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Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
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Tem interesse se não tiveres capas protetoras, eu tiro o shrink a todos os álbuns.

72 entradas, mas tens singles aí para o meio, certo? Não fica caro. Já não me lembro ao certo, mas acho que 60 ficava por €5 ou lá o que era. Como é ao KG, não me lembro bem, mas não fica caro, isso é uma certeza.

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1 minute ago, dastinger said:

Tem interesse se não tiveres capas protetoras, eu tiro o shrink a todos os álbuns.

72 entradas, mas tens singles aí para o meio, certo? Não fica caro. Já não me lembro ao certo, mas acho que 60 ficava por €5 ou lá o que era. Como é ao KG, não me lembro bem, mas não fica caro, isso é uma certeza.

Eu preciso de 30. Depois combinamos no Porto para me entregares ;)

Edited by Gladiador
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18 minutes ago, dastinger said:

Tem interesse se não tiveres capas protetoras, eu tiro o shrink a todos os álbuns.

72 entradas, mas tens singles aí para o meio, certo? Não fica caro. Já não me lembro ao certo, mas acho que 60 ficava por €5 ou lá o que era. Como é ao KG, não me lembro bem, mas não fica caro, isso é uma certeza.

Não :shy:. Quer dizer, tenho 1 promo e 1 single (autografado, porque o baterista da banda trabalha comigo :-..).

Ah, se fica 5€ por 60 é tranquilo. Se forem boas como dizes, é mesmo um excelente preço. Se não te importares até pedia já 120 (ou as que 10€ comprarem) e ficava com elas de stock.

Edited by Ilusi0n
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:lol:

Eu disse que era melhor não me alongar, só estava a zelar pelo teu bem :-.. 

On 1/14/2019 at 8:34 PM, dastinger said:

Há mais, mas é melhor ficar por aqui

Está aqui a prova!

Mas já ouviste tudo o que sugeri? Que tal?

Btw, appearances do Wynton tenho isto:

GhtugNP.png

Btw, as estrelas representam o que acho da qualidade da pressing, não propriamente do álbum.

E ando atrás disto:

Mi0Tjht.png

Edited by dastinger
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Acabei mesmo por comprar este:

Foi o destino e quando o destino nos indica o caminho não há nada a fazer!

Como disse tinha andado a ver o DAC da SChiit, que estava esgotado e eles não sabiam a data de entrega. Estive a ver as criticas deste e todas diziam que ou valiam os 400$ ou que era melhor que isso. Pelo que resolvi contactar o gajo da OLX pois para minha tinha a grande vantagem de ter tambem amplificador de headphones com 2 saidas, e como trazia o adaptador toslink dava para funcionar logo sem gasstar mais dinheiro. 140€ era um bom preço.

O gajo morava a 5 minutos de minha casa , de maneira que a troca era rapida e dava para devolver se não estivesse em condições.!

Qual não é o meu espanto quando o gajo chega para fazer a troca e era um colega meu de trabalho !!!! ( A coincidência de encontrar um coisa como queria no OLX no país todo ... e no fim estar mesmo ao meu lado!)

Quanto ao aparelho, queria ligar a minha mediabox beelink à aparelhagem, por cabo ótico, em vez de ter o som a sair pela soundbar da tv. Funcionou às 1000 maravilhas, a reprodução de 88 , 96 e 192kHz é excelente ! Então o 192 tem uma diferença abissal (tenho é poucas gravações). Mais uma surpresa da beelink com o foobar2000!

Edited by ruit
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Estava aqui a ouvir um disco Mono e lembrei-me duma coisa que penso nunca ter falado, é importante e barato, mesmo que escolham ir pelo caminho mais complexo.

Um disco Mono deve sempre ser ouvido em Mono para garantir a melhor qualidade possível. Um álbum Mono vai ter o som completamente centrado entre ambas as colunas e é como se todo o conteúdo viesse dessa zona deixando as laterais do campo auditivo vazias ao contrário do que acontece com um álbum Stereo.

No entanto, qualquer sujidade e/ou imperfeição no disco é apanhado pela agulha Stereo que todos temos instalada no gira-discos e reproduzido nas colunas... fora da zona central onde a música se concentra. Ou seja, qualquer pop, click, tick ou até mesmo distorção que advenha de groove wear vai, muito provavelmente, ser reproduzido em Stereo numa extremidade do campo auditivo.

Obviamente, se todas essas imperfeições forem produzidas no centro, na grande maioria das vezes, serão disfarçadas pela música que acaba por se sobrepor e a experiência melhora consideravelmente

Se o vosso amp tiver um modo Mono, ótimo, problema resolvido. Ligam isso quando estão a ouvir o álbum Mono e o problema é eliminado. Se não tiver esse modo, há duas soluções. Ambas fazem o mesmo, uma duma forma simples, mas trabalhosa e outra de forma geek e conveniente:

Solução simples:

Comprar dois adaptadores. Um deles com dois RCA macho numa ponta e um RCA fêmea na outra. E o outro cabo ao contrário, dois RCA fêmea numa ponta e um RCA macho na outra. Ligar a ponta do macho sozinho à ponta da fêmea sozinha (ueheuheuhe), ligar o gira-discos às duas fêmeas (vermelho e branco) e os machos que sobram ligar no amp:

l4ZbRsZ.jpg

O problema desta solução, apesar de muito barata, é ter de ligar e desligar o gira-discos do amp de cada vez que quisermos trocar entre um disco Mono e um disco Stereo.

Para isso, existe a solução geek:

Apesar de não parecer, já andei a sondar e fica bastante barato fazer uma caixinha destas por isso é só uma questão de ter as ferramentas e skill necessários. 

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Nem de propósito. Ia-te fazer uma questão sobre isso do Mono/Stereo (penso eu).

Já recebi o Scenery e um disco da Nina Simone. O meu único álbum de jazz a sério era o KoB, mas com estes 2 reparei numa cena. O som dos instrumentos é dividido pelos canais, ou seja, no caso do Scenery o piano sai pelo lado esquerdo e os restantes instrumentos pelo lado direito. No caso do disco da Nina Simone, os instrumentos por um lado e a voz dela por outro.
Isto tem alguma coisa a ver com o que referes? Ou é apenas uma opção de quem fez estas masterizações?

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@Ilusi0n

AVISO: POST GIGANTE

O facto de não teres reparado nisso no Kind of Blue prova que a tua pressing não deve ser grande espingarda. Separação stereo em álbuns de jazz é bastante evidente, por vezes muito bem feita, por vezes mal feita. E no KoB, numa boa pressing, é evidente. Vê o que o @Gladiador disse quando ouviu a pressing dele.

Tudo o que vou explicar é depreendendo que ouves música num triângulo (aproximadamente) perfeito.

Muito basicamente, numa gravação Mono tens um sinal. Esse sinal pode ser reproduzido numa coluna ou nas que tu quiseres. Vai ser exatamente a mesma coisa, sem tirar nem pôr, que vai estar a ser enviada para cada uma das colunas. Geralmente, um sistema Stereo tem duas colunas. Ao reproduzires uma música gravada em Mono, vais ouvir exatamente a mesma coisa no mesmo volume vindo de ambas as colunas. Isso dá uma sensação de centralização do som, parece que o sinal está à tua frente, entre as colunas.

Uma gravação em Stereo contém mais do que um sinal, tipicamente, dois. Um sinal para a coluna esquerda e outro sinal para a coluna direita. Uma boa gravação de estúdio vai dividir o conteúdo de cada canal da fita (normalmente é um instrumento/voz por canal mas não é regra) para o canal esquerdo e o canal direito do campo Stereo. Geralmente, isso é feito a pensar em como os artistas estavam dispostos no estúdio. Os álbuns jazz eram/são gravados com toda a banda a tocar em simultâneo com vários microfones espalhados pelo estúdio e isso permite com que tu, como engenheiro de gravação, consigas fazer a mistura do álbum de forma a transmitir o posicionamento dos artistas para a sala do ouvinte (se o álbum for Stereo, obviamente). Não tens necessariamente de meter um canal todo para a esquerda e outro todo para a direita. Podes definir a proporção. Se queres que o pianista esteja entre as colunas, mas um pouco para a direita, envias o canal do pianista mais para o canal direito, mas deixas parte no canal esquerdo também, por exemplo.

Um álbum bem gravado, misturado e masterizado permite, num sistema decente e bem montado, que feches os olhos e consigas localizar exatamente onde está o pianista, o baterista, o trompetista etc. Daí a importância de existir uma separação de uns 2 metros entre as colunas e de te posicionares corretamente relativo a elas.

No entanto, há boas gravações stereo e más gravações stereo. Em finais dos anos 50, inícios de 60, grande parte dos engenheiros viam Stereo como uma gimmick, algo experimental e que nunca iria pegar. E grande parte das gravações Stereo dessa altura (os primeiros 3 álbuns dos Beatles ou qualquer álbum do Coltrane pela Atlantic, por exemplo) tinham uma separação demasiado evidenciada. Tinhas o saxofone e o baixo completamente no canal esquerdo e a bateria e o piano completamente no canal direito, por exemplo. Isso fazia com que, realmente, existisse separação, mas o centro do campo auditivo fica completamente vazio.

Às vezes nem era preciso ser tão radical. Pegando no exemplo da Nina Simone. Não sei se o álbum que compraste é o Little Girl Blue. Mas nas gravações Stereo desse álbum, a Nina está completamente encostada à esquerda. Ou seja, tens o piano e a voz todo encostado no lado esquerdo do campo auditivo e, apesar do centro não estar vazio, causa estranheza. E é fácil explicar porquê. Porque nos habituamos a ouvir a voz vir do centro. Seria o mesmo que num concerto de piano, o pianista estivesse encostado a um dos lados, perdendo qualquer destaque. Eu tenho a versão Mono do Little Girl Blue (da Pure Pleasure) precisamente por causa disso. A versão da Analogue Productions, alegadamente, tem melhor som, mas sei que a forma como o Stereo é feito me ia fazer não gostar de ouvir essa edição e optei pelo da Pure Pleasure precisamente por causa disso.

E depois há 1001 outras coisas que podem influenciar na decisão entre Mono e Stereo. Uma coisa eu gostava de deixar claro. Não é por ser Mono que vai ser pior que Stereo ou vice-versa. Há gravações Mono excelentes que dão um grande prazer ouvir.

TLDR: Não dá, leiam :-.. 

Edited by dastinger
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Excelente explicação :y: .

Amanhã vou ouvir o KoB com mais calma, acho que ainda não o ouvi desde que separei as colunas (sim, já o fiz no fim-de-semana passado) e sim, só depois de o fazer é que percebo a importância.

Podes não ir à bola com o Scenery (tens o ouvido mais treinado para outros gostos mais requintados), mas eu estou apaixonado pelo álbum. E então depois de o ouvir nesta pressing, com a tal separação... Já para não falar que esta pressing em específico está muito bem classificada e appraised no Discogs.

Para o mês que vem estava a pensar comprar uma daquelas pressings 'SRX' da Music Matters. Li umas coisas sobre eles e lembrei-me que já tinhas falado disso para trás.
Sinto que já tenho uma boa variedade de música (e de boas e más pressings) e agora queria investir em pressing certificadas, tipo estas da Music Matters.

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Eu não disse que não gostava do Scenery. Disse é que, como álbum de jazz, a qualidade do Scenery não justifica o reconhecimento. E tu vais ver, aos poucos, o que quero dizer. Não há groove entre o trio, é tudo muito mecanizado e pouco orgânico. Quando ouvires mais álbuns de jazz percebes, vais ver. No entanto, a pressing sempre teve excelentes reviews e acredito que a nível de qualidade de som, esteja excelente. Tu próprio reconheceste isso.

Quanto ao SRX, não acho que justifique, para ti, gastar mais de €100 numa pressing XPTO quando qualquer pressing pela Analogue Productions, Impex, Speakers Corner, Music Matters (non SRX), MOFI etc. te vai rebentar as medidas. Aliás, todos os álbuns SRX foram editados pela Music Matters noutro formato, mas com uma qualidade tremenda anyway. Os engenheiros envolvidos nessas editoras são quase sempre os mesmos e praticamente todas usam as fitas originais e masterização 100% analógica. Dependendo do álbum, consegues pressings dessas editoras por €30+ e já vais ficar parvo com a qualidade daquilo. Vê a Vinyl Gourmet e escolhe um álbum. Depois diz o que achaste quando o receberes ;)

Edited by dastinger
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Não conhecia a Vinyl Gourmet, vou dar um olho :y: 

Anyway, recebi uma doação de uns 35 discos de uns amigos dos meus sogros. Há ali algumas coisas que me interessam, mas outras que não tanto. O que não me disseram na altura é que os discos estavam guardados num sótão húmido, resumindo, as capas estão em péssimo estado, algumas até têm manchas de bolor.

Como tal, estava a pensar em tirar uma foto à capa e mandá-las todas fora, guardando apenas os discos, para depois limpá-los e guardar em capas decentes.

Alguma vez fizeste algo parecido? Existem capas exteriores "cardboard" genéricas?

Sinceramente, a minha vontade era não ficar com estes discos, mas os olhos dos senhores até brilharam quando viram alguém que ia "herdar" os discos deles, e não queria fazer a desfeita.

Edited by Ilusi0n
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Existem, eu até tenho umas dezenas que arranjei há uns 15 anos quando ninguém queria saber de discos. Uma marca de gira-discos para DJing fez uma publicidade que eram umas brochuras dentro de capas genéricas de LPs e eu agarrei todas as que consegui :-..

Ainda assim, não faço ideia de em que estado estão exatamente, mas tenta salvar as capas antes de decidires deitar fora. 

Podes também tirar fotos aos álbuns que não te interessam para ver se me interessam a mim 😛

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Para teres uma ideia, deixo uma foto do que recebi. Um bocado de luz solar directa para ver se mata alguma bicharada que por lá ande :-.. 

Y4o1C7u.jpg

Acho que já disse atrás, mas eu sou muitoooo esquisito com cheiros e bicharadas.

Enquanto não for comprar umas luvas decentes para mexer nas capas, ficam no saco :-.. 

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Germophobic much? Não davas para andar pelas lojas de usados à procura de discos. Já sujei muito as mãos com esse género de coisa e estou aqui, vivo e de boa saúde :-.. Nem me parecem estar assim tão mal.

Ora bem, cheira-me é que não me vai interessar mesmo nada. Do que vejo, com certeza Marco Paulo, Demis Roussos e Carlos do Carmo não me interessam :-.. 

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