Jump to content
  • 0

Home "small" server


nosleep
 Share

Question

Ando a pensar fazer um "mini" server pra ter la em casa.

A necessidade vem de neste momento usar o RP2 ligado as news (sabnzbd, sonarr, coutchpotato) e vejo stream tv e filmes/series nele, e penso que ele ta-se a arrebentar pelas costuras, a tv crasha de vez em quando, o próprio kodi também,  sabnzbd cada vez mais, demora bastante tempo a descompactar os rars etc.

Logo pensei em usar o RP2 so pro kodi, e passar o resto de processamento pra outro lado (mini server)

Outra ideia também é comprar outra box pro kodi (tipo Nvidia shield :rolleyes:) e usar o RP2 como "server" o o downside è que a descompactacao vai continuar lenta, o que nao é grande problema, desde que o facto do cpu tar a 100% nao me crase tudo o resto.

Se for pra meter server, queria algo que mantivesse um power consumption baixo, fanless se possível, e barato :D

 

Tenho neste momento também um synology ds216j com um ssd e um hdd (o ssd ta a servir como temp folder pro sabnzbd) 

Digam o fariam no meu caso, e porquê.

 

 

Link to comment
Share on other sites

16 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

https://www.pcdiga.com/motherboard-asus-n3050i-c-90mb0m30-m0eay0 + https://www.pcdiga.com/memoria-ram-crucial-4gb-1x4gb-ddr3l-1600mhz + Lubuntu, e podes encostar o Rpi ou usar para outros fins.

As caixas Mini-ITX é que nao sao grande espingarda, deve haver algures na net uma caixa ranhosa "slim" sem slot para leitor dvd que ocupe so o espaco da MB, eu tenho uma "slim" comprada na PCDiga mas ja faz uns anitos.

Eu fazia assim simplesmente porque prefiro ter uma maquina Linux que posso configurar ate ao pintelho do que uma box em que so posso fazer o que me deixam fazer, alem de que uma maquina a rodar Lubuntu sera bem mais rapida e reativa do que uma box.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Pá, tenho à venda um dos meus mini pcs ION com dois gigas de memória e 60 gigas de disco. Antigamente usava o precisamente para isso que queres. Deixei de o usar porque arranjei um ION dois.

Para isso que queres da e chega perfeitamente. 

Se estiveres interessado diz. ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 0
40 minutes ago, nosleep said:

@skaazi isso não precisa de fonte? só encontro fontes de 400w, nao devia haver algo especifico pra este tipo de pc's?

@PunK_BoY specs and price ?

https://www.pcdiga.com/servidor-hp-micro-gen8-g1610t-nhp-eu-819185-421?

229,90 euros

Isso com o Windows Server, e tens uma mini besta em casa. ;)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Nao parece nada mal, até ja vem com wifi e bluetooth.

quanto a fonte ao montar com mini itx, por isso que falei da caixa "slim", a minha tem um carregador de tipo portatil, +- isto.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Se já tens um Synology, porque continuas com RP2? Porque não ter tudo no Synology e arranjares algo bom para media player?

Pessoalmente tenho um NAS personalizado que montei há uns largos anos atrás e nunca lhe fiz um upgrade até hoje (tirando a gráfica que pifou e tive obrigatoriamente de comprar uma nova). A vantagem de ter um NAS personalizado é que a nível de hardware podes ter algo melhor, mais potente e que corresponda exactamente às tuas necessidades. Outra vantagem é o preço que certamente consegues algo mais em conta. Contudo, um NAS personalizado, tem, a meu ver, alguns problemas:

  • Manutenção: É necessário fazer manutenção tanto do hardware como do software. Com o hardware a manutenção nem é muita, mas já no caso do software... O meu NAS corre o OpenMediaVault e fazer actualizações de major versions daquilo é um pain in the ass. É tão chato que eu nem se quer estou a correr a última versão. Está tudo a funcionar como é suposto, que nem se quer arrisco mexer e estragar algo. Não tenho tempo para andar a resolver problemas depois. Portanto, fazer manutenção disto é chato e requer que um gajo tenha alguns conhecimentos de Linux (podes sempre meter o Windows Server como já foi sugerido mas pessoalmente, prefiro estas coisas em Linux). Eu gosto de mexer nestas coisas e estar sempre a aprender, mas cada vez tenho menos tempo e paciência para problemas e só quero aproveitar o pouco tempo livre que tenho a usar as coisas e não a mantê-las.
  • Consumo Energético: Não é tão eficiente ter um NAS personalizado em comparação com um NAS dedicado. Tudo bem que eu já montei isto há muitos anos e mesmo nessa altura procurei componentes de pouco consumo porque o objectivo era mesmo esse. Mas mesmo assim, o meu NAS gasta cerca de 100w em idle e está ligado 24/7, é demasiado. Com um NAS dedicado, como um Synology, consigo reduzir imenso esse gasto. Não sei se esses "mini-servidores" que falam aí em cima trazem ou não fonte, se não trouxerem, terás um problema semelhante de consumo. Se trouxer, deve ser algo que especifico que é certamente melhor que uma fonte comum de PC.

Isto tudo para dizer que adquiri recentemente um Synology para substituir o meu NAS personalizado. Agora tenho um NAS mais robusto, que me dá menos chatices e é uma caixinha minúscula que consome pouco. Para quem tiver curiosidade, comprei o DS918+. Para media player tenho uma SHIELD que já tinha adquirido na altura em que a mesma foi anunciada. Para mim este é o setup ideal e faço tudo o que descreves no post original. Foi um investimento grande mas eliminei os problemas acima que já me andavam a preocupar há muito tempo e se me perguntarem se valeu a pena o investimento, eu digo que sim. Mas cada um é que sabe aquilo que valoriza :)

Link to comment
Share on other sites

  • 0
On 04/12/2017 at 10:37 AM, nosleep said:

@skaazi isso não precisa de fonte? só encontro fontes de 400w, nao devia haver algo especifico pra este tipo de pc's?

@PunK_BoY specs and price ?

65 euros + portes com a caixa e e transformador passivo

a board ion é a www.asus.com/Motherboards/AT3N7AI/

@Nazgulled isso dá para meter o sabnzbd o couch potato e o sickbeard? Isso tem capacidade para fazer o download, descompactar e correr os scripts dos programas que falei?

Link to comment
Share on other sites

  • 0

UPDATE 

Ontem instalei o sabnzbd e o sonarrr no synology. Fiz alguns testes tipo, ter um filme a sacar ao mesmo tempo que vejo outro no kodi, tudo ok so far, nenhum crash ou lentidão, parece-me que o nas faz bem a gestão de "trafico". 

Como tenho ligado o "acesso externo" do synology (DDNS) acabei por também fazer portforwarding no router pra ter o sabnzbd e o sonnar disponíveis do exterior, isto dà um jeitão e permite ligar o sabnzbd ao nzbgeek pra enviar o nzb direto do site deles.

De notar que tenho o nas no escritorio a receber net por wireless ac, o kodi ta na sala ligado ao router principal(kodi<-cabo->router 1<-ac-> router 2<-cabo-> synology), a pasta de temp está num ssd (dentro do nas) e de completed num hdd (também dentro do nas) 

Link to comment
Share on other sites

  • 0
On 12/6/2017 at 6:26 PM, PunK_BoY said:

@Nazgulled isso dá para meter o sabnzbd o couch potato e o sickbeard? Isso tem capacidade para fazer o download, descompactar e correr os scripts dos programas que falei?

Ainda não tive tempo de fazer a migração desse software do NAS antigo para este, mas não vejo qualquer razão para não ter capacidade. Há muita gente que usa NAS da Synology para fazer exactamente isso, alguns até usam modelos mais fracos que o que eu comprei e não têm qualquer problema. Pelo menos nunca li nada de alguém a queixar-se que o NAS não tinha processamento para tratar dessas coisas. O meu NAS personalizado tem um AMD Athlon Dual Core 4850e com um Passmark de 1314. O meu NAS da Synology tem um Intel Celeron J3455 com um Passmark de 2161. Se nunca tive problemas nesse sentido com o NAS personalizado, não estou minimamente preocupado com o novo :)

Mas software desse género tem de ser instalado à mão, ou usar algo como a SynoCommunity para instalar third-party packages no Synology. Por outro lado, esse SynoCommunity não me parece ter os packages sempre actualizados pelo que aquilo que eu devo fazer (quando tiver tempo lol) é instalar o Docker (que é suportado nativamente pelo Synology; pelo menos no meu modelo, não sei se é em todos) e usar o mesmo para instalar e configurar esse tipo de sofware. É um trabalho manual e não tão simples quanto carregar num botão para instalar mas tenho mais controlo sobre como as coisas ficam e posso garantir que tenho sempre as últimas versões. Mas ainda tenho de explorar melhor isto tudo, ainda não tive muito tempo :(

On 12/6/2017 at 8:06 PM, nosleep said:

@Nazgulled o mal do synology é que tem metade da ram do RP2, se acho que o rp2 se encrava todo, o nas ainda vai ser pior. Mas se calhar faço o teste antes de comprar alguma coisa

Estás a falar do teu Synology vs o RP2? Não estou por dentro das specs do RP2, quanta RAM tens em cada? Eu no meu NAS personalizado sempre tive 2GB, nem mais nem menos. Tanto RAM como CPU nunca foi um problema para mim para o uso que dou ao NAS que é semelhante ao que descreveram aí. Software para downloads na Usenet e servir ficheiros para outros devices na rede. Faço outras coisas com ele, mas nada que puxe mais que fazer downloads da Usenet e descompactar tudo e etc...

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Já fiz o update para o DMS7 há uns tempos, está tudo a funcionar. Mas tirando os serviços que são da própria Synology, está tudo em Docker. Ou seja, não há razão para deixarem de funcionar com o upgrade para o DMS7, é essa a vantagem do Docker.

Se tens essas aplicações em Docker, podes fazer upgrade a vontade, se não tens, não te sei responder...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0
12 hours ago, Nazgulled said:

Já fiz o update para o DMS7 há uns tempos, está tudo a funcionar. Mas tirando os serviços que são da própria Synology, está tudo em Docker. Ou seja, não há razão para deixarem de funcionar com o upgrade para o DMS7, é essa a vantagem do Docker.

Se tens essas aplicações em Docker, podes fazer upgrade a vontade, se não tens, não te sei responder...

mrd nao tenho em docker, tenho diretamente com uma source qualquer que agora nao lembro o nome, alguém tem um guia pra meter isto en docker ?

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Vê bem se o teu NAS tem o docker na versão 7. O meu nas é o DS218 e não tem o docker para instalar.

De inicio não tinha o raddar e o sonnar para instalar mas pelo menos essas duas já funcionam. O transmission é que ainda não funciona. Pelo menos no meu modelo

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Já agora se alguém precisar, há tempos comprei este módulo de memória que aparentemente usa o mesmo chip dos módulos da Synology e portanto é detectado como sendo um módulo Synology,  sem problemas de compatibilidade

Se interessar a alguém

WWW.AMAZON.ES

Compra online Samsung Memoria M471A5244CB0-CTD, 4 GB DDR4 2666 MHz. Envío en 1 día GRATIS con Amazon Prime.

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.