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Cidades alemãs autorizadas a proibir carros a diesel


DSR
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Um tribunal alemão considerou hoje ser legal que uma cidade proíba a circulação de veículos com motores movidos a gasóleo (diesel) especialmente poluentes para combater a poluição atmosférica, sem necessidade de uma lei nacional. A sentença do Tribunal Superior Administrativo de Leipzig sobre o recurso de dois estados era esperada na Alemanha com grande expectativa devido à norma europeia de aplicar a proibição de circulação de alguns carros a diesel em cidades que ultrapassem limites máximos de dióxido de nitrogénio (NO2).

No caso foi analisado se cidades como Estugarda e Dusseldorf tinham base legal para proibir a circulação em determinadas zonas urbanas nos seus planos de luta contra a poluição, o que foi questionado por governos regionais. Perante solicitações da organização ecologista Deutsche Umwelthilfe (DUH), tribunais das duas cidades instaram os respetivos governos regionais a alterar os seus planos de combate à poluição para que não fossem ultrapassados os níveis máximos de NO2. Os tribunais tinham ainda considerado que a exclusão de determinados veículos a diesel poderia ser una medida válida, o que motivou um recurso por parte dos governos de Baden Württemberg e Renânia do Norte -Vestefália. O Tribunal Superior sentenciou hoje que a medida é legal e que não precisa de regulação a nível federal para ser aplicada pelas cidades de um dos países mais poderosos a nível de fabrico automóvel.

A decisão judicial prevê períodos de transição para a introdução de proibições dos veículos, com a agência de notícias alemã DPA a informar que qualquer proibição em Estugarda, o 'lar' do fabricante Daimler (da Mercedes), não entrará em vigor até, pelo menos, setembro. O texto refere ainda que os condutores não serão compensados pelas proibições de usarem os seus automóveis. Este segmento de veículos já tinha sofrido um duro golpe com o denominado 'dieselgate' quando foi divulgado, há três anos, que o grupo Volkswagen usava um 'software' para manipular os testes de emissões poluentes nos Estados Unidos.

JN

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Hoje em dia comprar um carro a diesel é um disparate, já há imensas cidades com proibição agendada e até já marcas que anunciaram que vão abolir completamente o diesel. É o futuro, não há volta a dar. 

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Alguns prazos de proibições serão dificeis de cumprir, até porque a mudança será gradual e não repentina. Isso já se nota no abandono do Diesel em alguns marcas, tal como já referiste. 

Mas sem dúvida que as coisas caminham para lá. 

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48 minutes ago, Vasco G said:

Hoje em dia comprar um carro a diesel é um disparate, já há imensas cidades com proibição agendada e até já marcas que anunciaram que vão abolir completamente o diesel. É o futuro, não há volta a dar. 

Queria-te ver a fazer 50 mil km por ano como eu faço mas com um carro a gasolina 

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20 hours ago, Vasco G said:

Hoje em dia comprar um carro a diesel é um disparate, já há imensas cidades com proibição agendada e até já marcas que anunciaram que vão abolir completamente o diesel. É o futuro, não há volta a dar. 

Por mim podiam banir os motores diesel já amanhã...

Mas quero gasolina ao preço do gasóleo....

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Quem pensa que a gasolina vai ter descida de preço, que se desengane...

13 hours ago, GODfromage said:

Compra um Mazda. Além dos motores a gasolina deles terem as melhores relações de consumo real do mercado, o novo skyactive X vai mudar a forma como o motor a gasolina funciona e os consumos devem cair ainda mais. 

Essa tecnologia, segundo sei apenas está no papel e muita gente não está bem crente nos valores reais...

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Pelo menos no nosso País ainda vão ter que rodar muitos motores a combustão até os eléctricos serem mainstream. Existem muitas condições que necessitam de ser criadas para isso ser viável. 

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10 hours ago, Revenge said:

O futuro são os carros electricos, até porque as fontes de energia fosseis são limitadas. 

O lítio também se acaba.

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10 hours ago, Revenge said:

O futuro são os carros electricos, até porque as fontes de energia fosseis são limitadas. 

E quais achas que são as principais fontes de produção de energia eléctrica?

@HERiTAGE, anda cá dar uma aula...

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21 minutes ago, gosma25 said:

E quais achas que são as principais fontes de produção de energia eléctrica?

@HERiTAGE, anda cá dar uma aula...

Quando os combustíveis fósseis acabarem, e vão acabar (pode é não ser na nossa geração), o mundo vai ter de funcionar com as energias renováveis. Isso é um facto.

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As reservas aumentam conforme o preço e portanto a oferta e procura...
Se amanhã o preço do petróleo justificar a re-ativação ou o começo de projetos de extração, então as resrevas de repente aumentam milagrosamente. É assim que é feita a contabilização.

A título de exemplo. Abu Dhabi tem em reservas convencionais para os próximos 100 anos.
A Arábia Saudita tem no mega campo de Ghawar, reservas para pelo menos os próximos 200 anos...

A venezuela tem o maior quantidade em reservas provadas do mundo. O tipo de petróleo deles é de baixa qualidade (grau API muito baixo, ou seja, muito denso, o que requer custos adicionais na refinação). Se o preço do petróleo estiver nos 100$, as reservas da Venezuela são (de repente) adicionadas ao total de reservas mundiais.

Ptt o petróleo "vai acabar", ponto e vírgula. Se calhar ainda cá andam os teus tetranetos com petróleo para extrair.

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1 hour ago, HERiTAGE said:

As reservas aumentam conforme o preço e portanto a oferta e procura...
Se amanhã o preço do petróleo justificar a re-ativação ou o começo de projetos de extração, então as resrevas de repente aumentam milagrosamente. É assim que é feita a contabilização.

A título de exemplo. Abu Dhabi tem em reservas convencionais para os próximos 100 anos.
A Arábia Saudita tem no mega campo de Ghawar, reservas para pelo menos os próximos 200 anos...

A venezuela tem o maior quantidade em reservas provadas do mundo. O tipo de petróleo deles é de baixa qualidade (grau API muito baixo, ou seja, muito denso, o que requer custos adicionais na refinação). Se o preço do petróleo estiver nos 100$, as reservas da Venezuela são (de repente) adicionadas ao total de reservas mundiais.

Ptt o petróleo "vai acabar", ponto e vírgula. Se calhar ainda cá andam os teus tetranetos com petróleo para extrair.

Tal como dizes, para algumas reservas serem viáveis a sua extração, é necessário o preço por barril aumentar. Se isso acontecer, ainda mais começa a compensar os carros electricos aos carros a gasolina/gasoleo.

Como é óbvio, um dia vai acabar, por isso o futuro da Terra passa por energias renováveis. Não vai ser para nós, mas vai acontecer.

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28 minutes ago, Revenge said:

Tal como dizes, para algumas reservas serem viáveis a sua extração, é necessário o preço por barril aumentar. Se isso acontecer, ainda mais começa a compensar os carros electricos aos carros a gasolina/gasoleo.

És teimoso... 

Mais de 50% da energia eléctrica no mundo é obtida através de combustíveis fósseis. Se o preço desses combustíveis aumentar, não achas que o preço da electricidade também aumenta? 

Também acho que o futuro eventualmente passará pelo abandono dos combustíveis fósseis. Não acho é que seja num futuro assim tão próximo... 

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8 minutes ago, gosma25 said:

És teimoso... 

Mais de 50% da energia eléctrica no mundo é obtida através de combustíveis fósseis. Se o preço desses combustíveis aumentar, não achas que o preço da electricidade também aumenta? 

Também acho que o futuro eventualmente passará pelo abandono dos combustíveis fósseis. Não acho é que seja num futuro assim tão próximo... 

Obvio que aumenta, mas continua a ser mais barato e chega a um ponto que se pode tornar demasiado caro andar com um carro a gasolina. Repara que já se começa a investir com alguma seriedade nos carros eléctricos e a tendência é aumentar.

Já agora, não fui ver como é no resto do Mundo, mas pelo menos cá em Portugal, vejo todos os meses na fatura da EDP de onde vem a energia e as renováveis representam a grande maioria com mais de 80%.

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Os carros elétricos apenas serão mais benéficos quando a energia elétrica que os alimenta tiver origem em energias renováveis. Se assim não for, é só wishfull thinking e mudança de mentalidades.

Existem muitos países, talvez a maioria, onde têm de passar mais de 10-15 anos para um carro elétrico ter uma pegada ecológica menor que um a gasolina. Isto pq, para além do impacto dos elementos usados no fabrico do carro elétrico, grande parte da energia elétrica desse país tem origem em combustíveis fósseis. 

A mudança tem de ser feita a nível global. Caso contrário, de nada servirá. 

Edited by Kinas_
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11 minutes ago, gosma25 said:

Obrigado por essa source.

Já agora, pesquisei depois por Portugal e algo está a mudar. Em 2014 que é o ultimo  ano que ai mostra, apenas 63% da energia vinha de fontes renováveis, e segundo a EDP, neste momento vem 81%.

Estes dados a estarem correctos, quer dizer que em apenas 4 anos no nosso país, já se nota uma grande evolução no sentido de mudarmos para fontes renováveis.

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