Jump to content
  • 0

Desenvolvimento de WebSite (Custos?)


Jotha
 Share

Question

Mais uma vez o meu irmão perguntou-me sobre websites, não estou nada por dentro do assunto, preços o que é necessário ter além do layout/programação, segurança, etc.

Ele criou uma empresa e neste momento precisa de um site. Como podem ver na imagem a baixo, precisa daqueles pontos identificados. Ele até já pediu orçamento (deram-lhe de 1500€ e 1800€). O pessoal que já é batido nisso, acha que está dentro do preço do mercado? Conhecem alguém que faça um bom trabalho? Se não conhecem onde posso procurar melhor?

27292790_10156974680196521_37169726_n.png?oh=b5b624e6888c03a2544d7b6b698fe1e5&oe=5A6D127F

Desde já obrigado a todos :)

Link to comment
Share on other sites

16 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

A resposta é sempre "depende". Depende do que ele quer exactamente e o que está nessa imagem que colocaste, não diz nada do que ele quer.

Se ele precisa de um site para a sua empresa, ele tem de especificar os requisitos funcionais que quer para o site e não coisas como "Programação HTML5 | CSS3 | JQUERY" que não fazem qualquer sentido. E se eu usar tecnologias diferentes, ele já não quer? Não faz sentido, porque o que importa é o resultado e que cumpra os requisitos. Depois, os outros pontos até dizem um pouco do que ele pode querer, mas são demasiado vagos e não dá para ter noção do trabalho que é necessário e apresentar um orçamento de acordo. "Gestão de conteúdos", mas que tipo de conteúdos? "Ligação com redes sociais", que tipo de ligações? Queres uns links no footer para as redes sociais ou algo mais? Estás a perceber onde quero chegar?

Relativamente ao design de identidade corporativa, aconselho-te a não pedires tudo à mesma pessoa. Isto assumindo que estás à procura de um freelancer ou assim. Se procuras uma empresa que tenho todo esse leque de serviços, nada contra.

Por fim, se já tens um orçamento de 1500/1800€ e confiam na(s) pessoa(s) que o vão fazer, eu diria para avançares porque parece-me que os serviços dessa(s) pessoa(s) estão em saldos de 50%.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
2 hours ago, DanielAmorim said:

Há pessoas a práticar esses preços porque conseguem aproveitar muita coisa de trabalhos feitos anteriormente. 

Isso é ridículo...

Se essas pessoas conseguem realmente aproveitar bom trabalho de projectos anteriores e pedem menos dinheiro por isso, estão a desvalorizar o seu trabalho (já para não falar do trabalho dos outros).

Mas pronto, não me aquece nem me arrefece dado que eu não estou nesse mercado.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Tens noção que se for uma coisa feita em WordPress, por exemplo, valores dessa ordem podem ser (uma vez mais, depende do pretendido) ridiculamente exagerados, certo?

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

  • 0
2 hours ago, Nazgulled said:

Isso é ridículo...

Se essas pessoas conseguem realmente aproveitar bom trabalho de projectos anteriores e pedem menos dinheiro por isso, estão a desvalorizar o seu trabalho (já para não falar do trabalho dos outros).

Mas pronto, não me aquece nem me arrefece dado que eu não estou nesse mercado.

É a realidade. A minha mulher pediu orçamento para a implementação do website da empresa e tinha falado com ela que se fizessem apenas o HTML e CSS eu fazia o resto. Quando apresentaram um orçamento de 650€ para fazer tudo disse-lhe para aceitar. O que se poderia poupar não pagava a chatice. 

Link to comment
Share on other sites

  • 0
On 1/27/2018 at 6:40 PM, Mini0n said:

Tens noção que se for uma coisa feita em WordPress, por exemplo, valores dessa ordem podem ser (uma vez mais, depende do pretendido) ridiculamente exagerados, certo?

Obviamente que se o trabalho é configurar o WordPress e instalar um tema, são de facto valores exagerados. Mas pelos requisitos (vagos, imagino que sejam mais complexos) apresentados, são valores em saldos.

On 1/27/2018 at 8:59 PM, DanielAmorim said:

É a realidade. A minha mulher pediu orçamento para a implementação do website da empresa e tinha falado com ela que se fizessem apenas o HTML e CSS eu fazia o resto. Quando apresentaram um orçamento de 650€ para fazer tudo disse-lhe para aceitar. O que se poderia poupar não pagava a chatice. 

Eu sei muito bem que é a realidade, por isso é que não me meto nessa vida, não estou para ser escravo de ninguém.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Sim, há coisas que são mais complexas e que requerem mais algum tempo... mas também há por aí muita gente que se aproveita e carrega violentamente nos preços. Aliás, tenho visto muita gente a praticar os valores aqui apresentados por um site todo XPTO e depois botam o Wordpress com um free template em cima. ;)
E também tenho visto muita malta que leva a coisa mais a sério mas que acha caga diamantes e faz daí o seu preço.

De qualquer das maneiras, ser escravo é que não. :y:
Volta e meia parto-me a rir com o "Palavra do Cliente" no facebook. É cada pérola...

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Claro, há de tudo nesta vida...

Eu só acho é que no geral, a malta não valoriza bem o seu trabalho. Compreendo que a maioria não se possa dar ao luxo, é o mercado que temos, mas tem de começar por alguém ou nada nunca vai mudar. Por outro lado, como tu dizes, há aqueles que se acham a última coca-cola no deserto e valorizam demasiado o seu trabalho.

Só para terminar este assunto que já se está a divagar... Eu se me fosse meter nessa vida (em vez de trabalhar por conta de outrem), nunca o faria para clientes Portugueses.

Anyway, @Jotha, se queres opiniões mais concretas, aconselho-te a definires melhor os requisitos funcionais do que procuram. Os valores que apresentaste inicialmente, não me parecem nada maus dado o trabalho que eu imagino ser (estou a fazer suposições porque os requisitos são vagos). Assumindo também que depois não acresce IVA à taxa legal em vigor :P

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Nazgulled said:

Anyway, @Jotha, se queres opiniões mais concretas, aconselho-te a definires melhor os requisitos funcionais do que procuram. Os valores que apresentaste inicialmente, não me parecem nada maus dado o trabalho que eu imagino ser (estou a fazer suposições porque os requisitos são vagos). Assumindo também que depois não acresce IVA à taxa legal em vigor :P

Isto, @Jotha. Se conseguires ser um bocado mais específico, até eu te posso ver se consigo fazer o trabalho.

É só um site simples, com uma página de info, contactos e algumas notícias? É algo mais complexo que implique gerir projectos ou algo assim? O "cliente final" do site vai ter login? Qual o objectivo final do site? :y:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Nazgulled said:

Claro, há de tudo nesta vida...

Eu só acho é que no geral, a malta não valoriza bem o seu trabalho. Compreendo que a maioria não se possa dar ao luxo, é o mercado que temos, mas tem de começar por alguém ou nada nunca vai mudar. Por outro lado, como tu dizes, há aqueles que se acham a última coca-cola no deserto e valorizam demasiado o seu trabalho.

Só para terminar este assunto que já se está a divagar... Eu se me fosse meter nessa vida (em vez de trabalhar por conta de outrem), nunca o faria para clientes Portugueses.

Anyway, @Jotha, se queres opiniões mais concretas, aconselho-te a definires melhor os requisitos funcionais do que procuram. Os valores que apresentaste inicialmente, não me parecem nada maus dado o trabalho que eu imagino ser (estou a fazer suposições porque os requisitos são vagos). Assumindo também que depois não acresce IVA à taxa legal em vigor :P

faz uns tempos disse isso relativamente aos ordenados no ramo da informática, ia sendo crucificado
parece que afinal alguém concorda comigo

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Obrigado pelas respostas. De facto a informação é um bocado vaga. Mas se eu já percebo pouco, o meu irmão menos percebe. 

Vou tentar ter mais informações sobre o que quer fazer concretamente.

Link to comment
Share on other sites

  • 0
On 1/30/2018 at 2:39 PM, cRaZyzMaN said:

faz uns tempos disse isso relativamente aos ordenados no ramo da informática, ia sendo crucificado
parece que afinal alguém concorda comigo

Como assim? O que é que disseste mesmo? Há tópico para isso? :P

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.