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Portugal contra o Aeroporto no Montijo (FNF a favor?!)


cyberurbis
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Montijo - Sim ou Não?  

49 members have voted

  1. 1. Concorda com a localização do Novo Aeroporto Civil no Montijo?

    • Sim!
      18
    • Não!
      31


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@Perks, isto não é uma guerra Norte - Sul.

O País precisa de ter opções e a opção mais viável não será certamente descarregar no Porto para apanharem expressos ou comboios para Lisboa. (É óbvio que se pode e deve dinamizar o Aeroporto Sá Carneiro, mas não o podemos tornar na solução de Lisboa)

O País precisa de um Aeroporto para vocacionado para o próximo século, afastado da Cidade para que possa funcionar 24h/7, sem constrangimentos, tal como em todas as restantes capitais da Europa.

;)

É preciso perceber o que está em jogo.

O Governo, quer a todo o custo, fazer a vontade à Vinci e criar mais um Aeroporto (mini shopping) no Montijo, ignorando riscos, custos ou o próprio Ambiente. 

Se ninguém tomar uma posição, é isto que vai acontecer. PONTO


O "movimento" que proponho, não defende uma localização especifica. O que interessa é impedir um crime ambiental e uma teimosia política para satisfazer a todo o custo os interesses privados. ;)

Edited by cyberurbis
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Vá lá, não leste o que meti antes

A TAP que sozinha é responsável por mais de metade do número de passageiros simplesmente desviou voos do Porto com o único objectivo de saturar o aeroporto de Lisboa e justificar o investimento inadiável

A mesma TAP que é a quinta ou sexta companhia no Porto

 

O governo tem uma solução simples, o estabelecimento de quotas e o desvio de tráfego para os outros 3 aeroportos internacionais que temos, ou andamos a fazer aeroportos porque temos dinheiro a mais?

Heathrow tem mais de 8 vezes mais passageiros que Lisboa com uma área que é sensivelmente o dobro, portanto há trabalho a fazer em Lisboa, e essas quotas vão permitir tempo e estudos sérios e ponderados sobre um novo aeroporto e estudar com pés e cabeça um investimento cheio de megalomania cujo único argumentos que se ouvem são de desertos ou Alcochete Jamais, e isto em vez de andar a ser enrabados com uma necessidade embalada para dar dinheiro aos mesmos boys de sempre

Como vês não é Porto vs Lisboa, é a mesma merda de sempre, Lisboa vs o resto do país inteiro ;)

Já agora, para perceberes Heathrow tem slots limitadas, as companhias pagam-nas a preço brutal para poderem voar para lá. 

https://www.businesstraveller.com/business-travel/2017/03/30/sas-sells-heathrow-slots-75-million/

 

Quem não tiver vai para outro aeroporto algumas vezes a 300km ou parecido, portanto cá também seria assim

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@Perks, a exposição que o Pedro Bragança fez, apesar de boa, deixa-me com uma grande pergunta. O que é que os accionistas da TAP têm a ganhar com isto? E como é que relacionas a TAP com a Vinci?

Quer dizer que o Estado força (através da sua posição maioritária na TAP) a saturação de Lisboa para sustentar o novo Aeroporto do Montijo(?!), para que a Vinci tenha mais lucros?! E os outros accionistas da TAP (45%) fecham os olhos a tudo isto?

Volto a dizer... não faz sentido. 

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53 minutes ago, cyberurbis said:

@Perks, a exposição que o Pedro Bragança fez, apesar de boa, deixa-me com uma grande pergunta. O que é que os accionistas da TAP têm a ganhar com isto? E como é que relacionas a TAP com a Vinci?

Quer dizer que o Estado força (através da sua posição maioritária na TAP) a saturação de Lisboa para sustentar o novo Aeroporto do Montijo(?!), para que a Vinci tenha mais lucros?! E os outros accionistas da TAP (45%) fecham os olhos a tudo isto?

Volto a dizer... não faz sentido. 

A TAP tem urgência num novo aeroporto por causa das taxas

Ainda há dias houve um bate boca entre o Presidente da tap e da Ana por causa exactamente disso. Aliás o presidente da TAP até assumiu a urgência do Montijo para ficar mais barato aterrar em Lisboa

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1096485/tap-quer-montijo-o-mais-rapido-possivel-e-taxas-mais-baixas-na-portela

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1101527/ana-diz-que-tap-nao-paga-as-taxas-mais-elevadas-no-aeroporto-de-lisboa

http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/video--presidente-da-tap-usa-micro-em-pleno-voo-para-arrasar-aeroporto-de-lisboa

 

Basicamente nós estamos no meio duma guerra entre duas empresas de capitais privados (quase) sobre como gastar o dinheiro público

Temos de admitir que é adorável

Quanto à Vinci, não é certo que caso exista novo aeroporto a Ana fique com a concessão, certo?

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1 hour ago, Perks said:

Quanto à Vinci, não é certo que caso exista novo aeroporto a Ana fique com a concessão, certo?

Não. Errado.

A Vinci tem a concessão de todos os Aeroportos Nacionais durante 50 anos. Dos que existem e venham a existir.

O Governo, através do contrato obriga a Vinci a pagar a factura do novo Aeroporto e a Vinci, para em troca, irá alegar que necessita de aumentar o prazo da concessão para recuperar o dinheiro investido. Simples!

Voltando à análise do contexto:

- A TAP (que continua a ser mal gerida e tem falhado no Porto) diz que quer taxas mais baixas para voar para Lisboa.

- A Vinci quer mais lucros e para ter mais lucros precisa de mais passageiros ou mais Aeroportos gerir, principalmente em espaços comerciais (não sei como está o Aeroporto Sá Carneiro, mas o Humberto Delgado parece um Shopping espremido ao máximo)

- O Governo quer um novo Aeroporto, mas não quer pagar um cêntimo.

Portanto, o Governo tenta passar pelas pingas da chuva para fazer o frete à Vinci de forma a viabilizar o Montijo, para que todos fiquem felizes. Mesmo sendo esta a pior opção, pois vai custar uma pipa de massa, o que para a Vinci é bom, visto que quanto mais caro for, maior vai ser o prazo da concessão. No meio disto tudo, quem se fode somos nós, que ficamos mal servidos, com um Aeroporto novo que coloca em causa o Ambiente e aumenta o fluxo de aviões (Ruído) na Bacia do Tejo (para não falar no risco de acidentes!).

Volto a reforçar uma ideia: os Aeroportos são infraestuturas que geram receitas e se pagam a elas próprias. Por isso é que há empresas privadas a explorar Aeroportos.

Edited by cyberurbis
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9 hours ago, cyberurbis said:

Não. Errado.

pronto, então mais razão me dás de isto ser apenas uma guerra de capitais privados com dinheiros publicos

o Governo poderia fazer um esquema semelhante ao de Inglaterra. O problema é que isso não dá comer à escumalha partidária que gravita à volta de todos os partidos

  • Like 1
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@Perks, independentemente de ser ou não ser uma "guerra de capitais com dinheiros públicos" ou da opinião de cada um sobre o assunto, acho que temos em mãos (não é em mãos, é mesmo uma questão de timing) a oportunidade única de lhes f*der o esquema.

Fechar os olhos a esta oportunidade é permitir que continuem com mais do mesmo... "business as usual"

Edited by cyberurbis
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Ainda bem que coloquei a Poll em modo anónimo.

Porque parece que temos users que se estão a marimbar para o Ambiente, para o Estuário do Tejo ou para a segurança geral das pessoas que moram nas rotas de aproximação do futuro Aeroporto.

Mas tudo bem. São opiniões. :y:

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41 minutes ago, cyberurbis said:

Ainda bem que coloquei a Poll em modo anónimo.

Porque parece que temos users que se estão a marimbar para o Ambiente, para o Estuário do Tejo ou para a segurança geral das pessoas que moram nas rotas de aproximação do futuro Aeroporto.

Mas tudo bem. São opiniões. :y:

Isso é a falácia dos problemas simples, SIM e NÃO. Existem muitas mais variáveis.

ng8584474.jpg

Qualquer aeroporto é um crime ambiental, acho que pela foto percebe-se bem que nenhum é um terreno baldio sem vegetação e fauna.

O pessoal já não deve estar recordado que o principal argumento contra Alcochete eram as aves e a destruição do ambiente. 

Ainda vamos parar à OTA qualquer dia. E contra a OTA era porque aquilo era quase um pântano, cheio de água, outro crime ambiental.

Agora, se eu gosto de ter um aeroporto numa península com excelente vista e praticamente selvagem. Não, não gosto. Costumo ir muitas vezes para o Samouco e Alcochete e se há paisagem selvagem e ainda por cima perto de Lisboa é essa zona. Obviamente preferia até uma requalificação da zona para urbanização pequena e usufruto das pessoas. 

Mas, tal como o furo a 50km da costa, percebo que às vezes as vantagens para o colectivo humano são maiores que as desvantagens ambientais.

Já estamos a discutir localizações desde o Poceirão, OTA, Rio frio, campo de tiro de Alcochete.

Aliás, o processo de escolha é tão rápido, que já estamos nisto desde 1968.

http://www.mopt.org.pt/uploads/1/8/5/5/1855409/nuno_costa.pdf

Cronologia da construção do novo aeroporto - pág.10

 

 

Edited by Kopien
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3 minutes ago, Kopien said:

Mas, tal como o furo a 50km da costa, percebo que às vezes as vantagens para o colectivo humano são maiores que as desvantagens ambientais

Offtopic:

O furo a 50Km da costa já se foi...
Nós somos um país do caraças.

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@Kopien, não é uma falácia.

Ignorando por agora o problema ambiental, está tudo a esfregar as mãos para construir um Aeroporto no Montijo (o qual ninguém sabe quanto vai custar) "capado à partida" porque, tal como o de Lisboa, não vai poder funcionar 24h/7, devido às restrições de ruído.

Usando Beja, desviando para o Porto e afins, continuamos com um problema que anda a ser empurrado com as barrigas, desde 1968/69.

O que eu sei é que a manter-se tudo, a Vinci esfrega as mãos, o Governo baixa as calças e a TAP abre garrafas de champanhe (e se a coisa der para o torto... cá estará o Zé para pagar a factura).

 

Edited by cyberurbis
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