Jump to content
  • 0

ext4 dúvida com NTFS


PunK_BoY
 Share

Question

Então é assim. Comprei um NAS Qnap para entre outras coisas colocar lá as séries e os filmes e aceder a eles através das minhas android box, e pcs.

O problema é que no meu NAS antigo os discos estavam formatados e a funcionar em NTFS (o que era porreiro porque assim até pelo explorador do windows conseguia aceder). 

O problema é que com este Qnap só estou a ver ext4 o que me complica um bocado as coisas.

Alguém sabe se há maneira de colocar este NAS a reconhecer em read/write os meus discos em NTFS?

Link to comment
Share on other sites

10 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Não é isso. Este nas tem bainhas para quatro discos. Um esta com o sistema e os outros 3 estão vazios. Quero formatar em.ntfs para depois copiar para lá as coisas dos outros discos. É possível?

Link to comment
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, PunK_BoY said:

Não é isso. Este nas tem bainhas para quatro discos. Um esta com o sistema e os outros 3 estão vazios. Quero formatar em.ntfs para depois copiar para lá as coisas dos outros discos. É possível?

Se isso é Ubuntu, é.

As instruções estão nas imagens do link que te colei à pouco.

Abres a app "Disks" e depois formatas os discos das outras baias em NTFS. ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, PunK_BoY said:

Não é isso. Este nas tem bainhas para quatro discos. Um esta com o sistema e os outros 3 estão vazios. Quero formatar em.ntfs para depois copiar para lá as coisas dos outros discos. É possível?

O ubuntu consegue ler e escrever em discos NTFS. Aliás muito pessoal arranca com o Live Ubuntu para conseguir recuperar ficheiros num computador que não arranca em Windows.

Tens de fazer é o mount em ntfs dos discos.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Se tens ao total 4 discos iguais na QNAP deixa o próprio SO da NAS formata-los com o file system nativo dele, que neste caso se a memória não me falha é EXT3.

Assim, vais ter algo muito parecido a um RAID5, onde embora percas 25% do espaço útil total permite que um dos discos falhe sem perderes os teus dados.

 

Não consideres que os discos internos da QNAP podem ser retirados da NAS e ligados a uma workstation para aceder à informação, não é esse o intuito.

Link to comment
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, PunK_BoY said:

Mas isto não é Ubuntu. Isto é um SO baseado em Linux. Como é que posso fazer mount aos discos pela comand line então?

Não sei fazer isso... mas esse NAS tem potência mais que suficiente para lhe colocar uma USB Live Ubuntu e pronto... depois é só fazer o que quiseres com os discos. É um workaround, mas assim funcionava de certeza.

Link to comment
Share on other sites

  • 0
12 hours ago, PunK_BoY said:

O problema é que no meu NAS antigo os discos estavam formatados e a funcionar em NTFS (o que era porreiro porque assim até pelo explorador do windows conseguia aceder). 

Então mas se o "problema" é aceder aos discos através do Windows, podes fazer isso através da rede, sem qualquer tipo de problema.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.