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Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
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Já que estamos numa de falar de equipamentos, um colega de trabalho soube que ando nestas vidas e quer-se desfazer de algum equipamento que tinha em casa, entre eles, uns AKG K1000. Acho que ele nem sabe bem o que tem em mãos... Isto já é o patamar de headphones lendários (são regularmente vendidos por 1000/1500€), provavelmente nem tenho equipamento para aproveitar aquilo.

Mas se por acaso ele atirar para o ar que quer 100€ pelos phones eu nem penso 2x. Se acabar por comprar ao gajo eu aviso :-.. 

Edited by Ilusi0n
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M.IMGUR.COM

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Ora bem... Já liguei. 

Tenho neste momento um onkyo tx-nr646 a injectar no pré amp através de zone 2 (do onkyo) Spotify. 

Já liguei também diretante o onkyo ao amp. 

Em ambos os casos o som que sai das colunas é muito ausente de base. Falta um pouco de punch.

Já andei a brincar com o pré amp mas não muda para melhor. 

Poderá estar algo estragado em alguma parte do equipamento?

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O melhor que posso descrever é que o som dos tweeters é tão elevado que se sobrepõem ao base dos speakers. 

Para sentir o base tenho que colocar a cabeça ao nível do chão. Se me sentar normalmente o som fica demasiado cristalino porque como disse os tweeters sobrepõem se ao cones.

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Em relação à Knosti.

Utilizei ontem pela primeira vez e estou bastante satisfeito com os resultados, apesar dos cons não serem poucos.

Antes de mais nada, os conselhos que tenho para dar a quem nunca usou:

  • Já falei disto mas o líquido original é para esquecer, pelo menos do que li e vi. Não posso falar por experiência própria porque não cheguei a utilizar o líquido, mas o que vi em fóruns assusta-me um bocado. Isto é o resíduo que é apanhado pela agulha:

hBNgHGJ.jpg

A Knosti fala constantemente num efeito anti-estático duradouro e eu acho que tem a ver com isso. O líquido deve deixar uma camada de alguma coisa no disco que promove uma ação anti-estática e o que a agulha apanha nas primeiras vezes que se toca o disco tem a ver com isso. Por muito bom que isso até possa ser, uma camada em toda a superfície do disco não é algo que eu ache que não vai ter influência no som.

Solução: Eu estou a usar a receita do London Jazz Collector. 800 partes de água destilada, 200 partes de álcool isopropílico e 5 partes de Ilford Ilfotol (agente molhante utilizado na revelação de fotografias). Funcionou na perfeição. O Ilfotol é caro, mas dura uma vida.

  • O funil que vem incluído já tem um filtro. Não é, de todo, suficiente se querem manter o líquido o mais limpo possível (o que, obviamente, é crucial). Não reutilizar o líquido saía bastante caro por isso faz todo o sentido reutilizar até ficar visivelmente sujo.

Solução: Filtros de café. Eu estou a utilizar filtros nº 4. Meto o filtro no funil sem tirar o filtro original e despejo o líquido. É um processo lento porque a filtragem é morosa, mas vale a pena e é garantido que muita porcaria não entra nos discos que limparmos no futuro.

  • A Knosti diz que 7 minutos são suficientes para secar os discos ao ar. Não acredito muito nisso. Há muita gente a queixar-se por aí que ficam com as inner sleeves húmidas/ressuadas depois de guardar os discos e se calhar a questão do resíduo do ponto 1 até pode ter a ver com secagem, quem sabe. Eu deixei cerca de uma hora e os que estiveram mais tempo a ser limpos (tinha uns discos bastante maus a nível de sujidade) deixei durante a noite.

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Processo:

Depois de meter o líquido até cobrir as escovas até cima, meti o clamp sem apertar em demasia para não marcar as labels. Meto um dedo junto à base dum dos lados e rodo até o dedo tocar na outra extremidade. Faço isso 10 vezes para a esquerda e 10 para a direita. Em discos mais sujos, faço 20 vezes.

No caso de discos mais sujos, comprei um borrifador onde meti água destilada. Borrifo o disco todo com o clamp e uso o paint pad para tirar alguma da sujidade. É bom não meter o disco tão sujo no líquido de forma a evitar que lá fiquem resíduos desnecessários.

Tiro o disco, deixo o excesso de líquido escorrer, tiro o clamp e meto a secar. Não passo nenhum pano em nenhuma altura.

Resultados:

Excelentes. Não ouvi os discos antes de serem limpos (todos os que limpei foram comprados recentemente e ainda não os tinha ouvido), mas um colega de trabalho deu-me quatro álbuns que iam para o lixo e eram, muito provavelmente, os discos mais sujos que alguma vez vi. Dois deles tinham o que me parecia ser glitter, daqueles brilhantes que as miúdas põem na cara. Antes e depois:

2mEpmXlh.jpg
IMGUR.COM

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O som, para um álbum que estava nessas condições, também está muito bom dentro dos possíveis. A música é que pronto :-.. 

Cons:

  • O processo é extremamente moroso.
  • Normalmente compro um ou dois discos de cada vez. Fazer todo o processo para limpar apenas um disco é um bocado demais.
  • O clamp não cobre a totalidade da label. No entanto, depois de limpar centenas de álbuns e de ter molhado muitas labels, nunca nenhuma se estragou um bocado que fosse.
  • Retirar o líquido não é a coisa mais fácil do mundo. Podiam arranjar um ponto de saída do líquido melhor, mas penso que seja uma questão de hábito.
  • É preciso ter muito cuidado a colocar e retirar os discos da secagem. Facilmente passamos os discos pelo escorredor e podem riscar. Se calhar o ideal é comprar um escorredor de pratos normal e usar isso.

E é isto. Por €50, vale mesmo muito a pena apesar do processo não ser a coisa mais rápida e de ter os seus contras.

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@PunK_BoY

Como é que fizeste a ligação exatamente? O Onkyo é o quê?

Isso tem de estar ligado assim:

Ao amp ligas as colunas e o pre-amp. Ao pre-amp ligas tudo o resto. Essas colunas sem um power amp a dar-lhes força, muito provavelmente, vão soar muito thin.

No entanto, depois do teu segundo post, também pode ser fraco posicionamento. Isso são floor standing speakers. A ideia é estares sentado em frente a elas de forma a receberes todo o espetro de som. Se estiveres de pé, quase só vais ouvir o que sai dos tweeters. É normal, acontece com essas como aconteceria com as melhores colunas do Mundo. Também deves fazer um triângulo equilátero perfeito em que os vértices são as colunas e a tua cabeça.

Edited by dastinger
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1 hour ago, Ilusi0n said:

Já que estamos numa de falar de equipamentos, um colega de trabalho soube que ando nestas vidas e quer-se desfazer de algum equipamento que tinha em casa, entre eles, uns AKG K1000. Acho que ele nem sabe bem o que tem em mãos... Isto já é o patamar de headphones lendários (são regularmente vendidos por 1000/1500€), provavelmente nem tenho equipamento para aproveitar aquilo.

Mas se por acaso ele atirar para o ar que quer 100€ pelos phones eu nem penso 2x. Se acabar por comprar ao gajo eu aviso :-.. 

Wtf, tens a certeza que são uns K1000?! É que é esquisito ele não saber o que tem se realmente for isso.

O que é que ele tem mais para vender? Há coisas que podem interessar. 

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Ele disse especificamente esse modelo e chamou-os ETs do Hifi, por isso acho que se qualifica :-.. . Claro que pode estar errado no modelo, mas ele já não vai para novo, calculo que os tenha comprado novos e depois arquivou-os.

Amanhã vou falar melhor com ele e ver o que tem mais para vender.

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Então se calhar é mesmo o caso. No entanto, é daqueles casos que é um exagero o que pedem por eles. É mais pela raridade e formato diferente. Acredito que soem bem, mas não acredito que soem a €1500 :-.. Para além disso, depois dos €1500 dos headphones, ainda tens de gastar umas centenas num amp a sério porque requerem muito poder.

Agora estou mesmo curioso sobre o que ele tem. Apita mal saibas.

Edited by dastinger
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Eu até me benzo antes de entrar nesta thread... :-..

Só consigo imaginar o pessoal de robe avermelhado e chinelos quentinhos, sentado no sofá, de copinho de viski numa mão, com a outra a abanar no ar uma varinha imaginária, de olhos fechados, a ouvir música desta, "pura"... :lol:

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E pronto, depois de tempo gasto a configurar o pre-amp já tenho as coisas em condições e a soar como deve ser. As colunas tem efetivamente um som excelente e o pré amp tem mais configurações que sei lá o quê. 

Vou ter que começar então agora a ver a situação do gira discos. Fui buscar os vinis do meu pai e ele tem para cima de 100. Nada mau para começar 😂

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Já te disse em cima as vantagens.

Muito basicamente, um gira-discos é composto pelo plinth (a base), motor, prato, sub-prato e tonearm. Obviamente há mais coisas envolvidas, mas esses são os principais componentes. Todos eles, sem exceção, são muito melhores num Planar 3 quando comparado a um Planar 1. Todos eles vão-te proporcionar melhor sonoridade.

O plinth e o prato vão dar mais estabilidade ao disco, o motor e o sub-prato vão manter a velocidade mais correta e constante, o braço vai soar bastante melhor. O Planar 3 tem anti-skate configurável pelo utilizador, algo importantíssimo quando quiseres trocar de célula. Podes, um dia, adicionar uma PSU ao motor para trocar a velocidade através de botões (em vez de teres de levantar o prato e mexer na correia). Para não falar de todos os upgrades feitos por 3rd parties que vão transformar o Planar 3 num gira-discos de €1000+ e que podes fazer ao longo dos anos.

Para além destes upgrades mais técnicos, uma simples célula nova pode transformar drasticamente o som dum gira-discos. Tens células a custar mais e €1000. Meteres um bichinho desses num gira-discos básico como o Planar 1 não faz qualquer sentido.

A questão aqui é, vais levar isto a sério e ouvir discos de vinyl muitas vezes ao ano? Vais querer tirar a melhor experiência possível e estarás disposto a perder tempo em manutenção e procura das melhores pressings etc.? Se sim, e se realmente podes gastar esse valor, Planar 3 definitivamente.

Se só é uma coisa muito casual e vais comprar meia dúzia de discos e não queres perder tempo com o hobby, Planar 1. Repara que eu próprio tenho um Planar 1. Quem está com um budget apertado é um excelente gira-discos. Mas se eu tivesse os fundos necessários e/ou se alguém me dissesse que pode gastar €700/800 num gira-discos e que quer levar isto a sério, obviamente não vou dizer que um Planar 1 é a escolha acertada.

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Tem só em atenção a célula que cada um tem. O Planar 1 é vendido com a Rega Carbon e o Planar 3 penso que seja com a Elys 2. Claro que qualquer um deles pode vir com a célula que quiseres mediante um custo.

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Ok, já consegui falar com o meu colega e o gajo sabe bem o que tem :-.. Quer 600€ pelos AKG K1000, o que não é mau, mas está muito fora do budget para uns headphones por agora.

Quote

Tenho umas TDL STudio 1 (linhas de transmissão, as antecessoras das PMC), um Musical Fidelity A120 classA (é o que puxa pelos AKG), um Technics SLdd22, um Sony CDP-x339 ES. E os AKG K1000.

Que são os únicos que considero vender, pois além destes, talvez apenas o MF A120 teria valor de mercado. E como comprei uns B&W P7 há um ano, por causa do wireless (é verdade...), e aquilo em modo wired é bastante bom, pensei que só tenho uma cabeça para tanto auscultador (tenho uns AKG K451 para viajar, e uns Beyerdynamic byron para trabalhar)) e deixar outros usufruir. Mas só marcham por 600 paus. 

Quanto a material mais novo, tenho umas Wharfedale 9.1 encaixotadas....porque trouxe dos Emiratos umas Boston A26 que lhes dão 3-0. Mas vou vender aquilo por 100 euros?

 

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