Jump to content

Cidades alemãs autorizadas a proibir carros a diesel


DSR
 Share

Recommended Posts

Vocês falam dos eléctricos, que são o futuro e o caraças, mas esquecem-se, por exemplo, que as baterias desses carros estão cheias de materiais altamente poluentes...

Se os eléctricos são o futuro, daqui a 20 anos, imaginam a quantidade de depósitos de baterias, respectivo tamanho e índice de poluição ambiental que irão causar entretanto?

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Revenge said:

Tal como dizes, para algumas reservas serem viáveis a sua extração, é necessário o preço por barril aumentar. Se isso acontecer, ainda mais começa a compensar os carros electricos aos carros a gasolina/gasoleo.

Como é óbvio, um dia vai acabar, por isso o futuro da Terra passa por energias renováveis. Não vai ser para nós, mas vai acontecer.

E o que acontece quando o preço dos componentes preponderantes para os EV aumentarem a pique?
Os mesmos componentes que são usados para produção de energia elétrica de fonte renovável, por exemplo?

É preciso enquadrar esse tipo de análise também no preço das renováveis.

Ou pensas que o preço do cobre/cobalto/lítio, etc vai ficar ao preço de agora?

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, HERiTAGE said:

Ou pensas que o preço do cobre/cobalto/lítio, etc vai ficar ao preço de agora?

Mas o meu ponto é que actualmente um carro eléctrico tem um consumo monetário inferior a um carro a gasolina. Mesmo que o preço suba a pique, fazendo com que o custo da gasolina e da electricidade subam, a electricidade vai continuar a ser mais barata, porque já o é agora.

O meu ponto de vista aqui é que pode chegar a altura que a gasolina fica demasiado cara para os nossos bolsos e a electricidade mesmo sendo mais cara do que é hoje, é pelo menos mais viável. Isto claro, num mundo completamente preparado para automoveis electricos.

 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, camurso_ said:

Vocês falam dos eléctricos, que são o futuro e o caraças, mas esquecem-se, por exemplo, que as baterias desses carros estão cheias de materiais altamente poluentes...

Se os eléctricos são o futuro, daqui a 20 anos, imaginam a quantidade de depósitos de baterias, respectivo tamanho e índice de poluição ambiental que irão causar entretanto?

As baterias são recicláveis, o impacto não será assim tão grande.

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, DSR said:

As baterias são recicláveis, o impacto não será assim tão grande.

Ya, e a malta anda mesmo a reciclar as pilhas desde sempre... :rolleyes:

E vocês esquecem-se, por exemplo, que a indústria de criação dessas baterias é altamente poluente...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

53 minutes ago, Revenge said:

Mas o meu ponto é que actualmente um carro eléctrico tem um consumo monetário inferior a um carro a gasolina. Mesmo que o preço suba a pique, fazendo com que o custo da gasolina e da electricidade subam, a electricidade vai continuar a ser mais barata, porque já o é agora.

O meu ponto de vista aqui é que pode chegar a altura que a gasolina fica demasiado cara para os nossos bolsos e a electricidade mesmo sendo mais cara do que é hoje, é pelo menos mais viável. Isto claro, num mundo completamente preparado para automoveis electricos.

 

Qd a eletricidade subir, não sobe só para os carros, sobe para tudo. Ou seja, o teu comparativo relativamente à gasolina, tem que tb contabilizar os custos adicionais que vais ter em casa e em tudo o resto que se passa à tua volta (produtos, serviços, etc) que vão sofrer com esse aumento do preço da eletricidade, só pq de repente a matriz energética de repente fica desequilibrada para o lado da eletricidade.

Por outro lado e explicando melhor o que eu queria dizer:

Numa utopia de frota automóvel 100% Elétrica, quanto achas que vai ser o preço de um simples kg de aluminio? (é uma diferença fundamental na construção entre convencionais e elétricos).

Ou do cobre (cabos e componentes elétricos que como tu sabes não são exclusivos aos automóveis elétricos, mas sim a praticamente tudo o que está à tua volta)?

Ou do cobalto (telemóveis, pcs e afins)?

etc...

Não quer isto dizer que o lítio vá ser o novo ouro, mas logicamente as coisas não se ficam só por "gasolina vs ligar a tomada à parede e por magia a bateria está cheia e comparativamente é mais barato e tal". O ligar a tomada à parede envolve muitas outras coisas que a gasolina, por exemplo não.

Já para não falar nas ambientalisses que estão à volta de tudo isto.

Exemplo o que o @camurso disse e esqueçam a reciclagem. Se ela não existe no lixo dos dias de hoje, então pq raio é que se acredita que amanhã isso acontece com as baterias? É coisas deste tipo que... pronto.
Mas há mais. desde como será fundido todo o alumínio necessário para massificação de EVs (carvão, por ser mais barato e por causa da temperatura que é necessário atingir).
Como é produzido esse lítio/cobalto (mineração que em termos acumulados, ultrapassa em danos ao ambiente qualquer desastre ambiental que a indústria petrolífera já tenha causado).
Como é que a energia elétrica é gerada se não houver vento, sol, ou hídrica (nuclear ou carvão é a resposta, ou gás que deveria ser a direção a ser tomada neste momento).
Com o é que se compensa a produção de energia elétrica que será retirada da rede pela frota automóvel? (carvão again, ou se calhar eólicas a peidinhos de hamster ou fotovoltaica a arcoíris de unicónio, ou simples acreditar com muita força... n sei)

e por aí fora.

Link to comment
Share on other sites

Heritage, posso estar errado, mas o que sugeres é que se continue a apostar nas energias não renováveis porque simplesmente nesta altura são mais baratas, como é o caso do gás?

Mas não achas que se devia começar a apostar a serio em soluções que passem por energias renováveis, porque daqui a 200 ou 300 anos ou seja o que for, o planeta terra vai ser mesmo obrigado a usar energias renováveis porque as outras não existem?

Eu sei que na nossa geração não vamos sofrer esse problema e podemos muito bem cagar para as gerações futuras, mas acho um pouco egoísta esgotarmos por completo as não renováveis e depois logo se vê...


Sou apologista que se deve fazer o switch para energias renováveis e começar a trabalhar nesse sentido. As energias não renováveis, serem usadas onde não existe mesmo alternativa, fazendo que durem muito mais tempo até à completa extinção das mesmas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A palhaçada que para ai vem. Era o combustivel do futuro para as marcar Europeias, que podiam ter sido honestas e dizer que não era possivel cumprir certas metas. Mas preferiram mentir e a UE preferiu ser enganada, pois mais sabiam que os consumos e emissoes dos testes, não correspondem aos valores reais na estrada. Agora o problema é dos donos dos carros diesel

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.