Jump to content

RimWorld


Mini0n
 Share

Recommended Posts

  • 2 years later...

Só ontem é que joguei isto pela primeira vez, tenho o jogo e os dois DLC. Fiz o tutorial, mas o jogo em si vai muito além do que explicam, tem montes de opções e senti-me uma beca perdido.

Por exemplo: como é que se arranja mais gente para controlar? Tenho lá uns visitantes duma facção neutra, mas só dá para “falar” (fazer trade) com um, que tem um “?” em cima, não dá para os convencer a ficar.

@Mini0n tens alguma dica para um gajo se orientar ao princípio? Sei que aquilo tem imensos mods, mas para já preferia jogar só a versão base (mais os tais DLC).

Link to comment
Share on other sites

Esses gajos com nome azul dá para fazer trade e é só. Não jogo há algum tempo e desde que joguei a última vez, houve os 2 DLCs (dos reis e agora da religião). Não sei o que foi incorporado dos mods para o jogo, pelo que penso que esses não podes recrutar.

Pá a cena deste jogo é mesmo essa: para conseguires perceber a dimensão do bicho tens de jogar várias vezes.

Se te atacarem e tu ganhares (no início é o prato do dia) podes construir um quarto com uma cama e marcares a cama como sendo de prisioneiro e aquele quarto fica uma prisão. Depois fazes "capture" ao gajo que te atacou (se não morrer lol) e o gajo fica preso. Consome-te comida, mas tens hipótese de o recrutar. O jogo - até teres bué gente - vai-te atirando com quests ou missões para aumentares o número de pessoas.
Tipo um gajo vem a fugir de alguém. Se lhe deres guarita, o gajo fica teu, mas tens de combater os que vêm atrás dele.
Outras missões é ir a outro lado do mapa buscar alguém. Às vezes ainda há (penso eu) gajos que caem do espaço e podes curá-los e recrutar.

Eu comecei a gostar deste jogo por ver o quill18 a jogar. O gajo tem agora recentemente uma run com o 1.3 (sem DLC). Dá uma vista de olhos para perceber o conceito da coisa.

Desta "série" são 9 eps mas acho que já parou porque entretanto saiu o DLC e o gajo já disse que ia começar uma run nova com o DLC do Ideology. Acho que vai usar mods (há deles obrigatórios).

 

 

Btw, a hipótese de o recrutar é ter alguém que volta e meia vai falar com ele. No tab da info do gajo, tem lá as odds de recrutar (que penso que vão aumentando consoante o gajo vai ficando na tua prisão). Por vezes as odds de recrutar são tipo 2% lol

Also, volta e meia podem tentar fugir. :-..

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Curiosamente também comecei a jogar Rimworld exactamente por causa do Quill18. Devido a isso nunca fiz o tutorial porque já comecei com mais conhecimento, ideia como fazer kill box, cena de fazer barricadas e meter o pessoal na escuridão para diminuir a hit chance (esta parte já não existe), etc. Comprei o jogo base numa promoção qualquer depois de o jogar imenso vitaminado mas acabei por não comprar a expansões.

Quanto ao jogo, de inicio, parece apenas um Colony Manager mas na realidade é um Criador de Histórias e Crimes de Guerra. Há varias coisas que são inevitáveis no Rimworld, como Canibalismo, Friendly Fire, Tragédia e o "Ate without a table" debuff.

Dito isto há coisas que se deve aprender a usar como o Work Tab (nisto o Quill é horrível lol, se tudo tem prioridade 1 então nada tem prioridade 1), o Schedule Tab que no inicio pode passar por apenas retirar a hora de deitar mas lá mais para a frente passa por ter produção 24h sobre 24h na Colónia. Penso que de inicio, se deve optar pelo Temperate Forest Biome com clima ameno para ter growing season decente  e algumas montanhas para criar posições e colónias defensáveis. Deve-se sempre levar um trio de pawns equilibrados inicialmente, que consigam espalhar as funções por eles.

De resto, serás sempre atacado inicialmente por um animal de pequeno porte e um dude nú armado com uma faca ou uma outra melee weapon. Caso tenhas sorte esta pode ser uma oportunidade de recrutar caso o pawn seja decente mas provavelmente será um piromaníaco greedy com um skill decente que te fará pensar até te lembrares que toda a tua base é feita de madeira. O jogo tá feito para de dar oportunidades de recrutar quanto tens pouca gente, tipo 3 ou menos, com gente a entrar no mapa ou simplesmente a cair dos céus. Quando tens mais gente, acima dos 5 ou 6, esses eventos deixam de oferecer tanta gente. Quanto aos visitantes tens 2 tipos, os que vão lá visitar e os Traders. Aqui a maior parte das pessoas usam o mod Hospitality para ter mais interacção com os visitantes, mas de base servem apenas para melhorar ou piorar a Goodwill com as outras facções, sendo o Rimworld, apenas servem para piorar.  De lembrar que não falo das expansões mas sei que te oferecerem quests. Genericamente como aumentas o numero de pessoas é a recrutar os sobreviventes não-pernetas das raids que te fazem

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Nesta última run até acho que ele tinha as priorities minimamente decentes. Mas sim, peca um bocado nisso.

Btw, nunca me virei para o canibalismo. :-.. Mas também nunca joguei nos desertos onde não há comida lol
Also montanhas é engraçado (fiz uma colónia em que era tudo dentro da montanha) mas pqp os insectos...

Link to comment
Share on other sites

O Quil fez mais uma sessão onde continuou a run. Num ponto já havia 1's por todo lado. Isso e a cena dele escolher o pawn e ir falar com o trader do outro lado do mapa tira-me do serio. Vejo quase tudo dele mas acho que o Rimworld é de longe o conteúdo mais fraco dele.

Quanto ao canibalismo... ops.. havia bolachas no darkside. Hoje em dia jogo quase sempre com um mod de fishing mas logo no inicio quando achava que já era o maior do meu bairro numa daquelas runs mais difíceis no Randy Random tive de escolher para os meus pawns tribalistas de cuecas armados um pau,  já depois do gato e do cão terem ido, entre o urso ou o velhinho com uma perna de pau, asma e bad back que decidiu entrar no mapa naquela altura. É verdade que o seu serviço foi honrado, deu para fazer uma cadeira em pele, mas como é óbvio o Deus Randy Random castigou e apareceu uma daquelas mechanites e game over.

 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

O Randy é foda. :-..

Sim, ele por vezes atrofia de crl. Isso e baralhar-se, mas como alguns dos vídeos são de livestreams, é normal um gajo estar meio desatento com os comentários e afins.
Do resto que ele joga, não vejo muito. Vou vendo porque curto o gajo, mas os jogos (Civs e afins) não tenho grande apego.

RimWorld é, IMO, um dos melhores jogos que por aí anda. Replayability infinita. Com mods então, é outro jogo.
Experimentei uma vez o Zombieland (ou lá o que era) e era toda uma nova mecânica.
O Hospitality é obrigatório pelo que traz.
Aquele de ter balas individuais, melhor combate e isso é outro que gostava de experimentar.

Algum mod que recomendes dos que não é tão conhecido?

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente apaguei a minha lista de mods recentemente tanto pelo acumular de erros como pela nova expansão portanto será difícil. Lembro-te de ter experimentado o zombieland mas algo tava a fazer conflito nos mods portanto não lhe dediquei muito tempo e esse das balas individuais era aquele que tinhas de fabricar as munições certo!? Sei que experimentei mas não gostei de algo.

Quando ao que eu uso, não jogo regularmente hoje em dia mas sei que gostava imenso do Industrial Rollers, tinha sempre uma pancada por fazer uma mega Greenhouse à volta do geyser e depois rolava tudo para o frigorífico em vez de ter haulers. Uso quase sempre o Infused para buffs nas roupas, não sei se o Aparello faz o mesmo. Usava o While Your Up para o oportunity hauling, vários daqueles com extra facções, extra armas ou qualquer coisa expanded. O Giddy Up tem a sua piada, tem ainda mais piada quando és tu que vais raidar os outros e apareces com o gang todo montado em dinossauros se usares o mod dos extra animais. Em termos de funcionalidade hoje já não consigo jogar sem o StackXL ou equivalente para aumentar tamanho das stacks, o Rimfridge e seja qualquer for o mod das Wall Lights. Claro que cheguei a usar o Quarry + dos prisioneiros trabalharem. Depois são os outros como Quality Builder. Olhando assim não me parece que seja algo que não conheças.

Edit: Queria tb jogar mais com aquele que dá magias aos pawns mas acabei por não o fazer, penso que seja o Rimworld of Magic ou algo assim.

Edited by ash
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, ash said:

De resto, serás sempre atacado inicialmente por um animal de pequeno porte e um dude nú armado com uma faca ou uma outra melee weapon. Caso tenhas sorte esta pode ser uma oportunidade de recrutar caso o pawn seja decente mas provavelmente será um piromaníaco greedy com um skill decente que te fará pensar até te lembrares que toda a tua base é feita de madeira.

Esta parte já aconteceu, tal e qual como descreves! :lol:

Só a chuva é que apagou o fogo, mas a plantação que tinha ardeu toda, literalmente. Uma das minhas duas colonists enlouqueceu (berserk) e começou a atacar a outra, mesmo depois de esta outra já lhe ter salvo a vida duas vezes. Já só tenho duas, porque mandei o terceiro em caravana para explorar, mas fui burro e não reparei no nível de hostilidade do sitio para onde o mandei. Escusado será dizer que o capturaram.

Link to comment
Share on other sites

Não vou à bola com cenas à factorio...

Tinha o mod de Robots que dava 3 ou 4 tipos de roombas: limpeza, haul, construção e medic. Gostava muito. Haul é sempre obrigatório e quanto mais mãos para acertar cenas houver, melhor.

O das balas era o que tinhas de as fazer ya. A maioria dos mods que usava era QoL. Cenas mais radicais usei pouco.

E agora fiquei com vontade de jogar isto e não tenho tempo... FML

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, Jokeman said:

Esta parte já aconteceu, tal e qual como descreves! :lol:

Só a chuva é que apagou o fogo, mas a plantação que tinha ardeu toda, literalmente. Uma das minhas duas colonists enlouqueceu (berserk) e começou a atacar a outra, mesmo depois de esta outra já lhe ter salvo a vida duas vezes. Já só tenho duas, porque mandei o terceiro em caravana para explorar, mas fui burro e não reparei no nível de hostilidade do sitio para onde o mandei. Escusado será dizer que o capturaram.

É o Rimworld. Acontece a toda gente. Começas a jogar depois de jantar quando tens tudo despachado, crias uma base que pensas para ti que esta é que vai ser, sobrevives ao primeiro inverno sem problemas, começas a pensar como expandir e de repente tens a colónia toda a arder, os teus pawns todos à chapada uns com os outros porque comeram sem mesa e lentamente vês tudo a desaparecer, uma raid aparece e rapta um, o outro morre porque não sobrevive às infecções e ficas com o cabrão do inútil que não faz dumb labor nem sabe cozinhar e como cereja no topo do bolo aparece-te o aviso que uma tartaruga ficou manhunter. Nesta altura olhas para o relógio e são quase 2 da manha.

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Acabou a minha primeira run. Quando parecia que estava a começar a endireitar as coisas e a perceber mais do jogo, aparece-me um maluquinho que me pegou fogo à base antes que o conseguisse impedir. Matei-o, mas não sem antes ele me matar uma das colonists. A que sobrou não estava a dar conta do fogo, então abandonei aquela base e fui explorar o mapa. A certa altura aparece uma quest para ir a um item stash. Vou lá, caio numa emboscada e pronto, game over. :lol:

Link to comment
Share on other sites

É só o início. Vais ver que run após run vais topando os pormenores e depois vai dar gosto ter uma colónia grande, com bué malta, animais, colheitas, etc. :y:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Yup, aqueles pormenores como perder pawns por deixar cair um telhado em cima deles, aquela realização que prisioneiros sem pernas não fogem, toda aquela introdução ao mercado negro na venda de olhos para gerar riqueza, afinal de contas têm 1 de sobra, aquele momento quando se decide ir caçar um trumbo mal preparado, aquela run onde o jogo te dá tudo para criar um exercito de macacos assassinos ou até aquele momento quando aparece um bacanal 4-way no teu mapa quando uma raid com sappers escava através do ancient danger que fica ao pé num ninho de insectos e os traders que vão embora decidem intervir.

Edited by ash
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
f9fb11ff398285ad4226a70b6a2e8fbaaa715938
STORE.STEAMPOWERED.COM

RimWorld’s Biotech expansion is coming out soon. Update 1.4 is available now on the unstable branch.

Boa onda este update. :D
O Quill tem jogado isto mas não tenho visto. Acho que vou cagar no que está e espero que ele comece uma run nesta versão, para ver se vale a pena.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, ash said:

Porra que o anuncio foi rápido.

A expansão parece um belo montinho de tragédias!

Ya. Viste o tweet dele ontem né? Pensava que íamos estar algumas semanas à espera de novidades, o Quill até fez um vídeo de teorias e puff, toma lá que ficas já a saber. Boa onda.

Por acaso não pego nisto há algum tempo, mas confesso que tenho saudades.

 

Btw, full changelog: https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vRVirkmrIX9ladhT8FTEKtOA_JZ1dP8IK5ZaHL8zfd2pOOVm5xyPcO6JUKoNZeNt7RWg33vBx0uNqLP/pub

 

 

Btw, vocês têm os outros 2 DLC (Royalty e Ideology)?
Nunca me convenceram muito. Valem os 17€?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.