Jump to content

Novidades Placas Graficas/Processadores


Revenge
 Share

Recommended Posts

21 minutes ago, curcundil said:

Claro que não é só isso, mas não te esqueças que a nova gráfica deles para trabalho já foi apresentada, a AMD depois do coelho que sacou da cartola com os CPUs meteu a Nvidia de aviso, não quer dizer que com isso vão atacar a alta gama, não me parece que seja o caso mas nunca se sabe.

Se a arquitetura funcionar bem..... um bocado abaixo na performance mas com um bom preço e pode apanhar a Nvidia desprevenida. Então o que fazem, vamos já lançar uma nova linha com algum melhoramento e deixamos o "best for last".

Vamos esperar que seja assim, mas continuo a duvidar muito porque a arquitetura continua a ser a mesma e a Nvidia até deve estar melhor informada que nós.

Repara que a GTX 1060 e a RX 580 têm performance idênticas, ambas usam o mesmo processo de fabrico mas a 1060 tem um consumo de 120w e a 580 tem um consumo de 185w(superior até à GTX 1080). Ou seja, esta arquitetura da AMD é fraquinha nesse aspecto e mesmo a 7nm, se calhar vai servir para igualar os 12nm da Nvidia no que toca a consumo e temperatura.

Link to comment
Share on other sites

É verdade que a AMD sacou o coelho chamado Threadripper, mas a Intel encostou-se à sombra da bananeira durante 2 anos seguidos. A Nvidia nunca deixou de evoluir, apesar de ter dado uma "gap" maior entre a Pascal e o Turing, mesmo contando com a Volta pelo meio. A Volta mesmo a custar $3000 foi um projecto à parte e que certamente intimidou a AMD, que não deu qualquer competição. Não tem sequer comparação, nada que a AMD apresente vai superar estas gráficas, mesmo se for a 7nm.

A AMD apostou forte e feio no HBM2, a Nvidia sempre saltou este tipo de memória (apenas as meteu na Volta e nas Tesla P100) e agora o GDDR6 está a tocar nos calcanhares, custando menos de metade a fabricar.

Quando a AMD lançou a Vega, a 1080Ti já era melhor, mesmo assim a Nvidia arrumou o assunto com as Volta. Agora sem qualquer competição da AMD (apenas rumores dos Vega 7nm), lançam estas gráficas.

Atenção que não tenho duvidas que para 2019 ou até final de 2019 saem as gráficas 7nm da Nvidia. Mas isso não faz estas gráficas más.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Podíamos ficar aqui o resto da noite a discutir isto :P. Vamos deixar o pó assentar e daqui a uns dias já deves ter reviews.

Mesmo assim, prefiro o video do Steve do Gamer Nexus, nunca gostei do Greg do SS :).

 

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Lá isso é verdade.

A apresentação foi muito focada no realismo e reflexos e praticamente nada que mostrasse o poder de uma RTX 2080 Ti.

Não correram nenhum jogo com settings absurdos onde provassem que estas novas fazem melhor que as anteriores.

O que eu também senti é que estas novas RTX só vão realmente fazer diferença, nos jogos compatíveis com a dita tecnologia.

Não deverá demorar muito até surgirem reviews sobre o desempenho. E depois ainda há que ter em conta as actualizações das drivers nesta fase inicial, que ainda deixarão a desejar, mas isso é sempre assim.

 

E em relação aos preços? O que acham que vai acontecer?

O pessoal que ainda está dedicado ao Mining, irá comprar estas para trocar as 1080? Será que o preço vai descer, manter ou subir?

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, Ilusi0n said:

Podíamos ficar aqui o resto da noite a discutir isto :P. Vamos deixar o pó assentar e daqui a uns dias já deves ter reviews.

Mesmo assim, prefiro o video do Steve do Gamer Nexus, nunca gostei do Greg do SS :).

 

Tb gosto do Steve mas tenho outro que ainda não disse nada mas quando falar eu meto aqui.

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, cyberurbis said:

E em relação aos preços? O que acham que vai acontecer?

O pessoal que ainda está dedicado ao Mining, irá comprar estas para trocar as 1080? Será que o preço vai descer, manter ou subir?

Já falei disso numas páginas atrás. Ninguém vai comprar estas gráficas para minar.

Não existe GPU mining rentável neste momento.

Não se sabe o dia de amanhã, mas a não ser que apareça um novo Ethereum, os miners não querem saber disto.

Link to comment
Share on other sites

Claro que há, o investimento está feito, é até as placas morrerem. Se há maluquinhos a comprar gráficas de 1300€ há gajos a minar :-..

Vê no https://whattomine.com/ ... Por exemplo, uma 1080Ti no melhor dos casos, após pagares electricidade a 0.16centimos por kWh, tens $0.18 de lucro... por dia! É rentável? É... Vale a pena? Não.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Graphics Card Name NVIDIA GeForce RTX 2070 NVIDIA GeForce RTX 2080 NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti
GPU Architecture Turing GPU (TU104) Turing GPU (TU104) Turing GPU (TU102)
Process 12nm NFF 12nm NFF 12nm NFF
Die Size TBD TBD 754mm2
Transistors TBD TBD 18.4 Billion
CUDA Cores 2304 Cores 2944 Cores 4352 Cores
TMUs/ROPs 144/64 184/64 272/88
GigaRays 6 Giga Rays/s 8 Giga Rays/s 10 Giga Rays/s
Cache 4 MB L2 Cache? 4 MB L2 Cache? 6 MB L2 Cache
Base Clock 1410 MHz 1515 MHz 1350 MHz
Boost Clock 1620 MHz
1710 MHz OC
1710 MHz
1800 MHz OC
1545 MHz
1635 MHz OC
Compute 7.5 TFLOPs 10.1 TFLOPs 13.4 TFLOPs
Memory 8 GB GDDR6 8 GB GDDR6 11 GB GDDR6
Memory Speed 14.00 Gbps 14.00 Gbps 14.00 Gbps
Memory Interface 256-bit 256-bit 352-bit
Memory Bandwidth 448 GB/s 448 GB/s 616 GB/s
Power Connectors 8 Pin 8+8 Pin 8+8 Pin
TDP 185W 215W 250W
Price $499 US $699 US $999 US
Price (Founders Edition) $599 US $799 US $1,199 US
Launch September 2018 August 2018 August 2018

 

Bem, já começam a sair mais specs. Marquei a bold o que interessa para jogos, que é a performance da placa em FP32.

Para teres uma ideia @curcundil, a 1080 Ti tinha cerca de 11 TFlops FP32, portanto estamos a falar de um aumento de ~20% "brutos" em jogos, em que depois depende obviamente do jogo. Adicionando a nova tecnologia Ray Tracing e outros avanços que esta placa traz, o preço pode parecer elevado, mas isto é uma placa para "enthusiastic consumers". Ando a ler alguns fóruns/reddits/etc e a quantidade de pessoal que está a "chorar" pelo preço ser elevado é assustadora. Será que não percebem que talvez esta placa não seja para eles?
Basicamente a Nvidia lançou uma Titan mascarada de Ti.

É um facto que não conseguiram dar um salto tão grande em FP32 como da 980Ti para a 1080Ti (5.63 TFlops vs 11 TFlops), e isto é provavelmente a razão para não terem referido performance no keynote. Dado que não conseguiram espetar mais poder nesta plataforma, tiveram que ir pelo caminho de novas tecnologia, como por exemplo o Ray Tracing, rendering video 8K (segundo a Nvidia é a primeira placa a conseguir fazê-lo, etc). A razão para não terem conseguido dar mais poder à arquitectura pode ser várias coisas; pressão dos investidores para lançarem uma arquitectura nova dado que a Pascal já tem mais de 2 anos e a Volta era apenas para mercados High-end, limites do processo de 12nm, o facto da Moore's law estar a acalmar (a própria Intel disse isto em 2015), entre outros.
É um caminho debatível, mas é o que temos dito atrás, eles não têm concorrência. Dão-se ao luxo de poder fazer isto.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Quote

Anandtech

Before getting too far here, it’s important to point out that NVIDIA has offered little in the way of information on the cards’ performance besides their formal specifications. Essentially the entirety of the NVIDIA Gamescom presentation – and even most of the SIGGRAPH presentation – was focused on ray tracing/hybrid rendering and the Turing architecture’s unique hardware capabilities to support those features.

At any rate, with NVIDIA having changed the SM for Turing as much as they have versus Pascal, I don’t believe FLOPS alone is an accurate proxy for performance in current games. It’s almost certain that NVIDIA has been able to improve their SM efficiency, especially judging from what we’ve seen thus far with the Titan V. So in that respect this launch is similar to the Maxwell launch in that the raw specifications can be deceiving, and that it’s possible to lose FLOPS and still gain performance

Meanwhile as far as pricing is concerned, while NVIDIA does have their $999/$699/$499 baseline MSRPs, the reality is that you won’t be able to find cards at these prices. And likely won’t be able to for weeks or months. The launch-day sell-out phenomena means that board partners have prioritized higher-end card designs, with pricing to match.

So there’s certainly merit to any arguments that at least for the launch, prices are closer to $1150 and $750 respectively

Quote

Gamers Nexus

One of the biggest mistakes people make when comparing new GPUs is to talk about “core count.” This is erroneous for a few reasons, one of which is that core-for-core performance is not identical cross-architecture. From Kepler to Pascal, there were gains upwards of 30% for overall performance-per-watt efficiency, and just drawing a linear comparison between core counts doesn’t accommodate this

The point of saying all of this is that a strict Pascal vs. Turing core comparison needs to account for architectural differences that could change how well a “core” performs to begin with. People fell into the same trap last time.

Partners are going to be contending directly with NVIDIA at the low-end, which means that most will move to tri-fan designs.

NVIDIA is doing what confused so many people at the Pascal launch in 2016: There is now a separate reference and FE spec, which wasn't the case before (FE replaced "reference" in name). Now, with two separate SKUs, there will undoubtedly be more confusion. FE is higher clocked. That is the primary change, as we understand it now.

 

Link to comment
Share on other sites

Gameplay do Shadow of the Tomb Raider a 1080p com RTX ligado na 2080 Ti.

http://www.pcgameshardware.de/Grafikkarten-Grafikkarte-97980/Videos/Nvidia-RTX-2080-Ti-Performance-in-Shadow-of-the-Tomb-Raider-1263244/

@Ilusi0n deixa-te ficar com o monitor a 1080p e não faças upgrade. O RTX é pesado como o carai, chega a bater nos 30 fps.

Link to comment
Share on other sites

15 hours ago, Ilusi0n said:

Nunca vi essa resolução com bons olhos, sinceramente. Vou meter na equação.

E lá para o natal queria arrumar o meu i7-6700k e ir buscar um i7-9700k para ficar descansado com o PC nos próximos anos. Enquanto os monitores > 1080p 144hz estiverem a estes preços, parece-me um melhor investimento.

Por acaso é exactamente essa resolução (1440p@144Hz) que eu ando a ver. Lá está, 4K@60Hz ainda está um bocado longe, não sei como vai ser com a 2080Ti, só vendo bencharmks com RT OFF e se calhar 1440p@144Hz é o sweet-spot durante os próximos anos... Não sei, é só o que me parece e estou a apontar para aí.

Quanto ao CPU, não vais precisar de trocar a board e RAM também? Curiosidade...

Quanto a RTX 2080Ti e à apresentação, estou com 2 pés atrás... O preço não justifica aquilo que eles apresentaram. E mesmo com reviews, cheira-me que vai justificar ainda menos, mas é só um feeling. Já retirei o anúncio da minha 1080Ti do OLX :-..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim tenho, estava implícito :P 

Como já tenho 32GB de DDR4, nem vou trocar, dado que comprei antes da RAM estar ao preço obsceno que está actualmente.

@Revenge, em relação ao Tomb Raider, não está nada confirmado. Não quero parecer que estou a defender a tecnologia RTX de forma obsessiva, mas é muito cedo para vermos os jogos a correr Ray Tracing, especialmente jogos que ainda nem sequer saíram. Depois temos a compressão/artefactos do ShadowPlay e não se sabe sequer se o ShadowPlay estava para 30 ou 60 FPS.

A razão para ainda não teres benchmarks externos à Nvidia é porque os drivers públicos ainda devem não existir. Acredito que ontem, os reviewers mais relevantes, já devem ter saído com uma RTX 2080 Ti FE debaixo do braço, mas o mais provável é estarem debaixo de NDA até mais perto de 20 de Setembro.
Para o meu mal, isto foi tecnicamente um paper launch. A Globaldata já me respondeu que a data estimada de entrega é final de Setembro. :( 

Isto por um lado vai dar tempo para dar o "polimento" final às drivers, e pouco mais, mas de certeza que vai melhorar a performance.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Os gajos do Tomb Raider já vieram dizer que é uma build que não está optimizada e que a versão final vai dar mais fps. Vamos esperar para ver.

Os drivers da gráfica também devem ser uns alpha ou beta, visto que as gráficas ainda nem sequer saíram, logo muito optimização ainda deve faltar nesse lado também.

Link to comment
Share on other sites

Novamente, sem querer parecer fanboy da Nvidia (mas obviamente que sou), isso é mais que óbvio. O Tomb Raider ainda nem sequer saiu, as drivers não são finais e de certeza que o Ray Tracing foi metido em cima do joelho e não pensado de início.
O Ray Tracing requer que os motores de jogo das companhias que os desenvolvem, sejam adaptados e incluíam estas novas libraries do DX12 (DXR API).

Isto não é algo que se faça do dia para a noite e requer optimização de software, como é óbvio.

Agora as pessoas que dizem "AHAH 30 FPS 1080p com uma 2080Ti, boicote à Nvidia! Cancelem as vossas preorders!" são puramente idiotas (e para que fique claro, não és tu @curcundil :P O Reddit está cheio de gajos destes).

É mais que certo que o Ray Tracing vai ter um impacto na performance, isso nunca esteve em dúvida. Estás a trocar FPS's por fidelidade gráfica. Se não a queres, desligas e ganhas a performance. Parece-me ser de compreensão fácil.
Se a Nvidia tivesse conseguido incluir esta nova tecnologia e ainda aumentar a performance, isso sim, seria algo espectacular... talvez na próxima geração.
No entanto, é mais que certo que quanto mais tempo passar desde o lançamento desta geração, a performance vai ficar cada vez melhor e mais optimizada. Lá vem a história de isto não ser (ainda) uma tecnologia para as massas mas sim "cutting edge".
Isto é especialmente verdade no caso da 2080 Ti e o seu preço associado. É para quem quer a melhor performance RT nos jogos.
É o que tenho dito no meu grupo de amigos, se não tens interesse no Ray Tracing, espera pelas 7nm ou fica-te pela serie 10xx.

Sinceramente, eu acredito na visão da Nvidia relativamente ao Ray Tracing, e acho que vai contribuir para que os gráficos fiquem cada vez mais realistas. E para relembrar, isto não é proprietário, é uma library da Microsoft (DX12). Nada impede a AMD de também começar a utilizar esta tecnologia.

Para quem estiver interessado em saber mais:

https://blogs.msdn.microsoft.com/directx/2018/03/19/announcing-microsoft-directx-raytracing/

https://developer.nvidia.com/rtx/raytracing/dxr/DX12-Raytracing-tutorial-Part-1

https://github.com/NVIDIAGameWorks/DxrTutorials

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.