Jump to content

Morreu Ricardo Camacho, músico fundador dos Sétima Legião


Spark
 Share

Recommended Posts

Quote

 

Teclista da banda de Sete mares tinha 64 anos e estava internado na Bélgica.

Ricardo Camacho, médico e músico português fundador dos Sétima Legião, banda activa entre 1982 e 2000 a que se devem sucessos do pop rock português como Sete MaresPor quem não esqueci morreu esta madrugada. Tinha 64 anos, sofria de cancro no pulmão e estava internado na Bélgica, confirmou ao PÚBLICO o também músico Rodrigo Leão, outro dos membros desta formação que incluía ainda Pedro Oliveira (voz e guitarra), Nuno Cruz (bateria, percussão), Gabriel Gomes (acordeão), Paulo Marinho (gaita de foles, flautas), Paulo Abelho (percussão, samplers) e Francisco Menezes (letras, coros).

Nascido na ilha da Madeira em 1954, Ricardo Camacho começou a estudar música ainda criança e formou a sua primeira banda quando tinha apenas 14 anos e a guitarra eléctrica era o seu instrumento de eleição. Três anos mais tarde mudou-se para Lisboa para estudar Medicina na Universidade de Lisboa, curso que chegou a pensar em abandonar mas que o levaria a uma profissão que viria a exercer com paixão, admitiu em várias entrevistas.

Envolvido desde cedo no meio musical, quer em editoras (criou a Fundação Atlântica, com o músico Pedro Ayres Magalhães e Miguel Esteves Cardoso, jornalista e hoje cronista do PÚBLICO), quer em programas da Rádio Comercial como Rock em Stock e Mão na Música, Camacho produziu discos de outros artistas e formações, como António Variações, Xutos & Pontapés, GNR ou UHF, mas foi com os Sétima Legião, importante banda do panorama nacional nos anos 1980 e 90, que manteve uma ligação mais sólida e duradoura. Uma ligação que começou com A Um Deus Desconhecido (1984), o primeiro álbum da discografia do grupo que ajudou a fundar, em que colaborou como produtor e teclista, e que se prolongou até ao fim, a partir do segundo título já como membro activo da banda, com a colectânea A História da Sétima Legião (2000).

 

:(

 

  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.