Jump to content
Sign in to follow this  
DSR

Cidades alemãs autorizadas a proibir carros a diesel

Recommended Posts

Quote

82WtziY.jpg

Um tribunal alemão considerou hoje ser legal que uma cidade proíba a circulação de veículos com motores movidos a gasóleo (diesel) especialmente poluentes para combater a poluição atmosférica, sem necessidade de uma lei nacional. A sentença do Tribunal Superior Administrativo de Leipzig sobre o recurso de dois estados era esperada na Alemanha com grande expectativa devido à norma europeia de aplicar a proibição de circulação de alguns carros a diesel em cidades que ultrapassem limites máximos de dióxido de nitrogénio (NO2).

No caso foi analisado se cidades como Estugarda e Dusseldorf tinham base legal para proibir a circulação em determinadas zonas urbanas nos seus planos de luta contra a poluição, o que foi questionado por governos regionais. Perante solicitações da organização ecologista Deutsche Umwelthilfe (DUH), tribunais das duas cidades instaram os respetivos governos regionais a alterar os seus planos de combate à poluição para que não fossem ultrapassados os níveis máximos de NO2. Os tribunais tinham ainda considerado que a exclusão de determinados veículos a diesel poderia ser una medida válida, o que motivou um recurso por parte dos governos de Baden Württemberg e Renânia do Norte -Vestefália. O Tribunal Superior sentenciou hoje que a medida é legal e que não precisa de regulação a nível federal para ser aplicada pelas cidades de um dos países mais poderosos a nível de fabrico automóvel.

A decisão judicial prevê períodos de transição para a introdução de proibições dos veículos, com a agência de notícias alemã DPA a informar que qualquer proibição em Estugarda, o 'lar' do fabricante Daimler (da Mercedes), não entrará em vigor até, pelo menos, setembro. O texto refere ainda que os condutores não serão compensados pelas proibições de usarem os seus automóveis. Este segmento de veículos já tinha sofrido um duro golpe com o denominado 'dieselgate' quando foi divulgado, há três anos, que o grupo Volkswagen usava um 'software' para manipular os testes de emissões poluentes nos Estados Unidos.

JN

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hoje em dia comprar um carro a diesel é um disparate, já há imensas cidades com proibição agendada e até já marcas que anunciaram que vão abolir completamente o diesel. É o futuro, não há volta a dar. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguns prazos de proibições serão dificeis de cumprir, até porque a mudança será gradual e não repentina. Isso já se nota no abandono do Diesel em alguns marcas, tal como já referiste. 

Mas sem dúvida que as coisas caminham para lá. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comerciais e pesados parece que não serão incluídos, pelo menos nesta fase inicial...

Share this post


Link to post
Share on other sites
48 minutes ago, Vasco G said:

Hoje em dia comprar um carro a diesel é um disparate, já há imensas cidades com proibição agendada e até já marcas que anunciaram que vão abolir completamente o diesel. É o futuro, não há volta a dar. 

Queria-te ver a fazer 50 mil km por ano como eu faço mas com um carro a gasolina 

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
33 minutes ago, PunK_BoY said:

Queria-te ver a fazer 50 mil km por ano como eu faço mas com um carro a gasolina 

Compra um eléctrico :-..

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Compra um Mazda. Além dos motores a gasolina deles terem as melhores relações de consumo real do mercado, o novo skyactive X vai mudar a forma como o motor a gasolina funciona e os consumos devem cair ainda mais. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
20 hours ago, Vasco G said:

Hoje em dia comprar um carro a diesel é um disparate, já há imensas cidades com proibição agendada e até já marcas que anunciaram que vão abolir completamente o diesel. É o futuro, não há volta a dar. 

Por mim podiam banir os motores diesel já amanhã...

Mas quero gasolina ao preço do gasóleo....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quem pensa que a gasolina vai ter descida de preço, que se desengane...

13 hours ago, GODfromage said:

Compra um Mazda. Além dos motores a gasolina deles terem as melhores relações de consumo real do mercado, o novo skyactive X vai mudar a forma como o motor a gasolina funciona e os consumos devem cair ainda mais. 

Essa tecnologia, segundo sei apenas está no papel e muita gente não está bem crente nos valores reais...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O futuro são os carros electricos, até porque as fontes de energia fosseis são limitadas. 

Falta saber é o tempo que vai demorar até os carros electricos serem o "mainstream". Provavelmente ainda um bom tempo. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo menos no nosso País ainda vão ter que rodar muitos motores a combustão até os eléctricos serem mainstream. Existem muitas condições que necessitam de ser criadas para isso ser viável. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 hours ago, Revenge said:

O futuro são os carros electricos, até porque as fontes de energia fosseis são limitadas. 

O lítio também se acaba.

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 hours ago, Revenge said:

O futuro são os carros electricos, até porque as fontes de energia fosseis são limitadas. 

E quais achas que são as principais fontes de produção de energia eléctrica?

@HERiTAGE, anda cá dar uma aula...

Share this post


Link to post
Share on other sites
21 minutes ago, gosma25 said:

E quais achas que são as principais fontes de produção de energia eléctrica?

@HERiTAGE, anda cá dar uma aula...

Quando os combustíveis fósseis acabarem, e vão acabar (pode é não ser na nossa geração), o mundo vai ter de funcionar com as energias renováveis. Isso é um facto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

As reservas aumentam conforme o preço e portanto a oferta e procura...
Se amanhã o preço do petróleo justificar a re-ativação ou o começo de projetos de extração, então as resrevas de repente aumentam milagrosamente. É assim que é feita a contabilização.

A título de exemplo. Abu Dhabi tem em reservas convencionais para os próximos 100 anos.
A Arábia Saudita tem no mega campo de Ghawar, reservas para pelo menos os próximos 200 anos...

A venezuela tem o maior quantidade em reservas provadas do mundo. O tipo de petróleo deles é de baixa qualidade (grau API muito baixo, ou seja, muito denso, o que requer custos adicionais na refinação). Se o preço do petróleo estiver nos 100$, as reservas da Venezuela são (de repente) adicionadas ao total de reservas mundiais.

Ptt o petróleo "vai acabar", ponto e vírgula. Se calhar ainda cá andam os teus tetranetos com petróleo para extrair.

  • Thanks 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

As pessoas esquecem-se que o grosso do petróleo não é gasto na produção de combustíveis... 

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hour ago, HERiTAGE said:

As reservas aumentam conforme o preço e portanto a oferta e procura...
Se amanhã o preço do petróleo justificar a re-ativação ou o começo de projetos de extração, então as resrevas de repente aumentam milagrosamente. É assim que é feita a contabilização.

A título de exemplo. Abu Dhabi tem em reservas convencionais para os próximos 100 anos.
A Arábia Saudita tem no mega campo de Ghawar, reservas para pelo menos os próximos 200 anos...

A venezuela tem o maior quantidade em reservas provadas do mundo. O tipo de petróleo deles é de baixa qualidade (grau API muito baixo, ou seja, muito denso, o que requer custos adicionais na refinação). Se o preço do petróleo estiver nos 100$, as reservas da Venezuela são (de repente) adicionadas ao total de reservas mundiais.

Ptt o petróleo "vai acabar", ponto e vírgula. Se calhar ainda cá andam os teus tetranetos com petróleo para extrair.

Tal como dizes, para algumas reservas serem viáveis a sua extração, é necessário o preço por barril aumentar. Se isso acontecer, ainda mais começa a compensar os carros electricos aos carros a gasolina/gasoleo.

Como é óbvio, um dia vai acabar, por isso o futuro da Terra passa por energias renováveis. Não vai ser para nós, mas vai acontecer.

Share this post


Link to post
Share on other sites
28 minutes ago, Revenge said:

Tal como dizes, para algumas reservas serem viáveis a sua extração, é necessário o preço por barril aumentar. Se isso acontecer, ainda mais começa a compensar os carros electricos aos carros a gasolina/gasoleo.

És teimoso... 

Mais de 50% da energia eléctrica no mundo é obtida através de combustíveis fósseis. Se o preço desses combustíveis aumentar, não achas que o preço da electricidade também aumenta? 

Também acho que o futuro eventualmente passará pelo abandono dos combustíveis fósseis. Não acho é que seja num futuro assim tão próximo... 

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 minutes ago, gosma25 said:

És teimoso... 

Mais de 50% da energia eléctrica no mundo é obtida através de combustíveis fósseis. Se o preço desses combustíveis aumentar, não achas que o preço da electricidade também aumenta? 

Também acho que o futuro eventualmente passará pelo abandono dos combustíveis fósseis. Não acho é que seja num futuro assim tão próximo... 

Obvio que aumenta, mas continua a ser mais barato e chega a um ponto que se pode tornar demasiado caro andar com um carro a gasolina. Repara que já se começa a investir com alguma seriedade nos carros eléctricos e a tendência é aumentar.

Já agora, não fui ver como é no resto do Mundo, mas pelo menos cá em Portugal, vejo todos os meses na fatura da EDP de onde vem a energia e as renováveis representam a grande maioria com mais de 80%.

image.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os carros elétricos apenas serão mais benéficos quando a energia elétrica que os alimenta tiver origem em energias renováveis. Se assim não for, é só wishfull thinking e mudança de mentalidades.

Existem muitos países, talvez a maioria, onde têm de passar mais de 10-15 anos para um carro elétrico ter uma pegada ecológica menor que um a gasolina. Isto pq, para além do impacto dos elementos usados no fabrico do carro elétrico, grande parte da energia elétrica desse país tem origem em combustíveis fósseis. 

A mudança tem de ser feita a nível global. Caso contrário, de nada servirá. 

Edited by Kinas_
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
11 minutes ago, gosma25 said:

Obrigado por essa source.

Já agora, pesquisei depois por Portugal e algo está a mudar. Em 2014 que é o ultimo  ano que ai mostra, apenas 63% da energia vinha de fontes renováveis, e segundo a EDP, neste momento vem 81%.

Estes dados a estarem correctos, quer dizer que em apenas 4 anos no nosso país, já se nota uma grande evolução no sentido de mudarmos para fontes renováveis.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.