Jump to content
  • 1

Gira discos


Alexius
 Share

Question

Envergonho-me de assumir que apesar de gostar imenso de musica, nunca tive um gira discos. Estou a pensar em comprar um, mas as recomendações que tive de pessoal mais "old school" estão um pouco desfasadas do mercado actual.
Alguma recomendação para um noob? Pormenores a ter em conta ? Não precisa de ser topo de gama, algo até aos 200€ / 250€ penso ser suficiente.

Link to comment
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

@ruit

Isso é treta. O YouTube faz encode para AAC 196kbps. Até podes dizer que é HQ 400000k, vai ser a mesma treta. Dizeres uma coisa dessas e depois meteres música no YouTube como prova de boa qualidade não faz qualquer sentido.

É o mesmo que prensar um disco usando um CD como fonte e depois dizer que vinyl soa melhor que é o que anda a acontecer muito com este revivalismo. Pressings horríveis de editoras que andam a aproveitar as leis de direitos de autor da UE para lançar discos com fontes duvidosas que soam pessimamente e vendem-nos a €10. Aposto que há muito boa gente que os compra e diz que vinyl é tão melhorzinho...

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Sem dúvida. Não conheço aquele modelo exatamente, mas parece-me ser dos 70s, tem um contra peso e anti skating, a construção rígida a que os gira discos de antigamente nos habituaram e, por este preço, não se arranja nada novo sequer próximo do que, com toda a certeza, esse gira discos é capaz. No entanto, não esquecer que tem de levar uma célula nova (e possivelmente mais um trabalhinho sem custos, tirando talvez uma correia que é coisa para €5), por isso é uma questão de adicionar uns €50 ao valor que ali está (para ir para algo barato, mas capaz).

Quanto ao receiver e colunas, honestamente, não faço ideia se são bons. No entanto, por €100, só o gira discos, já seria uma compra acertada. E de certeza que ainda dá para tirar ali 10 euritos.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

  • 0
6 hours ago, dastinger said:

Isso está completamente errado. 

Flac é flac. É digital. E flac é só um formato lossless. Pode ter fonte num CD, num SACD, num disco de vinyl (que perderia alguma das suas características já que nenhum conversor ATD é perfeito) ou vir diretamente dum master. 

E vinyl não é superior sonicamente. Para colocar as coisas duma forma bem simples: o formato que, naquele álbum em específico, tiver uma melhor masterização é aquele que vai soar melhor. Mais simples é impossível.

Vinyl, quanto muito, soa diferente. Melhor é subjetivo. Ruído em digital é nulo, o sinal é mais limpo. Parece que perde um pouco do "ar" que o vinyl traz. Chamo-lhe ar como podia chamar de "som quente" como todos gostam de dizer. Eu, em tempos, dizia o mesmo. Esse som quente não passa de ruído no sinal, de distorção. Podem dizer que adiciona à experiência, mas dizer que isso é melhor som não faz sentido.

Eu compro discos de vinyl pela parte física, a capa, segurar na minha música, o colecionismo e o facto de me "obrigar" a ouvir um álbum do início ao fim. Isso foi um fator muito importante para mim. Com o streaming e os FLAC isso perdeu-se e conseguir recuperar isso foi incrível.

Outra razão foi o facto de ouvir essencialmente música da época do vinyl e prefiro ouvir as coisas como elas foram inicialmente concebidas, apesar de nem sempre ser fácil encontrar edições que o permitam. E isso leva-me a outra questão que é a procura, o encontrar uma pechincha, ler sobre a história dum determinado álbum, sobre a masterização, os engenheiros por trás etc. 

Agora dizer que o som é superior não é verdade. Porque não é. Podem gostar mais, mas não pode ser considerado superior. 

EDIT: Esclareci um ponto.

Isto. Mas é verdade que o som digital ha uns anos n era assim tão bom sem gastares mesmo balurdios em equipamentos esótericos.. mas hoje existe ja varios DACs no mercado com que conseguem um realismo incrivel a que alguns apelidam que som "analogico" a dar a ideia do realismo do vinil mas sem qualquer distorçao do vinil.

Eu tenho uma colecção grande de Rips de Vynil feitos por equipamentos de dezenas de milhares de euros e é engraçado ouvir as diferenças do mesmo album.Agora com a moda de volta há vinyls de edições recentes que soam muito pior que o CD original. É mais uma questão de masterização que outra coisa e um equipamento de vinyl de topo com um Vinyl impecável soa praticamente como um CD aka sem distorçoes.

Link to comment
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Worm said:

Isto. Mas é verdade que o som digital ha uns anos n era assim tão bom sem gastares mesmo balurdios em equipamentos esótericos.. mas hoje existe ja varios DACs no mercado com que conseguem um realismo incrivel a que alguns apelidam que som "analogico" a dar a ideia do realismo do vinil mas sem qualquer distorçao do vinil.

Eu tenho uma colecção grande de Rips de Vynil feitos por equipamentos de dezenas de milhares de euros e é engraçado ouvir as diferenças do mesmo album.Agora com a moda de volta há vinyls de edições recentes que soam muito pior que o CD original. É mais uma questão de masterização que outra coisa e um equipamento de vinyl de topo com um Vinyl impecável soa praticamente como um CD aka sem distorçoes.

Sem dúvida, há pressings recentes (e antigas atenção, simplesmente o controlo de qualidade baixou e de que maneira) que soam extremamente mal tanto a nível de masterização como a nível da qualidade de produção do disco em si. 

Quanto à última frase, não acho que seja bem assim. O equipamento que tens e para o que é construído (analógico ou digital) é que faz uma grande diferença e acho que poderás dizer que um equipamento de topo construído para som analógico com um disco duma editora que faz as coisas em condições está ao nível dum equipamento de topo a reproduzir um SACD. Com um som idêntico, mas com algumas características diferentes (até porque o método de masterização é diferente para CD e Vinyl). E obviamente estou a fazer esta comparação supondo que estamos a falar de dois formatos com exatamente os mesmos engenheiros e fonte do áudio por trás.

Por exemplo, estou neste momento a ouvir ESTA edição do Ben Webster Meets Oscar Peterson e tenho a certeza que o SACD da mesma editora (Analogue Productions) soaria tão bem ou melhor quanto o vinyl. Seria, simplesmente, diferente a certos níveis.

Link to comment
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, dastinger said:

Sem dúvida, há pressings recentes (e antigas atenção, simplesmente o controlo de qualidade baixou e de que maneira) que soam extremamente mal tanto a nível de masterização como a nível da qualidade de produção do disco em si. 

Quanto à última frase, não acho que seja bem assim. O equipamento que tens e para o que é construído (analógico ou digital) é que faz uma grande diferença e acho que poderás dizer que um equipamento de topo construído para som analógico com um disco duma editora que faz as coisas em condições está ao nível dum equipamento de topo a reproduzir um SACD. Com um som idêntico, mas com algumas características diferentes (até porque o método de masterização é diferente para CD e Vinyl). E obviamente estou a fazer esta comparação supondo que estamos a falar de dois formatos com exatamente os mesmos engenheiros e fonte do áudio por trás.

Por exemplo, estou neste momento a ouvir ESTA edição do Ben Webster Meets Oscar Peterson e tenho a certeza que o SACD da mesma editora (Analogue Productions) soaria tão bem ou melhor quanto o vinyl. Seria, simplesmente, diferente a certos níveis.

Concordo com o que disseste. Por exemplo o "moço" que faz esses rips diz que os rips tocados no mesmo sistema em que houve o Vinil, soa exactamente o mesmo, dai ele preferir ripar para poder te-los em condições perfeitas para sempre.

Edited by Worm
Link to comment
Share on other sites

  • 0
6 hours ago, dastinger said:

Por exemplo, estou neste momento a ouvir ESTA edição do Ben Webster Meets Oscar Peterson e tenho a certeza que o SACD da mesma editora (Analogue Productions) soaria tão bem ou melhor quanto o vinyl. Seria, simplesmente, diferente a certos níveis.

Deixou-se curioso e fui ouvir essa edição em flac e.....gostei ! :)

Embora nao sendo o tópico ideal para isso, mas dentro do género o que mais aconselhas? :-..

Link to comment
Share on other sites

  • 0

@Prince

Epá, aconselho centenas de álbuns :-.. Há muiiiitooooooo por onde explorar no Jazz, é um autêntico buraco sem fundo. Se gostaste desse, vais gostar de praticamente tudo o que for Bop, Hard Bop, Post Bop, Cool Jazz, algum Modal... Eu já te mando uma PM com alguns álbuns e por onde podes seguir para encontrar coisas novas dentro do género.

Edited by dastinger
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Já há alguns anos que queria entrar neste mundo dos LPs e Vinil, apesar de não ser exactamente do meu tempo.

Arranjei um Gira-Discos no Jumbo por 39 Euros (através de promos e cupões) e apesar de ter plena consciência que não deve ser a melhor espingarda do mundo, para iniciar não deve estar mal... É o Soundmaster pl186h. Gostei bastante do ar "retro" dele e fica bem na actual decoração do meu escritório :-...

Estou mortinho por chegar a casa e experimentá-los, juntamente com o album "...And Justice for All!" dos Metallica que comprei à pressão na Fnac, por 30 Euros.

Por falar nisso, nunca na vida pagaria 30 Euros por um CD de música... Mas como é o meu primeiro Vinil, lá teve que ser. 

@dastinger existe algum sitio com promoções ou que tenha os LPs significativamente mais barato?

 

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

  • 0

@Ilusi0n

Desculpa a honestidade, mas esse disco de €30 dos Metallica não só vai soar mal como estarás a infligir dano ao tocá-lo num gira discos desse género. Não quero mesmo mesmo ser mal interpretado nem parecer daqueles snobs que dizem mal de tudo, mas acredita que esses gira discos mais valia não existirem.

Faz, pelo menos uma coisa, já que não há muito mais a fazer (a não ser que o devolvas). Troca a agulha de cerâmica (estou a supor que é com uma agulha de cerâmica que ele vem) por uma de diamante. São baratas no eBay por exemplo, tem só a certeza que é compatível. É a única coisa que podes fazer para garantir que isso soa melhorzinho.

Also, se houver partes em que o disco salte ou produza um som wobbly, não é defeito do disco, mas sim do gira discos.

Comprar discos vai sempre ser relativamente caro. O que costumas gastar a mais em lojas como a FNAC, gastas em portes quando encomendas online. Para além disso, o valor do disco dependerá muito da qualidade de produção do mesmo (masterização e pressing essencialmente). No entanto, há sempre bons deals seja na Amazon ou andar em cima disso no Discogs. Vais é perceber que existem dezenas de edições para cada álbum e que existe um trabalho por trás para descobrir quais as melhores edições e/ou as que têm melhor relação qualidade/preço. No entanto, a não ser que estejas a pensar fazer um upgrade no futuro, com um gira discos desses, qualquer diferença de som não vai ser notória e estares a gastar muito dinheiro em álbuns para não usufruir deles nem ficarem nas melhores condições, não sei se será o que queres.

EDIT: Eu sei que nem todos estão dispostos a gastar muito dinheiro nisto, mas se já tiveres um amplificador com phono pre-amp e colunas, estamos a falar dum investimento de €100/150 para ter algo imensamente superior ao que compraste. Isso são 3-5 álbuns do Metallica como o que compraste hoje. 

Also, ainda em relação a sítios para comprar discos. O eBay também é solução mas, tal como no Discogs, tens de aprender primeiro a forma oficial de avaliar a condição em que um disco está. Podes começar por aqui: https://support.discogs.com/hc/en-us/articles/360001566193

Edited by dastinger
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

@dastinger, acredita que não levo nada a peito. Aliás, até agradeço o teu post. Estou a iniciar-me nesta área e ainda não tenho o conhecimento que tu tens. 

Quando chegar a casa já vou dar um olho nisso das agulhas e ver de que material a que vem incluída é feita. Percebo que tu já estejas num nível de purista de som, que consegues distingir a qualidade do som, mas será que estes gira discos são assim tão maus quanto dizem vs um gira discos dos anos 70/80? Em que sentido? 

Já em relação ao disco que comprei na Fnac, não percebi exactamente o que querias dizer. Na tua opinião as remasterizações que se encontram nestas lojas mais comerciais não são boas? 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não estou nem sequer próximo de muitos puristas que gastam muitos milhares em equipamento áudio. Não é por aí, acredita.

Vou tentar explicar isto da forma mais básica possível. Desculpa se te estou a explicar algo óbvio ou que já sabes, mas assim garanto que percebes a ideia. Um disco de vinyl é uma forma de ouvir música completamente analógica. Muito muito basicamente, uma agulha imprime vibrações num bocado de plástico e essas vibrações são lidas pela agulha no teu gira discos e traduzem-se em música. Para isso funcionar em condições, precisas de várias coisas:

  1. Uma velocidade constante de forma a que a música não tenha variações de velocidade audíveis -> Gira discos iguais aos que compraste têm problemas na velocidade;
  2. Uma base bem construída de forma a que o disco não oscile e que, de novo, o som não se altere -> Nos gira discos iguais aos que compraste o disco fica metade de fora;
  3. Uma agulha decente que não só reproduza o som com qualidade como se mantenha nos grooves sem saltar;
  4. Um contra-peso que permita definir qual a pressão que vai ser infligida sobre o disco pela agulha (todas as agulhas têm gramagens diferentes) -> Nos gira discos que compraste isso não é user defined. É uma mola que segura o braço no sítio;
  5. Anti skate (explico em baixo o que é) -> O teu não tem;
  6. Um output que não altere o som em nenhum aspeto;
  7. Um motor que não faça barulho porque o mesmo vai ser apanhado pela agulha e entrar no som que estás a ouvir.

Quero deixar bem claro que a grande maioria do que mencionei em cima é notório por qualquer pessoa. Se te puser um gira discos igual ao que compraste e um bom gira discos a tocar o mesmo disco e alternar entre eles, vais facilmente perceber qual é um e outro. E não fica sequer perto.

Anti skate é importante porque, basicamente, tu queres que a agulha esteja no centro do groove o máximo possível. E porque, dependendo da zona do disco onde a agulha está no momento, vai existir uma força maior a puxá-la para dentro ou para fora (é simples física). E tu queres que isto aconteça de forma a que seja feita uma reprodução correta do som:

NcRIELs.jpg

Por exemplo, tenho alguns discos na coleção que vieram duma pessoa que, claramente, usava um gira discos com o anti skate mal calibrado. Isso fez com que a agulha colocasse sempre mais pressão dum lado do groove. Resultado, quase todos têm distorção e ruído no canal esquerdo.

Por isso, para responder à tua pergunta, sim, um gira discos destes é muito pior do que um decente/bom dos anos 70/80 (que podes arranjar por uma pechincha com paciência) ou do que um novo na casa dos €250+.

Quanto ao disco. O que eu quis dizer é que €30 pode nem ser muito. E €30 nem sempre significa boa qualidade. Há edições de editoras que fazem constantemente um bom trabalho que custam sempre mais do que €30 e outras que também são muito boas por menos de €30. Na FNAC há coisas muito boas e coisas muito más. Por exemplo, na secção de jazz, se aproveitar dois ou três discos em 100, é muito. E para perceber se uma determinada edição é boa ou não, só mesmo através de pesquisa e leitura. Aconselho os fóruns Steve Hoffman para isso, por exemplo. Para explicar o processo por que costumo passar:

Quero comprar um determinado álbum. Se houver edições que não ultrapassem o meu budget de editoras e/ou masterizadas por um engenheiro que eu sei que vão fazer um bom trabalho, compro esse. Se não, procuro nesse fórum e noutros locais qual a melhor pressing para esse álbum. Depois segue-se meter essa edição em específico na minha Wantlist no Discogs e andar em cima do Marketplace até encontrar uma em condições a um preço que considere justo.

Se o que te confundiu foi a minha frase sobre o que gastas em portes, o que eu quis dizer é que, o mesmo álbum na FNAC até pode ser mais caro do que, por exemplo, no Discogs. Mas os €7-12 que pagas de portes (supondo que estás a comprar da UE, senão é ainda mais) cobrem o preço da FNAC.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 0
4 hours ago, Ilusi0n said:

@dastinger, acredita que não levo nada a peito. Aliás, até agradeço o teu post. Estou a iniciar-me nesta área e ainda não tenho o conhecimento que tu tens. 

Quando chegar a casa já vou dar um olho nisso das agulhas e ver de que material a que vem incluída é feita. Percebo que tu já estejas num nível de purista de som, que consegues distingir a qualidade do som, mas será que estes gira discos são assim tão maus quanto dizem vs um gira discos dos anos 70/80? Em que sentido? 

Já em relação ao disco que comprei na Fnac, não percebi exactamente o que querias dizer. Na tua opinião as remasterizações que se encontram nestas lojas mais comerciais não são boas? 

 

Boas...

Não querendo meter a foice em seara alheia:-.. aproveito também para dar um exemplo (salvo as devidas proporções...) do que disse o Dastinger:

Podes ter uma soundbar normal ligada a TV que o som da TV melhora, certo?

Se colocares uma soundbar 2.1 ligada a TV ainda melhora mais, certo?

Mas se colocares um verdadeiro sistema surround AV 5.1 com as colunas espalhadas pela sala, vais notar que fica ainda melhor, e que vais notar de certeza pequenos pormenores que não notas com as soundbar....

Digo eu ;)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não há pai para o @dastinger :god:. Obrigado pelas tuas explicações.

Já andei a ouvir 2 ou 3 vezes cada lado do álbum dos Metallica e fiquei muito surpreendido com o gira discos. Claro que deve ser como tu dizes, se metesse este lado a lado com outro de maior qualidade provavelmente notava diferenças, mas assim, pareceu-me bem, mesmo não tendo termo de comparação. É a primeira experiência desde criança que tenho com vinil.
Não notei as músicas woobly, o som pareceu-me claro e constante. Visualmente, o vinil abana um pouco (milímetros) para cima e para baixo, não sei se no teu gira discos acontece, mas na música não noto nada. Nota-se algum ruído em partes mais silenciosas ou quando o som está mais baixo, mas não sei até que ponto isso será "normal". Uma diferença desta versão em vinil vs o Spotify, é que os instrumentos parecem-me ser muito mais distinguíveis e audíveis. Até andei a comparar as 2 versões lado a lado e dá para notar bem a diferença.
A música One deste álbum, no inicio tem uma parte que usa o left/right channel para fazer um efeito de fading e o gira discos reproduziu essa parte sem problema, deu bem para perceber.
Não estou a dizer para toda a gente ir correr a comprar este gira discos, mas para 39€... fiquei bem surpreendido.

Overall, sem querer parecer "tesão do mijo" e dizer já que é a magia do Vinil e o caneco, mas que notei uma diferença para audio do Spotify, notei.

Este gira discos também tem uma saída jack 3.5 e apesar de não ter os headphones ideais (tenho uns Hyperx da Kingston), dá para perceber que existe um decréscimo na qualidade, mas mesmo assim continua a ser uma melhor experiência que o Spotify por exemplo.
Ouvir aquele inicio da One de headphones, sentado num mini sofá que tenho com pouca luz ambiente, foi qualquer coisa... Até arrepios tive :-...

E a melhor coisa no meio disto tudo foi o meu puto vir da sala, aumentar o som e começar a abanar a cabeça! Só isso valeu a pena. A minha ideia também é esta, proporcionar uma experiência musical diferente ao que ele poderá estar habituado nos dias de hoje, dado que até há 4 horas ele nunca tinha visto um gira discos ou um vinil na vida e achou uma piada a isto. A ligação à música num vinil é completamente diferente.

Edited by Ilusi0n
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Ainda bem que estás a gostar. A partir daqui é só estourar dinheiro :-.. É natural que notes alguma diferença em relação ao Spotify. Não sei se usaste as mesmas colunas, mas supondo que sim e que tens a setting de melhor qualidade ligada no Spotify, o ideal aqui seria estares a comparar com a mesma versão desse álbum em CD ou SACD.

As diferenças podem nem tanto estar no facto do Spotify soar pior (se tiveres Premium e a qualidade no máximo, a diferença em qualidade não será assim tão notória a não ser que tenhas uns phones/sistema de som duma gama mais alta do que Kingston/Soundmaster :P ), mas sim no facto da masterização do álbum no disco que compraste ser muito melhor. Estive a ver e esse disco foi cortado/masterizado pelo Chris Bellman nos estúdios do Bernie Grundman. É só um dos melhores engenheiros de som do mundo a trabalhar num dos melhores estúdios de masterização do mundo :-.. 

Ou seja, não esperes que todos os discos que comprares soem tão bem como esse. E podes ter a certeza que, a não ser que percas tempo a ler e a pesquisar antes de comprar, vais ter muitos álbuns que soam mesmo muito mal (been there, done that).

Fico feliz por ver mais uma pessoa a entrar neste mundo e a sentir-se fascinado pelo que a nossa geração entretanto perdeu com o digital :y: Quando decidires fazer um upgrade a isso, apita :) 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

O Dastinger percebe bem mais disto do que eu e agora no último post nem disse nada, mas acredito que pelo menos estas 2 questões lhe passaram pela cabeça do mesmo modo que passaram pela minha:

-Quanto tempo se manterá aquela velocidade perceptivelmente constante

-Quantas vezes vai conseguir ouvir aquele disco naquele player sem o danificar.

O que vale é que o bichinho vai pegar e daqui a uns tempos acredito que partas para o upgrade.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

@Gladiador, esse Gira-discos, mau é que não é de certeza. 

@dastinger, se calhar até era fixe abrir um tópico para se falar do tema abertamente. 

Para falar dos melhores vinis. De compras que se façam. De restauros de gira-discos vintage e afins. Tudo isto tem um grande potencial para discutir aqui no fórum.

;)

Fica o repto!

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Gladiador said:

Tenho aqui comigo um Technics SL-J110R

Vale alguma coisa? @dastinger

Tá como novo eheh.

Lamento informar, mas não é grande espiga.

Tem célula p-mount (se olhares, por exemplo, para a célula num SL1200, percebes a diferença), não tem contra peso nem anti skate ajustável e construção que inspira pouca confiança. Mesmo novo, se conseguires €30/40 por ele já vais bem servido. Ainda assim, apesar da diferença não ser muita, estarás mais bem servido com um desses do que com qualquer um que compres novo por esse valor. 

24 minutes ago, cyberurbis said:

@Gladiador, esse Gira-discos, mau é que não é de certeza. 

@dastinger, se calhar até era fixe abrir um tópico para se falar do tema abertamente. 

Para falar dos melhores vinis. De compras que se façam. De restauros de gira-discos vintage e afins. Tudo isto tem um grande potencial para discutir aqui no fórum.

;)

Fica o repto!

Vou abrir tópico :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.