Jump to content

Diários de Bordo - Skoda Octavia SW 1.0TSi + Honda Civic 1.5 VTec LS Sedan


Grilo
 Share

Recommended Posts

Caríssimos

Estou num dilema e precisava da vossa opinião.

Estou em vias de trocar de carro e tenho uma filhota com seis anos e mais um filhote "no forno"...

Depois de sondar o mercado e estabelecer 25.000€ como limite, cheguei a estes 2 carros que podem parecer diferentes à primeira vista mas se calhar terão algumas semelhanças.

Skoda Octavia SW 1.0 TSi Style (115cv)

Honda Civic 1.0 VTEC Elegance (130cv)

 

Sempre ouvi que um carro japonês é um carro prá vida. No entanto a Skoda Octavia 2018 (restyling) está muito competitiva e a Skoda está sempre bem colocada nos diversos inquéritos de satisfação.....muitas vezes mais bem colocada que a própria VW...

A grande desvantagem da Skoda é o motor mais fraquito e a garantia de 2 anos....se eu quiser mais, tenho de pagar.

Por outro lado, a versão style já vem muito bem apetrechada de equipamento e é mais espaçosa que o Civic sendo que também a babgageira é 120 litros maior.

 

No vosso lugar (imaginando estarem no meu lugar) qual escolhiam?

Em termos de qualidade geral e fiabilidade, estarão ambos no mesmo patamar?

Digo isto porque a Honda dá 5 anos de garantia sem limite de quilómteros, o que atesta a confiança que a Honda tem no produto.

Por outro lado, a Skoda é um carro mais familiar e mais espaçoso especialmente na mala.

Mas será que com 2 crianças, 480 litros de bagageira do Civic chegam? Ou optariam pela Skoda?

 

Obrigado desde já.

 

PS: sempre ouvi que quando se entra no mundo Honda (carros ou motos).....nunca mais se compra outra marca.....mas suponho que seja válido para outras marcas....

PS2: não quero carros a gasóleo....não adianta sugerirem!

Já agora, uma coisa execrável no Civic e muito boa na Skoda......é o Infotainment, ou seja, rádio/telefone/navegação

No Civic é muito fraco.....no Skoda, o rádio Bolero com mirror link (Honda tb tem) é muito mais agradável de usar e com um grafismo de muito boa qualidade.

Edited by Grilo
Link to comment
Share on other sites

E depois leio coisas destas.....uma marca que eu nunca tive mas que admiro, está afinal a atravessar uma fase terrível!

 

E sim.......o "touchscreen radio" é mesmo mau! Experimentei hoje e é muito mau!

 

"Consumer Reports dinged the Civic for its "infuriating" touch-screen radio"

https://www.autoblog.com/2016/10/24/consumer-reports-no-longer-recommends-honda-civic/#slide-3626469

Com muita pena minha, estou mais inclinado para a Skoda que tem tido excelentes resultados em Consumer Reports

 

22 minutes ago, Mini0n said:

Por esses preços viste algum Seat Ibiza ST?

Esquece. Já não há Ibiza ST. :(

Queria algo maior que isso! E entres Seat e Skoda, prefiro a Skoda

A Octavia não é excelente em nada.......mas é boa em quase tudo.

 

Edited by Grilo
Link to comment
Share on other sites

Skoda Octavia claro e óbvio. Nem há dúvida, é sempre a Skoda Octavia. A escolha acertada do autohoje.

 

A Octavia não é mais barata? não puseste aqui valores, mas tenho a ideia que este novo civic é bastante caro.

Eu cheguei a ter o de 2 gerações atrás e o motor podia ser muito pior, mas por 20000€ tinhas o 1.4 e por 24-25000 tinhas o 1.8 que aspirado considero melhor que este novo.

Claro que entretanto há a inflação e este Civic é maior e eu gosto bastante de Hondas, mas não consigo gostar da estética muito agressiva.

Eu escolhia a Skoda.

Agora em fiabilidade este motor é novo, mas se fosse só por aí ia sempre para a Honda. Pode falhar nuns pormenores, mas só raramente é que dão problemas nos motores.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Sim falha minha!

 

Civic 25800

Skoda 23700

 

Para eu escolher o civic (é o que eu gosto mais) há ali uns pormenores que me desiludem e que teriam de mudar! É que para mim, a multimedia num carro é vital e a do Civic é horrenda!

 

Como exemplo.....clicando em AUDIO nem sempre o rádio entrava à primeira e dava erro!!

O simples rádio senhores..... [emoji37]

 

Do que vi do Bolero da Skoda, é um mimo!

O Amundsen e o Columbus ainda melhores!

Mas o bolero é mais que suficiente

 

Mas como carro no geral acho o Civic superior

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Link to comment
Share on other sites

Escolhe o modelo, especificações e extras exactos que queres para a Skoda. Abre o site deles e procura todos os revendedores da marca. 

Manda um mail a cada a dizer exactamente o que queres, o que tens para troca (se tiveres) e como queres pagar. Pede a melhor oferta deles. 

Um colega meu meteu 2 stands da Toyota a competir entre si e tirou 3,5k a um carro. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ja viste o Focus?

Eu tive o 1.6SW Diesel durante 7 anos e nunca tive problemas com ele. Aliás, gostava bastente do carro.

O unico senão a apontar eram os consumos um pouco altos.

 

A Focus está em fim de carreira

Descartei [emoji6]

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Escolhe o modelo, especificações e extras exactos que queres para a Skoda. Abre o site deles e procura todos os revendedores da marca. 

Manda um mail a cada a dizer exactamente o que queres, o que tens para troca (se tiveres) e como queres pagar. Pede a melhor oferta deles. 

Um colega meu meteu 2 stands da Toyota a competir entre si e tirou 3,5k a um carro. 

Sim, já pensei nisso!

Até agora apenas pedi cotação num stand

 

 

Enviado do meu iPhone usando o TapatalkTenho mesmo muita pena do Civic porque no geral é um carro melhor que o Skoda mas há pormenores que não se compreendem numa marca como a Honda!

Os simples pilares do vidro dianteiro, até no meu Megane são forrados a tecido! No Civic São em plástico e de muito baixa qualidade

 

Mas o rádio senhores.....o rádio.....

Faz lembrar o android 5....lento e muito pouco imediato a responder aos toques no ecrã

Sistema de GPS é Garmin mas é muito lento a encontrar o destino e a carregar tudo

E tem o mesmo grafismo do Civic de 2015!!

Vale pelo Honda link com Apple carplay e android auto mas mesmo assim...

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

142e48013e444b4cc0614e8c027d9b9e.jpg

ebcb42672727a3ec6164363b2c21ad4f.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Outra coisa menos boa do civic.....não há jantes normais em cinza prata
É tudo preto ou cinza escuro....um bocado xuning


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Eu comprei um VW Golf 1.6 TDI no mês passado e estou mesmo muito contente com o carro. Se isso for indicativo do que um Skoda é, nem penses mais nisso. 

Mas um 1.0 não será curto para carrinha? Eu sei que esse motor no Golf tem tido boas reviews, mas estamos a falar de pesos bem diferentes. Para não falar do que lhe podes meter na mala que ainda adiciona mais.

Link to comment
Share on other sites

Quando ela andará mais carregada será em férias, mas tb hoje em dia não há como fugir.... é tudo 1.0 de 3 cilindros e mais de 100cv...

 

Tenho um gasolina com 115cv (1600 de cilindrada) e mesmo com A/c nas férias e tralhas, responde bem e nem é turbo!

Acredito que seja suficiente.....o Civic é melhor nesse aspecto mas.....há pontos chave no Civic que me desagradam

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Link to comment
Share on other sites

Efectivamente assim é, hoje em dia as marcas todas apostam nesse tipo de motorização a fim de reduzir consumos. Depois metem-lhes muitos cavalos para compensar. 

Continuo a achar que esses motores, cá em casa há um Otavia, de 2000, já tem duzentos mil e duvido que os novos façam tantos. 

Link to comment
Share on other sites

Pois, não sei é o poder de resposta. Também estive a ver a possibilidade do T-Roc mas fiquei logo de pé atrás porque era uma motorização do género e num SUV, não sei como se ia comportar.

PS: Tu já encontraste defeitos suficientes no Civic para ser algo que te vai sempre incomodar caso optes por ele. 

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que já escolheste.

Só acho cara as propostas. Bem sei que o espaço é diferente, especialmente nas bagageiras e que eu pedi proposta para empresa, mas tive propostas de Golf 1.6Tdi confortline a 25000, Peugeot 308 alure o diesel e mesmo Audi A3 1.6tdi despido ao mesmo preço.

Mas acho exagerado alguns preços do segmento C a gasolina.

Pelo menos tem espaço.

Link to comment
Share on other sites

Os preços que tenho talvez ainda se arranje uns pozinho de desconto.

Irei apertar com eles para os 23000.......a ver se pelo menos 700€ cá ficam deste lado..... :rolleyes:

1 hour ago, Kopien said:

Eu acho que já escolheste.

Só acho cara as propostas. Bem sei que o espaço é diferente, especialmente nas bagageiras e que eu pedi proposta para empresa, mas tive propostas de Golf 1.6Tdi confortline a 25000, Peugeot 308 alure o diesel e mesmo Audi A3 1.6tdi despido ao mesmo preço.

Mas acho exagerado alguns preços do segmento C a gasolina.

Pelo menos tem espaço.

Epá, escolher não escolhi......mas por 23.000€ o que é que se arranja igualmente espaçoso e a gasolina e que não esteja em fim de carreira?

Só se esperar pela Kia Cee'd SW que sai no Outono....

Link to comment
Share on other sites

O que achas que é pior num carro em fim de vida?

Ok, uma ou outra tecnologia é pior, mas em simultâneo tens todos os anos de clientes a atestar sobre a fiabilidade do modelo.

E tens sempre o Fiat Tipo SW, se não te importares de em 2018 ainda haver carros com 3 estrelas na EuroNCap. :-..

Já viste o astra? Eu acho o modelo carrinha feio, porque me lembra um carro funerário devido ao raio do frizo que lhe metem, mas carros com traseira feia não é problema para ti, pois tens o Civic como opção. :lol:

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, GODfromage said:

O que achas que é pior num carro em fim de vida?

Ok, uma ou outra tecnologia é pior, mas em simultâneo tens todos os anos de clientes a atestar sobre a fiabilidade do modelo.

E tens sempre o Fiat Tipo SW, se não te importares de em 2018 ainda haver carros com 3 estrelas na EuroNCap. :-..

Já viste o astra? Eu acho o modelo carrinha feio, porque me lembra um carro funerário devido ao raio do frizo que lhe metem, mas carros com traseira feia não é problema para ti, pois tens o Civic como opção. :lol:

Por incrível que pareça, a Tipo foi opção, mas depois de experimentar......epá, não gostei nem do motor multijet (era o que tinham.....não tinham a 1.4 gasolina) nem da qualidade dos interiores....já tinha bastantes barulhos!

 

Quanto às traseiras.....tenho um megane II.......:-..

Edited by Grilo
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.