Jump to content
  • 0

Ficheiros corruptos após formatação


tiagoalvin
 Share

Question

Aqui o maior enganou-se e formatou o disco errado.

Ora, com isso lá se foram 2TB de ficheiros de arquivo da empresa. Rapidamente fui procurar um programa para recuperar os ficheiros.

Ele recuperou tudo, mas 80% dos ficheiros não corrompidos. Sejam em formato Photoshop, Illustrator, PDF, etc... não consigo abri-los por nada deste mundo, mesmo quando eles têm vários megas de espaço.

Que soluções tenho?

Será que se levar a uma loja de informática, conseguem recuperar ou arranjar estes ficheiros?

Link to comment
Share on other sites

11 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Foram à volta de 200€ por causa de uma pen 64GB.

Mas os preços variam muito de acordo com o tipo de serviço, mais do que pelo tamanho... 

Se vires que precisas, fala com eles que não perdes nada! ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 0

A primeira coisa a fazer é não mexeres mais nesse disco, não escrevas novos ficheiros e se possível desliga-o do PC, apenas o voltas a ligar quando for para recuperar a informação.

Podes tentar empresas como a que o @gosma25 indica, mas para 2TB a brincadeira não te vai ficar barata.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Duvido que tenhas muitas hipóteses. AFAIK, as recuperações feitas por software que está disponível para o consumidor vão sempre ter esse problema dos ficheiros corrompidos. A solução será mesmo virares-te para recuperação profissional, mas estamos a falar de algo acima do milhar se não me engano.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Já falei com o tipo da empresa.
Basicamente fiz merda no momento em que recuperei para o próprio disco. Devia fazer a recuperação para outro disco.

Assim sendo, pouco ou nada há mais a fazer.

Estou fdd!

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Pois, vai de encontro com o que disse. Quando estes acidentes acontecem, e se não foi um low-level format (ai não há hipótese de recuperação), ou seja um vulgo quick-format ou format do Windows, os ficheiros continuam lá até que seja necessário espaço para escrever novos ficheiros. O Importante é deixares de utilizar esse disco e não escrever novos ficheiros.

Agora já é tarde, mas no futuro as palavras de ordem é "Backups, Backups, Backups". E Raid 1 não é considerado backup :-.., já me lixei por isso.

Provavelmente não é isto que queres ouvir agora, mas o que eu utilizo para algum projectos da empresa é o Google Drive com uma camada de encriptação do Boxcryptor, ou seja, localmente no meu PC consigo trabalhar com tudo normalmente e está synced no meu HDD. Ao final do dia, o Boxcryptor encripta tudo e envia para o Google Drive. Neste momento o plano de 1TB do Google Drive está a 9,99Euros/mês, o que acho bastante acessível, considerando que não tens que te preocupar com backups e afins.

Edited by Ilusi0n
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

@tiagoalvin, quando falaste que tentaste recuperar os ficheiros, passou-me pela cabeça que tivesses tentado usando o mesmo disco.

É que há uns bons 10 anos atrás, na véspera de uma entrega de um trabalho, por volta das 3h da manhã, decidi fazer uma pausa e a reciclagem do meu Macbook Pro estava a chatear-me... porque tinha uns ficheiros de 2kb ou 1kb que após limpeza, teimavam em continuar lá.

Eis que encontro um tutorial para os remover de vez ]), usando o terminal. Concluído o tutorial, começo a ver os ícones das Apps a transformarem-se em interrogações e as pastas todas do disco a desaparecerem. :!:

Nisto, faço um pouco mais de scroll no tutorial e vejo em CAPS, BOLD e VERMELHO, "não usar este comando, com outras janelas abertas que não a janela da reciclagem".

Forcei o Macbook Pro a desligar para parar a operação, voltei a ligar (com espanto meu, ligou sem falhas) e andei a procurar e testar aplicações de restauro de discos/ficheiros.

Foi o pior que fiz.  Quando se pretende recuperar um disco ou dados desse disco, o que devemos fazer é absolutamente nada mais nesse disco.

Lesson learned... the hard way. Trabalho final com o camandro. Não tinha cópias. :-..

 

Espero que o patrão seja compreensivo. Boa sorte! :y:

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.