Jump to content
dastinger

Discos de Vinyl, Gira-Discos e Afins

Recommended Posts

Tenho em casa um gira-discos do meu pai recuperado. Mas quando comecei a ver os preços do Vinyl parei. Ainda herdei do meu pai, um disco dos Abba e outro dos Beattles.

20€ por um disco vinyl custa-me a dar..

Não sei a quanto estão os CDs nos dias que correm que já não compro há anos e anos mas não é mais ou menos isso?

DISCOGS.com é o site de referência para compra/venda, gestão de biblioteca e afins, certo @dastinger?

Já me registei e já ando em cima da colecção dos Queen. Agora é perceber quais os melhores vinis.

Então vamos começar com as "hostilidades"...o meu setup da sala:

Technics SL-BD22 TurntablePicture 1 of 1Technics cd player sl-p212a Technics-SL-P212A.jpg
Technics su-600 integrated amplifier Resultado de imagem para Technics SU-600Par de colunas 140 W Technics sb-3650Resultado de imagem para technics sb-3650

Não coloco o leitor de k7 e o radio porque não vale a pena :-..

O prato já não tem uso há algum (bastante) tempo….julgo que a correia ja deve estar "perra" e até penso que a agulha ja teve melhores dias. Entretanto e uma vez que vivemos na era digital, liguei um iPad da 1º geração ao amplificador para poder ouvir as musicas que estão em mp3 pelas colunas.....neste momento a minha playlist anda a tocar muito Jazz ;) 

Caso seja necessário onde encontrar agulhas e correias para o gira-discos na zona do porto ?

• Like 1

Os meus pais têm uns quantos discos em vinyl que eu um dia vou querer aproveitar, nessa altura vou ter de comprar um leitor, depois venho a este tópico :-..

• Like 1

3 hours ago, dastinger said:

Fica o tópico para falarmos sobre gira-discos, discos de vinyl, pressings em específico, restauro de hi-fi vintage etc.

Qualquer dúvida que tenham, metam aqui e ajudo no que puder :y: 

@Staff Se for possível mover alguns dos posts do tópico do Q&A para aqui, era porreiro. Selecionar os que não tenham diretamente a ver com a dúvida do @Alexius.

Gajo que não chegou ainda a comprar o gira-discos porque gastou a guita numa máquina fotográfica :-...
Mas vem a calhar, que as dicas do pessoal para além de interessantes para os leigos, são muito úteis para ter um maior cuidado a escolher o que comprar :y:

• Like 1

5 hours ago, dreamer said:

Tenho em casa um gira-discos do meu pai recuperado. Mas quando comecei a ver os preços do Vinyl parei. Ainda herdei do meu pai, um disco dos Abba e outro dos Beattles.

20€ por um disco vinyl custa-me a dar..

5 hours ago, Vasco G said:

Não sei a quanto estão os CDs nos dias que correm que já não compro há anos e anos mas não é mais ou menos isso?

@dreamer, os preços novos andam por aí, mas há mais barato também. No entanto, novo, em Portugal, duvido que consigas comprar qualidade por menos de €20. Mas há discos por aí por valores inferiores. E é como o Vasco diz. Neste momento, CD ou vinyl andam de mãos dadas no preço. Usados já são outros quinhentos.

5 hours ago, cyberurbis said:

DISCOGS.com é o site de referência para compra/venda, gestão de biblioteca e afins, certo @dastinger?

Já me registei e já ando em cima da colecção dos Queen. Agora é perceber quais os melhores vinis.

Certo.

Quanto aos Queen, é fácil. A não ser que andes à procura de boas remasterizações recentes, ficas bem servido com originais do Reino Unido. Como são álbuns que venderam aos milhares/milhões, por muita procura que exista, os preços nunca vão disparar para níveis ridículos.

5 hours ago, Prince said:

Caso seja necessário onde encontrar agulhas e correias para o gira-discos na zona do porto ?

Boa pergunta. Só conheço as lojas de Hi-Fi (Imacustica e Luz e Som por exemplo) e, definitivamente, não será aí que vais encontrar correias e células para o teu gira-discos. E como geralmente recorro quase sempre ao eBay para este género de coisa, não estou minimamente informado. Vê se por acaso a Robert Mauser ou a Aquário não terão. Antigamente (há muiiitoooos anos) havia uma loja com essas coisas mais baratas na Rua do Loureiro. Se calhar ainda existe, é uma questão de lá dares um salto.

• Like 1

Por acaso agora ao ler este tópico me lembrei que reabriu a Tubitek no centro do Porto....mítica loja de vendas de discos vinyl e cds!! Onde comprei o duplo cd do Prince - Sign of the times...na altura me custou algo como 5 contos :-..uma fortuna para a época <_<

Ainda vou passar por la e ver o que existe e quiçá perguntar pelas correias e células para o gira discos :y:

Yep, a Tubitek na Praça D. João I. Curiosamente, nunca comprei lá um disco, mas é onde vou sempre comprar as capas interiores para os discos. 

No Porto não há nenhuma loja que me desperte o interesse particularmente. Gosto da Louie Louie pela simpatia e variedade, mas onde encontrei mais coisas do meu agrado foi na Discos do Baú. No entanto, os preços que praticam são baseados no Discogs (sempre muito por cima) e tenho a certeza absoluta que isso lhes dá uma margem de lucro ridícula o que me tira a pica de lá ir comprar. 

Até ver, a minha loja predileta em Portugal é a Discolecção em Lisboa. 

Para hi-fi vintage, gosto muito da Top Vintage Design, loja escondida, mas é um regalo lá entrar. 

Edited by dastinger

Estive a dar um olho na Discogs, e acho que alguns sellers abusam no preço dos portes. Também já percebi que aquilo é uma espécie de um marketplace de Música, e o objectivo é comprar Vinil usado ou em alguns casos, um bom preço num novo/selado/mint. 

Mesmo assim, mandei vir alguns single/promo que ficavam a 50 cêntimos, mas eles depois pedem 10€ de portes (vindo da Alemanha). 

Vou tentar visitar essa Discolecção, dado que fica perto de mim. 

Edited by Ilusi0n

E além disso o preço do transporte fora da UE conta para o limite dos 22euros da alfandega o que torna impossível comprar discos dos. EUA.

@Ilusi0n Vais encontrar sellers honestos e outros nem tanto como em todo o lado. Pelas minhas contas, baseado em discos que já mandei vir da Alemanha, €10 é o valor dum envio registado (com tracking) até 2kg. A não ser que os correios alemães levem sempre uma taxa fixa até 2kg, €10 por um single é, obviamente, um exagero. 

Não esquecer que os sellers ainda adicionam, em muitos casos, um valor de €1.50/2 pelo record mailer onde enviam os discos. 

Os valores de envio vão sempre andar por aí. França e Alemanha rondam os €10, UK é entre as £6 e as £8, Itália também ronda os €8/10, Holanda €12-14. US é, normalmente, para esquecer porque já estamos a falar, só de portes, de $20+. 

Singles só compensa se comprares vários ao mesmo seller de forma a poupar nos portes.

Edited by dastinger

MPCD-2011-11-91.jpg

Vai decorrer este fim de semana em Amesterdão, a maior feira mundial de Vinil! 

Só fiquei a saber disto esta semana. 

É a 50ª edição. 

Acho que para o ano estou lá batido. A dificuldade vai ser gerir o tempo entre todos os stands disponíveis! 

É enoooorrmeeee! :drool:

• Like 2

Para o ano bebemos lá um fino :)

E acredita que a dificuldade não é gerir o tempo, é gerir o dinheiro :-..

Edited by dastinger
  • Haha 1

1 minute ago, dastinger said:

Embora combinar isso! :y:

Se os voos forem baratos, a viagem fica paga após a compra de alguns Vinis (pela poupança de portes).

Edited by cyberurbis

3 minutes ago, dastinger said:

E acredita que a dificuldade não é gerir o tempo, é gerir o dinheiro :-..

O gajo é do sul páh, para ele é uma imperial -_-

fino é no norte sim, dizem que sim. aliás por isso é que o @perks diz que há mais paneleiros cá em baixo, por causa dos finos daí... :trollface:

Guess who bought this...

onkyo-800.jpg

Amplificador.jpg

colunas.jpg

80 euros!!

:clap:

Vou ter que colocar uma correia nova e uma agulha. Dicas e sugestões de upgrades para melhorar a qualidade do som, aceitam-se!

Edited by cyberurbis
  • Like 4

2 hours ago, cyberurbis said:

Guess who bought this...

80 euros!!

:clap:

Vou ter que colocar uma correia nova e uma agulha. Dicas e sugestões de upgrades para melhorar a qualidade do som, aceitam-se!

Yehhh! Boa pechincha, apesar de não fazer a mais pequena ideia de como essas colunas e amplificador soarão. 

Correia e célula podem não chegar. Vais ter de testar a velocidade, ter a certeza que o braço corre o disco em condições, ver se o auto return está a funcionar (caso tenha, não faço ideia se terá) e se as ligações estão todas em condições (boa qualidade de som e nada de ruído). 

• Podes precisar de olear algumas partes (o spindle, por exemplo que é a parte central que gira);
  • Para testar a velocidade, saca uma app para o telemóvel. Há mesmo uma que se chama RPM para Android. Apesar de não serem 100% fidedignas, andam bem bem perto e ficarás logo com uma ideia de como o gira-discos está a esse nível. Tenta colocar o telemóvel mesmo no centro (usa o adaptador de 7" para pousar o telemóvel);

Célula, para ser algo barato e com qualidade, ia para uma Audio Technica AT-VM95E. Atenção que não se trata apenas de instalar e já está. É preciso um grande trabalho de alinhamento. Aconselho uma tarde livre, sem stress, com uma cerveja bem fresquinha ao lado. 

Não te deixes enganar pela edição e nerdiness deste senhor. Ele percebe MUITO. Há, obviamente, coisas que ele fala que, na minha opinião, não são obrigatórias. Mas há outras que, sem dúvida, são. O peso definido no braço (isto depende da tua agulha). Cada agulha tem uma tracking force recomendada diferente. Isto é crucial e obrigatório estar correto. Podes usar o contra-peso do gira-discos, que me parece ser daqueles que têm números, mas precisas de descobrir onde é o 0 primeiro. Segue isto, não é tão certo como uma balança mas, a não ser que já tenhas, sempre poupas uns euros:

Depois do peso, acho também obrigatório usares um daqueles protractors de que o Ian fala no vídeo de cima para alinhar a célula. Podes sacar um, imprimir e recortar. Não é tão bom, mas é bom o suficiente. Manter o gira-discos nivelado é super importante também. De resto, vê sobre o que ele fala e decide se estás com paciência para o fazer.

Also, colunas numa superfície diferente do gira-discos para as vibrações não terem influência e guardar os discos sempre na vertical.

Neste momento não me estou a lembrar de mais nada, mas testa tudo e diz-me como soa e se algo te chamou à atenção pela negativa. Qualquer dúvida ou pergunta, mesmo que te pareça parva, chuta!

PS: O óleo a usar caso precises de olear o spindle/bearing é óleo para máquina de costura.

E o que o @Prince disse é essencial. Uma escova anti estática (Audioquest são as melhores) e uma escova para limpar a agulha (sempre com um movimento de trás para a frente). E agora lembrei-me do tema limpeza. É essencial que os discos estejam bem limpos para o som ser o melhor possível e o tempo de vida do gira-discos, agulha e do disco em si ser o mais prolongado possível. Por isso, eu limpo todos os discos que compro, sejam novos ou usados. Uso este método, mas vou, muito em breve, fazer o upgrade para uma máquina:

Depois da limpeza molhada, NUNCA meto o disco na inner sleeve onde veio porque não fazia sentido metê-lo no mesmo sítio onde as impurezas estão. Inner sleeves também têm ciência (como já viste que tudo tem). Convém serem anti estática e não terem plástico que possa danificar o disco. ESTAS ou ESTAS. Prefiro as do segundo link. Todas as vezes que toco, passo a escova para tirar o pó. Limpo a agulha entre discos.

Btw, o Rainbow entrará, muito possivelmente, na máquina para a qual digo que vou fazer upgrade ;)

Edited by dastinger
  • Like 2
  • Thanks 1
  • Confused 1