Jump to content

Autoeuropa - negociações e notícias


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

Segurança Social paga creche ao sábado dos filhos de trabalhadores da Autoeuropa

 

A Segurança Social já identificou as vagas em IPSS onde os trabalhadores da Autoeuropa poderão deixar os filhos nos sábados de trabalho, garantindo o pagamento das creches nesses dias, disse fonte do Governo.

Os detalhes sobre o apoio aos casais com filhos que trabalham na fábrica da Volkswagen de Palmela serão discutidos numa reunião que se realiza esta quarta-feira entre os serviços da Segurança Social e os recursos humanos da Autoeuropa.

Segundo disse à agência Lusa fonte governamental, a reunião servirá para fazer a correspondência entre as disponibilidades de vagas em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as necessidades dos trabalhadores.

No encontro deverão ainda ser definidas as idades das crianças a apoiar bem como a localização geográfica, uma vez que nem todas as famílias residem em Palmela.

A Segurança Social irá compensar os encargos das IPSS através do "complemento de horário em creche", apoio que "durará enquanto houver necessidades por parte dos trabalhadores", explicou a mesma fonte.

O valor do suplemento será apurado "caso a caso" e na reunião de quarta-feira "será avaliado" se o apoio às famílias pelo trabalho ao sábado poderá abranger o trabalho por turnos, à noite e aos domingos.

Em dezembro, após uma reunião conjunta entre o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa e a administração da empresa, o Governo garantiu que iria assumir "responsabilidades em algumas dimensões" como a criação e reforço de "equipamentos sociais de apoio à família" para responder aos novos horários da fábrica.

O novo horário da fábrica de Palmela entra em vigor no final do mês e deverá vigorar até agosto de 2018, altura em que a administração da Autoeuropa irá discutir com a Comissão de Trabalhadores o novo período para o resto do ano.

A questão colocou-se com o fabrico do novo modelo T-Roc e, após a rejeição de dois pré-acordos pelos trabalhadores sobre alterações aos horários de trabalho, na sequência do aumento da produção, a administração impôs unilateralmente o novo modelo laboral.

 

 

 

 

Lusa

Link to comment
Share on other sites

Fdx, sou só eu a achar isto vergonhoso? 

Porque carga de água é que a SS vai compensar trabalhadores de uma empresa privada por irem trabalhar ao sábado?? 

Perguntem ao pessoal que trabalha na área da saúde em hospitais PÚBLICOS se o estado tem alguma medida deste género ou similar... 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

ao ver isto e com a manif de 20 pessoas, mostra bem que isto tudo é culpa da merda do sindicato, os trabalhadores com tanta regalia tem de estar mais que contentes.
se assim não fosse, já tinha ido embora

Link to comment
Share on other sites

Isto realmente é revoltante. Não é que está medida vá ter um grande impacto nas contas, mas é uma questão de justiça social, como o @gosma25 bem referiu. Entendo que esta questão da Autoeuropa tire o sono ao governo, mas não me parece que estae medida tenha sido muito feliz 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

34 minutes ago, gosma25 said:

Fdx, sou só eu a achar isto vergonhoso?

Não, não és. Se o Estado vai começar a dar este tipo de benesses a empresas privadas, também quero, porque trabalho numa e faço muitos sábados, domingos e feriados.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A questão aqui é mesmo a importância que esta empresa tem no PIB, jamais algum governo a irá deixar cair sob pena de cair ele próprio logo a seguir, principalmente sendo um governo apoiado por BE e PCP.

Quem lá trabalha, ou neste caso os sindicatos, têm plena noção disso e da força que conseguem ter por esse motivo, e portanto vão sempre abrir a boca, quem pode pode.

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, GODfromage said:

Depois não indicar aí o subsídio de alimentação é outra coisa que devia chamar a atenção de quem divulga essas coisas. 

Isso já é ignorância tua. ;)

Não existe subsidio de alimentação, porque os funcionários comem no refeitório da fábrica.

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, GODfromage said:

Ok my bad. E sobre o outro ponto? Não será esse o base de alguém a termo? 

E que função desempenha? É que aquele operador fabril I quer dizer de primeira ou o fundo da pirâmide?

Este base é de alguém que entrou em 2017 e tem contrato até 2019, para além de estar no fundo da pirâmide, como dizes e muito bem.

Isto não reflecte o valor médio auferido pelos trabalhadores da fábrica. De facto, é um dos mais baixos. Source: o meu pai trabalha lá há 20 anos.

Link to comment
Share on other sites

Não podem querer o mesmo tipo de salários que a Autoeuropa já ofereceu nos "anos dourados".

Ainda assim, recebem. O que não falta por aí é gente que trabalha e chega ao final do mês e o patrão diz que "está mau" e depois... agarrar algum é um trinta e um.

Link to comment
Share on other sites

Então vão receber o sábado pelo dia + 100%, quando o obrigatório já há 3 anos é de apenas +50%, e ainda dizem que é insuficiente? 

Ou os gajos trabalham que nem escravos ou então queixam-se do quê? Foda-se. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
Quote

Respostas Rápidas: Autoeuropa aprovou pré-acordo laboral. O que implica?

Jornal Económico com agências

13:43

A votação terminou esta quinta-feira à noite e contou com 73% de votos ‘sim’ e 25% ‘não’.

 

O voto da maioria dos funcionários da Autoeuropa aprovou esta quinta-feira o novo pré-acordo laboral, em referendo promovido pela Comissão de Trabalhadores.

Quando se realizou a votação? Quais foram os resultados?

O referendo da Comissão de Trabalhadores realizou-se na quinta-feira, dia 2 de março, entre as 14h30 e as 21 horas. A votação contou com 73% de votos ‘sim’ dos funcionários da Autoeuropa e 25% ‘não’, segundo informações divulgadas pela agência Lusa.

O que é que foi votado?

Os assuntos que constavam do caderno reivindicativo da Comissão de Trabalhadores da fábrica de Palmela, como questões salariais. Quanto aos novos horários de trabalho, o acordo laboral não estabelece novidades (em abril ou maio deverá haver mais desenvolvimentos).

O que implica o novo acordo laboral?

Essencialmente, subidas salariais: um aumento de 3,2%, com um mínimo de 25 euros, para avançar ainda em 2018. Além disso, o pré-acordo estabelece a integração de 250 trabalhadores com contratos a prazo até ao final do próximo mês de dezembro.

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.