Jump to content
GsmCyber

Audi A3 vs Mercedes Classe A vs BMW Serie 1

Recommended Posts

Aproveitando a entrada dos novos membros "motorizados", vinha questionar a quem percebe do assunto uma resposta para o título do tópico e porquê, para me ajudar a comprar o primeiro carro meu! :)

Para já, do que tenho lido, estou inclinado para o Audi A3 principalmente por uma questão económica, porque se fosse para o Classe A teria de ser o 200, o que é bem mais caro, e a BMW pelo que tenho lido, e ouvido, é mais cara a nível de manutenção.

A coisa mais importante para mim é fiabilidade e como tal ter uma garantia de que tenho carro no mínimo para a próxima década tendo em conta que faço +/- 25.000 km por ano.

Eu sei que existem alternativas a estes modelos de outras marcas, mas já foi um martírio chegar a este top 3, tentem não me criar ainda mais indecisão! :P

Obrigado! :D

Eu ia para o Audi A3, primeiro porque prefiro essa marca às outras e depois porque tem uma motorização 1000 a gasolina. 

Mas seria a Diesel ou gasolina? É que por esses km já compensa Diesel. 

Em todo o caso, desses 3 optaria pelo A3, mas se tivesse hipótese de adicionar uma nova escolha, seria certamente o novo Honda Civic. 

Ficas bem servido com o A3 então, mas se queres que te diga, penso que em termos gerais ficas bem servido com qualquer um desses. A qualidade de construção é boa, e a fiabilidade desses modelos não devem divergir muito. Acaba por ir ao gosto pessoal. A titulo de exemplo, a nível de interiores o que gosto menos é o Mercedes. 

Tenho actualmente um A3 de 2012 2.0 diesel, muito confortável, adoro o interior nao só em design mas mais pela qualidade dos materiais e acabamentos. 5.9L/100km. 

Quanto aos outros 2, o bmw pra mim é equivalente no conforto(conduzi um 135i), o mercedes mais duro (um 250).

Detesto aquele ecran central do mercedes, acho o tablié alto, mas adoro o design exterior e dos bancos.

Senta o cu nos 3, escolhe o que gostares mais, nenhum dos 3 te vai desiludir. manutenção e problemas vai tudo dar ao mesmo.

Quando o BMW precisa de peças precisas "vender um rim". Nisso a Mercedes é o oposto. Agora, o BMW não deve avariar tão depressa. 

Comprei carro há pouco tempo e cm andava à procura do mesmo, acabei por ver os 3 modelos que referes.

Dos 3, para mim o Mercedes é a pior opção, se bem que em termos estéticos (design exterior) é o que mais gosto. Os interiores do mercedes não me parecem ser grande coisa e há essa do motor ser Renault. E para mim Renault é o lodo, por experiência familiar... Só por isto, arredei logo para o lado o "mercedes".

A escolha passou a ser entre o A3 e o Série 1.

Comprei o Série 1, ainda nem 1 ano fez. Adoro o carro...
Interiores muito bons, bonitos, com envergadura, um nivel acima do A3. A construção que dá aquela sensação que as coisas para se partirem é preciso ter patas de ferro.
A condução tb é fantástica, com uma estabilidade enorme (dá a sensação que nem vamos a conduzir), a mesma sensação de robustez é transmitida para a experiência de condução. Finalmente, como tenho acesso a descontos na manutenção, foi um win-win em todos os aspectos. :P

Apenas o motor 1.5 é francês e só deve ser dos motores mais usados na indústria. Quando quer bronca daqui por muitos anos não terão falta de peças, até porque há gajos que produzem as peças em Portugal. 

Eu nesta altura do campeonato não investiria num motor diesel, os eléctricos vêm aí em força e o diesel vai ser o primeiro a ser banido, em muitas das principais capitais europeias o diesel já está anunciado ser proibido em 2025, e depois para vender desvalorizam mais ainda. 

Dito isto o interior do Mercedes é pior, BMW desvaloriza mais que a média e a manutenção é um disparate. 

Audi all the way (o 1.0 a gasolina :P

Nos outros já tinha andado, por acaso o único que ainda não tinha experimentado antes de ter decidido comprar carro tinha sido o A3. 

4 hours ago, GsmCyber said:

Aproveitando o tópico, seguros , alguém recomenda algum?

Faz seguro contra todos os riscos, pagas mais, mas ficas descansado por experiência própria, comprei carro e ao fim de uma semana a mulher raspou a lateral(porta traseira, cava da roda traseira e jante), não me chegavam 600 e tal euros para arranjar aquilo, foi para o seguro, tenho franquia zero e pago 500+- ano ( Peugeot 2008 1.2 puretech) e nos 2 primeiros anos de o carro for para a sucata a seguradora da o valor total do carro com que foi avaliado, comprei por 16000€ e está segurado por 19000€.   

Edited by Pai

10 hours ago, GsmCyber said:

Aproveitando o tópico, seguros , alguém recomenda algum?

O que conseguires mais barato desde que tenha pelo menos assistências ilimitadas e quebra de vidros. 

Se tiveres possibilidade de adquirir Seguro de Danos Próprios aí é outra conversa...

On 09/12/2017 at 10:46 PM, GsmCyber said:

Está comprado o A3 :)

Obrigado a todos!

Boa escolha. Não cativa muito pela parte estética, isto é, alinha pelos restantes modelos da marca, mas a concorrência é algo semelhante. Acresce que o S1 tem vindo a perder o que o distinguia. Ou pelo menos o que o tornava mais engraçado. 

O Mercedes, e não vou falar nas motorizações Renault porque isso é uma não questão, é o que tem pior qualidade geral de interiores.

O Audi tem interiores com materiais agradáveis, bem construído e sólido. O motor TSFI surpreende.

Já agora qual a motorização? Por favor não digas 1.6 TDi...:eek:

10 hours ago, MsItalia said:

Boa escolha. Não cativa muito pela parte estética, isto é, alinha pelos restantes modelos da marca, mas a concorrência é algo semelhante. Acresce que o S1 tem vindo a perder o que o distinguia. Ou pelo menos o que o tornava mais engraçado. 

O Mercedes, e não vou falar nas motorizações Renault porque isso é uma não questão, é o que tem pior qualidade geral de interiores.

O Audi tem interiores com materiais agradáveis, bem construído e sólido. O motor TSFI surpreende.

Já agora qual a motorização? Por favor não digas 1.6 TDi...:eek:

Sim é o 1.6, é mau?

Não sei que utilização lhe vais dar nesses 25000kms anuais que fazes, mas acho o 1.6 um pãozinho sem sal. Em baixas é completamente amorfo. E a caixa não ajuda nada. Faz bons consumos em andamento normal, e verdade seja dita também não pede andamentos mais vigorosos.

Se não ligas muito a isso, é um motor que cumpre. Atenção sim aos periféricos, como em todos os diesel de resto.

Se a ideia é ter o carro tanto tempo, eu consideraria fortemente os TSFI. E não só pela diferença residual na poupança de combustível.