Jump to content

fumadores, já tentaram deixar de fumar?


lll
 Share

fumadores, já tentaram deixar de fumar?  

16 members have voted

  1. 1. fumadores, já tentaram deixar de fumar?

    • Sim
      11
    • Não
      2
    • Pensei nisso, mas nunca tentei
      3


Recommended Posts

Eu quando era puto abominava o fumo do tabaco.

Viagens de carro era vómito certo pq os meus pais fumavam os 2. Assim que acendiam o cigarro, era tiro e queda...
Cheguei a fazer parte de uma associação na escola preparatória, chamada "Juventude sem cigarros".
A minha mãe ainda hoje fuma (e bastante) e embora eu não fume à frente dos meus pais, pq nunca consegui (assim como os meus pais nunca fumavam à frente dos meus avós) , é lógico que eles sabem que eu fumo. No entanto eu estou sempre a fazer-lhe a cabeça para deixar.
Cresci com toda a minha família a fumar (pais, tios, amigos deles, etc...).

Quando cheguei aos 16 ou 17 anos, comecei a sair à noite e a fumar de vez em quando. Cenas de puto estúpido... Mas nunca comprei para mim.
Lembro-me de só já na faculdade, durante o primeiro ano, já com 18, ter comprado pela primeira vez o meu próprio maço de tabaco. Aquelas alturas de aborrescente, que já quer ser homenzinho e tal.

Hoje em dia sou fumador.
Fumo mas sinceramente sou daqueles gajos que até se esquece que fuma pq dou por mim a ficar o dia todo sem tocar num cigarro.
Não me dá vontade de fumar quando vejo outros a fumar.
Não sinto rigorosamente nada ao nível pulmonar (tosse, cançasso, quebra de resistência, etc).
Gosto bastante de fumar. Há poucas coisas que sabem melhor do que "aquele" cigarro.
Mas tb sei que há dias em que fumo demasiado. Quando saio à noite, então é o descalabro.

Tentei deixar de fumar já duas vezes, a que durei mais tempo foi 6 meses qd estive uma temporada na escócia e o tabaco era mais caro ( :P ) ptt também ajudou. Mas assim que me apanhei cá no burgo com tabaco a metade do preço, foi só até ir sair a primeira vez (ok, talvez tenha aguentado até à 2ª ou 3ª, mas mesmo assim).

Ultimamente tenho andado cada vez mais a pensar em tentar de novo, mas falta chegar aquele momento em que um gajo diz "é agora" e atira o maço fora!

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Pff já me custa pensar quanto tempo passou, 2008! :blink:

Comecei bem cedo por estupidez, prai com 13 anos, na altura era fixe, dava estilo e tinhas a mania que ficavas mais velho, continuei por uns 7 anos até ao dia em que por motivos profissionais todas as manhas fazia exercício físico e corria tipo 1h seguida, só que nunca conseguia e abafava todo, nesse momento decidi que fumar era prejudicial ao ponto de não me deixar atingir o meu objectivo e foi isso que me fez parar, ao inicio custa sempre, o habito acho que é o pior a perder, hoje não tenho vontade nenhuma de voltar, e até é o oposto, não consigo ficar em locais fechados ao lado de fumadores nem andar em carros de fumadores.

Link to comment
Share on other sites

o custo real de fumar um maço de cigarros não é apenas o custo de o comprar

contando com todos os custos, despesas de saúde, perdas de rendimentos, etc, etc, etc, cada maço de tabaco faz perder à sociedade como um todo (alguns custos não são do próprio, mas do estado que suporta os tratamentos contra o cancro, etc) cerca de 20 euros

isto dito por um amigo meu que acabou de tirar a especialidade como médico em saúde pública.

por isso podem multiplicar por 4, pelo menos, o cálculo dos prejuizos provocados pelo tabaco

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, lll said:

o custo real de fumar um maço de cigarros não é apenas o custo de o comprar

contando com todos os custos, despesas de saúde, perdas de rendimentos, etc, etc, etc, cada maço de tabaco faz perder à sociedade como um todo (alguns custos não são do próprio, mas do estado que suporta os tratamentos contra o cancro, etc) cerca de 20 euros

isto dito por um amigo meu que acabou de tirar a especialidade como médico em saúde pública.

por isso podem multiplicar por 4, pelo menos, o cálculo dos prejuizos provocados pelo tabaco

E quanto ganha o estado em impostos com o tabaco?

O tabaco é um vicio e que custa caro, mas os políticos também tem o vicio de mentir e aldrabar o zé povinho o que fica muito mais caro. 

Edited by Pai
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, lll said:

o custo real de fumar um maço de cigarros não é apenas o custo de o comprar

contando com todos os custos, despesas de saúde, perdas de rendimentos, etc, etc, etc, cada maço de tabaco faz perder à sociedade como um todo (alguns custos não são do próprio, mas do estado que suporta os tratamentos contra o cancro, etc) cerca de 20 euros

isto dito por um amigo meu que acabou de tirar a especialidade como médico em saúde pública.

por isso podem multiplicar por 4, pelo menos, o cálculo dos prejuizos provocados pelo tabaco

Não querendo defender o tabaco, de todo, pouco se fala nos custos de tratamentos às lesões devido ao consumo de álcool e à dependência do mesmo. 

E tenho fortes convicções que seja mais elevado. Podes perguntar ao teu amigo se é? 

Link to comment
Share on other sites

Para fazer face aos custos directos e indirectos de saúde causados pelo tabaco, o preço do maço devia ser sensivelmente 10x superior. Pelo menos foi o que constataram os Suecos (ou Dinamarqueses?) num estudo recente que fizeram. E eu sou da opinião que o custo do maço devia ser superior. É impressionante a quantidade de gente que vejo diariamente com DPOC e, para quem cada internamento por exacerbação, custa uns belos milhares ao SNS. Isso e os impostos serem pagos proporcionalmente ao IMC :-.. Tenho a firme certeza que os hábitos alimentares e a prática de exercício dos Portugueses mudavam radicalmente.

Edited by JoGo
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

"Pensei nisso, mas nunca tentei"

Não fumo muitos cigarros, se bem que nos últimos meses já estou a fumar mais que o normal para mim, 4 maços por semana.

O estranho para mim, é que às vezes passo 1 ou 2 dias sem fumar um único cigarro. Por exemplo hoje só tinha 1 cigarro, só fumei 1. Deu-me vontade de fumar mais, mas como não fui comprar logo porque não conseguia, foi passando e também fiz questão de não comprar noutras ocasiões. 

O problema é que gosto de fumar em certas alturas. A seguir a um café. A seguir a um bom e regado almoço/jantar. etc...

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que me intriga nos fumadores é eles comprarem os maços de cigarros um a um.

Sabem que vão gastar dezenas de maços de cigarros, por vezes 2 ou 3 por dia, mas a grande maioria só compra um maço de cada vez, perdendo tempo a ir comprar novo maço de cada vez que o outro acaba.

Acho estranho.

Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, lll said:

Uma coisa que me intriga nos fumadores é eles comprarem os maços de cigarros um a um.

Sabem que vão gastar dezenas de maços de cigarros, por vezes 2 ou 3 por dia, mas a grande maioria só compra um maço de cada vez, perdendo tempo a ir comprar novo maço de cada vez que o outro acaba.

Acho estranho.

É como meter 10e de combustível no carro de cada vez... vá-se la perceber

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.