Jump to content

Governo quer carta obrigatória para motos de 125 cm3 e novas inspeções


Miguel1979
 Share

Recommended Posts

Fará algum sentido?

O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 centímetros cúbicos de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspeção das motas. Isto depois de serem conhecidos os últimos dados da sinistralidade rodoviária em 2017 que dão conta de um aumento dos acidentes graves que a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) considerou estar "exclusivamente concentrado" nos motociclos, cuja circulação nas estradas portuguesas aumentou exponencialmente no ano passado.

Segundo uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, que será transmitida na íntegra no sábado, o executivo vai repensar a dispensa de formação para quem conduza motas de 125 cm3 de cilindrada.

"Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma mota até 125 cm3 e imediatamente sair para a estrada", afirmou o Eduardo Cabrita.

Na entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha: "as condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro".

https://0aos100.pt/pt/392/governo-quer-carta-obrigatoria-para-motos-de-125-cm3-e-novas-inspecoes 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Isto fez - me lembrar quando fiz o exame de condução de mota, já lá vão 20 anos, estava lá um gajo que ao fazer os "oitos" punha os pés no chão nas partes mais apertadas. Chumbou pois claro! 

Imho, para se poder andar de mota/moto no meio do trânsito e pondo em risco a sua vida e a dos outros condutores e transeuntes, tem que se ter destreza, alguma experiência e capacidade comprovada para tal.

Link to comment
Share on other sites

Eu perdi alguma coisa ou isto é apenasmais uma medida a vulso e não estudada, como a da redução do limite de velocidade de 50 para 30 dentro das localidades, que o governo se lembrou porque no relatório anual de sinistralidade o número de mortes aumentou? Houve algum estudo sobre qual foi o impacto na sinistralidade por os condutores de motos até 125cc não serem obrigados a fazer exame? 

 

Link to comment
Share on other sites

Atenção! Eu não tenho opinião formada por falta de conhecimento. Apenas questiono se a decisão foi minimamente estudada. 

Em relação aos ciclistas é uma situação bem diferente. Enquanto os condutores de motos de 125cc tem de ter pelo menos carta de categoria A, os ciclistas não tem de ter qualquer tipo de formação. Na minha opinião de os ciclistas circulam na via pública tem de cumprir o código da estrada como qualquer outro condutor e por isso devia ser exigido no mínimo o conhecimento da sinalização. 

Link to comment
Share on other sites

Acho um bocado estúpido mudar as regras assim de repente.

Por exemplo, tenho um colega que comprou mota no ano passado, tem carta de ligeiros e, consequentemente, pode conduzir motos até 125. Se isto fosse para a frente, que duvido, agora ia ter que tirar outra carta? Agora que já comprou a mota? E o tempo e dinheiro necessário para regularizar a coisa, quem patrocina?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

39 minutes ago, Spark said:

Acho um bocado estúpido mudar as regras assim de repente.

Por exemplo, tenho um colega que comprou mota no ano passado, tem carta de ligeiros e, consequentemente, pode conduzir motos até 125. Se isto fosse para a frente, que duvido, agora ia ter que tirar outra carta? Agora que já comprou a mota? E o tempo e dinheiro necessário para regularizar a coisa, quem patrocina?

 

 

 

 

Estou nessa exacta situação. 

Em minha opinião, se quiserem ir com isso para a frente, não pode haver retroactividade... 

Link to comment
Share on other sites

12 hours ago, Kinas_ said:

Já eu acho muito bem!

E os ciclistas deviam ir a seguir, e com obrigação de possuir algum tipo de seguro. Ciclistas motherfuckers!

Concordo. Um gajo a pagar impostos de circulação, seguros, inspecções e eles a andar na maior. Ás vezes a meio da estrada e quando se ultrapassa ainda fazem má cara. :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.