Jump to content

Bebes café? Quantos por dia?


cRaZyzMaN
 Share

Bebes Café? Quantos por dia?  

87 members have voted

  1. 1. Bebes café?

    • Sim
      73
    • Não
      14
  2. 2. Quantos por dia?

    • 0
      18
    • 1
      16
    • 2
      16
    • 3
      22
    • 4
      8
    • 5
      7
    • 10 ou mais
      0
  3. 3. Razões para beber ou não

    • Não gosto do sabor
      6
    • Adoro o sabor
      47
    • Problemas de saúde
      1
    • Outras
      33


Recommended Posts

Algum user no FNF leva a sério o processo de tirar um bom café em casa?

Desde que deixei a Nespresso e passei para café em grão + moinho café + máquina que tenho vindo a seguir alguns passos para melhorar o café.

Ter um portafiltros sem fundo, distribuidor DYI com agulhas de acupuntura, distribuidor de café e um tamper liso para pressionar o café…

Isto para não falar em ter os grãos de café nas embalagens e apenas usar cerca de 18gr no moinho a cada tiragem.

 

Uma coisa vos garanto. O café com todo este “rigor” sai bem melhor e fica com muito mais sabor.

Desconhecia por completo este “submundo” de baristas caseiros. Não faltam tópicos no reddit!

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho Nespresso há 8 ou 9 anos, e enquanto a máquina aguentar, é a que uso. Quando der o berro, devo "migrar" para Dolce Gusto. Mais variedade e mais barato.

Máquinas XPTO para beber café como se fosse realeza, deixo para quando for realeza... :-..
Só o tempo que se perde à espera que o café saia, dá para tirar 3 ou 4 dos outros.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, dastinger said:

Ui, nunca tinha ouvido falar disso. Dá para que cápsulas? 

Existem mais completas que a minha, que já tem muitos anos. Dá para Delta Q, Dolce Gusto, café em pó e umas "cápsulas" em "tecido" (não sei qual é o nome)

A minha irmã tem uma que para além disso também dá para café moido

Link to comment
Share on other sites

Eu andei 2 semanas a acompanhar o preço desta máquina e deste moinho:

225525

Máquina Delonghi Dedica EC685 e Moinho KG520

O preço mínimo pelo conjunto na loja Delonghi ou em outras lojas online oscila entre os 300 e os 350 euros, mais ou menos.

Eu consegui novos, selados nas caixas e com faturas para efeitos de garantia no OLX por 250 euros.

Quais as vantagens, para além da possibilidade de beber outros tipos de café?

- controlar a qualidade do café

- poder fazer outros tipos de café, como o DRIP com os filtros de papel

- poupar 150-200 euros em café por ano

- minimizar o impacto ambiental

 

É só vantagens ao abandonar as cápsulas de plástico (principalmente estas) ou alumínio.

Acho que é um bom investimento deixar as cápsulas (e deixar de alimentar mega corporações como a Nespresso) para poder poupar e ainda obter melhores cafés.

*** esta máquina Delonghi Dedica tem outra grande vantagem! Se não estiverem com tempo para moer café ou se não quiserem comprar o moinho, podem comprar pastilhas de café em papel e usar. Também sai mais em conta que as cápsulas Nespresso.

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Mini0n said:

Só o tempo que se perde à espera que o café saia, dá para tirar 3 ou 4 dos outros.

Há pouco tempo passamos em casa de um casal amigo e o gajo fez me um café com a maquina manual dele com todo o orgulho, o café foi realmente bom mas o tempo dele acabar já não estava a ferver como gosto e eu tinha tido tempo de cozinhar uma refeição inteira, até me senti mal de beber aquilo quase como um shot.

Link to comment
Share on other sites

Sim, podem usar cápsulas reutilizáveis para reduzir os custos, mas ficam sempre limitados nas opções e na qualidade do café.

Se gostam de café, acho que é um bom investimento comprar máquina com moinho ou as duas coisas separadas (c/opção de cápsulas de café em papel).

Por isso é que comparei isto ao Vinil. É a qualidade. É a diferença. É o processo.

1 minute ago, skaazi said:

Há pouco tempo passamos em casa de um casal amigo e o gajo fez me um café com a maquina manual dele com todo o orgulho, o café foi realmente bom mas o tempo dele acabar já não estava a ferver como gosto e eu tinha tido tempo de cozinhar uma refeição inteira, até me senti mal de beber aquilo quase como um shot.

Eish... Não sei que café ele fez, mas em 1min30 consegues moer, passar o distribuidor de agulhas, o tamper e colocar a tirar. 

Vejam o vídeo a partir dos 18min e 47 para assistir a um processo do início ao fim.

Se estiverem interessados, assistam a todo o video. É super interessante sobre tirar o melhor café possível.

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, cyberurbis said:

Algum user no FNF leva a sério o processo de tirar um bom café em casa?

Desde que deixei a Nespresso e passei para café em grão + moinho café + máquina que tenho vindo a seguir alguns passos para melhorar o café.

Ter um portafiltros sem fundo, distribuidor DYI com agulhas de acupuntura, distribuidor de café e um tamper liso para pressionar o café…

Isto para não falar em ter os grãos de café nas embalagens e apenas usar cerca de 18gr no moinho a cada tiragem.

 

Uma coisa vos garanto. O café com todo este “rigor” sai bem melhor e fica com muito mais sabor.

Desconhecia por completo este “submundo” de baristas caseiros. Não faltam tópicos no reddit!

Sim, apesar de estar ainda no (enorme) processo de aprendizagem e de experimentação de cafés. Quando sai tudo bem, é MUITO bom mesmo. Mas o processo ainda está inconsistente 😐

O moinho uso tanto para Espresso como para Drip. Quanto não tenho tempo, tenho a Nespresso eheh.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, cyberurbis said:

Eish... Não sei que café ele fez, mas em 1min30 consegues moer, passar o distribuidor de agulhas, o tamper e colocar a tirar. 

O gajo fez tudo à mão, incluido a moagem, com calma como se estivesse a pintar um quadro, para tirar usou uma maquina manual e andou la a meter o peso do corpo em cima para tirar até à ultima gotinha. Não é esta mas a ideia está lá.

maxresdefault.jpg

Edited by skaazi
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tinha uma Nexpresso há uns anos que entretanto morreu. 

Saltei para a Dolce Gusto e é para ficar. Cá em casa usamos café Buondi. 

Não justifica o custo dessas máquinas para um uso caseiro em que o que quero é ligar a máquina, esperar uns segundos e tirar um café. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, dastinger said:

@DG

Tenho ideia deste roto gostar disso. 

Eu adoro café, mas o custo dessas máquinas não justifica para mim. Apesar de consumir mesmo muito café em casa. 

É porreiro "inventar" variedades de café. Por mais que gostasse de ter vários tipos de café a matutar durante 3 meses com diferentes períodos com canelas, açúcar e outros deixei me disso. 

O café bom é caro, não se enganem a pensar que fica mais barato. 

Resumindo, máquina da Nespresso Lattissima One + cápsulas do Mercadona (tirando o extra forte) é o que tenho agora. O café é porreiro e custa metade do preço da Nespresso. Quando arranjo boas promoções compro Lor. 

Por outro lado comprei uma garrafeira. :-..

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

43 minutes ago, DG said:

É porreiro "inventar" variedades de café. Por mais que gostasse de ter vários tipos de café a matutar durante 3 meses com diferentes períodos com canelas, açúcar e outros deixei me disso. 

O café bom é caro, não se enganem a pensar que fica mais barato. 

Resumindo, máquina da Nespresso Lattissima One + cápsulas do Mercadona (tirando o extra forte) é o que tenho agora. O café é porreiro e custa metade do preço da Nespresso. Quando arranjo boas promoções compro Lor. 

Por outro lado comprei uma garrafeira. :-..

Apesar de já não usar Nespresso, sempre fiquei entusiasmado com o que dizias sobre o café da Mercadona... Até dizeres que gostas do Lor 🤮 As cápsulas são altamente, mas não gosto nada do café. 

@cyberurbis

Compreendo a analogia com o vinil. Mas é precisamente essa a razão pela qual eu corto logo com a ideia do café. Vinil já é um hobby caro como o crl. Chega um :-..

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Comprar cafés em grão de boas marcas, custa em média 35 euros o Kg.

Se cada café levar 18gr, fica cada café "gourmet" por 63 cts.

Mas... se optarem por usar cápsulas de café em papel:

6888644_cafe-platinium-16past-x7gr-del_5
WWW.360HYPER.PT

Compre online Café Platinum Pastilhas Delta 16x7g no 360hyper, o seu Supermercado Online. No 360hyper encontra a maior variedade aos melhores preços.

1 caixa = 16 cápsulas 

2,40 euros cada caixa = 0,15 cts por café 

Agora reparem:

Uma cápsula só tem 7gr de café.

Um BOM café com grão moído, leva 18gr.

Há logo à partida uma diferença brutal.

 

 

Aquele modelo que referi pode usar estas cápsulas de café em papel.

15 cts é um bom valor por um bom café Delta.

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, karkov said:

umas "cápsulas" em "tecido"

Pastilhas. 


Gosto que primeiro o pessoal começou a migrar para a nespresso pela simplicidade em que se tornou a toma de café e pela uniformização entre cada café. 

Depois lá caiu a ficha sobre o impacto ambiental. Em casa dos velhotes ainda é café na cafeteira de pressão e fogão com ela. 

Na minha tenho uma Phillips L'or Barista, mas não tomo café em nenhuma.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.