Jump to content

Novidades Placas Graficas/Processadores


Revenge
 Share

Recommended Posts

3 hours ago, Ilusi0n said:

Ainda não meti à venda, porque neste momento não posso ficar sem gráfica dedicada. Estou-me a arriscar a ter que vendê-la ao preço da uva mijona, mas sei que as RTX2080 ainda vão demorar uns meses a aparecer nas lojas.

Não sei se desta vez será assim porque existe muitas lojas e marcas, incluindo uma Portuguesa, que alteraram a foto do facebook para a cor verde da Nvidia relativo ao proximo evento no dia 20. O que o pessoal está a dizer é que não tem lógica as lojas fazerem isso se não for para terem graficas no dia de lançamento.

Alguns exemplos, incluindo a pagina da Geforce :-..:

 

 

RTX 2080 Ti já com pagina criada?  403 é o codigo de forbidden.

Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, Revenge said:

Não sei se desta vez será assim porque existe muitas lojas e marcas, incluindo uma Portuguesa, que alteraram a foto do facebook para a cor verde da Nvidia relativo ao proximo evento no dia 20. O que o pessoal está a dizer é que não tem logica algumas lojas fazerem isso se não for para terem graficas no dia de lançamento.

Isso é uma estratégia de marketing, obviamente que a Nvidia quer criar buzz nas redes sociais. Mas... É melhor nem pensar nesse caso, senão cometo uma loucura hoje :-.. E tenho que ir levelar na nova expansão do WoW, não posso ficar sem gráfica!

Como o @Nazgulled disse; First world problems.

Eu sei que a diferença da 1080Ti para a RTX2080 é marginal (16-20%), mas já o fiz da 1080 para a 1080Ti quando estas últimas saíram. A minha ideia era ficar sempre na última gráfica e ir vendendo o modelo anterior quando o novo sair.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso acho mesmo que desta vez saiem no dia de lançamento. Mas já não falta muito para se saber isso.

Esta geração até pode ter demorado um pouco mais de tempo a sair, para garantirem que as lojas tinham stock a tempo. Não te esqueças também que há uns meses atras foi leaked o PCB das novas placas, o que pode dar a entender que já as estão a fabricar há algum tempo.

Era um golpe de marketing estupendo as lojas que alteraram a foto de perfil para o verde, no dia do lançamento indicarem que já se pode comprar as gráficas. O pessoal até se vinha.

Link to comment
Share on other sites

Eu percebo o que queres dizer, mas não era inédito todo este alarido ser para preparar o anuncio dia 20 e depois veres um botão de "pré-encomenda" no site.

Inédito seria haver AIB Versions no dia de lançamento, ainda para mais agora que a própria Nvidia vende os modelos de Founders Edition (stock model) directamente pelo site deles.

Fizeste-me ir pesquisar os emails na altura em que comprei a 1080, ela foi anunciada no dia 26 de Maio de 2016, no dia 27 de Maio a PCDiga já tinha a gráfica para reserva, sendo que meti logo a reserva nesse dia.
A reserva que fiz foi para a Founders Edition (pior decisão que fiz, aquilo aquecia até dizer chega) e estava prevista chegar dia 30 de Maio. Andei a trocar alguns emails com a PCDiga, e a gráfica apenas acabou por chegar dia 3 de Junho.

Mas isto tudo era para o modelo de referência, os modelos AIB chegavam a meio de Junho, mais coisa menos coisa. É verdade que não é os 2 meses que estava a pensar e que por alguma razão estavam cravados na memória (tenho histórias muito emocionais com placas gráficas, partir um canto do GPU de uma Nvidia 6800 Ultra (ao tempo... 2004?) e ela morrer-me nas mãos, arrancar uma resistência com um alicate da 1080 ao montar um bloco de WC e ela continuar a funcionar, partir uma ventoinha da 1080Ti e por algum milagre ter sido aceite em RMA, entre outras histórias fantásticas que posso detalhar se houver interesse :-.. ).

Vamos acompanhando e dia 20 estamos aqui para ver.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Não me parece muito descabido então se for igual à tua experiência, em que anunciaram dia 26 e passado 1 semana e uns dias já a tinhas na mão.

Nesta altura já têm que ter as placas produzidas, por isso é sempre uma questão de logística e se as têm em quantidade suficiente.

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Ilusi0n said:

Eu sei que a diferença da 1080Ti para a RTX2080 é marginal (16-20%), mas já o fiz da 1080 para a 1080Ti quando estas últimas saíram. A minha ideia era ficar sempre na última gráfica e ir vendendo o modelo anterior quando o novo sair.

16-20%? É que o gráfico que o @Revenge postou indicava apenas 8% e eu fiquei logo de pé atrás em fazer o upgrade por não achar que justificasse. Yep, a minha ideia também era exactamente essa, mas não queria ter de investir imenso... Vendes-te a tua por 600€, quanto será que vais ter que meter a mais para a RTX2080? 100€? 200€? 300€? Eu até 150€ era gajo, mais que isso, já não me apetecia muito.

22 minutes ago, Ilusi0n said:

@Nazgulled em principio já vendi a minha por 600€ :-.. That was fast.

Vendeste onde? OLX? Não tenho muito à vontade para vender algo tão caro pelo OLX e normalmente a malta gosta de experimentar e eu não quero ninguém que não conheço de lado nenhum na minha casa.

Mas assim não vais ficar sem gráfica? Versões AiB só devem sair daqui a 1 mês, no mínimo, não? E pelo teu post, não me parece que estejas interessado na Founders Edition (eu não estou lol).

Link to comment
Share on other sites

Sim, foi pelo OLX. Geralmente eu dou garantia que tudo funciona, envio fotos (e em alguns casos, até vídeos já enviei), nunca insistiram muito em ver o produto a funcionar e nunca tive problemas.

Uma vez um artista fez-me a cabeça por causa de um ar condicionado portátil de 50€ e não saiu com o AC enquanto não o trouxe para casa e meti o AC a funcionar... A fazer frio! Esteve ali uns bons 5 minutos até eu conseguir provar que realmente o AC fazia frio. Já quando vendi as minhas mining rigs de Ethereum (na altura por 1700€) e ele nem quis ver nada, foi pegar e levar.

Em relação aos 16-20% de diferença entre as placas, acredito que esteja brutalmente dependente do jogo. Os 8%, deverão ser em "raw performance", ou número directamente traduzidos em %.
Eu apostava em mais 300€, ou seja, estou a contar que as RTX2080 saiam a 900€. As GTX1080 saíram a 799€, por isso não estou a contar com menos.
Também não estou interessado nas Founders Edition (como disse, a primeira 1080 que comprei era Founders Edition e jurei para nunca mais), mas como disse, estive a rever as timelines da 1080 na minha cabeça e as AiB começaram a aparecer 1 ou 2 semanas depois das Founders... Portanto vou arriscar.

Lembrei-me que tenho uma AMD RX560 que dá para desenrascar nestas 2 semanas.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Nazgulled said:

16-20%? É que o gráfico que o @Revenge postou indicava apenas 8% e eu fiquei logo de pé atrás em fazer o upgrade por não achar que justificasse. Yep, a minha ideia também era exactamente essa, mas não queria ter de investir imenso... Vendes-te a tua por 600€, quanto será que vais ter que meter a mais para a RTX2080? 100€? 200€? 300€? Eu até 150€ era gajo, mais que isso, já não me apetecia muito.

Naz, sinceramente na minha opinião, devias juntar o dinheiro para investir num monitor de pelo menos 1080p 144hz, com o ideal a ser 1440p.

A 1080 Ti já é overkill para 1080p 60fps, quanto mais a nova 2080. Para esse monitor diria que até uma GTX 1070 é overkill.

 


 

Quote

NVIDIA's new GeForce RTX 2080 rumored to cost $649
August 20, 2018 will be a big day - with the GeForce RTX 2080 rumored to cost $649 and beat the TITAN V


NVIDIA is expected to announce its new GeForce RTX range of graphics cards during Gamescom 2018 next week, with all signs pointing to the RTX 20 series unveil taking place on August 20 in Cologne, Germany.

VideoCardz is reporting information from a member of the Baidu forums who claims to "have a lot of information from a board partner". This source said that the Turing-based GeForce RTX 2080 would cost $649, but not only that it would beat the TITAN V... a graphics card that costs a whopping $3000. TITAN V is based on the Volta GPU architecture and packs HBM2 memory technology, compared to the RTX 2080 with its Turing GPU architecture and GDDR6 tech.

The purported GeForce RTX 2080 would feature 3072 CUDA cores from the Turing GPU architecture, 8GB of GDDR6 memory on a 256-bit memory bus. We don't know GPU base/boost clocks and I'm sure we'll see a large change to the way it works with tweaks made to NVIDIA GPU Boost technology. We don't know what speeds the GDDR6 will be clocked at, but we do know Samsung is providing its GDDR6 at up to 14Gbps.

Whatever the RTX 2080 arrives as the higher-end RTX 2080 Ti will destroy it, with a purported 11GB of GDDR6 on a much larger 352-bit memory bus would make it a huge leap above the already super-quick RTX 2080.

 

https://www.tweaktown.com/news/62838/nvidias-new-geforce-rtx-2080-rumored-cost-649/index.html

@Ilusi0n se o preço base for mesmo de 649$, no maximo deve corresponder a 700€ cá. Cheira-me que  2080 Ti é que deve vir algures a 900€ e vai esmagar a 2080. Agora fica a dúvida, consegues esperar pela Ti? :-..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Nazgulled não tinha reparado nessa parte. Ok, se assim é já deve compensar mais, embora a 1080 Ti também deve dar conta do recado.

Já agora, isso da Shield fazer streaming para a Tv funciona bem, sem lag e com boa qualidade de imagem? Desconheço por completo.

Link to comment
Share on other sites

@Revenge, tens que parar com isso. Eu não tenho capacidade de fazer 2 decisões dessas no mesmo dia! :-..

O preço base, não te esqueça que é sempre sem "taxes" (IVA), por isso realisticamente o preço de 800€ cá, não seria descabido (o de 900€ talvez seja exagerado), mas há uns meses li um artigo que a Nvidia enquanto rei do mercado das placas gráficas, desde as GTX700 estavam todos os anos a subir o preço das gráficas high-end, conforme ia saindo os novos modelos. E é verdade, se fores ver os launch prices do modelo XX80, tinha sempre +100€ em cima do modelo XX80 anterior.

Mas há rumores que a RTX2018 Ti vai sair em breve ou juntamente com o launch da RTX2018? Isso então seria totalmente inédito.
A 780Ti saiu 6 meses depois da 780, a 980Ti saiu 10 meses depois da 980 e a 1080Ti saiu 10 meses depois da 1080.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Revenge said:

@Nazgulled não tinha reparado nessa parte. Ok, se assim é já deve compensar mais, embora a 1080 Ti também deve dar conta do recado.

Depende dos jogos... Rocket League? Deu na boa, claro... Rise of the Tomb Raider? Soluços. Batman Arkham Night? Soluços. Mirror's Edge Catalyst? Soluços. The Witcher 3? Não me atrevi a experimentar :-..

E a tendência é os jogos ficarem cada vez mais pesados por isso preciso de um upgrade para jogar a 4K@60Hz sem stresses.

Funciona bem na maior parte dos casos. É streaming logo a imagem tem compressão, dependendo do jogo e das cenas, pouco se nota. Mas como é streaming, tens encoding no PC e decoding na SHIELD, isso introduz lag. A televisão também não é um monitor e dependendo da TV podes ter um input lag considerável. Conclusão, jogos competitivos por streaming? Nem pensar... Single player, é na boa :)

Também tens o Steam Link, faz a mesma coisa. Há malta que diz que funciona melhor que a SHIELD há malta que diz que funciona pior... Na minha opinião, isto é porreiro para quem quer jogar numa grande TV e funciona bastante bem, mas não é perfeito e ainda podem melhorar muito.

Link to comment
Share on other sites

@Ilusi0n Se converteres os 649$ em Euros e depois adicionares o IVA, dá cerca de 702€. Mas sim, cá na Europa é normal chularem, por isso os 800€ é capaz de ser mesmo o mais provavel.

Para já existirem rumores da Ti, é porque não pode estar muito longe. Até a cena do site já ter a pagina da Ti preparado, é algo estranho para algo que só iria sair daqui a 10 meses.

Existem rumores que a AMD pode fazer o lançamento da NAVI no início do próximo ano já com o processo de fabrico a 7nm. Embora a Nvidia com as mesmas condições faz muito melhor que a AMD, mas a 7nm é um perigo para eles e podem querer mandar já tudo cá para fora.

4 minutes ago, Nazgulled said:

Depende dos jogos... Rocket League? Deu na boa, claro... Rise of the Tomb Raider? Soluços. Batman Arkham Night? Soluços. Mirror's Edge Catalyst? Soluços. The Witcher 3? Não me atrevi a experimentar :-..

Hmm, de certeza que não é o Cpu a fazer bottleneck? 

Pelo bench em baixo, não me parece nada mal. E o jogo em dx12 dá frames mínimos abaixo do que com dx11.
Ainda tem fxaa, a 4K é sequer necessário? :-..

RofT_4K.png

Link to comment
Share on other sites

Continua a ser necessário, não tanto como antigamente, mas continua. E FXAA é muito mau mesmo, põe tudo demasiado blurry para o meu gosto.

Mas olha bem para esse benchmark que partilhaste... Minimum frame rate = 49. A ideia é ter no mínimo 60 constantes ;)

Fiz na altura um benchmark com o Ghost Recon Wildlands (que é outro que a 4K se borra um bocado) e ele apresenta a utilização de cada componente e enquanto que a gráfica batia quase nos 100%, o CPU ficava pela metade. Portanto não me parece que o CPU seja bottleneck quando nem se quer estava a ser usado ao máximo...

Link to comment
Share on other sites

Ainda em relação ao tema do pricing:

Quote

The GTX 1080, for example, launched at $599, so we can probably expect the GTX 1180 to be somewhere around that kind of ball park. Indeed, in some of the leaked spec documents above, it was proposed the GTX 1180 would cost $699.

https://www.rockpapershotgun.com/2018/08/14/nvidia-turing-gtx-1180-rtx-2080-release-date-price-specs/

Ou seja o Launch Price (MSRP) da 1080 era $599 nos USA, e eu comprei-a a 799€ cá em Portugal. Estás a ver a discrepância de preços, @Revenge?

Encomenda que fiz na altura na PCDiga

Quote

Efectuada em: 2016-05-27 14:22

Nome Produto Qtd Total
ASUS GeForce GTX 1080 Founders Edition 8GB (90YV09W0-U0NM00) 1 799,00 €
 
Portes: 0,00 €
Taxas: 0,00 €
Total da Encomenda: 799,00 €

Já em relação ao tempo de espera pelas versões AiB:

Quote

How long will it take for third-party vendors to make their Turing cards?

Third-party GPU vendors such as MSI, Gigabyte and Asus will be later to market than Nvidia's first-party cards, because they have to go through a number of validation steps. We expect these cards to arrive no earlier than October.  For any card they make (even AMD cards), OEMs have to follow these procedures:

BOM Release Bill Of Materials Release  Start
EVT Engineering Validation Test 1-2 weeks
DVT Design Validation Test 2 weeks
WS Working Sample 1-2 weeks
EMI-Test Electromagnetic Interference Test  less than week
PVT Production Validation Test 2-3 weeks
PVT Sorting
PPBIOS Final BIOS a few days
Ramp & MP Mass production and shipping a few days

However, on top of these steps (which may also apply to AMD third-party cards), Nvidia has its own "Green Light" program which adds some extra quality-assurance. These steps include

Phase/Step Description
Specs and Guidelines Partner gets the program guidelines and specifications
CDP creation Partner submits CDP (Virtual Customer Design Project) to Nvidia 
CDP approval Nvidia reviews the CDP and approves it
Design approval Partner submits mechanical design (graphics card shell) and the board design files
Sampling Nvidia ships chip samples to partner.
Acoustic approval Partners without acoustic labs provide board samples to Nvidia. Otherwise, partner generates dB(A) curves.
Green Light approval Partner conducts the Green Light review using the special software (VBIOS and driver) and submits the result to Nvidia

Option 1:
If the board passes Green Light, a Partner Production (PP) VBIOS will be provided by NVIDIA.

Option 2:
If not, Nvidia will tell the partner what needs to be fixed.

Box art approval Partner provides the box art to Nvidia for review (must comply the GeForce GTX brand guidelines)
Mass production After all approvals the partner can start the mass production. No further changes of the Green Light approved design are allowed

Of course, our information comes from a series of anonymous sources, rumors and estimates based on typical production processes. We reached out to Nvidia, but the company declined to comment.

https://www.tomshardware.com/news/nvidia-turing-faq,37067.html

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Ui, ainda vais ter que esperar... :(

@Ilusi0n Esse artigo ainda diz isto:

Quote

How much will RTX 2080 cost?

TweakTown guestimates that there will be two variants, a less expensive $999 card and a $1,499 model with more RAM on board. Our sources say that pricing will be higher than the GTX 1080 Ti which carries a $699 MSRP. Nvidia's Titan Xp card, its current high-end consumer GPU, goes for $1,200.

Parece-me que vais ter que fazer um bom investimento no topo da venda da tua 1080 Ti...

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Duvido seriamente que as placas saiam a esses valores.

Eu estou a contar com um máximo de 900€, dado que consegui vender a 1080Ti por 600€ (vou entregar no sábado), penso que 300€ pela placa top-tier para gaming é um preço bastante aceitável.

Em relação ao tempo de espera, também tenho as minhas dúvidas. Aquele processo todo já tem que estar mais do que feito e as placas já devem estar prontas para serem shipped, senão estiverem já nos shipping hubs...

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que enquanto os preços das gráficas andarem a preços super inflacionados, as consolas continuam a ter uma "vida extra".

Impressionante, mesmo com o mercado das Cripto em quebra, como o preço das gráficas continua super inflacionado.

Link to comment
Share on other sites

43 minutes ago, cyberurbis said:

A verdade é que enquanto os preços das gráficas andarem a preços super inflacionados, as consolas continuam a ter uma "vida extra".

Impressionante, mesmo com o mercado das Cripto em quebra, como o preço das gráficas continua super inflacionado.

Neste momento os preços inflacionados é mais por a Nvidia não ter concorrência por parte da AMD no High End. As Vega 56 e 64 são muito caras de produzir e com a performance não ser nada por ai além, logo basta à Nvidia acompanhar o preço que fazem.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.