Jump to content

Novidades Placas Graficas/Processadores


Revenge
 Share

Recommended Posts

Eu respirei o lançamento da GTX1080, porque estava a montar um PC na altura. Entre o "paper launch" e começares a ter AIB Versions da gráfica nas lojas, ainda leva uns bons 2 meses.

Link to comment
Share on other sites

Quero ver como é que a Nvidia vai descalçar a bota.

Apesar das ultimas promos para tentar escoar stocks, muitas lojas ainda têm excesso de stock da antiga geração.

Vamos lá aguardar para ver o comportamento dos preços.

Link to comment
Share on other sites

Quote

"This level of performance should allow comfortable 4K 60 performance and even put 4K 120 within the reach of gamers if they are willing to turn down the AA just a teensy tiny bit. It is also perfect performance for VR which is 2K 90."

https://wccftech.com/nvidia-geforce-rtx-2080-benchmarks/

Baixar o AA um bocadinho faz os fps subir de 60 para 120. Claro que sim :lol:

Link to comment
Share on other sites

Normalmente os jogos que tiram mais vantagem de alta framerate, tipo o csgo, fortnite, etc, são leves e será mais fácil para as gráficas. 

Para quem não joga competitivamente, não estou a ver a necessidade de jogar a 240fps.

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, JP-- said:

Já para não falar que é uma questão de tempo até haverem monitores a 240hz 4K no mercado (já temos a 1080p). É uma altura algo ingrata para as gráficas.

mas isso já é ridiculo lol tirando o 3D mais de 120 (ou 144hz) ja não faz sentido

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

Eu não consigo falar por experiência porque nunca tive oportunidade de experimentar mas pelo que leio isto é a mesma conversa do 30fps vs 60fps. Depois de te habituares aos 60fps, voltares aos 30fps vai ser muito doloroso e vais dar logo conta... E o que leio de malta que está habituada a 120/144fps, dizem que voltar aos 60fps também é doloroso e notam logo a diferença. Não será uma diferença tão notória como passar de 60 para 30, mas dizem que notam. Se é verdade ou não, se jogar a 120/144 dá um maior prazer que jogar a 60 (mesmo que não sejam competitivamente) é verdade ou não, não sei, mas não admira que seja.

Anyway, alguém quer comprar a minha Gigabyte AORUS 1080 Ti? Estou a precisar de fazer um upgrade... :-..

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Eu quando passei de um monitor de 60Hz para 144Hz foi uma deleite visual... É mesmo uma diferença brutal, até no próprio Windows. Agora passados 2 anos, já não é assim um impacto tão grande, mas quando uso um monitor de 60Hz para jogos, noto bem a diferença.

Também já joguei em monitores de 240Hz e confesso que não consegui notar diferença para 144Hz (também não estava a olhar para 2 monitores para comparar). De 30Hz para 60Hz nota-se muito bem a diferença, e de 30Hz para 144hz nem se fala. Mas de 144Hz para 240Hz já estamos a entrar no campo dos número altos e marketing.

@Nazgulled Mete-te na fila, já estou a tentar vender a minha Asus 1080Ti Strix Oc :-.. 

Link to comment
Share on other sites

Quanto maior for o salto menos se começa a notar a diferença, é normal, um dia havemos de chegar ao sweet-spot e as gráficas hão-de conseguir acompanhar esse refresh-rate :)

@Ilusi0n Tás a vender no OLX? Já vi lá uma carrada de 1080Ti à venda e há um mês atrás não se via quase nenhuma... A altura perfeita para vender era nessa altura, fiquei tentando, mas não o fiz 😕

Eu ainda estou aqui a pensar se me compensa ou não... A minha ideia era andar sempre na crista da onda o máximo possível, ou seja, ter sempre a melhor gráfica e depois vender uns meses antes de sair a nova geração para vender a um preço fixe onde o investimento para a nova fosse mínimo ou até mesmo 0 (consigo comprar sempre sem IVA, a minha 1080Ti ficou-me por 566€ em 2017). Desta forma tinha sempre uma boa gráfica sem grande investimento e se não o fizer, um dia mais tarde que queira/precise de trocar, o investimento vai ser sempre maior.

Por outro lado, o meu monitor é 1080p, 60Hz e nada de especial mas não posso estar a investir num bom monitor agora. Também tenho uma SHIELD, que comprei para jogar na TV da sala que é bem grande, e fiz na altura upgrade para a 1080Ti para jogar a 4K, só que mesmo a 1080Ti não aguenta 4K@60Hz constantes com high settings em jogos que puxem muito (Rise of the Tomb Raider, The Witcher 3, etc...), daí esta RTX2080 ser cativante para mim. Por fim, tenho um i7-4790 que ainda serve e ainda me deve durar mais uns anos, isto apenas se quiser continuar a jogar a 60Hz, se quiser aumentar isso para o dobro ou até 144Hz - para além do monitor - teria de fazer upgrade ao CPU, RAM e MOBO para aguentar melhor com essa frequência pois já é um CPU com uns aninhos.

Se calhar o ideal era mesmo, este ano upgrade para a RTX 2080, para o ano ou assim que me fosse possível, upgrade ao CPU/RAM/MOBO, e depois mais tarde upgrade ao monitor. Isto permitia-me jogar a 4K@60 sem problemas na TV com a SHIELD e depois mais tarde competitivamente no monitor do PC a 144Hz. Enfim, dilemas de primeiro mundo... O mais certo é não fazer upgrade de nada tão cedo e depois o investimento vai ser maior :-..

Link to comment
Share on other sites

Ainda não meti à venda, porque neste momento não posso ficar sem gráfica dedicada. Estou-me a arriscar a ter que vendê-la ao preço da uva mijona, mas sei que as RTX2080 ainda vão demorar uns meses a aparecer nas lojas.

Ui, tu com esse CPU, se não estás bottlenecked deves estar muito perto. E arrisco-me a dizer que com a RTX2080 vais ficar, quase de certeza.

Eu tenho um i7-6700k e estou a pensar ir buscar um i7-9700k quando sairem, precisamente por causa da RTX2080.

Não consigo justificar um ecrã de 4K, acho que as gráficas ainda não estão preparadas para isso. Prefiro jogar a 1080P@144Hz com 144FPS estáveis do que a 4K 60 FPS e ter frame drops. Também em alguns jogos tens a flexibilidade de meter o resolution scale a 4k (mesmo estando a 1080P) e poupar nos AA, dado que não vais ver "jaggies".

Link to comment
Share on other sites

O que o @cursed disse é que acima de 120/144 é negligenciável.

O que acaba por ser verdade. Embora não totalmente, é muito menos significativo do que outros casos. 

Agora, comparar esta com a conversa dos 30 vs 60 ou mesmo 60 vs 120 é que não faz qq sentido. Se não por outros motivos, por limitações do ser humano. 

Link to comment
Share on other sites

Não lol. Está a dizer, como eu referi, que para cima de 120hz tens diminishing returns. Se de 30 para 60 é obvio para quase toda a gente a melhoria nos frames, quanto mais sobes menores diferenças (perceptíveis) há.

Edited by cursed
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@JP--Vai num futuro próximo por várias razões mas principalmente porque tirando jogos não ha nenhuma razão para teres 240hz num monitor. FIlmes são a 24/30 e quase tudo no yt ainda está a 30 também. Se nem 60fps é universal, quanto mais 120, ou 240.

Ou mesmo com o 4k (que tanbém não é mainstream). 8k e afins já são quase imperceptiveis comparados com 4k, portanto neste momento os fabricantes andam a focar-se em cores/brilho/contraste/e tecnologias xpto que fazem melhor uso dos pixels que tens no ecrã. Quality over quantity.

Edited by cursed
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

42 minutes ago, cursed said:

@JP--Vai num futuro próximo por várias razões mas principalmente porque tirando jogos não ha nenhuma razão para teres 240hz num monitor. FIlmes são a 24/30 e quase tudo no yt ainda está a 30 também. Se nem 60fps é universal, quanto mais 120, ou 240.

Ou mesmo com o 4k (que tanbém não é mainstream). 8k e afins já são quase imperceptiveis comparados com 4k, portanto neste momento os fabricantes andam a focar-se em cores/brilho/contraste/e tecnologias xpto que fazem melhor uso dos pixels que tens no ecrã. Quality over quantity.

Concordo, é a industria do gaming/VR que vai fazer com que hajam monitores acima dos 120hz no mercado de consumo. 

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Nazgulled said:

Quanto maior for o salto menos se começa a notar a diferença, é normal, um dia havemos de chegar ao sweet-spot e as gráficas hão-de conseguir acompanhar esse refresh-rate :)

As gráficas acompanham sempre o refresh, os jogos é que não. 

Por mais potente que seja a nova geração, se as produtoras de jogos AAA simplesmente melhoram os gráficos para um target de 60fps, nunca vais ver mais que isso. 

Link to comment
Share on other sites

@Revenge O que é que tem o cu a ver com as calças?

Se quiseres jogar um The Witcher 3 a 4K@144Hz com tudo no máximo, não há gráfica para isso. E tanto 4K como 144Hz já são coisas que existem há alguns anos - principalmente o refresh-rate - mas nenhuma gráfica acompanhou isso. Não tem nada a ver com os gráficos...

2 hours ago, Ilusi0n said:

Ainda não meti à venda, porque neste momento não posso ficar sem gráfica dedicada. Estou-me a arriscar a ter que vendê-la ao preço da uva mijona, mas sei que as RTX2080 ainda vão demorar uns meses a aparecer nas lojas.

Ui, tu com esse CPU, se não estás bottlenecked deves estar muito perto. E arrisco-me a dizer que com a RTX2080 vais ficar, quase de certeza.

Eu tenho um i7-6700k e estou a pensar ir buscar um i7-9700k quando sairem, precisamente por causa da RTX2080.

Não consigo justificar um ecrã de 4K, acho que as gráficas ainda não estão preparadas para isso. Prefiro jogar a 1080P@144Hz com 144FPS estáveis do que a 4K 60 FPS e ter frame drops. Também em alguns jogos tens a flexibilidade de meter o resolution scale a 4k (mesmo estando a 1080P) e poupar nos AA, dado que não vais ver "jaggies".

Não estou bottlenecked pois só tenho jogado a 1080p@60Hz e nesta configuração o CPU chega e sobra:

Se eu quiser começar a jogar a 144Hz, aí sim o CPU já não deve chegar... Ou seja, se eu quiser 144Hz, o upgrade resume-se a monitor, CPU, RAM e motherboard, um mega investimneto que não vai acontecer tão cedo.

Quanto ao 4K... Jogar a 4k@60 com uma 1080Ti vai depender dos jogos, jogos que puxem muito não aguentam, a RTX2080 já aguenta (supostamente, segundo rumores e leaked benchmarks, mas nada como esperar para ver benchmarks reais). Agora, se quiseres jogar 4K@144Hz aí sim, provavelmente nem a RTX2080 (apesar do artigo com os tais leaked benchmarks dizer que já começa a dar, mas deve depender dos jogos). Mas eu concordo contigo, acho que uns 1440p@144Hz um excelente sweet-spot para os dias de hoje e uma RTX2080 deve dar muito bem para isso (não com o meu CPU), já uma 1080Ti não dá para isso, mas 1080p@144Hz já deve ser na boa (mais uma vez, não com o meu CPU lol).

Sim, eu já faço isso do DSR para "jogar a 4K no meu monitor 1080p" em alguns jogos e de facto a qualidade ficar um pouco melhor e puxa menos que o AA como dizes :)

P.S: Este preview de reddit está estragado ou é só a mim? @Revenge ? :-..

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Nenhuma gráfica acompanha isso porque o jogo tem um motor gráfico pesado. Se as produtoras quiserem fazer jogos com um target de 144 fps para as novas gráficas, fazem. O motor gráfico vai ser é muito mais leve e sem tanto eye candy como é óbvio. 

Vê por exemplo o caso do Fortnite, com a tua gráfica fazes à vontade os 144 fps, porque o jogo foi feito para escalar bem os fps e não para ter o melhor eye candy. 

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, cursed said:

Nem cabos há para 4k 144hz portanto podem tirar o cavalinho da chuva lol

Para 4K 144hz, é preciso DisplayPort 1.4, e vai usar compressão na imagem que só o 1.4 suporta, para a bandwidth ser suficiente.

 

 

Video Format DisplayPort Version / Maximum Data Rate[a]
Shorthand Resolution Refresh
Rate (Hz)
Data Rate
Required
1.0–1.1a 1.2–1.2a 1.3 1.4
8.64 Gbit/s
(HBR)
17.28 Gbit/s
(HBR2)
25.92 Gbit/s
(HBR3)
25.92 Gbit/s
(HBR3)
1080p 1920 × 1080 30 1.58 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
60 3.20 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
120 6.59 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
144 8.00 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
240 14.00 Gbit/s No Yes Yes Yes
1440p 2560 × 1440 30 2.78 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
60 5.63 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
75 7.09 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
120 11.59 Gbit/s No Yes Yes Yes
144 14.08 Gbit/s No Yes Yes Yes
165 16.30 Gbit/s No Yes Yes Yes
240 24.62 Gbit/s No 4:2:2[c] Yes Yes
4K 3840 × 2160 30 6.18 Gbit/s Yes Yes Yes Yes
60 12.54 Gbit/s No Yes Yes Yes
75 15.79 Gbit/s No Yes Yes Yes
120 25.82 Gbit/s No 4:2:2[c] Yes Yes
144 31.35 Gbit/s No No 4:2:2[c] DSC[d]
240 54.84 Gbit/s No No 4:2:0[c] DSC[d]
5K 5120 × 2880 30 10.94 Gbit/s No Yes Yes Yes
60 22.18 Gbit/s No 4:2:2[c] Yes Yes
120 45.66 Gbit/s No No 4:2:0[c] DSC[d]
8K 7680 × 4320 30 24.48 Gbit/s No 4:2:2[c] Yes Yes
60 49.65 Gbit/s No No 4:2:0[c] DSC[d]
  1.0–1.1a 1.2–1.2a 1.3 1.4
DisplayPort Version
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.