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Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins


dastinger
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@dastinger Hoje chegou um dos Vinyl promo que comprei do Discogs, o gajo chama Near Mint a isto:

NUBKrpv.jpg

A minha primeira reacção foi, este gajo está a gozar com a minha cara... Mas depois pensei que devia pedir a tua opinião primeiro :-.. .

Isto é normal? É que tenho mais uma série de álbuns a caminho (de sellers diferentes) e se me começam a chegar assim... Até me passo.

Curiosamente esta promo é de 2002 (e sim, por acaso também é Hip-hop mas nem vou dizer de quem para não ser gozado :-..) soa incrivelmente melhor, mesmo no estado em que está, do que o álbum novo que comprei na semana passada. Por isso vou assumir que aquele álbum pode ser considerado "lixo".

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Isso não me parece Near Mint, de todo. Se as marcas não afetarem o som em nenhum aspeto, isso poderá ser considerado um VG+. Se afetarem o som, depende de até que ponto tal acontece.

Podes enviar uma mensagem ao gajo, explicar a situação, mostrar a foto e dizer que isso nunca pode ser considerado NM. Pode ser que ele compreenda e te ofereça um refund parcial ou assim. Qual o feedback dele em quantos ratings? Acima de tudo, nunca percas a cabeça, mantém-te respeitável e sempre tranquilo. Caso isso escale para o Discogs eles levam isso muito em conta. Aliás, tenho uma história recente desse género que mais logo, com tempo, conto. 

Mas respondendo à tua pergunta, eu nunca consideraria isso NM. 

Oh, 2Pac não é mau nem entra na classe de Hip Hop contemporâneo :-..

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Enviei mensagem ao gajo e ainda não tive resposta. Não me vou chatear muito, porque é um promo e foi 79 cêntimos, mas still...

Entretanto hoje recebi 2 encomendas de 2 álbuns (sellers diferentes) mas sabia que vinham selados e não tive qualquer problema, como seria de esperar. Uma coisa que me chateia é o shipping, os gajos esquecem-se que o shipping cost tem que vir marcado. Um deles cobrou-me 7€ de portes e pagou 1,75€ x2, deve ser o equivalente dos selos deles.

Vai já levar uma mensagem minha sobre isto.

Logo depois do jantar já tenho story time para acompanhar o chá ? Dastinger: Como arranjei o Planar 1 - 1st Edition ?

Edited by Ilusi0n
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Sim, tendo em conta o valor, não vale a pena chateares-te muito.

Quanto aos portes, infelizmente vais perceber que há muitos gajos que usam o valor dos mesmos para fazer uns trocos a mais. Deve ser igual no eBay com as consolas e jogos por isso é algo a que estarás habituado de certeza. 

Ahah, sim, mal tenha tempo explico. Mas não é assim tão interessante :-..

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@Ilusi0n

Há pouco esqueci-me de te dizer uma coisa relativamente importante. No caso que mencionaste a diferença é maior, mas deves sempre adicionar €1.50/2 ao valor dos portes porque é o valor dos mailers. Claro que se o gajo é colecionador pode reutilizar, eu próprio faço isso quando vendo discos, mas devemos sempre assumir que existe esse custo adicional.

Há uns tempos comprei uma edição japonesa do Somethin' Else do Cannonball Adderley. O gajo anunciou aquilo como Mint (Never played na descrição) e a capa como VG+. O disco chegou e eu consideraria tanto o disco como a capa VG.

Mandei mensagem ao gajo e ele, subitamente, passou de demorar 24 horas a responder a demorar 4 dias ou mais. Expliquei toda a situação, enviei fotos, tudo na boa. Sempre que tive problemas do género, os sellers foram flexíveis e ofereceram logo possibilidade de returns, ou partial refunds. Este gajo começou a dizer que grading não é matemático bla bla bla quando estamos a falar de saltos enormes entre Mint e VG, guidelines bem explícitas no Discogs e problemas óbvios na forma como ele avaliou aquilo.

Acabei por lhe dar feedback negativo porque, no meio da discussão toda, o gajo só se dignou a responder uma vez e depois ignorou-me simplesmente. Passado uns 20 dias lá deve ter reparado e, como vingança, deu-me feedback negativo também e ainda por cima mentiu dando a entender que os defeitos expostos por mim estavam na descrição dele. Long story short, pedi review ao Discogs e eles retiraram o feedback negativo a ambos.

Eles não se metem em disputas por grading e salvaguardam-se desta forma. Claro que se o seller for reincidente quero acreditar que acontece alguma coisa, mas pela minha experiência, é assim que resolvem e é uma merda porque para um futuro comprador, é como se nada tivesse acontecido e os gajos têm carta branca para fazer quase o que lhes apetece.

-----

Quanto ao Planar 1, basicamente cheguei à loja e ruído zero. Ele ligou aquilo lá, inclusive com o meu amplificador e nada, silêncio. Como já esperava, levei três faixas de silêncio gravadas do Tape Out do meu amp. Duas delas com dois gira-discos antigos (com fio terra em separado) ligados ao amp e outra faixa com o Planar 1 ligado ao amp. Enquanto que nas faixas com os gira-discos antigos era apenas silêncio, na do Rega ouvia-se imenso ruído.

Ele achou isso inaceitável e decidiu adicionar um fio terra em separado como as restantes. Vou tentar ser o mais simples possível.

6VCW7Mr.jpg

Isso é a parte inferior dum braço Rega (não o meu, mas é igual). Os cabos azul, branco, verde e vermelho ligam diretamente à célula e o preto está soldado a uma chapinha de alumínio como a que vês na foto mas que está dentro do braço. Por sua vez, nos Rega, esse cabo preto está em ponte com o azul (negativo do canal esquerdo) e assim a descarga é feita através do RCA branco. Na grande maioria dos gira-discos, esse cabo preto sai diretamente do braço e é atarraxado ao chassis do amplificador para dissipar a eletricidade. Caso não tenhas esse cabo ligado, ouves ruído.

anqLRDS.jpg?1

O cabo com a forquilha é o cabo terra de que falo.

Basicamente, o que na loja ele fez foi dessoldar o cabo preto do azul, soldar a um cabo de cobre normal e meter-lhe uma forquilha na ponta criando assim um cabo terra dedicado.

Chegado a casa, liguei tudo e... ainda pior :shut: Depois de dizer uns palavrões e andar dum lado para o outro enervado com a situação (se soubessem o que passei com esta situação percebiam a reação), tentei uma coisa diferente. Com tudo ligado, tocar com a ponta do fio terra em diferentes parafusos do amp e ajudou bastante. Não resolveu totalmente, mas ajudou. Desaparafusei um parafuso à escolha, meti a forquilha, aparafusei e depois decidi meter um cabo de coluna (cobre basicamente) atarraxado ao chassis do amp e a outra ponta a um daqueles pedaços de metal das tomadas que serve para terra. Zero ruído, perfeito. Ainda ficou melhor do que na loja que, quando o volume era colocado praticamente no máximo, já se ouvia algum ruído. Neste caso, o sinal ficou completamente limpo! Que alívio :-.. 

Ou seja, alguma coisa na minha casa está a ter influência e o gira-discos necessita de dissipar uma maior quantidade de energia. O que é não faço ideia, mas vou fazer uns testes com o @p!p1tUh durante esta semana e talvez acabe mesmo por chamar um eletricista.

Esta história só é interessante porque eu e ele passámos na boa um mês a testar 1001 soluções que pouco ou nada ajudaram. Para além de que por essa net fora, há dezenas de casos parecidos. Threads e threads sem qualquer solução. De todas as threads que encontrei, possivelmente só a minha no fórum SteveHoffman é que teve uma conclusão positiva. 

Edited by dastinger
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Para além disso ser perigoso, podes ter sérios problemas com sistemas hi-fi, sim. O terra no gira-discos não vai às tomadas, supostamente. Eu decidi fazer +/- assim (na verdade é o gira-discos que dissipa para o chassis do amp que, por sua vez, está a dissipar para a terra da casa por ligação minha) porque foi a única solução. Geralmente, o gira-discos dissipar para o chassis do amp deveria ser suficiente. Neste caso não é, e quero acreditar que se tiveres alguma fonte de ruído em tua casa ou próxima de tua casa, possas ter problemas parecidos com o meu.

E, sim, acho que o facto de todos os gira-discos, desde sempre, terem uma solução terra (seja dedicada ou interna como nos Rega) é indicador de que é importante :-.. 

Edited by dastinger
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@dastinger visto que em princípio a minha prenda de Natal será o bundle da audio team queria começar a ver alguns LPs para comprar no discogs. Acontece que não percebo muito da poda do que é um bom ou mau disco gostava que me aconselhasses a escolher.

As minhas primeiras escolhas serão sempre: Discografia dos Queen, Pink Floyd. Beatles, Led Zeppelin, algum jazz (Miles Davis, Coltrane), Deep Purple, Supertramp (por esta amostra já dá para perceber o estilo de música que gosto).

Se pudesses ajudar na escolha agradecia. 

Obrigado.

Edited by Gladiador
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Mais logo respondo com tempo. Em Beatles não sei se te vou conseguir ajudar muito porque ainda não me meti nesse autêntico buraco, mas no restante é tranquilo. Se conseguisses dar exemplos de que álbuns do Miles e Coltrane é que querias, seria porreiro. Eles tiveram várias fases na carreira e queria saber em qual me focar. 

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@Gladiador

Ora bem. Para além de tudo o que já expliquei sobre como procuro boas pressings, também costumo usar muito o fórum SteveHoffman. Normalmente, quando quero um álbum em específico, pesquiso no Google +/- assim:

miles davis kind of blue best version (ou pressing / ou vinyl) in site:stevehoffman.tv

Geralmente vão sempre aparecer threads de pessoal a dicustir isso mesmo. A maioria das vezes vão ser sugeridas pressings de audiófilo que são mais caras, mas também há sempre quem fale de alternativas mais baratas. Por vezes não há mesmo nada com um som aceitável mais barato do que essas pressings porque a alternativa são primeiras/early pressings que são ainda mais caras. Cuidado porque, por vezes, estão a discutir CDs/SACDs e não discos de vinyl. 

Também gosto muito de recorrer ao LondonJazzCollector que é uma mina de informação. O guia dele da Blue Note é excelente. Com o tempo e pesquisa que vais fazendo ao longo do tempo, vais começando a perceber o que procurar, o que é bom e o que é mau etc. Há muitooooosss segredos no Jazz para encontrar coisas com qualidade mais baratas. Vamos falando ;) 

Agora em relação ao que pediste:

Queen - Eu focava-me em procurar primeiras pressings Inglesas. Vendeu muito, há milhões de cópias por aí e o preço nunca vai saltar muito. Vais à Master Release de cada álbum e depois vês as versões todas que saíram. Aquilo está organizado cronologicamente. A primeira que te aparecer do UK é a primeira pressing do álbum. Claro que às vezes são pressings que saíram em muito pouca quantidade e levaram logo um repress por uma razão ou por outra e aí o preço é capaz de esticar. Mas nessas alturas, desde que a repress que compras seja do mesmo ano ou um/dois anos depois da primeira, em princípio as plates usadas foram as mesmas e estás, essencialmente, a comprar a mesma qualidade.

Pink Floyd - Os remasters atuais são excelentes. Procura no Discogs, mas o mais certo é, adicionando os portes, não ficar mais barato do que numa FNAC ou algo do género. Desde que tenha um hype sticker igual ao que está em baixo, estás a comprar a pressing certa:

KTg3XXW.png?1

Beatles - A única coisa que sei é que as primeiras pressings do White Album e do Sgt. Pepper's são do cara*** porque já as ouvi. Mas também são caras como tudo :-.. A remaster stereo do Sgt. Pepper's de 2017 é excelente também. Até parece outro álbum a nível sonoro. E arranjas relativamente barato em qualquer loja física. Se gostas do álbum, do it.

2015-OG-square-logo-1.png
FORUMS.STEVEHOFFMAN.TV

Quite a few people have asked me which Beatles vinyl records are the best of any particular pressings. Obviously,I can only speak from my personal...

Zeppelin - Ainda não comprei nada deles, por isso também não te posso ajudar com muito detalhe. No entanto, tens muita leitura para fazer:

2015-OG-square-logo-1.png
FORUMS.STEVEHOFFMAN.TV

All the fuss seems to be surrounding the new remasters atm. I think Presence and ITTOD improve on the originals judging from the mastered for iTunes...

Deep Purple - Começando pelo primeiro álbum, Shades of Deep Purple, vai ser difícil encontrar com grande qualidade porque a gravação original não é nada de especial. Tenho uma segunda pressing inglesa e o som é abafado e sem vida. No entanto, o problema é mesmo da gravação por isso não haverá muito a fazer. Coisas deles pela Harvest é usar o mesmo truque dos Queen, mas tendo em conta que vais levar com preços, em alguns casos, mais elevados. Se for possível, primeiras pressings inglesas. Por exemplo, consegues o Machine Head por €20-30 sem portes em VG/VG+ e duvido que encontres pressing com melhor som que essa. Nunca ouvi, mas a opinião geral sobre os remasters atuais não é grande coisa.

Supertramp - Pressings originais inglesas ou americanas dependendo do álbum. Eles no início gravaram no UK, mas pela A&M começaram a gravar nos US. Consegues encontrar isso facilmente e barato.

Jazz - Evitar as labels de que falei uns posts atrás. Completamente. Evitar as pressings atuais de 75º aniversário da Blue Note porque são hit or miss. Ler as label guides do LondonJazzCollector.

Procurar pressings Japonesas da King Record Co. no caso da Blue Note e Pacific Jazz porque são o mais aproximado que terás dos originais sem gastar um ordenado.
Qualquer coisa lançada pela Analogue Productions, Mobile Fidelity, Music Matters, Classic Records, Impex, ORG, Speakers Corner será caro, mas também serão as melhores pressings que ouvirás.
No caso da Prestige, Riverside e Contemporary procurar OJCs (Original Jazz Classics) dos anos 80. Pressings americanas! As alemãs e restantes não têm a mesma qualidade. A grande maioria foi remasterizada utilizando as fitas originais e têm remasterização 100% analógica. Soam muito bem e são sempre baratas.

Kind of Blue - Comprar ESTA pressing.

In a Silent Way - Se não te importares de gastar tanto, comprar ESTA. Não arranjas melhor a não ser um original. Se queres algo mais barato, poderás ir para ISTO.

A Love Supreme - Álbuns da Impulse ou vais para originais que, normalmente, vão-te custar mais que se calhar o teu telemóvel ou procuras pressings japonesas da Nippon Columbia. No caso deste álbum, ESTA. Não sai propriamente barato, mas as alternativas são 4 ou 5 vezes mais.

Blue Train - Qualquer pressing DMM americana de 1993. Há umas quantas, desde que tenham o símbolo DMM na capa ou na label, são boas (atenção: este símbolo não costuma ser sinónimo de qualidade, pelo contrário). Neste caso, barato e bom, é esta. Eu tenho duas pressings: a de 75º Aniversário (comprei para confirmar se o que o pessoal dizia era verdade e é) e ESTA. A segunda é muito muito melhor. Não me parece que algum dia troque a não ser que encontre uma Music Matters por uma pechincha, por exemplo. Volto a dizer, não precisa de ser a do link especificamente. Desde que seja americana, de 1993 e tenha o DMM, é igual.

Qualquer coisa, é só dizer. E quando quiseres álbuns específicos, numa fase inicial, apita que eu acompanho-te na escolha das pressings.

PS: Para comprar edições daquelas labels mais caras que mencionei, o Discogs pode não ser a melhor opção. VinylGourmet, AudioTeam e Amazon podem ter melhores preços. 

PPS: Btw, o facto de recomendar sempre pressings inglesas ao longo do post é pelo facto de se tratarem de bandas britânicas que gravaram sempre no UK. No caso dos Supertramp, como vês, depende de onde gravaram cada álbum. Se as gravações e masterizações originais tiverem sido nos US, diria pressings americanas. Se no UK, diria inglesas. Não é nada relacionado com a qualidade geral das pressings em cada país.

PPPS: Já deixei isto para o @Ilusi0n algures, mas para perceberes o que cada grading quer dizer no Discogs: 

d706222ccf81c0b2508cad3424da7e5ed289ded3
SUPPORT.DISCOGS.COM

Discogs uses the Goldmine Standard for grading the condition of items listed in the Marketplace. These standards have been expanded by our community of sellers to include definitions of CD-specific...

 

Edited by dastinger
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De nada, qualquer coisa diz :y: 

Não és de Lisboa? Eu passava lá se fosse a ti. Vias o bundle em ação, visitavas a loja, maravilhavas-te um bocado e ouvias umas pressings fabulosas que eles têm lá :) E tanto o senhor Jorge Alves como os restantes são pessoas impecáveis.

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Recebi hoje o meu Kind of Blue e o pack do Louis Armstrong.

Ainda não tenho o ouvido treinado, mas arrisco-me a dizer que este álbum do Miles Davis é o melhor pressing que tenho neste momento. Soa muitooooo bem, mesmo no meu ghetto setup.

Já o do Louis Armstrong é medíocre para dizer bem :-.. mas 3 LPs por 8€, do que estavas à espera (e não tem a What a Wonderful World!).

Neste momento estou um bocado focado em fazer crescer a colecção, especialmente para ter alguma coisa para tocar, mesmo que a custo de alguma qualidade, só que sinto que também faz parte do processo evolutivo de saber apreciar um bom vinil.

Edited by Ilusi0n
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2 hours ago, dastinger said:

De nada, qualquer coisa diz :y: 

Não és de Lisboa? Eu passava lá se fosse a ti. Vias o bundle em ação, visitavas a loja, maravilhavas-te um bocado e ouvias umas pressings fabulosas que eles têm lá :) E tanto o senhor Jorge Alves como os restantes são pessoas impecáveis.

Não. Sou de braga. Infelizmente tive um imprevisto e não vou conseguir comprar o bundle. Vou comprando uns LPs para matar o vício. Fiquei um bocado triste mas o dinheiro não estica :(

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1 hour ago, Ilusi0n said:

Recebi hoje o meu Kind of Blue e o pack do Louis Armstrong.

Ainda não tenho o ouvido treinado, mas arrisco-me a dizer que este álbum do Miles Davis é o melhor pressing que tenho neste momento. Soa muitooooo bem, mesmo no meu ghetto setup.

Já o do Louis Armstrong é medíocre para dizer bem :-.. mas 3 LPs por 8€, do que estavas à espera (e não tem a What a Wonderful World!).

Neste momento estou um bocado focado em fazer crescer a colecção, especialmente para ter alguma coisa para tocar, mesmo que a custo de alguma qualidade, só que sinto que também faz parte do processo evolutivo de saber apreciar um bom vinil.

Pressings alemãs não costumam ser más a nível técnico só que nem sempre a source é a melhor como é natural. Mas podes ter tido sorte. Ainda bem, é um álbum que merece a melhor qualidade possível :) 

Percebo o que dizes sobre a colecção e até acredito que isto vá de pessoa para pessoa, mas eu prefiro 100000000x gastar €50 num disco com qualidade do que €50 em 10 discos com qualidade medíocre por mês. Até porque há muito me apercebi que ter discos para fazer número não é coisa que me agrade. Gosto de ter discos que sei que vou ouvir com um mínimo de frequência. Aliás, mal encosto um disco durante o que considero tempo a mais, vai para venda. A forma que tenho de controlar os custos é precisamente essa. Defino um budget mensal e só o ultrapasso se vender discos. O dinheiro que recebo de venda de discos, vai sempre para mais discos.

Quanto a fazer parte do processo evolutivo, sem dúvida! Há coisas que são tão más que não é preciso termo de comparação, mas acredito que só depois de ouvires o que é muito bom é que vais perceber os diferentes níveis que é possível atingir. E depois de perceberes o que são excelentes pressings, começas a perceber que comprar um gira-discos melhor também ajuda imenso no som e comprar uma célula também e um pre-amp também e e e... lá se vai o ordenado todos os meses :-.. 

1 hour ago, Gladiador said:

Não. Sou de braga. Infelizmente tive um imprevisto e não vou conseguir comprar o bundle. Vou comprando uns LPs para matar o vício. Fiquei um bocado triste mas o dinheiro não estica :(

Bah :'(  Não tens sequer umas colunazecas com um amp? Podias comprar o Planar 1 Plus e depois pensavas nas Ruark.

PS: @Ilusi0n

Quanto ao pack do Armstrong. Se é uma compilação, que é o que me parece, geralmente a qualidade vai ser merdosa. Um lado dum disco a 33 RPM deve, no máximo, ter cerca de 22 minutos de música. Isso garante que os grooves têm espaço suficiente entre eles e a qualidade sonora não se altera devido a isso. Numa compilação, vão tentar enfiar o máximo possível de músicas em cada lado e uma música que, num álbum, se calhar ocupa 1/4 dum lado, numa compilação ocupa 1/10. É quase o mesmo que teres uma pen de 1GB cheia de músicas em FLAC e uma pen de 1GB cheia de músicas em MP3 a 128kbps. Vais ter muito mais música, mas muito menor qualidade.

Até pode não ser o caso e ser por outros motivos que soa tão mal (há inúmeras coisas que podem contribuir para isso), mas geralmente é por isto que evito compilações.

EDIT: No entanto, há boxsets/compilações com um som excelente, mas são exceções.

Edited by dastinger
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