Jump to content

Portugal contra o Aeroporto no Montijo (FNF a favor?!)


cyberurbis
 Share

Montijo - Sim ou Não?  

49 members have voted

  1. 1. Concorda com a localização do Novo Aeroporto Civil no Montijo?

    • Sim!
      18
    • Não!
      31


Recommended Posts

@Ddevil, as localizações para o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) já foram todas estudadas. Milhões já foram gastos em estudos.

Está tudo feito, mas nunca houve consenso... ou melhor... nunca as comadres concordaram como dividir o "queijo" entre elas.

Entretanto, Portugal entrou em banca rôta e o Primeiro Ministro da altura, concessionou à VINCI todos os Aeroportos Nacionais por 50 anos, com a obrigação desta empresa privada construir o NAL.

Esta empresa privada, como qualquer outra, está-se a cagar para o interesse nacional. Quer é lucros. Por isso é que imediatamente após ter ganho a concessão, entrou no capital social da Lusoponte, provavelmente já a pensar num aeroporto na Margem Sul e numa futura travessia do Tejo.

Contas feitas, esta empresa decidiu que fazer o NAL no Montijo seria o que menor custo lhe representaria, o que menor tempo demoraria a rentabilizar e o que mais rápido poderia entrar em funcionamento.

 

O Governo, está um pouco de mãos atadas, ou então escolheu ceder aos interesses da VINCI a troco de financiamentos, provavelmente para financiar campanhas... e suspeito que o PSD também receba algum, visto que o Rui Rio começou por questionar o Montijo e agora já está de acordo com o Montijo.

 

Portanto, se o Montijo realmente se concretizar, só temos aquilo que merecemos.

Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, Vasco G said:

Penso que ele já tenha dito por aqui que gostava de ver Beja aproveitado. 

Mais um pouco e faz-se o novo Aeroporto de Lisboa no Algarve.

Beja fica a 200 Km de Lisboa, não penso que faça sentido.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, riks said:

O mais lógico era fazer em Alcochete por fases. Daqui a poucos anos como low cost e daqui a 15 como aeroporto principal. 

Isto.

 

Daqui por 15-20 anos com a solução míope que é a do Montijo, estaremos com o mesmo problema. Enfim.

 

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, skaazi said:

@cyberurbis não é pergunta rasteira, é mesmo genuina, onde seria do teu ponto de vista um bom sitio para se fazer o novo aeroporto?

 

1 hour ago, Revenge said:

Mais um pouco e faz-se o novo Aeroporto de Lisboa no Algarve.

Beja fica a 200 Km de Lisboa, não penso que faça sentido.

 

15 minutes ago, MotorBreath said:

173

dependendo do custo para fazer a ligação de comboio faz sentido.

a distância à primeira vista pode fazer impressão mas não é nada de extraordinário o tempo que se perde. 

 

15 minutes ago, riks said:

O mais lógico era fazer em Alcochete por fases. Daqui a poucos anos como low cost e daqui a 15 como aeroporto principal. 

 

Sou defensor da solução de Alcochete. Uma construção por fases (que também está estudada) e que permite entrar em funcionamento com 1 pista e 1 terminal. A partir daí são expansões que podem acontecer enquanto o Aeroporto continua em actividade.

Sou também defensor da requalificação do troço de linha férrea (60km) entre Casa Branca e Beja, de forma a que possamos colocar Beja a pouco mais de 1h do centro de Lisboa. O Aeroporto de Beja, por si só não é nem nunca será uma alternativa aos grandes aeroportos internacionais, mas... se investirem na ferrovia (conseguem fazer essas obras nos 60km em 2 anos), o aeroporto tal como está, pode receber 1,5 milhões de passageiros por ano. Não é muito, mas já permitia alguma flexibilidade à Portela.


 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Admito que não me interessei muito até agora sobre o assunto, mas Alverca ja tendo uma pista construida e armazens do tempo da força aerea com a Ogma mesmo ao lado, com a A1 bem perto, a estação dos comboios com ligação para todo o lado a 500 metros e a possibilidade de fazer um hub de ligação com a Portela seria assim tão má escolha?

Basta fazer um terminal e uma "autoestrada" que vai da A1 até la, não seria a opção economica mais facil e mais pratica?

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, skaazi said:

Admito que não me interessei muito até agora sobre o assunto, mas Alverca ja tendo uma pista construida e armazens do tempo da força aerea com a Ogma mesmo ao lado, com a A1 bem perto e a possibilidade de fazer um hub de ligação com a Portela seria assim tão má escolha?

Basta fazer um terminal e uma "autoestrada" que vai da A1 até la, não seria a opção economica mais facil e mais pratica?

Julgo que o ponto forte é mesmo a estação da CP mesmo ao lado porque de resto é só ponto negativos.

A pista de Alverca fica no mesmo enfiamento da Portela.

Link to comment
Share on other sites

O problema de Alverca é a orientação da pista e o estuário do Tejo. 

Alguns iluminados (leia-se gente que se está a cagar para o ambiente e apenas quer fazer uns milhões) acham que é viável construir em zona de aluviões... de qualquer forma esta solução tem os mesmos problemas que o Montijo. Sobem as águas e puff... aeroporto para hidroaviões ou doca para submarinos.

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

 

Só mais uma coisa. Há um detalhe que escapa na maior parte das vezes, quando se fala em investimento em aeroportos. Por norma, se forem bem calculados e não se pretenda um mega projecto de arquitectura tipo Gare do Oriente by CALATRAVA, são infraestruturas que se pagam a si mesmas. 

É isto que me continua a fazer confusão, pois o grande argumento para não se ter avançado com Alcochete é que não havia dinheiro. 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
Ant%C3%B3nioCosta.jpg
JORNALECONOMICO.SAPO.PT

O primeiro-ministro diz que "não podemos adiar mais" a construção do novo aeroporto no Montijo, porque a inexistência de um aeroporto complementar ao Humberto Delgado "está a ser altamente penalizador para a economia do conjunto do país".

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
aeroporto-montijo.jpg
EXECUTIVEDIGEST.SAPO.PT

Vogelbescherming Nederland, uma associação holandesa de protecção de aves, lançou uma petição, em parceria com a Organização Não Governamental BirdLife Europe, contra a construção do novo aeroporto no Montijo que já conta com cerca de 26 mil assinaturas. 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Souto_miranda-1060x594.jpg

 

Este 'Dr', de seu nome Alberto Souto de Miranda é o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações e hoje, no Público saiu um artigo de opinião seu, favorável ao Aeroporto do Montijo, com esta pérola:

Quote

"...os pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem"

:facepalm:

 

É melhor deixar um excerto para perceberem o grau de inteligência do referido 'Dr'.

Quote

6. Em terceiro lugar, há ainda os estrénuos protectores das espécies, de matriz radical e insensata, como os que lembram a velocidade de locomoção dos caranguejos: um dos riscos do projecto é o da mortandade provável dos ditos que, porque lentos, talvez não consigam fugir a tempo das máquinas… É o princípio da precaução levado ao risível. Mais sério é o “bird strike”, risco conhecido em vários aeroportos e com medidas mitigadoras em todos. Não há aeroportos sem impactos. Os caranguejos podem ser lentos, mas não estão em extinção. É um impacto não mitigável. Mas os pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem. E este postulado arriscado é tão cientificamente sólido como o seu contrário: o de que eles não vão encontrar outras rotas migratórias, outras paragens estalajadeiras, como no Mouchão. Ciência sem dados comprovados não é ciência.

 

Quem quiser ler o artigo na integra, pode fazê-lo aqui

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Imagine,m uma voz de apresentação de filme e leiam

 

 

Depois do éxito aclamado e respeitado em todo mundo "Vejo muitos policiais" chega-nos a sequela "os pássaros não são estúpidos" 

Uma comédia romântica, escrito e realizado pelo governo nacional, mostra-nos o encontro de um grupo de amigos 6 anos após tomar posse, na busca da riqueza e do futuro risonho

  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.