Jump to content
  • 0

Procuro especialista em insectos


Ilusi0n
 Share

Question

Vamos lá ver se o FNF serve mesmo para tudo :-.. 

Há muitos anos, quando ainda estava em casa dos meus pais, detectei uma praga de uns insectos pequenos e brancos, geralmente em livros, revistas e afins, mas também em zonas com algum pó. Entretanto sai de casa dos meus pais e nunca mais os vi.

Hoje estava à procura de uma factura (num molho delas) e qual o meu espanto ao ver estes amigos novamente...

5vp6dvO.png

Isto é uma resma de papel e eles são mesmo muito pequenos (< 1cm). Este da foto é ligeiramente maior (talvez seja adulto?) e por isso consegui apanhá-lo um bocadinho melhor.

Estão maioritariamente em caixas de cartão, coisas com papel ou relacionados, mas também os apanho a passear num móvel que tem um grande agregado deste tipo de coisas. No outro lado desta divisão, tenho uma estante com muitos livros e não os vejo lá, por isso quero acreditar que conseguir detectar a infestação num estado inicial.

Segundo vi noutros fóruns, pode ser "piolho dos livros".

Depois encontrei esta foto noutro forum, mas ninguém conseguiu identificar o que eram, mas parece-me mesmo serem eles:

image.jpg.php?AttachmentID=51913

Tenho sempre a janela aberta com o estore para baixo quando não estou em casa (ou seja, só sobem ao fim de semana), seja verão ou inverno, por isso não sei se serão os famosos bichos de humidade ou algo assim. Amanhã ligo o desumidificador e vejo o resultado. Alguém que perceba disto, convém deixá-lo ligado com a janela e porta fechada?

O pior disto tudo é que um gajo é paranóico e começa a pesquisar na internet, depois começam as comichões, depois começo à procura deles em todo o lado...

Link to comment
Share on other sites

7 answers to this question

Recommended Posts

  • 0
20 minutes ago, MotorBreath said:

House dust mite

Não me parece ser isso, estes são visíveis a olho nu (apesar de não dar exactamente para perceber a anatomia).

 

19 minutes ago, Perks said:

São chatos

  Reveal hidden contents

não sei a resposta, mas para não haver dúvidas que sai sempre qualquer coisa do fnf :-..

 

:lock:

Chatos tens tu, pá :-.. 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Pela descrição, a resposta já foi dada pelo MotorBreath, parecem ser ácaros. Em certos casos podem atingir dimensões que os tornam visíveis facilmente.

Assim, sem ver o local em questão ao pormenor,  o melhor que posso dizer é que a forma mais adequada de tratar o problema é  aplicar um insecticida em todos os rodapés do compartimento, nas frestas dos móveis que possam existir e nos pontos onde possam estar alojados os ácaros(pode ser um insecticida qualquer em spray que sirva para matar formigas ou outros insectos rastejantes). Aplicar de forma generosa, e caso existam sítios fechados, como caixas, portas de móveis, etc., abrir antes de aplicar o insecticida. Depois de o aplicar, deixar o compartimento completamente fechado durante 24h e passado esse tempo voltar a abrir e deixar arejar durante cerca de uma hora antes de permanecer no local. Finalmente, fazer uma limpeza geral ao compartimento, e se o problema persistir repetir o procedimento anterior.

Se por uma questão de toxicidade do insecticida, não for possível aplicar um em spray (por causa da presença de animais ou crianças) usar o Biokill que se encontra facilmente em hipermercados e aplicar da mesma forma pois é bastante seguro, embora menos eficaz e com o inconveniente de que molha mais as superfícies em que é aplicado.

Estes são mais ou menos os procedimentos executados em desinfestação (trabalhei 10 anos como gestor de uma das unidade de uma empresa do ramo), pelo que se não conseguires resolver desta forma será melhor pedir ajuda profissional. Isto porque o grau de toxicidade dos insecticidas caseiros é inferior à usada por profissionais (por questão de segurança) e há certas espécies e condicionantes que podem levar a que a praga seja mais difícil de combater.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.