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Carros vendidos a partir de 31 de Março já podem ligar para o 112

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O sistema eCall passará a ser obrigatório em todos os carros novos produzidos na UE a 31 de março de 2018. Este sistema engloba a chamada de urgência e a assistência geolocalizada, permitindo o envio imediato dos serviços de emergência ou de assistência técnica para o local onde tenha ocorrido um acidente, ou um incidente mecânico, ganhando tempo que pode ser crítico nos casos mais dramáticos.

O sistema eCall ativa-se em caso de indisposição do condutor, acidente ou avaria mecânica. Ao ativar o botão «SOS», o veículo é de imediato colocado eletronicamente em contacto com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico fala com o condutor e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112). O Grupo PSA oferece esta tecnologia há 14 anos e declara que atualmente circulam perto de dois milhões de veículos das marcas Peugeot, Citroën e DS Automobiles com sistema de chamada de emergência nas estradas europeias, mais de 25 mil dos quais em Portugal.

Entre 2014 e 2016 houve 1863 pedidos de socorro em Portugal gerados a partir de veículos do Grupo PSA. O serviço eCall (sistema de chamada de emergência) do construtor francês permitiu ainda transferir 111 destes alertas (6%) para os serviços de emergência nacionais. Como funciona? No caso dos automóveis do Grupo PSA, em caso de avaria, pode recorrer-se à chamada de assistência localizada. Funciona de um modo similar ao da chamada de emergência, ativando-se através de um botão com o logótipo da Marca. Neste caso é enviada aos serviços de assistência mecânica uma mensagem com a localização via GPS do veículo, podendo-se reparar a viatura no local ou levá-la ao reparador oficial mais próximo.

 

Fonte

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O título está errado. É obrigatório em carros PRODUZIDOS a partir de 31 de Março e não em todos os vendidos.

É uma boa medida. Agora assusta-me é a outra que anda a circular que carros a partir de Maio passam a trazer limitador de velocidade por GPS (numa fase inicial ainda permitirá ao condutor desactivar isso).

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Questão de semântica, o "vendidos" subentende-se por fabricados a partir dessa data.

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