Jump to content

Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
 Share

Recommended Posts

@dastinger, long post ahead :P 

Ok, usei o output USB do AT-LP120 para fazer algumas gravações com o Audacity e tentar explicar o que se passa com o meu setup. A conclusão a que chego é este barulho que me queixo é da natureza do vinyl e da qualidade dos pressings, o que não é necessariamente uma má coisa. Relembro que sou novo nestas andanças :-.. 

O que me parece é que gravar com o output é equivalente a ter o som no máximo, é como o som sai a partir do preamp, tem isso em mente. O som parece estar brutalmente alto.
Btw, usei o LP dos Metallica acabadinho de limpar e livre de qualquer partícula de pó.

Versão com o builtin preamp do GD. Mando a agulha descer aos 4 segundos e partir dos 5 segundos já é a faixa silenciosa.

Versão sem o builin preamp do GD. Mando descer a agulha aos 3 segundos e a partir dos 4 segundos é a faixa silenciosa. Pouco depois ouve-se um "tomb" que foi a protecção do pó que descer com um bocado mais de força :-...

Aqui estava a tentar mostrar o tal barulho "estático" que oiço quando toco em parte metálicas do GD (tipo tonearm) sem o builtin preamp e... Falhei miseravelmente. Não se ouve nada... Depois de coçar um bocado a cabeça, esse tal barulho de "choque" só pode estar a ser introduzido pelo amplificador da Sony, é a única explicação.
A gravação está a ser enviada directamente pelo GD e não capta este tal barulho. Acho que esta gravação serve para mostrar que não tenho barulhos parasitas (pelo menos acho eu).

De qualquer forma, não é grave, porque como dá para perceber não afecta a reprodução da música em condições normais.

Gostava que ouvisses e que percebesses qual deles soa melhor.

Continuando este longo post, já pensaste em investir em pistola anti-estática?
Limpei um álbum e meti-o a tocar depois de secar.
Quando acabei de limpar o álbum dos Metallica, fui parar o disco que estava a tocar e deparei-me com isto:

TldMjBo.jpg

Super zoom:

fwZHVNx.jpg

E o disco estava assim:

G1rvcUx.jpg

Ok, tudo bem que esqueci-me de baixar a "dust cover" do GD mas dai ao disco ficar assim...

Parece-me que o processo de limpeza está a criar muita estática no disco, o que por sua vez causa situações destas.

A tua escova anti-estática que te fizeram desconto é boa? É que eu só tenho uma de feltro tipo esta e para além de não limpar nada de especial, parece que também cria estática.

Edited by Ilusi0n
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Indo por partes, o que estás a ouvir não é nada mais do que surface noise. E, pelo menos nesse sample, é surface noise completamente normal. 

Quanto ao problema que tens quando está ligado ao andar phono do amp. Esse amp tem um tape out, penso eu. Se tiver, é arranjares uma forma de gravar o sinal que sai do amp através desse output. Mas vais sempre precisar de mais alguma coisa, seja uma placa de som externa ou um gravador de CD áudio para depois ripar para o PC. 

Quanto ao que soa melhor, o sinal não saiu do USB do gira-discos em ambos os samples? É que, se saiu, teres isso ligado ou desligado não faz diferença. Para eu conseguir ouvir a diferença, terias de gravar um sample através do USB e o outro através do output do amp com o andar phono do GD desligado. Ainda estive um minuto a tentar perceber porque é que ambos os samples me soavam exatamente à mesma coisa :lol: O sinal USB está a ser processado pelo pre-amp integrado sempre. Só o que sai para o amp é que leva bypass. Aliás, se tirares o pre-amp da equação dessoldando, ficas sem o USB.

Quanto à estática:

A minha casa é bastante húmida. E o tempo seco é que não ajuda nada à estática. Eu não tenho grandes problemas com isso, felizmente, daí nunca ter sentido a necessidade de gastar uma batelada de dinheiro numa pistola dessas. 

No entanto, uma limpeza molhada devia tirar toda a estática do disco e é estranho ser reintroduzida com tanta facilidade. Depois de passares o paint pad e secares com a esponja, passas algum pano? Isso parecem-me pelos dum dos panos/esponjas que estás a usar no processo de limpeza que ficam nos grooves. Depois de tocares uma vez, a agulha ao passar nos grooves levanta isso tudo apanhando alguns. Os restantes ficam à superfície do disco. Não será isso?

Quanto à escova. Eu usei uma das que tens durante muito tempo e é bastante aceitável no que toca a tirar o pó superficial. No entanto, gosto muito mais de escovas iguais à que tenho atualmente. E, sim, gosto bastante da minha.

Link to comment
Share on other sites

Got it! Estava a começar a chegar a essa conclusão, nesse caso é mesmo o "normal" do vinyl.

O Tape Out será o que tem input e output? Neste caso, seria o input 4:

401898-2.jpg

Se funcionar, eu compro um cabo RCA -> Jack 3,5 e ligo ao PC no Line-In para gravar.

E sim, saiu do USB de ambas as samples :facepalm: Nem pensei nisso, mas faz sentido. Se gravares por USB, o som vai sair sempre pelo preamp.

 

Link to comment
Share on other sites

Hum, não sei se esse output será Tape Out. 

Um Tape Out é um output por onde sai qualquer sinal que esteja a entrar no amp, seja por que input for. A forma como esse está colocado, parece que é um output do sinal que entra no Input 4 e não geral. 

No entanto, um cabo RCA -> Jack 3.5mm não é nada caro e vês logo se funciona. Se não funcionar, ficas com um cabo para ligar ao telemóvel ou computador para ouvir música. 

Link to comment
Share on other sites

Certo, já percebi, muito provavelmente é como tu dizes.

E sim, mandei vir uma serie de cabos que vão dar jeito, 3,5mm <-> 3,5mm, 6,3mm <-> 3,5mm e RCA <-> 3,5mm.

Btw, recebi hoje a OST do Rocky IV (o filme tem um significado especial para mim e adoro a OST), pressing de 1985 completamente Near Mint, ainda com o shrink e stickers originais. Toca que é uma maravilha.

Edited by Ilusi0n
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Brutal! Por acaso é algo que tenho de começar a investir. Algumas OSTs de filmes que gostei. Ainda no outro dia comentei com o @p!p1tUh sobre a pressing do OST do Drive. Tem uma qualidade bastante boa e, para quem liga a isso, é colorida.

Eu recebi hoje outra prenda de Natal. Para quem está atento ao Q&A, percebe o que tive de lutar por ela :-.. Mais logo, deixo foto :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

57 minutes ago, Ilusi0n said:

Olha estive para comprar isso! Ronda a casa dos 50€, certo? Depois diz como se comporta.

Sim, isso mesmo. É bastante conhecido, existe desde os anos 70. Não é a mesma coisa que vácuo, mas tenho a certeza que faz um bom trabalho. E, de qualquer forma, era uma das peças do sistema de limpeza a vácuo que eu queria montar. Primeiro passar por isto e depois aspirar. 

Do que já leio há muito tempo, a única coisa problemática é o líquido original. Deixa uma goma no disco que depois é apanhada pela agulha. Nada bom. Para isso, das duas uma, ou compro só a banheira e roldana à parte e uso para passar por água destilada depois de lavar o disco (dá para comprar peças à parte) ou então faço o meu próprio líquido que, muito possivelmente também será hipótese, até porque tinha comprado um litro de Ilford Ilfotol para fazer a receita do London Jazz Collector. O meu medo é  que o líquido da Knosti seja, efetivamente, muito bom e eu esteja a substituir por algo que não limpa tão bem ou que não é tão adequado para este sistema. 

57 minutes ago, cyberurbis said:

Malta, agora é só enviar caixotes de Vinis ao @dastinger, que ele faz o serviço... 

:-..

Enviem que eu recebo-os e limpo-os com todo o carinho, perdendo acidentalmente a vossa morada no processo :-..

Edited by dastinger
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Boas, não há fome que não dê em fartura. Tenho em casa 3 pares de colunas - Tannoy t115, dynaco a10 e kef q35 (todas em excelente estado) ... e agora? Monto um sistema de 4 com quê? 

Link to comment
Share on other sites

Mas tens discos quadrofónicos que justifiquem 4 colunas? Se fosse eu, tendo em conta que a esmagadora maioria das coisas que ia ouvir seriam stereo ou mono, montava apenas um sistema stereo com duas colunas. 

Link to comment
Share on other sites

Por acaso gosto de ouvir o desdobramento que o dynaco faz nas 4 colunas, posso ligar e desligar e digo-te que a diferença é significativa para melhor, fazendo avançar o som e atirando muitas vezes alguns instrumentos para tras de mim.

Link to comment
Share on other sites

O meu amplificador faz 100W+100W e tenho a opção de meter 2 pares de colunas a tocar em simultâneo. Não vejo grande utilidade nisso, mas pode ser uma opção.

Mas se te quiseres desfazer de colunas, é só dizeres :-.. Devolvo já as Q Acoustics à Amazon.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Certo, é uma questão de gosto obviamente. Eu só não gosto porque a mistura de álbuns de estúdio quando estes eram gravados com a banda a tocar em simultâneo e não por takes, era pensada de forma a colocar os músicos exatamente da forma que eles estavam colocados no estúdio emulando, assim, à tua frente, o que se viveu em estúdio. Atirar instrumentos para trás de mim é como se eu estivesse no meio da banda, sentado de costas para metade deles. 

Link to comment
Share on other sites

Principalmente o efeito que obtens (porque a potencia das de tras é reduzida a 1/3 se não me engano) é o deslocamento para a frente (mesmo em sistemas muito bons tu percebes que o som vem das colunas (ou do plano das colunas) com o deslocamento para a frente perdes essa noção o que é agradavel principalmente em jazz e classica. 

O meu problema mesmo é quais os pares de colunas a usar ...andar montar e desmontar da trabalho. E por incrivel que parece na altura que comprei as Kef a opinião é que eram melhores que as tannoy... hoje não sei mesmo se as a10 não serão as melhores. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu não conheço as colunas, nunca as ouvi infelizmente, não te consigo dar uma resposta. Aliás, duvido que haja muita gente que tenha ouvido esses três pares de forma a conseguir dar uma resposta concreta. O que eu faria era mudar o setup semanalmente ou quinzenalmente até perceber qual gosto mais. Seria um exercício engraçado e se tiveres cabos com bananas, não dará assim tanto trabalho. 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, dastinger said:

Eu não conheço as colunas, nunca as ouvi infelizmente, não te consigo dar uma resposta. Aliás, duvido que haja muita gente que tenha ouvido esses três pares de forma a conseguir dar uma resposta concreta. O que eu faria era mudar o setup semanalmente ou quinzenalmente até perceber qual gosto mais. Seria um exercício engraçado e se tiveres cabos com bananas, não dará assim tanto trabalho. 

Pois lá terá de ser.... vou começar por tratar dos cabos para facilitar o trabalho. (Vai com calma que elas não fogem!)

Link to comment
Share on other sites

As minhas ruark estão com um problema: Não recebem o sinal IR do comando.

Já funcionaram corretamente. Depois o problema ficou meio intermitente e agora não funciona de vez. Eu cá para mim... Deve ser das pilhas. Toca a comprar pilhas novas e nada. No site da ruark tem la um artigo na FAQ a dizer que a low light pode interferir com o infravermelhos. Toca a desligar as colunas e ligar noutra divisão da casa e ver se funciona... Nada... Deixei desligado durante um tempo e do nada começaram a funcionar. Sol de pouca dura. No dia seguinte já não funcionava outra vez. Já liguei com a Audioteam e dizem para lhe enviar as colunas. Isto de ser de Braga não dá jeito nenhum enviar isto pelo correio e ficar sem som durante uns tempos...

 

Alguém com uma solução milagrosa para este tipo de problema? Estive a pesquisar pelas internetes e não encontrei ninguém com este problema.

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.