Jump to content

Carros vendidos a partir de 31 de Março já podem ligar para o 112


DSR
 Share

Recommended Posts

Quote

 

A3u07XF.jpg

 

O sistema eCall passará a ser obrigatório em todos os carros novos produzidos na UE a 31 de março de 2018. Este sistema engloba a chamada de urgência e a assistência geolocalizada, permitindo o envio imediato dos serviços de emergência ou de assistência técnica para o local onde tenha ocorrido um acidente, ou um incidente mecânico, ganhando tempo que pode ser crítico nos casos mais dramáticos.

O sistema eCall ativa-se em caso de indisposição do condutor, acidente ou avaria mecânica. Ao ativar o botão «SOS», o veículo é de imediato colocado eletronicamente em contacto com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico fala com o condutor e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112). O Grupo PSA oferece esta tecnologia há 14 anos e declara que atualmente circulam perto de dois milhões de veículos das marcas Peugeot, Citroën e DS Automobiles com sistema de chamada de emergência nas estradas europeias, mais de 25 mil dos quais em Portugal.

Entre 2014 e 2016 houve 1863 pedidos de socorro em Portugal gerados a partir de veículos do Grupo PSA. O serviço eCall (sistema de chamada de emergência) do construtor francês permitiu ainda transferir 111 destes alertas (6%) para os serviços de emergência nacionais. Como funciona? No caso dos automóveis do Grupo PSA, em caso de avaria, pode recorrer-se à chamada de assistência localizada. Funciona de um modo similar ao da chamada de emergência, ativando-se através de um botão com o logótipo da Marca. Neste caso é enviada aos serviços de assistência mecânica uma mensagem com a localização via GPS do veículo, podendo-se reparar a viatura no local ou levá-la ao reparador oficial mais próximo.

 

Fonte

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O título está errado. É obrigatório em carros PRODUZIDOS a partir de 31 de Março e não em todos os vendidos.

É uma boa medida. Agora assusta-me é a outra que anda a circular que carros a partir de Maio passam a trazer limitador de velocidade por GPS (numa fase inicial ainda permitirá ao condutor desactivar isso).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.