilizar a entrada in/out (input 4) do amplificador como falámos umas páginas atrás:

6187501_bd.jpg

Não faço ideia de como vai sair a qualidade, mas já estava com ideia de comprar outro pre-amp mesmo. Também não tenho ideias do que comprar (sugestões?).

A minha ideia era GD -> pre-amp -> amp (input 4) -> line in no PC.

 

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Podes na mesma comprar um pre-amp porque acho que vais mesmo tirar mais partido do que já tens. No entanto, tendo em conta que para comprares um pre-amp de jeito tens de gastar mais de €100, eu dava prioridade a uma célula nova. Já que é para gastar, gasta numa célula que, aí sim, vai fazer uma diferença abismal. No entanto, pre-amp e sem gastar um balúrdio para ter uma qualidade excelente: Schiit Mani.

De qualquer forma, tens a certeza absoluta que esse output não faz output de qualquer sinal que entre no amp? É que é precisamente assim que funciona um Tape Out, apesar de, de acordo com a organização dos RCAs, parecer que só fará output do sinal 4. Há forte possibilidade de não ser bem assim. Experimenta antes de esbanjares dinheiro sem necessidade.

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É isso, o Schiit! Estava-me a tentar lembrar disso e tenho 90% certeza que já falaste disso neste tópico.

Pois, antes do pre-amp faria mais sentido comprar o Nagaoka MP-110 que ando a namorar.

Em relação ao amp, vou testar. Realmente faria sentido qualquer input fazer output por ali.

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@dastinger estava a pensar na vida e saiu-me isto :-.. 

Já tiveste algum disco que se tenha degradado nas tuas mãos? Ou seja, compraste-o Mint/Near Mint, toca que é uma maravilha, adoras esse álbum e tocas dia sim, dia não. Até que começa a soar cada vez pior.

Estou só a tentar relacionar como é que um disco ganha surface noise/sujidade, etc, no sentido de proteger os discos que comprei novos.

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Esquece isso. O disco vai-se degradar a cada play. No entanto, é duma forma tão minúscula, que nunca vais notar. Claro que se continuares a tocar o mesmo disco dia sim, dia não por 20 anos, vais notar, mas obviamente isso não vai acontecer. 

A melhor forma que tens de manter um disco no melhor estado possível é seguires os passos do costume:

  1. Independentemente do estado em que pensas que o disco está visualmente, novo ou usado, limpeza profunda sempre antes da primeira vez que toca no gira-discos;
  2. Depois de limpar, metê-lo numa boa inner sleeve nova;
  3. Nunca tocar nos grooves com os dedos e manusear o disco com cuidado;
  4. Passar uma boa escova antes de cada play e manter a agulha limpa.

Se fizeres isto, o mesmo disco vai tocar sem qualquer degradação audível durante muitos muitos anos. Quando começares a notar algum tipo de degradação no som, muito possivelmente deve-se a sujidade que foi acumulando e aí é uma questão de lhe voltares a fazer uma limpeza profunda. 

A juntar ao que disse acima, ter sempre o gira-discos bem configurado (nivelado, VTF e anti skate de acordo com as instruções da célula e agulha em bom estado).

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8c3c2476dfd7ccb2d7e5e0a4eea80cf7.jpeg
WWW.AUDIOXPRESS.COM

The Dynaco SCA-80Q was an integrated amp that combined a preamp based on the PAT-4 with a power amp based on the Stereo 80. The combination was dubbed the SCA-80 Integrated Amplifier. At some point, the Dynaco Quadaptor function was built in, and the result was the SCA-80Q. Now Dynaco fans have a reason to rejoice. Updatemydynaco announced a kit to replace and upgrade the power amplifier section of the SCA80Q. Building the kit is much easier than trying to repair the original modules, and the result is much...

O meu dynaco ontem pregou-me um susto de morte! quando o desliguei fez um curto-circuito brutal que me deitou a luz da casa abaixo (não sei como não fiquei lá agarrado porque não tem ligação à terra). Vou ver se encontro alguém capaz, para ver qual foi o problema e se tem arranjo )«(à vista não está nada queimado..mas nem me atrevo a ligá-lo). Uma das hipóteses é recorrer aos kits da updatemydynaco.com e tentar refazê-lo... Enfim ao fim de quase 40 anos de atividade tem direito ou a ressuscitar ou a ter uma morte digna!

Tenho de começar a fazer planos para um amplificador ..... sugestões

Edited by ruit
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Bah :( Eu também não arriscava ligá-lo, até porque com o chassis todo em alumínio, é como dizes, ainda apanhas um esticão. No entanto, tendo em conta a idade do amp, eu apontava para um capacitor rebentado ou um fusível. Qualquer um dos dois é super simples de substituir e ficas com isso novo por meia dúzia de euros e o trabalho de soldar.

A questão é que duvido muito que encontres alguma coisa parecida hoje em dia por pouco dinheiro e se gostas do som dele, vais sempre estranhar. Esses Dynaco sempre foram muito procurados por causa do som quente que faz lembrar amps a válvulas. Also, perdes o quad sound.

Não o queres abrir, tirar fotos e meter aqui?

EDIT: Tendo em conta o que disse acima e se não queres estar a arriscar mexer nisso, dependendo do dinheiro que te peçam, eu ponderava seriamente metê-lo nas mãos dum profissional em vez de comprar um novo.

Edited by dastinger
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2 hours ago, dastinger said:

Bah :( Eu também não arriscava ligá-lo, até porque com o chassis todo em alumínio, é como dizes, ainda apanhas um esticão. No entanto, tendo em conta a idade do amp, eu apontava para um capacitor rebentado ou um fusível. Qualquer um dos dois é super simples de substituir e ficas com isso novo por meia dúzia de euros e o trabalho de soldar.

A questão é que duvido muito que encontres alguma coisa parecida hoje em dia por pouco dinheiro e se gostas do som dele, vais sempre estranhar. Esses Dynaco sempre foram muito procurados por causa do som quente que faz lembrar amps a válvulas. Also, perdes o quad sound.

Não o queres abrir, tirar fotos e meter aqui?

EDIT: Tendo em conta o que disse acima e se não queres estar a arriscar mexer nisso, dependendo do dinheiro que te peçam, eu ponderava seriamente metê-lo nas mãos dum profissional em vez de comprar um novo.

O gajo que eu conhecia que mexia nisto a sério (era quem os montava cá em Portugal) já morreu, vou ver se descubro alguém aqui para os lados da linha de cascais. Depois meto aqui as fotos , já o abri, mas não vejo nada de especial.

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8 hours ago, ruit said:

O gajo que eu conhecia que mexia nisto a sério (era quem os montava cá em Portugal) já morreu, vou ver se descubro alguém aqui para os lados da linha de cascais. Depois meto aqui as fotos , já o abri, mas não vejo nada de especial.

Mesmo em Cascais tens a Zero à Direita. E na Avenida Brasil em Lisboa mesmo ao lado da Imacustica tem uma oficina onde arranjam equipamento Hi-fi vintage. 

1 hour ago, Ilusi0n said:

Isto levanta algumas questões sobre os produtos "audiophile".

Vi isso há uns dias e não me admira minimamente. Nestes orçamentos mais baixos, acredito que haja muita coisa assim. Tal como depois também se vende muita banha de cobra quando entramos na casa dos muitos milhares. 

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10 hours ago, dastinger said:

Mesmo em Cascais tens a Zero à Direita.

É a Exaudio? Não encontro a morada em Cascais ..diz que é no cacém.

 

Já vi onde é São Domingos de Rana.

Edited by ruit
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Ora bem, cá estão alguns needledrops que fiz há uns dias.

Equipamento:

  • Rega Planar 1
  • Goldring E3
  • Marantz SR-73
  • Philips CDR 765

Os ficheiros estão em .flac 16/44.1. Não valia a pena mais porque a única forma que tenho de gravar é diretamente para CD usando um gravador de CD áudio que já tem muitos anos. Tive o cuidado de escolher músicas maioritariamente calmas já que se estava a falar de surface noise. Ainda assim, meti algumas mais mexidas. Para além disso, todos os discos estão entre VG e NM. Também é raro comprar abaixo disso. Alguns comprei-os como se estivessem melhores, outros foram surpresas.

Foquei-me principalmente em jazz, mas posso meter outras coisas nos próximos needledrops se assim quiserem. Nem faço ideia se há muito interesse nisto, sinceramente :-.. Also, escolhi músicas de diferentes zonas dos discos para ser justo (inner groove distortion por exemplo). Menciono a zona do disco por Início, Meio e Final. Segue a lista:

  • Ben Webster & Oscar Peterson - This Can't Be Love (Analogue Productions 45 RPM - Início/Meio)
  • Bill Evans Trio - My Romance (Milestone Japan - Final)
  • Cannonball Adderley - One for Daddy-O (Blue Note - King Japan - Meio)
  • Chet Baker - Tis Autumn (Original Jazz Classics - Final)
  • Miles Davis - Blue In Green (Legacy - Final)
  • Stan Getz & João Gilberto - The Girl From Ipanema (Verve Germany 80s - Início)
  • The Beatles - I Want You (Apple UK 3rd Pressing - Meio/Final)

@Ilusi0n Também serve para ficares com uma ideia de como algumas coisas de que tenho falado soam e também o P1 + Goldring E3. Não, não te estou a tentar vender o combo :-.. 

Todos os needledrops têm 1:30 mins:

https://drive.google.com/open?id=1ZfDdqbrYEvYHOCb6BnrSCvWcQhTUDXg0

 

@Gladiador

Como é que estes samples estão a nível de surface noise? Foste tu que lançaste o tema e estou curioso.

Os restantes, digam o que acham :y: 

PS: Isto é óbvio, mas depois de gravar em CD, limitei-me a ripar para .flac sem adicionar qualquer efeito, ganho ou compressão. O que ouvem no flac, foi o que saiu do CD.

Edited by dastinger
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Boa cena! Não sabia que tinhas um gravador de CDs. Ainda não testei a ver se todos os inputs do meu amplificador fazem output na porta 4, porque não tenho um cabo suficientemente longo para ligar o setup ao meu PC sem mexer nas posições onde estão actualmente. Tinha que ser pelo menos 2/2,5 metros.
Mais logo sou capaz de trazer o GD e o amplificador para mais perto do PC só para testar isso.

Gostei bastante da qualidade, sinceramente. Ouve-se o ocasional pop e para mim, a sample que tem mais surface noise é a Miles Davis - Blue In Green. O do Ben Webster & Oscar Peterson e do Bill Evans são qualquer coisa...

De qualquer forma, agora que tenho ouvido mais discos, o surface noise começa a incomodar-me menos, já começa a fazer parte. Claro que não pode ser aquele surface noise que se sobrepõe à música, isso é simplesmente lixo.
Curiosamente, também comecei a reparar que muitas músicas no Spotify e que são totalmente gravadas digitalmente (penso eu), estão a adicionar surface noise no inicio da música e coisas assim. Nunca tinha reparado em tal coisa antigamente.

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Testa isso para gravares umas coisas. Faz sentido dar através daquele output :)

27 minutes ago, Ilusi0n said:

Ouve-se o ocasional pop e para mim, a sample que tem mais surface noise é a Miles Davis - Blue In Green. O do Ben Webster & Oscar Peterson e do Bill Evans são qualquer coisa...

É impossível ter um disco completamente silencioso. Vem com a media, por isso há que aceitar. O do Miles tem algum surface noise sim e é bem capaz de ser o que tem mais. No entanto, grande parte do que ouves ali (aquele fizz que está sempre presente mesmo antes da música começar) vem do desgaste da fita analógica. Chama-se tape hiss. E comprei esse do Miles novo. 

Quanto ao Ben Webster e Bill Evans, são dos melhores que tenho sim :) Os restantes, tirando o do Cannonball Adderley foram baratíssimos e é prova de que é possível comprar qualidade por pouco dinheiro com alguma paciência.

O dos Beatles é aquele que entrava em loop em meia dúzia de sítios diferentes em cada lado. Cheio de pops super fortes e constante surface noise. A diferença que uma limpeza profunda faz. E essa música era das mais problemáticas.

31 minutes ago, Ilusi0n said:

Curiosamente, também comecei a reparar que muitas músicas no Spotify e que são totalmente gravadas digitalmente (penso eu), estão a adicionar surface noise no inicio da música e coisas assim. Nunca tinha reparado em tal coisa antigamente.

Sim, anda um bocado na moda adicionarem efeitos de vinyl nas músicas. No entanto, também há outras que são algo obscuras que não têm versão digital e foram ripadas de vinyl, nem sequer das fitas. E ouves surface noise em algumas partes por causa disso. Assim de repente, lembro-me disto:

Não sei se conheces, mas tenho quase a certeza que vais gostar. Ouve os 14 minutos, é do cara***!

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@dastinger

Nota-se o surface noise no do Miles Davis e na Garota de Ipanema. Mas não é nada de especial. Claro que era preferível ter uma media completamente muda em termos de surface noise. Lembro-me logo do Appetite for Destruction que tenho e é completamente mudo em termos de surface noise. Ando em contenção de custos e não há novidades de aquisições. Vou ouvindo o que tenho que já é uma boa coleção.

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Tenho estado a lavar discos e estou a gostar do resultado! Estou a usar o penultimo método do video... detergente com água , depois água em abundância e finalmente agua distilada com alcool iso . Tinha comprado 12 discos de 1 € práticamente inaudiveis e estão magníficos (apenas um precisa de voltar ao banho e a uma esfrega maior). dois deles são gravações fabulosas - ainda bem que cada vez menos gente compra música classica, pois cada vez a escolha é maior. O primeiro tem a piada de ter pertencido à embaixada de frança e o segundo de ser um 4 phase  da decca (o melhor que se fazia em som) que ainda hoje é dificil de haver uma gravação melhor das valquírias ... por 2 € nada mau.... enfim acabei por gastar 25€ no último , mas é memorável ! (edição dos US de 1955).

 

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Música clássica há sempre aos pontapés e acredito que seja mais barato comprar qualidade do que com qualquer outro género musical. Outra coisa que ajuda é a quantidade de música clássica que havia nas casas portuguesas na era do vinyl o que faz com que as lojas de usados estejam carregadas deles. Não é coisa que compre, apesar de apreciar. Não tenho é vontade de ouvir com tanta frequência que justifique comprar composições em vinyl. 

Esse último do Charlie Parker não conheço, mas basta ser Charlie Parker para ser bom, pelo menos a nível musical. É um álbum ao vivo? 

Quanto à limpeza, sem dúvida que é essencial. E, ainda assim, uma esponja daquelas não vai tirar a sujidade a fundo. Compra um paint pad e adiciona-o ao método e acredito que ouças diferenças. A passagem final por água destilada e álcool é essencial para evitar que possíveis minerais sequem na superfície do disco :y:

Edited by dastinger
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