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Diários de Bordo - Skoda Octavia SW 1.0TSi + Honda Civic 1.5 VTec LS Sedan


Grilo
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SIm, eu gostava muito do Civic, mas tive de ter em conta 2 crianças..........o Civic até acho que chegava mas há ali pormenores no carro que me desagradaram um bocado.

Mas se fosse eu apenas a decidir, estava decidido pelo Honda como é óbvio! Mas não sei se aguentava esse infotainment muito tempo.....o mais certo era arrancar isso à pancada e mandá-lo pela janela.

O que experimentei era muito mau.....Android ICS? Valha-me Deus....

Outra coisa que não gostei foi a pseudo-chapeleira de enrolar. Tava mesmo a ver a minha mulher (com todos os cuidados que a maioria das mulheres tem com os carro.....) a enrolar aquilo e a enlear dentro da peça plástica e ficar tudo vincado. Outra má ideia da Honda.

Adicionalmente a rede que esconde a bagagem pareceu-me muito mal fixada ao vidro/porta e de um material muito achinesado, tal como os botões do volante que parecem muito antiquados e frágeis.

Os pilares dianteiros em plástico bruto é outra...até no meu Megane de 2003 são forrados a tecido!

Há pormenores no Civic que mostram algum desleixo da marca e que confesso me desiludiram, mas não seriam suficientes para não comprar o carro...se fosse só eu a decidir.

Mas é um carro que pelo global compensa isso tudo! Sentar num Civic e sentar na Skoda é um mundo de diferenças. Mas pronto.....o Civic é um familiar mais pró desportivo. A Skoda de desportivo tem 0

E um carro japonês é (à partida) sempre mais fiável que as outras....mas a Honda tem caído nos índices...

Edited by Grilo
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Nope......está "em trânsito"....o que basicamente quer dizer "espera aí que ainda falta um bocado".............

O AHO num teste fala em consumos reais na casa dos 5 a 6 litros

Carro grande com motor pequeno já não é um problema, como prova a nova Skoda Octavia Break modelo 2017 movida pelo 1.0 TSI de 115 cv. Motor não falta e a diferença de preço faz dela uma alternativa muito válida ao preferido 1.6 TDI Greenline de 110 cv.

Um carro tão grande movido por um motor de apenas 999 cc e três cilindros deixa sempre a dúvida: não será carro a mais e motor a menos? E se isto é verdade para um carro mais se aplica a uma carrinha, que, logicamente, tem uma maior apetência e capacidade para carga.
Bom, sem turbo esta seria uma combinação certa para o desastre, mas com a energia extra proveniente do “caracol mágico” este novo 1.0 TSI bate o anterior 1.2 TSI em todos os domínios, desde a potência aos consumos, passando pelas prestações.
Boa condução
Uma das primeiras provas de fogo do pequeno 1.0 TSI é dada pela opção de esta versão não contar com a ajuda ao arranque em subidas (sistema que mantém os travões pressionados por alguns segundos até que o binário motor seja suficiente para arrancar), com o tricilindrico a mostrar que tem força logo desde o ralenti, arrancando sem dificuldades mesmo nas calçadas mais íngremes de Lisboa.
Aliás, embora o binário máximo de 200 Nm seja declarado entre as 2000 e as 3000 rpm, a verdade é que é possível seguir o trânsito sem usar mais de 2000 rpm, sendo que até em 5ª e 6ª é possível recuperar andamento sem recurso à caixa com regimes de partida tão baixos como 1500 rpm, da mesma forma que, a 160 km/h com o taquímetro na marca das 3000 rotações, basta premir o acelerador para sentirmos a Octavia Break a ganhar velocidade com ligeireza. E, é importante referir, esta disponibilidade mantêm-se (quase) inalterada com quatro ocupantes e a bagageira atestada.
Por outro lado, se procuramos a máxima performance podemos contar com potência até às 6500 rpm, oferecendo assim um leque de rotações utilizáveis que, por exemplo, o 1.6 TDI Greenline de 110 cv não consegue acompanhar. Na realidade, o Diesel não acompanha em termos de elasticidade nem em mais nada. Mesmo com um escalonamento de caixa extralongo (na medição dos 1000 m não chegamos a engrenar 5ª), o motor 1.0 TSI tem todos os ases na manga, batendo o 1.6 TDI nas prestações (por mais de um segundo), nas recuperações, na suavidade e sonoridade. E até os consumos são comparáveis, com o 1.0 TSI a revelar-se capaz de fazer médias reais na casa dos 5 a 6 l/100 km com moderação na pressão do pé direito, ou subir até aos 8 a 9 l/100 km quando praticamos uma condução mais rápida e emotiva; o três cilindros convida a ser usado e abusado, tanto pela sonoridade de meio V6 que se instala acima das 4000 rpm, como pela forma decidida como pega na mudança seguinte a cada passagem de caixa. As únicas vezes em que se notam os três cilindros é no arranque do stop/start e numa entrega de potência por patamares
O preço de tabela desta Octavia Break com o motor 1.0 TSI é mais de 4000 euros inferior ao do 1.6 TDI, o que faz dele uma proposta muito atrativa para quem faça bem as contas, principalmente se não faz mais de 10 000 km/ano. Nessas condições este diferencial só será amortizado quando o valor comercial de ambos for irrelevante, e nesse espaço de tempo o 1.0 TSI é mais gratificante de conduzir, mais moderno e muito menos pesado em termos manutenção, não tendo componentes problemáticos como os filtros de partículas e o um turbo mais simples (geometria fixa versus geometria variável do TDI) e barato.

http://www.autohoje.com/testes/teste...1-0-tsi-115-cv

Ou seja, segundo a revista, o 1.0 TSi vs o anterior 1.2TSi, é melhor em tudo

 

Esperemos que assim seja.

Ou seja, numa simples conta matemática.....se às 3000rpm vou a 160Km/h, então numa AE a 110Km/h vou às 2062 rpm...........

Isto em termos de consumo é excelente!

Como comparação, no megane 1.6 atmosférico, para ir a 110 na AE, implica ir às 3100 rpm mais ou menos

Edited by Grilo
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2 hours ago, dastinger said:

O meu Golf 1.6 TDI está a gastar 7.5 no longo prazo. Ainda não passou a marca dos 10.000KM sequer, mas para já está a beber mais do que achava.

Sem dizeres se tens pé pesado, percursos, etc., tanto pode ser muito como pouco.

Uma vez que parece que estás a englobar todos os quilómetros percorridos, nem acho grande exagero.

O 1.6 em baixas é um bocado curto e convida a "meter o pé" para se tentar buscar um pouco mais. Com o hábito, percebe-se que é um erro....E sinceramente, para uma condução normal, cumpre. 

Eu fazia 6,8 em andamento completamente despreocupado, mas convém dizer que era numa zona plana, misto de via rápida com estradas municipais pouco movimentadas.

Portanto, acredito que com mais cuidado facilmente desceria um pouco abaixo dos 6, sem ter andar propriamente a pisar ovos. Mas lá está, percurso sem subidas, trânsito, etc.

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1 hour ago, MsItalia said:

Sem dizeres se tens pé pesado, percursos, etc., tanto pode ser muito como pouco.

Uma vez que parece que estás a englobar todos os quilómetros percorridos, nem acho grande exagero.

O 1.6 em baixas é um bocado curto e convida a "meter o pé" para se tentar buscar um pouco mais. Com o hábito, percebe-se que é um erro....E sinceramente, para uma condução normal, cumpre. 

Eu fazia 6,8 em andamento completamente despreocupado, mas convém dizer que era numa zona plana, misto de via rápida com estradas municipais pouco movimentadas.

Portanto, acredito que com mais cuidado facilmente desceria um pouco abaixo dos 6, sem ter andar propriamente a pisar ovos. Mas lá está, percurso sem subidas, trânsito, etc.

Sim, tens toda a razão. Tenho o pé um bocado pesado e estamos a falar, maioritariamente de cidade, mas com uns milhares de KM em AE. Fiz estes 10.000KM em pouco mais de 3 meses.

Duvido que consiga descer dos 6, no entanto. Acho que já é pedir demasiado. Nem acho que seja uma condução agradável de se fazer. É só mesmo porque achava que ia andar nos 6L no máximo. Oh well... o que interessa é que estou super satisfeito com o carro.

Edited by dastinger
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1 hour ago, dastinger said:

Sim, tens toda a razão. Tenho o pé um bocado pesado e estamos a falar, maioritariamente de cidade, mas com uns milhares de KM em AE. Fiz estes 10.000KM em pouco mais de 3 meses.

Duvido que consiga descer dos 6, no entanto. Acho que já é pedir demasiado. Nem acho que seja uma condução agradável de se fazer. É só mesmo porque achava que ia andar nos 6L no máximo. Oh well... o que interessa é que estou super satisfeito com o carro.

Então parece-me absolutamente normal.

Deve estabilizar pelos valores que disse, considerando que tenho um bloco no pé direito...:lol:

 

 

 

 

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Aqui está o porquê de já nem japoneses serem o que em tempos foram....e isto é especialmente verdade no caso da Honda. Basta pesquisar as asneiras que a Honda tem feito nos últimos anos.

 

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/airbags-da-takata-obrigam-a-mais-um-recall-na-honda

 

Escolher bem os fornecedores tb deve ser uma das prioridades das marcas.

De nada adianta uma marca dizer que um modelo seu tem ar condicionado se depois aparelho é de má qualidade e faz morno e não frio por falta de potência/capacidade.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

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E pronto. Aguardo a entrega da tua sucessora e até lá, estarás comigo, mas o teu destino está traçado.

Adeus companheiro.....muito obrigado pelos momentos de prazer a bordo (condução................e outros com companhia feminina com tecto aberto ao abrigo das estrelas), obrigado pela maneira como o teu chassis me presenteava com um gozo tremendo nas curvas (pena a tua direcção não acompamnhar, mas pronto....como qualquer mulher, nem tu és perfeito)

Obrigado pelos consumos que sempre foram meigos.

Obrigado pelas IPO's sempre imaculadas.

Obrigado a 2 pessoas (que não andam por aqui) que te "detalharam" em 2008 em vésperas do meu casamento e em contra-relógio para terminar a tempo!

Obrigado à Renault Areeiro pela competência, simpatia e profissionalismo dos serviços com que sempre nos brindaram a nós em casa e às nossas viaturas Renault desde 1991....desde revisões a trocas de correia ou meros check-ups pré-férias.

Obrigado pelas arrelias até como as bobines e captor de volante do motor.......este último que me fez apanhar um taxista que demorou 4 horas a fazer Portimão Évora porque não passava dos 60/70 e se farou de tagarelar o caminho todo

Obrigado até pelos plásticos descascantes....

Obrigado pelos 214Km/h que conseguias com um consumo instantâneo de uma autobetoneira a subir a rampa da Falperra em 1ª

 

Estarás bem entregue...ficas com um dono que eu conheço e que tem garagem para te guardar e mimar como mereces.

De vez em quando espero matar saudades tuas......

Até sempre amigo.

 

84uTROZ.jpg

Edited by Grilo
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Segundo o vendedor, a carripana está no barco em trânsito e já tenho número de Chassis

 

Acho que a ânsia que tenho que chegue a carripana é, ainda assim, menor que a ânsia que o gajo que me comprou o Megane tem em vir buscá-lo

 

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Qual é a probabilidade de um carro ter 15 anos de idade e ter exactamente os mesmos números na matrícula que o carro novo acabado de ser matriculado que lhe vai suceder?

Karma......

XX-XX-VN
XX-VD-XX

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Sem querer azarar, o último carro que comprei caiu de cima do camião a descarregar, ficaram com ele e tive de esperar mais uns tempos por um novo

 

Não atires já foguetes :-..

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Importante.......Seguro!

485€ anuais

QF0RPSZ.png

Havia seguros mais baratos?

Sim, havia..............mas todos com franquias de 2% em tudo e um par de botas

2% de 23990€ dá franquia de quase 480€.........

Aqui tenho apenas 2 franquias e de 250€

Edited by Grilo
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Sim!

Quanto maior a franquia, maior a probabilidade de seres tu a pagar arranjos do teu bolso

Imagina uma pancada de 500€ de arranjo na carrinha

Com 250€ de franquia é esse máximo que pago e a seguradora os restantes 250€

Com 2% do valor do carro eu pagaria 480€ e a seguradora.......20€ !

A malta queixa-se que os seguros são caros mas quanto mais caro, melhor a cobertura!

 

 

 

 

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E pronto.....é chegado o dia do preenchimento do Modelo 2 do IRN para a transferência de propriedade do Megane

15 anos de serviço à família......

 

Boa Sorte Amiguinho.

Olha pela miúda que ela só tem 19 aninhos e não a chateies com avarias, ok?

Até sempre e vai aparecendo nos aniversários do meu cunhado para eu te ver e matar saudades! (sim,. estou a falar do carro)

Edited by Grilo
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Vou buscar primeiro a carrinha daqui a bocado e só ao final do dia entrego o Megane.....pode ser que custe menos... [emoji26]

Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através do Tapatalk

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