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Portugal contra o Aeroporto no Montijo (FNF a favor?!)


cyberurbis
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Montijo - Sim ou Não?  

49 members have voted

  1. 1. Concorda com a localização do Novo Aeroporto Civil no Montijo?

    • Sim!
      18
    • Não!
      31


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Injeção de capital na TAP = 3.7 Mil Milhões (... ou mais)

Aeroporto Alcochete = 7 Mil Milhões 

 

Vamos pagar mais de metade do valor de um novo Aeroporto em Alcochete, para salvar uma companhia Aérea falida... 

Depois ainda perguntam porque é que não avançamos. 

 

Post Scriptum: Aeroportos geram lucros e por norma, se não se entrar em loucuras de Calatravas e afins, são investimentos rentáveis a longo prazo. 

 

Edited by cyberurbis
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  • 2 months later...
ANA-aeroportos-lisboa.jpg
JORNALECONOMICO.SAPO.PT

A gestora aeroportuária aponta que os termos jurídicos da decisão da ANAC são "não coincidentes com os pareceres jurídicos do Professor Doutor Vital Moreira e do Professor Doutor Paulo Otero".

 

 

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:facepalm:... está tudo "blindado" para dar de bandeja o Montijo à VINCI...

Continua o fartar da vilanagem.

 

Assim, já se entende o porquê do Governo insistir, contra tudo e contra todos, na opção do Montijo, que de facto, é a opção da VINCI.

@Perks aqui está um pouco mais desenvolvido.

 

img_1200x676$2021_03_02_20_39_11_396915.
WWW.JORNALDENEGOCIOS.PT

A escolha de Alcochete para construir o novo aeroporto não só ficaria seis mil milhões de euros mais caro, como a construção de uma nova infraestrutura obriga a concurso europeu, o que implicaria, caso a ANA não vença, ao pagamento de uma indemnização à empresa controlada pela francesa Vinci.

 

  • Like 1
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1 hour ago, Perks said:
EXPRESSO.PT

Indemnizações à ANA/Vinci previstas no contrato, que ascendem a 10 mil milhões, juntas com os custos de fazer uma obra de raíz em vez de aproveitar as instalações do...

quem assinou este contrato tem de ser responsabilizado criminalmente, inacreditável

Impressionante a quantidade de merdas destas que há e 0 responsáveis.

A merda da lei que dá imunidade a estes animais é fantástica.

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O Estado não se pode dar ao luxo de pagar 10 Mil Milhões de indemnização. Isso é certo. 

O Dinheiro Vivo até diz que o total são 16 Mil Milhões. Às vezes criticamos, mas não temos as informações todas. 

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WWW.DINHEIROVIVO.PT

Infraestrutura nova obriga a concurso europeu - e a indemnizar a Vinci pelo resultado perdido a 40 anos de gestão. Com base no lucro dos primeiros seis anos de concessão são, pelo menos, 10 mil milhões de...

 

45 minutes ago, cyberurbis said:

:facepalm:... está tudo "blindado" para dar de bandeja o Montijo à VINCI...

O que a Vinci quer é que se construa o Aeroporto noutro lado qualquer. A Indemnização que vai receber corresponde a 40 anos de lucro, sem mexerem uma palha.

Já agora, este contrato foi assinado em 2012. Quem tomou a decisão? 

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Não percebo porque o Aeroporto no Montijo não precisa de um contrato Internacional e em Alcochete já precisa.

No Montijo está lá a pista que precisa ser mexida e vão alterar as infraestruturas todas. Vá a terraplanagem está praticamente feita.

A ANA (Vinci) tem exclusividade num raio de 75km do aeroporto) e parece que só gosta do Montijo. Por isso tem o queijo e faca na mão.

 

Estas são umas razões que deram (Estado) para construção do aeoporto.

  • Montijo está a 25 minutos de Lisboa,
  • Não custa um cêntimo aos cofres do Estado.
  • Tem capacidade de expansão para as próximas décadas
  • Estará construído em 2022
  • Será ambientalmente respeitador (ainda não há estudo de impacte ambiental aprovado)
  • Melhorará toda a rede de acessibilidades da margem sul do Tejo.

 

Uma das razões para eu aceitar a opcção montijo era porque era necessário rapidamente um aeroporto em Lisboa (Construído em 2022).

Ora a crise mudou tudo e , pelo que não há pressa e já não concordo com o aeroporto no Montijo. Para além de nunca iria ser cumprido o prazo. Estamos quase a meio de 2021.

O de Alcochete é mais longe é verdade, mas é uma opção que não terá problemas daqui a 50 anos. Já o Montijo haverá de ter problemas com cheias a 25 anos.

 

Depois outro caso

 

Quote

 

A Associação Nacional de Aviação Civil indeferiu a viabilidade do aeroporto do Montijo e pediu aos cinco concelhos potencialmente afetados pelo aeroporto um parecer. Mas duas autarquias chumbaram e por isso a ANAC também chumba a construção do novo aeroporto.

Agora os cinco concelhos mais afetados foram contactados pela Autoridade Nacional de Aviação Civil para darem um parecer positivo ou negativo à obra: Moita, Seixal, Alcochete, Montijo e Barreiro.

A RTP sabe que destes, a Moita e o Seixal deram parecer negativo

 

Mais de 6 meses para perguntar aos concelhos se dão parecer negativo ou positivo e decidir só por aí. Assim nunca chegaremos à média europeia.

 

Edited by Kopien
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Vamos lá a ver. 

A grande vantagem de Alcochete é que a médio-longo prazo, permite desactivar a Portela (Só isto é uma vantagem que não tem preço!). 

A VINCI, já vos disse aqui, continua a fazer de tudo para que seja no Montijo porque:

- é mais barato para eles

- é mais rápido de colocar em funcionamento 

- passam a gerir 2 aeroportos em Lisboa

 

Acham que a VINCI iria querer pagar um novo Aeroporto em Alcochete, que lhes retirasse rendimento? Alcochete significa que daqui a uns anos iriam perder receitas. É melhor ter 2 aeroportos do que 1 aeroporto. 

 

Btw, o Estado mente quando afirma que o Montijo não representa custos. 

Então os custos de deslocação da Força Aérea do Montijo? 

Então e as Infraestruturas (Autoestradas, Acessos, Ferrovia... etc...) e ainda a 3ª travessia sobre o Tejo que o Montijo passa a "forçar"? 

Ou acham que a VINCI comprou a sua entrada na LUSOPONTE só porque sim? 

Só não vê quem não quer. 

Isto não é defender o melhor para o País e o que o país realmente necessita. É andar atrás do que o capital (VINCI) pretende. 

Edited by cyberurbis
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21 minutes ago, cyberurbis said:

Isto não é defender o melhor para o País e o que o país realmente necessita. É andar atrás do que o capital (VINCI) pretende. 

Então o melhor para o Pais é acatar os 10 mil milhões de indeminização, em que o prejuízo pode ascender a 16 mil milhões?

Estão a jogar com as opções que têm na mão, a realidade é essa. Alguém assinou um contracto em que dava uma indeminização tremenda caso o Aeroporto não fosse feito no Montijo. 
O contrato foi assinado em 2012, que peçam explicações ao PSD que esteve no governo entre 2011 e 2015.

Aqui não vejo outra hipótese, o Aeroporto terá de ser construído no Montijo.

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Se tens um contrato e o melhor para o País implica ir além do contrato, então o trabalho do Governo é sentar-se com a VINCI e oferecer 2 opções. 

Ou aceita renegociar o contrato ou o Governo avança com uma nacionalização... Os Portugueses é que não podem sair a perder. 

My way or the highway. As simple as that. 

Mas o Governo adora que lhe enfiem os dedinhos no cú... cambada de mansos. 

Edited by cyberurbis
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Acho esta notícia muito conveniente. Cheira a encomenda para forçar o montijo. 

Also, alguém me pode dizer porque é que a vinci não pode ter direito de preferência em Alcochete mas sim não montijo? Parece me BS. 

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26 minutes ago, riks said:

Acho esta notícia muito conveniente. Cheira a encomenda para forçar o montijo. 

Also, alguém me pode dizer porque é que a vinci não pode ter direito de preferência em Alcochete mas sim não montijo? Parece me BS. 

Tem direito. Mas não quer accionar a exclusividade.

Mas não accionando tem direito a indeminização.

Lógica. Nenhuma. Parece que está no contrato de concessão.

Os nosso escritórios de advogados são muito bons a proteger os interesses fo€€rtes em euros para contratos à medida. Pena que no Estado parece que pagam ao estagiário.

 

Em crise é engraçado reparar em curiosidades que podem marcar o Futuro.

A portway, acho que única concorrente à Groundforce é detida pela ANA (Vinci).

Se tiver bastantes concorrentes, a questão dos despedimentos tirando o aspecto social, não acho que seja mais que restaurantes ou alojamentos locais por exemplo.

Edited by Kopien
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5 hours ago, Vasco G said:

Alguém que devia ser preso mas não vai sequer ser acusado de nada, vai isso sim receber tachos e milhões de recompensa. 

Vai ser o administrador da Vinci em Portugal daqui a uns anos... (lusoponte parte II)

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On 3/6/2021 at 11:59 AM, Revenge said:

O Estado não se pode dar ao luxo de pagar 10 Mil Milhões de indemnização. Isso é certo. 

O Dinheiro Vivo até diz que o total são 16 Mil Milhões. Às vezes criticamos, mas não temos as informações todas. 

image.jpg?brand=DV&type=generate&guid=20
WWW.DINHEIROVIVO.PT

Infraestrutura nova obriga a concurso europeu - e a indemnizar a Vinci pelo resultado perdido a 40 anos de gestão. Com base no lucro dos primeiros seis anos de concessão são, pelo menos, 10 mil milhões de...

 

O que a Vinci quer é que se construa o Aeroporto noutro lado qualquer. A Indemnização que vai receber corresponde a 40 anos de lucro, sem mexerem uma palha.

Já agora, este contrato foi assinado em 2012. Quem tomou a decisão? 

share-facebook.jpg
WWW.HISTORICO.PORTUGAL.GOV.PT

Utilize o Menu Direito Para Selecionar as Datas das Tomadas de Posse e Remodelações do Governo e Conheça as Pessoas Que Fizeram Parte Deste Governo.

Não me admirava nada que tenha sido mais uma pérola do nosso famoso único Vice Primeiro Ministro.

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Quote

A polémica estoirou de imedia-

to. O “DN” noticiava no sábado

que se a opção fosse Alcochete,

em vez do Montijo, não só teria

de haver um concurso inter-

nacional como o contrato de

concessão dava à ANA a pos-

sibilidade de esta pedir uma

indemnização compensatória,

que poderia ascender a €10 mil

milhões. O Governo apressou-

-se a negar. E a ANA, conces-

sionária detida pela francesa

Vinci, assegurou ao Expresso,

por escrito, que o contrato de

concessão não lhe dá o direito

a pedir indemnização. “Em re-

lação à expansão da capacidade

aeroportuária de Lisboa, o con-

trato de concessão considera

duas situações: a apresentação

pela ANA ao concedente [o

Estado] de um projeto de um

novo aeroporto de raiz quando

atingidos determinados valores

de tráfego [Alcochete] e a possi-

bilidade de a ANA submeter ao

concedente uma solução menos

dispendiosa para criar capaci-

dade. Em 2015, a ANA propôs

a utilização do aeroporto mili-

tar no Montijo, solução que foi

acolhida favoravelmente pelos

vários Governos.” Fonte oficial

esclarece ainda: “Assim sendo,

não há lugar a indemnização

por escolha de uma ou outra

opção prevista no contrato de

concessão.”

In expresso 13.03.2021

A notícia do DN pareceu me claramente encomendada para fazer passar a ideia que não há alternativa ao montijo. Parece que se confirma. 

Este governo é perito nestas manobras, conseguem inquinar a opinião pública a favor do que eles querem e ainda metem as culpas noutros. 

Quote

 

O ex-presidente do LNEC escreve sobre os custos e os prazos do aeroporto

 

de Lisboa, comparando os cenários do Montijo e Alcochete

 

Em diversos programas recen-

tes de televisão (TVI24, RTP1 e

SIC de 2, 3 e 7 de março) e em

diversos jornais de referência

foram transcritas ou reprodu-

zidas afirmações, sem qualquer con-

traditório, do presidente da ANA, dr.

Luís Arnaut, que, como demonstrarei,

não correspondem à verdade.

Dessas afirmações destaco, entre

outras, as seguintes: o custo do aero-

porto no Campo de Tiro de Alcochete

(CTA) é de €7 mil milhões a €8 mil

milhões; os prazos de construção se-

riam, na solução BA6 (Montijo), de

dois a três anos e da ordem dos 10 anos

na solução do novo aeroporto no CTA;

o aeroporto no Montijo é uma mera

reciclagem da BA6; a desminagem do

CTA levaria pelo menos três anos.

Custos. O relatório final do projeto

do novo aeroporto, elaborado pelos

consultores internacionais da ANA/

NAER (ARUP, HOCK e Aviation Solu-

tions) em 2009, estabelece a estimati-

va de custo total da construção do novo

aeroporto no CTA (com duas pistas

e capacidade para 100 voos/hora) de

€1,9 mil milhões. Ou seja, quatro vezes

inferior aos €8 mil milhões afirmados

pelo presidente da ANA. A constru-

ção no CTA com uma única pista e

instalações análogas às previstas para

o Montijo terá, obviamente, um custo

semelhante. Só se pode comparar o

que é comparável.

Prazos de construção. Segundo o

presidente da ANA, a construção do

aeroporto do Montijo demorará dois a

três anos. Em que estudo ou projeto é

sustentada esta asserção? Mas, pasme-

-se! O dr. Marques Mendes afirmou, no

“Jornal da Noite” da SIC do dia 7 de

março, que o custo do aeroporto no

CTA seria quatro a cinco vezes supe-

rior ao do Montijo e levaria cerca de

Aeroporto de Lisboa. Das

declarações do presidente

da ANA à verdade dos factos

10 anos a construir. O prazo previsto

nos estudos é de cerca de cinco anos.

A reciclagem da BA6. A designada

simples “reciclagem” da BA6 equiva-

le, na prática, a construir um aero-

porto de raiz, já que muito pouco se

aproveita. Impõe o aumento da pista

na BA6 em 390 metros, para ter um

comprimento de cerca de 2580 metros

(a pista da Portela tem 3800 metros),

ficando a sua utilização restrita a ae-

ronaves narrow body de médio curso,

ou seja, da classe C (Boeing 737, Airbus

A320, etc.), não podendo assim rece-

ber as de classe superior (B747, B777,

A350, A330, etc.). O prolongamento

da pista para sul em 300 metros (três

campos de futebol) far-se-á para uma

zona em lodos com quatro metros de

espessura, estando a rocha a cerca de

24 metros. Este prolongamento e o

alteamento de toda a plataforma, que

na extremidade sul será de pelo menos

2,3 metros, implica a substituição de

praticamente tudo o que lá existe. Em

suma, no essencial só se aproveitará

o espaço.

A desminagem do CTA duraria três

anos. Nunca no CTA foram utilizadas

minas. As atividades militares no CTA

(do Exército ou da Força Aérea) que

implicavam ou implicam utilização de

fogo real são devidamente monitori-

zadas, por forma a eliminar qualquer

risco. Nem outra coisa seria entendível

por parte das garantias de segurança

inerentes a atividades e instalações

militares desta natureza.

Para além das narrativas do pre-

sidente da ANA, o que me espantou

foram as afirmações categóricas do

dr. Marques Mendes. Pela grande

consideração que me merece, solici-

to o favor de, aproveitando o próxi-

mo programa, indicar quais as fontes

(estudos, projetos) que sustentaram

as suas afirmações e também em que

documento consta que foi no Governo

Passos Coelho que foi decidida a so-

lução Portela + Montijo. Esta decisão

surge formalmente, pela primeira

vez, no memorando de entendimento

entre o Governo e a ANA/Vinci de 15

de fevereiro de 2017, portanto já na

vigência do Governo seguinte. Salvo

melhor opinião, foi este memorando

que permitiu à concessionária (ANA)

o não cumprimento do disposto no

artigo 42.1 do contrato de concessão,

que estabelece: “A concessionária

deve envidar os melhores esforços

para maximizar a capacidade opera-

cional das infraestruturas aeropor-

tuárias do aeroporto da Portela até

à abertura do NAL.” NAL significa

Novo Aeroporto no Campo de Tiro

de Alcochete, designação usada desde

2008 apenas para esta localização. Se

tal fosse cumprido, a primeira fase de

construção do NAL poderia já estar

em funcionamento. Sobre o contrato

de concessão, lamenta-se o facto de o

processo não contemplar as recomen-

dações e alertas da Comissão Especial

de Acompanhamento da Privatização

da ANA, de janeiro de 2014. Não es-

taríamos na situação que o ministro

Pedro Nuno Santos classificou como

“a privatização mais danosa para o

interesse público” (Expresso, 18 de

janeiro de 2020).

Presidente do LNEC — 2005/2010,

bastonário da Ordem

dos Engenheiros — 2010/2016

 

Edited by riks
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  • 1 year later...
Justi%C3%A7aProcur.jpg
MULTINEWS.SAPO.PT

Em 2019, grupo de cidadãos Negociata interpôs uma providência cautelar para suspender a Avaliação de Impacto Ambiental relativa ao novo aeroporto do Montijo

 

 

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  • 3 weeks later...

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