Jump to content

Morreu Dolores O´Riordan


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

Quote

Morreu Dolores O'Riordan, vocalista dos Cranberries

Cantora tinha 46 anos e morreu subitamente em Londres.

 
O concerto da banda em Abril de 2000 no então Pavilhão Atlântico
Foto
O concerto da banda em Abril de 2000 no então Pavilhão Atlântico ANTONIO PEDRO VALENTE

A vocalista dos Cranberries, a irlandesa Dolores O'Riordan, morreu em Londres aos 46 anos. A causa de morte não foi para já avançada pelos seus representantes e a imprensa irlandesa e britânica fala em "morte súbita". A banda é tão conhecida pelos seus temas rock de grande popularidade nos anos 1990 quanto pela voz meio-soprano de O'Riordan e, como postulava a revista Rolling Stone em 1995, "os Cranberries são a maior exportação musical da Irlanda desde os U2".  

Em comunicado, os seus representantes indicam que a cantora "estava em Londres para uma curta sessão de gravação" e que "os familiares estão devastados" e pediram privacidade após a morte súbita. O diário Irish Times cita a polícia inglesa, que diz ter sido chamada a um hotel em Park Lane para assistir uma mulher cuja morte foi declarada no local e cujas causas "nesta fase preliminar estão a ser tratadas como não explicadas". A chamada ocorreu pelas 9h05 (hora de Londres, a mesma que Lisboa).

De acordo com o diário britânico Telegraph, Dolores O'Riordan estava a trabalhar no projecto musical D.A.R.K, com os músicos e ex-The Smiths Ole Koretsky e Andy Rourke.

Os Cranberries partilham o local de nascimento com O'Riordan — ela nasceu em Limerick, na Irlanda, em 1971, e a banda em 1989 na mesma cidade irlandesa. A sua voz — "nunca ouvira uma pessoa usar o seu instrumento daquela maneira" no "contexto do rock", escreveu o músico Hozier no Twitter — encabeçava então um grupo composto pelo guitarrista Noel Hogan e pelo baixista Mike Hogan, além do baterista Fergal Lawler. Em 1990, O'Riordan foi às audições para integrar os Cranberries, e foi aceite. Quando era jovem "toda a gente na escola sabia que queria ser cantora", disse ao Independent.

Nascidos Cranberry Saw Us, tornaram-se então um fenómeno na década de 1990 na sequência do sucesso do álbum Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?, de 1993, de onde saiu a balada de grande rotação radiofónica Linger. Foi nesse ano que tiveram a sua primeira e longa digressão nos EUA. O single, de letra facilmente memorizável e a condizer com a atmosfera da época, era sobre a experiência pessoal de O'Riordan do fim de uma relação, "publicamente, na discoteca. É tudo tão dramático quando temos 17 anos, por isso despejei isso na canção", contou ao Guardian em 2017. 

Um ano depois, em 1994, editavam No Need to Argue, do qual fazia parte o single Zombie, mais politizado e assombrado por um atentado do IRA e a morte de uma criança por ele causado, e outros temas populares como Ridiculous Thoughts, Ode to My Family ou Dreaming My Dreams. Um ano depois gravavam o espectáculo ao vivo sinónimo de reconhecimento na música popular nos anos 1990 — um concerto MTV Unplugged.

Nas redes sociais, a sua morte repentina está a ser lamentada por músicos e fãs, com o ênfase na sua idade e importância para a música irlandesa. O Presidente irlandês, Michael D. Higgins, lembrou a "imensa influência" dos Cranberries na música local e internacional. "Para todos que acompanham e apoiam a música irlandesa, os músicos irlandeses e as artes performativas a sua morte é uma grande perda." 

Os Cranberries venderam mais de 40 milhões de álbuns e o seu sucesso estendeu-se a outros mercados, como os asiáticos. Em 2003, encetavam um hiato após o seu quinto álbum, terminado em 2009 e com um novo trabalho de estúdio a marcar o seu regresso definitivo em 2012 (Roses). Continuavam em digressão e eram mesmo cabeças de cartaz de alguns festivais de segunda linha na Europa no Verão de 2017. Destinavam-se a promover o seu mais recente trabalho, Something Else. Na digressão do último Verão esteve agendado um concerto na Expofacic, em Cantanhede, e por motivos de saúde de Dolores O'Riordan relacionados com "problemas nas costas" o mesmo foi cancelado. 

Em Dezembro, e através da conta dos Cranberries no Twitter, a cantora partilhara com os fãs como se sentia "bem!". Subira ao palco pela primeira vez em meses durante o fim-de-semana anterior e tinha-se apresentado numa festa da revista Billboard em Nova Iorque, manifestando a sua felicidade por regressar às actuações. À mesma revista, mas num podcast há um ano, a cantora falava da sua luta particular na saúde mental mas também numa indústria em que "nem todos queriam uma mulher que fosse o rosto central de uma banda grande. Tinha de ser três vezes melhor do que um homem tinha de ser". 

Além da sua carreira como vocalista dos Cranberries, dotada de uma voz tão notada pelo timbre e alcance (era meio-soprano) quanto pelo sotaque irlandês, O'Riordan editou dois álbuns a solo, Are You Listening? (2007) e No Baggage(2009). A cantora tem três filhos com o tour manager dos Duran Duran, Don Burton, de quem estava divorciada, e sofria de doença bipolar. Revelara também ter sido abusada sexualmente enquanto criança. Sobre a fama repentina dos anos 1990, dissera ao Irish Independent, "pensava que era indestrutível". Mais tarde, confessava os aspectos menos positivos — "Tentamos só ser normais, mas depois damos por nós na escuridão". 

A banda teve o seu primeiro concerto em Portugal em Julho de 1995, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Actuariam cinco anos mais tarde no Pavilhão Atlântico (actual Altice Arena), também em Lisboa, bem como em Coimbra em 2002, no Campo Pequeno em Março de 2010 e na sua derradeira passagem por Portugal, desta feita em Vila Nova de Gaia, no Festival Marés Vivas em Julho de 2011.

Epá, não tenho palavras... :(

Obrigado Dolores por vários concertos memoráveis e por músicas que marcaram a minha vida...

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.