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Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
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Tem isso tudo e depois um Technics SL BD22? Tão fraquinho? :no:

Se ele aceitar €100 pelas Diamond e tu os puderes dar, nem penses duas vezes. Um upgrade bastante considerável face às tuas. E não deve ser assim tão difícil ele aceitar isso porque é o valor delas. 

Essas TDL também são muito interessantes. Não fosse eu ter um upgrade já definido e pensava nisso. 

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Também achei estranho a escolha de turntable dele. Provavelmente deve achar que é reliable e como já é antiga e sempre esteve com ele, manteve-a. Algo assim, dunno.

Consideras mesmo que as Wharfedale 9.1 são muito melhores que as Q Acoustics 2020i que acabei de comprar?  Eu posso sempre devolvê-las à Amazon, mas sinceramente estou satisfeito com elas. Queira ver se estabilizava neste setup durante uns tempos, senão estou sempre a trocar de material. Até já me passou pela cabeça trocar de GD :-..

O meu pensamento era agora poupar alguns €, para no verão trocar para um setup melhor, com a ajuda do reembolso do IRS. Colunas, amp e GD a rondar os 2500€. Devido a estar com este pensamento, acho que estas colunas não iam adicionar nada ao setup.
Por curiosidade, se tivesses 2500€ o que compravas?

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1 hour ago, Ilusi0n said:

Consideras mesmo que as Wharfedale 9.1 são muito melhores que as Q Acoustics 2020i que acabei de comprar?  Eu posso sempre devolvê-las à Amazon, mas sinceramente estou satisfeito com elas. Queira ver se estabilizava neste setup durante uns tempos, senão estou sempre a trocar de material. Até já me passou pela cabeça trocar de GD :-..

Apesar do price point ser parecido, acho que €100 por €100, as Wharfedale estão um patamar acima. 

1 hour ago, Ilusi0n said:

Por curiosidade, se tivesses 2500€ o que compravas?

Depois de ver a foto que meteste há uns dias, eu não mexia no setup até teres um sítio onde te podes sentar, ter um triângulo perfeito e colunas distanciadas pelo menos 2 metros uma da outra. Podes não ter a noção da diferença que faz e por isso é que não te debruçaste sobre isso, mas andares a gastar esses valores num setup para depois o teres mal montado não faz sentido imo.

Para além disso, €2500 já entra em valores onde a oferta é muita e onde a tua preferência e espaço vão ter uma influência muito grande na escolha. Umas colunas que eu adore podem não soar tão bem para os teus gostos e um setup que soe extremamente bem em minha casa, pode soar benzinho em tua. Obviamente, vais encontrar reviews sobre diferentes componentes, vais encontrar gajos a darem palpites etc. O único conselho que te dou para gastar esse dinheiro é ires à AudioTeam e à Imacustica e dizeres o que tens para gastar. E eles que te mostrem o que lá têm para oferecer. Pede para ouvir, nunca compres nada sem ouvir. E pede garantias de que, se chegares a tua casa e não gostares do que lá ouves, eles te trocam isso na boa. Ah, e pede para serem eles a ir a tua casa fazer a instalação. Assim lavas as mãos de qualquer problema e eles são sempre os responsáveis por te deixar aquilo em condições.

Uma pequena história para perceberes o trabalho que te pode dar e porque é que é importante teres cuidado: o meu tio, nos anos 90, investiu muitos milhares em hi-fi e um dos melhores setups dele incluía umas Martin Logan que ele tinha adorado ouvir na loja. Entretanto começou a perceber que quando ouvia Metal, as colunas eram incríveis. Puxava por aquilo e sentia mesmo o poder das colunas e só lhe apetecia pôr ainda mais alto. Depois tocava Jazz e a resposta não era a mesma.

Siga então comprar umas stands de jeito para as colunas! Dois paralelepípedos de betão :-.. Mesma treta, amava ouvir Rock, odiava ouvir coisas mais calmas.

Acabou mesmo por ter de meter as colunas e o betão no carro, fazer uma viagem até Lisboa com o carro um bocado inclinado e vender as colunas a um amigo :D Comprou depois umas B&W 804 Matrix, um Forte Audio Model 4 e um PS Audio 6.0 e ainda hoje é o setup dele... que já não usa há uns tempos e me vai vender por uma pechincha. Estou só a contar os dias para ter dinheiro e ir buscar isso :D 

Portanto, muita calma, ouve muito e ouve tudo e pergunta até se não podes fazer testes de audição com dois ou três pares diferentes em tua casa para ver como o setup se comporta.

No que toca a gira-discos, se não te importares de comprar usado e tiveres garantias de que está em condições, um SL1200 fica para a vida. Arranjas usados entre os €500 e os €1000.

---------- 

Btw, novas aquisições:

wXgHmoCh.jpg
IMGUR.COM

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Tudo pressings japonesas.

Mais um "truque"para jazz barato que não devia estar aqui a revelar :P Tudo o que for da Impulse, se querem AAA (all analog mastering) e sem dar o rabo para comprar, procurem pressings japonesas da Nippon Columbia com a label igual à que vêem na foto do Ballads do Coltrane.

@Gladiador

Ainda estou à espera de opinião do KoB. E já recebeste o Star Wars?

Edited by dastinger
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Tenho essa noção do distanciamento das colunas e do triângulo, tanto que estava a pensar tratar disso em breve. Só ainda não o fiz porque não tenho stands para as colunas, estava a adiar até os comprar.
Não dá para ver bem na foto, mas o móvel da esquerda vai ser "descomissionado" para dar espaço ao setup, e ai já posso começar a alinhar as coisas.

Lá está, isto é apenas uma miragem. Está mesmo muito longe de acontecer. Estava apenas curioso que tipo de material recomendavas para essa gama de preços.
Creio que se algum dia avançar com isto, faz sentido falar com a Audioteam ou semelhante, e serem eles a escolherem o sistema, inclusive fazerem a montagem como sugeres. Nunca pensei nisso porque sou um gajo um bocado DIY e gosto de montar as coisas eu próprio e fazer os meus arranjos.

:lol: Essa história do teu tio.

Por acaso a Technics anunciou 2 novos modelos SL1200 na CES2019 ontem. Já vai na iteração MK7, mas aposto que tu quando recomendas o SL1200 seria o MK2 ou semelhante, certo? Eu tenho um problema em comprar coisas usadas, é algo que não gosto mesmo de fazer.

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20 minutes ago, dastinger said:

 

@Gladiador

Ainda estou à espera de opinião do KoB. E já recebeste o Star Wars?

 

Andei fora de casa e com muita cena para fazer. Ainda não recebi o Star Wars e KoB ainda não levou a limpeza devida. Mas não passa desta semana. Não está esquecido eheh.

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40 minutes ago, Ilusi0n said:

Por acaso a Technics anunciou 2 novos modelos SL1200 na CES2019 ontem. Já vai na iteração MK7, mas aposto que tu quando recomendas o SL1200 seria o MK2 ou semelhante, certo? Eu tenho um problema em comprar coisas usadas, é algo que não gosto mesmo de fazer.

Esquece lá isso, um 1200 novo vai para preços ridículos. Eu não tenho qualquer problema em comprar coisas usadas. Aliás, se há coisa que os 1200 são é duradouros. Aquilo é um verdadeiro tanque. E quanto ao que aconselho, tanto faz. O MK5 até é melhor que o MK2 porque tem ajuste de VTA e mais umas coisitas. E sendo tu um gajo DIY, não percebo qual o stress de comprar usado. Tem algum problema, arranja-se :) 

Btw, não descures a Imacustica. Apesar de não darem um tratamento tão especial ao cliente, têm mais variedade do que a AT e é bom ver o que todas as lojas oferecem. E não menciono mais lojas em Lisboa porque não conheço. Se houver mais com qualidade, vai a essas também.

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@dastinger 

Incrível o KoB.  Poder ouvir com tanta nitidez cada um dos instrumentos, os improvisos, as nuances é incrível! O albúm é perfeito. Não sou muito de trompete. Quando entram os saxofones é de ir lua!

Mesmo depois da limpeza liquida a agulha apanhou uma bola de poeira. Eu bem esfreguei os disco mas parece que as grooves ainda tinham algum lixo. Pelo ficou sem estática. Daquele material todo só não tenho o Paint Edger. Faz mesmo a difrença isso?

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Eu diria que faz mais diferença que um pano de microfibra, mas não é muito melhor. Os discos que comprei à Elsa Pinto, nem com a máquina que o Dastinger comprou ficaram melhores, e duvido que a aspiração melhorasse. 

Basicamente o que aprendi é que há discos que simplesmente não têm salvação, as grooves já estão destruídas.

Agora a nível de limpeza de pó e lixo das grooves, a tal máquina da Knosti/Tonar para mim teve um efeito melhor que o paint pad. 

Btw, a Sony anunciou uma nova TT (250€), a Cambridge Audio anunciou uma TT (1750€), montes de anúncios de Amps e companhia, tudo na CES2019. Não sei como o mercado era antes, mas parece que isto está a mexer. 
Já para não falar na Technics que lançou um novo MK da SL1200, algo que já não acontecia desde 2008. Há grandes chances de isso ser a minha próxima TT.

Edited by Ilusi0n
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Eu discordo do @Ilusi0n. Não só por uma questão de experiência a limpar com uma coisa e outra, mas também por lógica. Limpar com um simples pano e o paint edger não pode ser sequer comparado. Aliás, é o instrumento mais importante dessa limpeza manual. Pensem no tamanho da agulha. E agora pensem onde ela tem de entrar no disco. Acham que um pano chega lá em baixo para tirar toda a sujidade? Nem o paint edger vos vai ser suficiente para limpar o disco a 100%, mas as fibras que tem são essenciais para soltar a sujidade que estão nos grooves. Um pano vai deixar o disco muito bonito à vista principalmente com a ajuda dum líquido de limpeza. No entanto, a sujidade que interessa mais tirar é a que está nos grooves.

O ideal será sempre usar algo do género da Knosti que solta a sujidade dos grooves e depois aspirar. Não havendo centenas de euros para gastar numa solução dessas, a limpeza manual ou só a Knosti (que não deixa de ser manual) são as únicas opções viáveis imo.

@Ilusi0n

Esses discos da Elpi vieram da guerra? Estou mais inclinado para achar que as pressings não seriam as mais famosas.

On 1/9/2019 at 2:59 PM, Gladiador said:

Não sou muito de trompete. Quando entram os saxofones é de ir lua!

Ainda bem que gostaste. Essa edição tem uma masterização excelente :) Esse álbum é genial. Há algumas pessoas que não gostam armadas em hipsters por ser um álbum tão aclamado pelo público em geral mas, para mim, continua a ser o melhor do Miles. O único que chega bem bem perto é o In a Silent Way.

Podes não gostar de trompete, mas a tonalidade do Miles em baladas é simplesmente linda. Ele costumava dizer que quando tocava baladas ao vivo começava logo a ver as pernas das mulheres no público a abrirem :-.. 

Se gostas de trompete saxofone, ouve o álbum que, na minha opinião, abriu as portas ao Kind of Blue: Somethin' Else do Cannonball Adderley. Ouve o Go! do Dexter Gordon, Ben Webster Meets Oscar Peterson e ouve algumas coisas do Gene Ammons :y: John Coltrane já nem falo porque acho que dispensa apresentação.

EDIT: I'm dumb

Edited by dastinger
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Acabei de chegar da Audioteam. Pessoal incrível e um espaço de babar! As colunas já estão arranjadas. O Sr. Jorge é um porreiro. Ainda lá estive uma horita a ouvir discos no auditório que estavam a tocar num Rega Planar 3 + Rega Brio + Rega RX1. Que som tão agradável. Diana Krall Live in Paris estava a tocar e por coincidência era um dos proximos albuns que ia comprar.

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É impossível não ter essa opinião daquela loja e daquele pessoal. 5 estrelas mesmo :y: 

Então já sabes ao que soa uma pressing de €40+ :P Esse álbum da Diana Krall quase de certeza que era a edição da ORG que não te deve ficar barata. Vais comprar essa edição?

 

WWW.DISCOGS.COM

Label: Original Recordings Group - ORG 003,Verve Records - B0021924-01,Universal Music Special Markets - B0021924-01 • Format: 2x, Vinyl LP, 45 RPM, Album, Limited Edition, Numbered • Country: US • Genre: Jazz • Style: Smooth Jazz, Contemporary Jazz

Não te apeteceu deixar lá o que tens na conta do banco? :-.. 

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Não sei que versão era mas era de 33 rpm.

Até me senti mal por ter “apenas” um rega planar 1 plus no meio daquela panóplia de gira-discos e colunas. Até da gosto ver a organização da loja e a simpatia do pessoal 

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Se era 33 então é este:

WWW.DISCOGS.COM

Label: Universal Music Group International - 602547376954 • Format: 2x, Vinyl LP, Album, Reissue 180 Gram • Country: Europe • Genre: Jazz • Style: Smooth Jazz, Contemporary Jazz

Master pelo Bernie Grundman e prensado na Alemanha o que, muito possivelmente, quer dizer que foi prensado na Pallas que é das melhores pressing plants do Mundo. Se realmente for, BG + Pallas não falha de certeza absoluta. E fica bem mais barato :y: 

Ahahah não te sintas mal, daqui a uns tempos estás a fazer upgrades nem que seja à célula :) 

Btw, o que é que causou o problema nas colunas, o Sr. Jorge Alves explicou?

Edited by dastinger
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38 minutes ago, dastinger said:

Se era 33 então é este:

WWW.DISCOGS.COM

Label: Universal Music Group International - 602547376954 • Format: 2x, Vinyl LP, Album, Reissue 180 Gram • Country: Europe • Genre: Jazz • Style: Smooth Jazz, Contemporary Jazz

Master pelo Bernie Grundman e prensado na Alemanha o que, muito possivelmente, quer dizer que foi prensado na Pallas que é das melhores pressing plants do Mundo. Se realmente for, BG + Pallas não falha de certeza absoluta. E fica bem mais barato :y: 

Ahahah não te sintas mal, daqui a uns tempos estás a fazer upgrades nem que seja à célula :) 

Btw, o que é que causou o problema nas colunas, o Sr. Jorge Alves explicou?

Sim eu estive com ele durante o processo. Era um dos fios do conector que ligava ao sensor de infravermelhos que estava a fazer mau contacto. Bastou pressionar, por um bocadinho de cola e ficou a bombar. 

Como tem garantia e vinha a Lisboa levei lá senão tinha aberto em casa e arranjado eu

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Finalmente chegou o dia que tive de mudar a aorganização dos meus discos - de género passou a ordem alfabética e segui o Discogs (não tenho muitos mas os 200 já dão algum trabalho). A minha surpresa foi chegar ao fim e sobrarem uns15 que ainda não estavam catalogados ... e a surpresa ainda maior foi 3 deles não estarem no discogs ...um deles então é incrivel não estar lá porque tem código de barras e quando se faz a pesquisa pelo google ele aparece à venda. (é 7º sinfonia do Beethoven da Coda publishing do karajan e a orquestra de berlin). O curioso é que quando o tento introduzir dá que não existe no catálogo da editora! Os outros 2 são discos antigos e edições portuguesas por isso percebo que não estejam. Além disso a ordenação alfabética é sugeneris , por exemplo meteu no G a carmina Burana  do carl Orff...onde foi buscar o G ? (de qualquer forma ficou lá porque só tenho de seguir o catálogo para o encontrar).

Dastinguer, li no outro dia que fazes uma mistura para lavar os discos. Ainda não estou na fase de comprar a máquina (tenho algumas prioridades..) mas acho que alguns discos antigos precisam mesmo de ser lavados. Faz-me confusão usar daqueles liquidos concentrados de lavar a louça.... o que é que usas e em que concentração. Já agora , a primeira lavagem é com agua muito fria (como está agora a da torneira) ou tépida/fria ? 

Edited by ruit
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@ruit

Também tenho tudo organizado alfabeticamente e quando tenho mais do que um álbum do mesmo artista, organizo por data de gravação. Comecei por organizar por data de lançamento, mas há casos em que o lançamento do álbum foi anos depois da gravação e a era/fase desse artista já era completamente diferente na altura de lançamento (acontece muito no jazz).

Quanto a discos que não estão catalogados no Discogs, às vezes acontece. Já introduzi algumas entradas também. Esse da Carmina Burana, qual é ao certo? Mete o link do Discogs, por favor. Muito provavelmente o G vem de quem interpretou a cantata. Carl Orff é o compositor, apenas. Se vires bem no teu disco, muito provavelmente, o nome de quem interpretou começa por G. 

Quanto à limpeza. Primeiro, nunca uses água sem ser destilada/deionizada/purificada etc. Água da torneira tem minerais que acabam por ficar no disco e que pode não ser bom no longo prazo. Água destilada também custa meia dúzia de cêntimos por litro e assim estás descansado. Quanto a temperatura, nem penso nisso. Desde que não esteja quente...

A mistura que faço é composta por 800 partes de água destilada, 200 partes de álcool isopropílico 99.9% (gosto de dar importância a esta parte) e 5 partes de Ilford Ilfotol (1 litro são €20, mas dá-te para muitoooo tempo). O Ilfotol é importante porque o líquido, sem um agente molhante, não vai entrar nos grooves com tanta facilidade e não vai limpar tão bem. 

O método é como quiseres, mas sublinho a importância de usar algo como o paint pad ou a Knosti. Só com um pano, tiras apenas o lixo superficial, por onde a agulha não passa. 

Edited by dastinger
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Mandei ainda vir o Scenery do Ryo Fukui (repressing do final do ano passado, não quero pagar 150/300€ por um álbum :-..), dado que estou completamente apaixonado pelo estilo dele.
Apesar de gostar da fase do Miles Davis no KoB (e sim, eu incluía-me no grupo dos "hipster"), gosto muito mais de piano. Adicionando ao estilo "Uptempo" muitas vezes de improviso, o piano fica fenomenal.

Os próximos álbuns provavelmente serão a BSO do The Conversation ou o Charles Mingus ‎– Jazz In Detroit / Strata Concert Gallery / 46 Selden, que viu um excelente repressing no final do ano passado.

Edited by Ilusi0n
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Hans Zimmer é fabuloso. Tudo o que faz, é impressionante :god:

Sobre o KoB, interpretaste mal o que disse. Os hipsters de que falo é referente àquelas pessoas que dizem que não gostam porque é apreciado por muitos. Ou que têm sempre a necessidade de vir dizer "Muito melhor que o KoB" a falar doutro álbum qualquer. Obviamente, todos têm a legitimidade de não gostar dum álbum, a parte dos hipsters era virado para esses, não para quem não gosta efetivamente. 

É engraçado que o álbum do Fukui tenha virado moda. Até associo isso ao YT andar a recomendar o álbum dele em tudo o que era sidebar aqui há uns tempos. Ele como pianista jazz não é nada de especial e se gostas de piano, há pianistas de jazz muito muito muito melhores do que ele. 

Atenção, eu gosto do álbum e percebo que seja fácil do pessoal gostar também. É um álbum carregado de jazz standards e com um original. No entanto, os side men também não fizeram o melhor trabalho.

Se gostas de piano, e mantendo a onda do Hard Bop e Modal, tens de ouvir Red Garland, Bill Evans, Oscar Peterson, Thelonious Monk, Ahmad Jamal, Herbie Hancock... Há mais, mas é melhor ficar por aqui :-.. Se quiseres nomes de álbuns que acho que vais gostar, diz. 

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